INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

terça-feira, 11 de outubro de 2016

PARCERIA...


Ato público em favor da vaquejada em Natal

Atendendo ao calendário do Dia da Mobilização Nacional pela Vaquejada, no Rio Grande do Norte, sócios e não-sócios da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn) estão realizando nesta terça-feira (11) o ato público Eu Apoio a Vaquejada em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A mobilizou começou às 9h.
O objetivo da ação é mobilizar a classe política em prol da atividade econômica e cultural do Nordeste e desmistificar as acusações de maus tratos. O movimento Eu Apoio a Vaquejada acontecerá em dezenas de cidades de todo o Nordeste.

Artesãos participam da 54ª edição da Festa do Boi

Os artesãos de Parnamirim estão marcando presença na 54a. edição da Festa do Boi. O evento começou no dia 7 e segue até o próximo dia 15, no Parque Aristófanes Fernandes.
Os artistas, que estão expondo são cadastrados na cooperativa dos artesãos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Ao todo, são 15 estandes expondo diferentes artigos como caixas decoradas, bijuterias, objetos em pedraria, bolsas, carteiras, porta óculos e bonecas feitas em tecido; bolsas de junco e juta; garrafas, bolsas e embalagens de presente produzidas com materiais reaproveitados; jogos de cozinha e banheiro; artigos em crochê, arranjos e decorações.

Trio é detido após arrombamento em estabelecimento comercial de Natal


Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) flagraram na madrugada dessa terça-feira (11) dois homens e uma mulher cometendo arrombamento a um estabelecimento comercial na Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro Cidade Alta, no centro de Natal.


O trio foi visualizado por seguranças privados que acionaram a PM que conseguiu rapidamente chegar ao local e deter em flagrante José Rafael Gomes da Silva, de 23 anos, Josiel Braga da Silva, de 26 anos e Flaviana Viana da Silva, de 35 anos. Todos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal onde ficaram à disposição da Justiça.

Delegacia de Goianinha investiga incêndio provocado na Mata do Pilão


Uma equipe de policiais civis da Delegacia de Goianinha investigou preliminarmente a existência de indícios de crime acerca da causa do incêndio iniciado na última sexta-feira (07) na Mata do Pilão, e concluiu que não há vestígios de crime. Segundo o delegado de Goianinha, Welligton Guedes, as investigações prosseguirão e caso seja encontrado indícios de crime, será instaurado um inquérito para apuração do fato.

Projeto Colmeia Potiguar irá tratar as abelhas capturadas pelo Corpo de Bombeiros no RN



O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) lançam a partir das 14h, desta terça-feira (11), no stand do SEBRAE, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o Projeto Colméia Potiguar, que tem como objetivo o tratamento e melhoramento genético dos enxames de abelhas que são capturados nas áreas urbanas. De acordo com a Coordenadoria de Informações Estatísticas (COINE) da Secretaria de Estado da segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), de janeiro a agosto foram registradas somente da região Metropolitana de Natal 777 ocorrências de capturas de insetos, sendo este o tipo de ocorrência que lidera o ranking de serviços realizados pelos bombeiros no RN.

Por meio Projeto Colméia Potiguar, que funcionará em uma fazenda da Emparn, no Jiqui, todas abelhas capturadas serão tratadas e alimentadas por pesquisadores. Inicialmente o projeto atenderá a 50 enxames, sendo 20 para pesquisas e 30 para distribuição para apicultores no estado. Também há previsão para que no futuro o mel produzido por estas abelhas sejam doadas para associações que atuam na defesa e estudos destes animais.

Participam como expositores do projeto o comandante da Seção Independente de Defesa Ambiental do Corpo de Bombeiros (SIDAM), o capitão Jonas Alves, e a professora da Escola Agrícola de Jundiaí, Gunthinea Lira, que tem doutorado na área apícola.


Mais informações: Capitão BM Jonas Alves - 98898-4556.

Ponta Negra recebe serviços da Operação tapa buraco nesta terça-feira

Nesta terça-feira (11), véspera de feriado nacional, o bairro de Ponta Negra, um dos mais populosos da cidade, recebe os serviços da Operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal, executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário adjunto de Conservação, Walter Fernandes Neto, os trabalhos serão com aplicação de asfalto e novos paralelepípedos. “Estamos com um ritmo muito bom de serviços nas quatro regiões da cidade. Hoje estamos com aplicação de asfalto na rua Manoel Coringa de Lemos”, explicou o adjunto da Secretaria de Obras.

Segmento turístico

Ainda nesta terça-feira, as equipes da Semov estão com novos paralelepípedos nas ruas Francisco Gurgel e Altemar Dutra. “Essas duas ruas são muito utilizadas pelo segmento turístico da cidade. Por isso, a sua manutenção é fundamental para a região e para o setor econômico de Ponta Negra”, finalizou Walter Fernandes Neto.

Renegociação de dívidas deve contemplar Nordeste, cobram senadores da região

Otto Alencar (ao microfone) diz que Senado não deve aprovar renegociação Otto Alencar (ao microfone) diz que Senado não deve aprovar renegociação da dívida "sem que se atendam os estados do Nordeste".

Senadores que representam estados do Nordeste têm feito críticas ao processo de renegociação das dívidas estaduais com o governo federal. Segundo eles, quase todos os estados brasileiros atravessam grave crise financeira, mas somente os mais desenvolvidos se beneficiam da proposta em discussão no Congresso. O projeto que trata do assunto (PLC 54/2016) concede maior prazo para pagamento das dívidas, mas seus efeitos são nulos ou muito pequenos para as unidades federativas que não possuem elevados débitos junto ao governo central - caso dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O projeto, que impõe contrapartidas para alongar as dívidas por 20 anos, está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) à espera da manifestação do relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), que ainda deve promover rodadas de negociações entre os parlamentares para acertar o texto final.


A renegociação dos débitos estaduais é um dos temas que mais têm mobilizado o Senado neste ano. O presidente da Casa, Renan Calheiros, conduziu cinco reuniões com governadores para colher reivindicações e mediar os pleitos junto ao Executivo federal.

Denarc estoura casa que servia como esconderijo de drogas em Mossoró

Agentes da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), sob o comando do Delegado Antônio Teixeira Júnior, estouraram na tarde de segunda feira 10 de outubro, uma casa, que segundo a Polícia era usada como esconderijo de drogas.
A ação policial aconteceu por volta das 13h10min, no Parque das Rosas do Santa Delmira onde os agentes apreenderam dentro da residência abandonada, cerca de 220 gramas de maconha, divididos em 120 tabletes, bem como uma balança de precisão.
De acordo com o Dr. Teixeira Junior, sua equipe de policiais chegou até a casa, através do disk-denúncia 197, onde populares informavam sobre constante movimentação de pessoas no local.
Ainda de acordo com o delegado, na casa não havia ninguém e nem algo que possa facilitar a identidade do responsável pela droga.

Fonte: 190 RN

Professores de São Gonçalo marcam assembleia: Dia 14



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

TÁ CHEGANDO A HORA...


Quadrilha explode agência do Banco do Brasil na Capitão-Mor Gouveia

Cerca de dez homens fortemente armados explodiram, na madrugada deste domingo (09), um terminal eletrônico da agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro Lagoa Nova,  zona Sul de Natal. Os criminosos atiraram nos prédios vizinhos e bloquearam a pista usando grampos.
De acordo com o Ciosp ( Centro Integrado de Operações de Segurança Pública ), o fato ocorreu por volta das 4h, os assaltantes chegaram em três veículos, entre eles uma caminhonete e usando armas de Grosso calibre. Munições de fuzil 5.56 foram encontradas deflagradas pelo chão. Testemunhas informaram que a ação durou menos de dez minutos até os suspeitos fugirem deixando grampos espalhados em um trecho da Avenida.
Todas as unidades da Polícia Militar, que estavam em atividade na capital foram acionadas, mas nenhum dos suspeitos foi localizado ou preso. De Janeiro até esta data 58 unidades bancárias foram explodidas ou violadas de outras formas em todos o Estado.

Próxima novela das 23h da Globo abordará o incesto

Pâmela Tomé e Adriana Esteves podem dividir protagonista

Após os sucessos de "Verdades Secretas" em 2015 e "Liberdade, Liberdade" neste ano, a Globo já prepara sua próxima novela das 23h para 2017, "Jogo da Memória".

Segundo informações do jornal Extra, a nova produção que tem autoria de Lícia Manzo abordará o incesto.

Na história, os protagonistas Virgínia e Bento são meio-irmãos e viverão um romance. Ela acaba engravidando, mas os dois se afastam sem ele saber da novidade.
Descrição: https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1476102441256
Anos depois, se reencontram e a mãe de Bento conta que existe uma possibilidade dele não ser filho do pai de Virgínia.

A direção de José Luiz Villamarim já começa a pensar no elenco. Pâmela Tomé e Adriana Esteves estão cotadas para dividirem o papel principal nas duas primeiras fases - 1940 e 1960. Haverá ainda uma terceira, nos dias atuais.

“Jogo da Memória” estreia em abril, junto com a nova programação da Globo, e contará com 88 episódios.


Fonte: Natelinha

Ambulantes começam a ser cadastrados pela Semsur para trabalhar no Dia de Finados

Com a chegada do Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro, diversos ambulantes se fixam nas proximidades dos cemitérios a fim de comercializar produtos que atendam frequentadores desses locais. Objetivando organizar essa demanda, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), convoca esses comerciantes informais para se cadastrarem na Secretaria a partir da próxima segunda-feira (10) e até o dia 21 de outubro.

Para efetuar o cadastramento é necessário comparecer ao Setor de Cemitérios na sede da Secretaria, localizada na Rua Princesa Isabel, 313, Ribeira, das 8h às 17h, munidos dos seguintes documentos: cópias de RG e CPF; comprovante de residência e duas fotos 3x4.

A Semsur pretende organizar os produtos por gênero, em espaços apropriados que não dificultem a circulação de pessoas e nos entornos dos cemitérios públicos de Natal. “Dessa forma, podemos evitar tumultos e desorganização num dia em que as pessoas velam seus entes queridos. Em respeito a esse sentimento, estamos antecipadamente atendendo aos ambulantes e aos frequentadores dos cemitérios”, afirma Antônio Fernandes, titular da Semsur.

Homem é detido com arma de fogo em Ceará-Mirim



Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11ºBPM) prenderam na noite deste domingo (9) Ocacio Nogueira da Silva, de 27 anos, suspeito de efetuar disparos de arma de fogo em via pública na cidade de Ceará-Mirim, na região Metropolitana de Natal.


Ocacio Nogueira da acabou detido pelos policiais em um bar no distrito de Mangabeira, portando ilegalmente um revólver calibre 38 e munições deflagradas. Ele, que já responde por homicídio, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde ficou à disposição da Justiça.

Governo emite nota para explicar a situação financeira do RN e as medidas de controle



O RN tem hoje 103.866 servidores entre ativos, inativos e pensionistas, que geram uma folha salarial em torno de R$ 420 milhões
O Rio Grande do Norte, a exemplo dos outros estados brasileiros, sofre os efeitos da maior crise financeira já enfrentada pelo país.
69o49As finanças do Estado são compostas pela arrecadação própria e por repasses do Governo Federal. De janeiro de 2015 a setembro de 2016 o Rio Grande do Norte já deixou de receber R$ 980 milhões previstos nos orçamentos para os dois anos. Somente em transferências federais, a frustração chega a R$ 691 milhões em relação à previsão orçamentária. Além disso, as receitas dos royalties do petróleo apresentaram redução em mais de 61% em comparação a 2014.
Destes recursos, o Governo do Estado repassa obrigatoriamente, todos os meses, o dinheiro para a manutenção dos poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. No mês de setembro, esse valor somou R$ 126,5 milhões.
O Executivo age em diversas frentes para contornar a situação: renegocia contratos, reduz drasticamente despesas de custeio, realizou auditoria na folha e censo do servidor corrigindo possíveis distorções e trabalha com uma máquina mais enxuta e mais eficiente. Encaminhou projeto à Assembleia para vender ativos imóveis do Estado e tem realizado ações para crescer a arrecadação estadual.
O governador Robinson Faria está coordenando as negociações com o Governo Federal para garantir compensações financeiras diante das perdas milionárias que prejudicam pelo menos 20 dos 26 estados da federação. A expectativa é que o RN receba recursos federais para reequilibrar as finanças.
Apesar dos esforços na redução de despesas em todas as áreas e de um controle mais rigoroso na aplicação dos recursos, a crise ainda impede o pagamento em dia dos compromissos com os servidores.
O RN tem hoje 103.866 servidores entre ativos, inativos e pensionistas, que geram uma folha salarial em torno de R$ 420 milhões. Os cargos comissionados representam apenas 0.5% dessa folha, o segundo menor percentual do país.
Para garantir a total transparência, foram instituídas, pela primeira vez, reuniões periódicas com um fórum de servidores para, junto deles, deliberar sobre o calendário de pagamento.
O atraso na folha do servidor não é uma escolha do Governo. A prioridade do governador Robinson Faria é honrar o compromisso com o servidor. Para isso, não tem medido esforços para diminuir os impactos negativos da crise que afeta os estados ao mesmo tempo em que busca caminhos para amenizar, de maneira mais rápida, essa grave situação.
É importante que a população acompanhe de perto as finanças e as ações que estão sendo conduzidas. Com determinação, transparência e o apoio do povo potiguar sairemos desta situação fortalecidos e prontos para retomar o crescimento do Rio Grande do Norte.

Governo do Estado do RN

Homem é preso após estuprar criança com aval da esposa em Natal



Policiais da Delegacia de Pedro Velho foram os responsáveis pela prisão do suspeito, que recebeu denúncias anônimas
estupro-criancaUma equipe de policiais civis da Delegacia de Pedro Velho deflagrou na manhã desta sexta-feira (07) a Operação Nauta e prendeu um casal suspeito de estuprar por diversas vezes uma criança de 10 anos de idade, sendo a mulher, tia da menina, a facilitadora do estupro do marido contra a vítima.
Segundo investigações, o crime ocorria na residência do casal, onde a criança passava a maior parte da semana, quando o homem pedia permissão à esposa para o cometimento do estupro e a mesma permitia. A prisão da dupla foi realizada através de denúncias anônimas. O casal foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da Justiça.

Incêndio que atinge vegetação de Mata Atlântica no RN já dura 4 dias

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil tentam preservar nascentes de rios. Fogo atinge a região da Mata do Pilão
incendio-rnUm incêndio iniciado na última sexta-feira (7) atinge região da Mata do Pilão, uma reserva ambiental localizada na região Leste do RN.  O local detém mais de 40 mil hectares de Mata Atlântica, num raio de cinco municípios: Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Governo do Estado, o incêndio provocou danos na fauna local em uma área de aproximadamente 40 hectares. A nota oficial também informa que as autoridades estaduais estão mobilizados para proteger que as chamas não cheguem nas nascentes dos rios da região.
Os homens do Corpo de Bombeiros trabalham desde a última sexta-feira no controle das chamas. A região afetada tem quatro nascentes de água que abastecem a população de cidades vizinhas. Atuam também na busca pelo controle das chamas todas as Prefeituras da localidade. No local, também há voluntários colaborando com as ações dos bombeiros.
O governador Robinson Faria determinou a instauração de um comitê de crise que está monitorando e conduzindo as ações para o controle do incêndio e as medidas relacionadas ao problema, em caráter permanente, até o total controle da situação.