INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 15 de julho de 2016

MARCOS ANTONIO COBRA DA SEMSUR MELHORIAS PARA ZONA NORTE.

VEREADOR COBRA DA SEMSUR MELHORIAS PARA ZONA NORTE.
Na manhã dessa sexta-feira (15), o
vereador Marcos (PSOL), se reuniu com titular da SEMSUR para cobrar a continuação dos servicos de iluminação, que consiste na implantação de lâmpadas em várias ruas no bairro de Igapó, as ruas a serem beneficiadas são as seguintes, travessa santo Agostinho, Márcio Dias, além reforma da praça Hélia de Barros.

Operação desmonta esquema de fraude em licitações em Parnamirim

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15) a Operação Impulsão, com objetivo de desarticular ações praticadas por investigados que se associaram, através de grupos de empresas do ramo da construção civil, para fraudar processos de licitações e desviar  recursos públicos o município de Parnamirim.
As investigações identificaram indícios de fraudes em diversos procedimentos licitatórios do período de 2009 a 2015.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas sedes de mandados de condução coercitiva. O Ministério Público ainda não confirmou os nomes dos envolvidos, mas está confirmado que houve busca na casa do ex-secretário de Obras, Naur Ferreira.
Participaram da operação 26 Promotores de Justiça e, aproximadamente, 100 policiais militares, além de inspetores do Tribunal de Contas do Estado, para cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de condução coercitiva expedidos pelo Juízo da 2ª. Vara Criminal da comarca de Parnamirim.
Para o MP, em razão dos elementos colhidos durante a investigação, ficou demonstrado a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e formação de quadrilha (art. 288, do Código Penal).

Por falta de aulas, vândalos destroem e saqueiam escola em Parnamirim

Vândalos destruíram e saquearam a escola municipal Limírio Cardoso Dávila, em Parnamirim, na tarde desta quinta-feira (14).
De acordo com as pessoas que estavam praticando o vandalismo e não quiseram se identificar, os atos teriam sido motivados porque eles souberam que a escola seria fechada. Portas, janelas e o forro do teto de várias salas de aula foram destruídos. Centenas de livros didáticos foram rasgados.
A escola fica no bairro de Bela Parnamirim. Mesmo com a presença de uma equipe de TV, os atos de vandalismo continuaram sendo praticados. Lâmpadas foram saqueadas.
A dona de casa Maria Gonzaga disse que a escola entrou em férias e as pessoas decidiram promover o quebra-quebra. "O colégio entrou em férias e disseram que vai ser fechado. Acho que foi por isso que as pessoas decidiram fazer isso", falou.
O secretário de Educação de Parnamirim, Rildo Cruz, disse que a escola Limírio Cardoso Dávila já vinha sendo alvo de vandalismo desde antes das férias. Ele confirmou que a escola seria fechada, mas para passar por reformas.
Ainda de acordo com o secretário, os alunos desta escola serão transferidos para outra próxima enquanto a Limírio Cardoso estiver sendo reformada. O tenente-coronel Dimas, do 3º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, disse que a PM não recebeu queixa sobre o vandalismo.

Maurício acredita na inocência do ex-secretário Naur Ferreira

A prefeitura de Parnamirim informou que está colaborando com as investigações em cursos no município, encabeçadas pela Polícia Federal e Ministério Público.
O Executivo, através de nota, informou que recebeu, na manhã de hoje (15), duas equipes de órgãos investigatórios que analisaram contratos de empresas ligadas ao segmento de obras públicas.
O prefeito Maurício Marques disse que acredita na inocência do ex-secretário de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva.
As investigações aponta que pessoas ligadas à administração municipal teria fraudado licitações e se beneficiado com isso. As irregularidades são investigadas nas operações Rio Pequeno, da PF, e Implosão, do MP.
Em nota, o prefeito Maurício Marques afirma: “confiamos na probidade do ex-secretário de Obras, Naur Ferreira. Ninguém pode ser taxado de cometer um crime, sem ter sido condenado pela Justiça”, disse o prefeito.

Preso casal suspeito de realizar diversos furtos em estabelecimentos comerciais de Macaíba

Prisões em Macaíba (1)Prisões em Macaíba (2)Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11ºBPM) prenderam nesta quinta-feira (14) um casal identificado como José Rosembergue Carvalho, de 45 anos, e Alessandra Rodrigues do Nascimento, de 29 anos, suspeito de realizar diversos furtos em estabelecimentos comerciais da cidade de Macaíba.

Durante diligenciais, o casal foi preso de posse do material furtado, quando tentava sair da cidade em um transporte público. Diante do flagrante, o casal foi encaminhado à Delegacia do município para os procedimentos legais, quando foi constatado que Alessandra Rodrigues tinha recentemente cumprido pena no sistema prisional do RN onde respondia por tentativa de homicídio.

Operação Motociclo flagra 26 condutores irregulares e recupera veículo roubado na zona Norte de Natal

zona Norte (3)O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizou na noite desta quinta-feira (14), no Bairro Potengi, na zona Norte de Natal, mais uma ação da Operação Motociclo. A ação realizou saturações com abordagens na Avenida Maranguape e adjacências. Foram abordados 84 veículos, dos quais 26 estavam com irregularidades.

Um ciclomotor, modelo Shineray, que estava com registro furto/roubo foi recuperado e o condutor levado à Delegacia de Plantão da zona Norte para esclarecimentos e demais procedimentos necessários. Também foi identificado um condutor alcoolizado com exame etílico de 1,50 mg/l, o qual conduzia um ciclomotor sem possuir carteira de habilitação (CNH), sendo também conduzido para a delegacia. Ao todo, foram lavrados 26 autos de infração, removidos 25 veículos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizados 84 exames etílicos.

CPRE intensifica fiscalização de trânsito entre as cidades de Santa Cruz e Japi

Santa Cruz e Japi (2)Policiais do 5º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) intensificaram a fiscalização de trânsito nesta quinta-feira (14) na RN 092 entre as cidades de Santa Cruz e Japi. Na ocasião, foram abordados 35 veículos entre carros e motocicletas e revistadas 71 pessoas em atitude suspeita. A ação resultou na confecção de 13 autos de infração de trânsito e na apreensão de 3 veículos de duas rodas para fins de regularização.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

VEREADOR MARCOS ANTONIO...

Ricardo Gurgel: “Vou disputar a Prefeitura e vocês vão ter que me engolir”

“Parem de ficar mexendo comigo, porque vocês vão quebrar a cara. Vocês vão ter que me engolir. Eu sou pré-candidato a prefeito e não vou abrir mão”.
Foi que disse ontem da tribuna da Câmara o vereador Ricardo Gurgel (PSB), demonstrando revolta com notícias de que ele pode desistir da disputa em troca de dinheiro oferecido por outros candidatos.
Ricardo Gurgel também afirmou que já identificou de onde estão partindo essas notícias contra a sua pessoa e fez questão de mencionar: “Parte de pessoas tanto do lado do prefeito quanto do lado do outro pré-candidato (se referindo ao deputado Carlos Augusto Maia)”.
E prosseguiu: “Se um diz que é candidato do prefeito e o outro diz que é candidato do governador, eu sou candidato do povo de Parnamirim”.
Ricardo também disse que “o grupo do fuxico” foi dizer ao governador Robinson Faria que ele (Ricardo) havia negociado com o prefeito Maurício Marques para ser vice de Naur Ferreira após receber uma bolada de dinheiro.
“Vocês podem fazer o que quiserem, mas vão ter que me engolir disputando a Prefeitura de Parnamirim”, afirmou o Ricardo Gurgel.

Vereador denuncia de índice de Nitrato é muito alto em Parnamirim

A água potável consumida pela população de Parnamirim está com o índice de nitrato acima do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 10mg/l. O problema é mais preocupante nos bairros de Nova Parnamirim, Monte Castelo, Centro, parque de Exposição e Boa Esperança.
A situação mais preocupante é de Nova Parnamirim onde o índice chega a 23,23mg/L.
A denúncia foi feita da tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Sérgio Andrade (PP).
Ele disse o projeto mais importante para a redução dos níveis de nitrato é a conclusão do investimento das obras de saneamento do município que se arrastam sem previsão de conclusão
“As obras evitariam que dejetos se infiltrem no solo, através de fossas, contaminando o lençol freático”, afirmou, ressaltando também a necessidade de perfuração de novos poços em Parnamirim, em substituição aos que estão com concentração acima do nível do permissivo e assim ajudar na diluição da água e normalizar a concentração do nitrato.
Pela portaria 518/04 do Ministério da Saúde, o teor máximo de nitrato permitido para a água ser considerada potável é de 10mg/L. Entretanto, os poços contaminados apresentam variações entre 14mg/L e até 23,23mg/L. É o caso da rede de distribuição do bairro de Nova Parnamirim.

Ex-jogador Zinho é preso por não pagar pensão para filha

O potiguar e ex-meia-direita Zinho, com passagens pela Portuguesa, Sport e São Caetano nos anos 90 (não confundir com o tetracampeão mundial Zinho, ex-Flamengo e Palmeiras), foi preso no município de Tangará (RN), na última sexta-feira (8).
O motivo: uma dívida de pensão para uma de suas filhas, no valor de R$ 52 mil. Ele ficará preso no Centro de Detenção Provisória de Natal por 30 dias, a não ser que pague o valor devido à mãe de sua filha (que possui a guarda da menor, de 17 anos) ou entre em algum tipo de acordo.
Mas não deverá haver qualquer tipo de conciliação. O próprio advogado do ex-jogador foi quem recomendou que ele se entregasse à polícia, que bateu em sua porta na quinta-feira (7), com um mandado de prisão expedido pela Justiça de São Paulo, 2ª Vara da Família do Fórum de Santana, de São Paulo.
Ele se apresentou na delegacia de Tangará no dia seguinte, e foi levado preso para Natal. E já avisou, por meio de seu advogado: vai ficar os 30 dias preso, pois não tem como pagar o valor legalmente devido.
Este é apenas o mais recente capítulo de verdadeira batalha financeira que Zinho trava com sua ex-mulher Fátima Cristine Ventura. O caso envolve empresas, imóveis, salários, processos na Justiça e supostas mentiras e traições. Zinho acusa a ex-mulher de ter-lhe tomado todo o dinheiro, e nunca estar satisfeita. Fátima acusa o ex-jogador de abandonar financeiramente a filha e ainda lhe deixar com uma série de dívidas.

Polícia Civil prende mulher por crime ambiental no bairro do Alecrim

Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA), com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (Deatur), prenderam em flagrante, na tarde desta terça-feira (12) no bairro do Alecrim, Jacira Zuza Maia, 61 anos, por crime ambiental.
Através de investigações de inteligência na modalidade disfarce, a mulher foi convencida a trazer uma certa quantidade de aves e animais, sendo apreendidas com ela 140 sacolas com aves arribaçãs, somando no total 2.380 unidades das mesmas, além de 24 preás e 04 marrecos. Jacira já tinha várias reincidências, dentre elas uma prisão realizada pela Polícia Rodoviária Federal em 2014, onde foram apreendidas 32 mil aves arribaçãs.
A mulher foi encaminhada à delegacia, onde respondeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo autuada por venda de aves migratórias e animais exóticos da fauna brasileira, configurando crime ambiental em âmbito federal.

“O momento é de uma gravidade econômica que exige medidas corajosas”, disse Flávio Rocha

flavio_rocha
O presidente em exercício Michel Temer chega hoje aos dois meses de governo pedindo calma aos empresários. A ausência de resultados sobre a economia real e de medidas que ataquem problemas estruturais tem causado certo desconforto entre representantes de setores que apostaram no novo governo para solucionar boa parte dos problemas do País.
“O momento é de uma gravidade econômica que exige medidas corajosas”, disse Flávio Rocha, presidente da varejista Riachuelo e um dos primeiros empresários a criticar a política econômica do governo Dilma Rousseff. “Estou absolutamente frustrado”, disse ao Estadão.
Para ele, as medidas econômicas de cortes de gastos públicos precisam andar mais rápido. A equipe econômica, no entanto, só deve adotar medidas mais contundentes para a recuperação da economia depois da votação do impeachment de Dilma Rousseff, programada para o fim de agosto. Por enquanto, o governo evita desagradar ao Congresso Nacional, que dará a palavra final sobre o afastamento definitivo da presidente. Mas a expectativa é que, uma vez definido o quadro político, os investimentos serão destravados.

#CriançaViva convoca a sociedade para não aceitar o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Maria Alice‏

FullSizeRender
O movimento #Criança Viva vem a público manifestar preocupação com o agravamento da crise pela falta de leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte, devido ao fechamento previsto para o fim do mês, da UTI Pediátrica do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes.
Coordenador do Criança Viva, o médico José Madson Vidal conclama a sociedade que não permita o fechamento dessa UTI: “Vai agravar ainda mais o caos que já estamos vivenciando pelo déficit de leitos de UTI Pediátrica. Nós não podemos aceitar isso. A sociedade precisa reagir”.
O médico ressalta a importância estratégica do Hospital Maria Alice Fernandes para a Saúde do Estado. “É o maior hospital de pediatria do Rio Grande do Norte, que atende todos os tipos de patologias graves, sejam clínicas ou cirúrgicas”, afirmou.
Atualmente existem apenas 39 leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte e o déficit é de 300 leitos, se baseando nos dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.

terça-feira, 12 de julho de 2016

ENTREVISTA NA 98 FM, AS 18:00Hs.


*ENTREVISTA: Vereador Marcos Antônio (PSOL) estará ao vivo Hoje, Ter 12/07 às 18h - No Repórter 98 - Falará dos seus Projetos e ações desenvolvidos na Câmara Municipal durante os 3 anos e meio de seu Mandato Popular!* http://98fmnatal.com.br/

Cinco dúvidas da língua portuguesa

A ortografia das locuções adverbiais costuma deixar muitos falantes cheios de dúvidas!
http://portugues.uol.com.br/


Algumas dúvidas da língua portuguesa parecem perseguir os falantes. Conhecer a semântica e a ortografia da língua é indispensável para quem quer se livrar de erros na escrita.

Embora a língua portuguesa seja a nossa língua materna e nela sejamos proficientes, especialmente na modalidade oral, nem sempre conseguimos nos comunicar de maneira adequada por meio dos textos escritos. Falar é fácil, difícil é escrever, e escrever bem! Isso acontece porque nosso idioma é complexo, são muitas as regras gramaticais e conhecê-las todas é uma missão nem sempre possível...
Se você quer escrever bem, siga nossa dica de ouro: leia mais! Por meio da leitura temos a oportunidade de observar a língua em pleno funcionamento, entramos em contato com a norma-padrão e aprendemos suas regras na prática, sem precisar decorá-las. Enquanto você cultiva esse hábito tão saudável, o sítio de Português preparou algumas dicas sobre a língua portuguesa para você evitar os indesejados deslizes linguísticos tão comuns na escrita. Nossas dicas têm a ver com as locuções adverbiais, tópico gramatical que costuma gerar várias dúvidas no momento da escrita, dúvidas que ficarão no passado depois que você acompanhar nossa explicação simples e eficiente. Boa leitura e bons estudos!
clebiomedeiros.blogspot.com.br

MP quer disciplinar visitação a parrachos do litoral potiguar

O Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Federal do RN querem disciplinar as visitações aos parrachos localizados na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), nos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros.
Os promotores de Justiça Adriana Lira da Luz de Mello, Lidiane Oliveira dos Santos Câmara e Marcos Adair Nunes, e pelo procurador da República Victor Manoel Mariz expediram uma recomendação conjunta cobrando que a Marinha do Brasil, o Ibama e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) "realizem efetiva fiscalização na área de visitação turística a fim de garantir o uso sustentável da APARC e o respeito às previsões do Plano de Manejo e Zonamento".
A recomendação foi publicada na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE). Os promotores ressaltam a necessidade do ordenamento da visitação turística nos parrachos rasos da APARC, no que se refere às cotas de visitação destinadas à comunidade local. Essas cotas devem estar de acordo com o Plano de Manejo aprovado pelo Idema.
Esse plano de manejo estabeleceu, em 2012, que as cotas de visitação nos parrachos são de 220 quotas por dia e  22 embarcações nos parrachos de Maracajaú; 100 quotas de visitação por dia e 10 embarcações nos parrachos de Rio do Fogo; e ainda 100 quotas de visitação por dia e 10 embarcações nos parrachos de Perobas.

Vereadores criticam escolha de terreno para construção da Ceasa em Parnamirim

A possível definição da escolha de um terreno anexo ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes para a construção da Ceasa em Parnamirim está sendo criticada por vários vereadores que consideram a área inadequada abrigar o investimento.
O vereador Sérgio Andrade (PP) enfocou o problema da tribuna da casa, mencionando que a área que estaria escolhida não dispõe de logística, infraestrutura, etc. “sendo totalmente inadequada para receber um investimento de tamanha magnitude”.
O vereador fez questão de dizer que toda cidade de Parnamirim é favorável o investimento. E citou a existência de um terreno pertencente à Datanorte, por trás da antiga Sperb, em uma área de 80 hectares, podendo ser aproveitados 14 hectares.
Se pronunciaram sobre o assunto os vereadores Gildásio Figueiredo (PSDB), Kátia Carvalho (DEM), Antônio Batista Barros (PMDB). Todos consideraram que a construção da Ceasa na área por trás do Parque de Exposições não faz sentido por não dispor de logística para receber o empreendimento.

CONTINUAM FISCALIZAÇÕES DO DETRAN

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DETRAN/RN

Condutores de Monte Alegre e Touros são fiscalizados pelo Detran/RN
A fiscalização de veículos nas rodovias estaduais que cruzam os municípios de Monte Alegre e Touros foi intensificada pelo Detran/RN. As intervenções aconteceram na quinta e sexta-feira da última semana e possibilitaram a abordagem de 450 veículos, resultando em 13 motocicletas e quatro carros apreendido. Também foram retidas duas CNHs e 24 autos de infração por motivos diversos foram expedidos pelas equipes de fiscalização.
As blitzen contaram com o apoio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e foram fixadas nas RNs da localidade onde há maior fluxo de veículos, como também nas áreas que são mais comuns haverem desrespeitos as normas legais de trânsito. Nas abordagens são averiguadas as documentações do condutor e do veículo, e ainda os equipamentos de segurança, como capacete para os motociclistas, cinto de segurança e o funcionamento de itens obrigatórios no automóvel, a exemplo de sinaleiras e outros.
O trabalho também teve um caráter de orientação aos motoristas, que foram informados sobre a exigência da Lei 13.290, que passou a vigorar na última sexta-feira (08), e que determina a utilização de faróis baixos nas rodovias de todo país. Neste caso, o condutor que não ligar a luz baixa estará sujeito à multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. “Ninguém foi autuado em relação a essa infração, apenas alertamos sobre a lei e que nas próximas fiscalizações essa regra pode ser cobrada pela fiscalização”, explicou o subcoordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, César Pedrosa.
Uma situação levantada pela equipe de Fiscalização, é que nas cidades do interior do Estado é comum motociclistas trafegarem sem capacetes e sem estarem devidamente habilitados, como também é registrada nas ações menores de idade pilotando motocicletas.
O trabalho de fiscalização do Detran nos municípios do RN vem sendo intensificado desde janeiro do ano passado. Cidades como Governador Dix-sept Rosado, Touros, Marcelino Vieira, Tibau do Sul, José da Penha, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Currais Novos, Areia Branca, Mossoró, Caicó e outras já receberam as equipes de fiscalização do Órgão.
Assessoria de Comunicação Detran/RN
3232 2999

MP QUER DISCIPLINA PARA VISITAR PARRACHOS

MP quer disciplinar visitação a parrachos do litoral potiguar

Parracho de Perobas é um dos paraísos do litoral do RN (Foto: Passeio de Jangalancha/Divulgação)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Federal do RN querem disciplinar as visitações aos parrachos localizados na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), nos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros. Os promotores de Justiça Adriana Lira da Luz de Mello, Lidiane Oliveira dos Santos Câmara e Marcos Adair Nunes, e pelo procurador da República Victor Manoel Mariz expediram uma recomendação conjunta cobrando que a Marinha do Brasil, o Ibama e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) "realizem efetiva fiscalização na área de visitação turística a fim de garantir o uso sustentável da APARC e o respeito às previsões do Plano de Manejo e Zonamento".
joaoandreneto.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Marcos Antônio - inicia a noite participando da festa junina da Igreja do Divino Espírito Santo no Igapo e Panatis I e a 4a. ressaca junina do espetinho acaraú.


 MARCOS ANTONIO PRESTIGIA A 4a. RESSACA JUNINA DO ESPETINHO ACARAÚ



 
Marcos Antônio - inicia a noite participando da festa junina da Igreja do Divino Espírito Santo no Igapo e Panatis I.

Caixa eletrônico do Banco do Brasil é explodido dentro do TRE

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da avenida Rui Barbosa, foi explodido na madrugada desta segunda-feira (11), no bairro Tirol, zona Leste de Natal. Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 3h30.
Com a ação, os criminosos conseguiram levar o dinheiro do terminal bancário, mas a quantia levada não foi revelada. O roubo foi flagrado por um morador de um condomínio que fica próximo ao TRE.
Após o crime, o popular contou a polícia como o roubo foi realizado. De acordo com ele, um carro parou em frente ao prédio do TRE e três homens ficaram dentro do veículo com as portas abertas. Enquanto isso, outros quatro entraram na agência.
Na sequência, houve uma pequena explosão, e depois os criminosos explodiram ainda mais dinamite. Logo depois a polícia chegou ao local, mas os bandidos já haviam fugido com o dinheiro.

Abono Salarial começa a ser pago em 28 de julho

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), definiu o calendário de pagamento do Abono Salarial de 2016, ano-base 2015. O benefício começa a ser pago em 28 de julho, nas agências das Caixa e do Banco do Brasil.
A estimativa do Ministério do trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito ao Abono.
De acordo com o ministério, quem nasceu entre julho e dezembro recebe o benefício neste ano. Já os nascidos entre janeiro a junho, vão receber no primeiro trimestre de 2017.
“Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento”, informou o ministério, em nota.
Terão direito a 100% do benefício (um salário mínimo) apenas aqueles que trabalharam 12 meses no exercício anterior. Quem trabalhou apenas um mês, terá direito a 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 6 meses, terá direito à metade.
Tem direito a receber o Abono Salarial quem, em 2015, teve remuneração média de até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias.
Para sacar o Abono é preciso estar cadastrado no PIS ou no Pasep há pelo menos 5 anos. E o trabalhador precisa ter sido relacionado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue ao Ministério do Trabalho.