INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Renegociação de dívidas deve contemplar Nordeste, cobram senadores da região

Otto Alencar (ao microfone) diz que Senado não deve aprovar renegociação Otto Alencar (ao microfone) diz que Senado não deve aprovar renegociação da dívida "sem que se atendam os estados do Nordeste".

Senadores que representam estados do Nordeste têm feito críticas ao processo de renegociação das dívidas estaduais com o governo federal. Segundo eles, quase todos os estados brasileiros atravessam grave crise financeira, mas somente os mais desenvolvidos se beneficiam da proposta em discussão no Congresso. O projeto que trata do assunto (PLC 54/2016) concede maior prazo para pagamento das dívidas, mas seus efeitos são nulos ou muito pequenos para as unidades federativas que não possuem elevados débitos junto ao governo central - caso dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O projeto, que impõe contrapartidas para alongar as dívidas por 20 anos, está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) à espera da manifestação do relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), que ainda deve promover rodadas de negociações entre os parlamentares para acertar o texto final.


A renegociação dos débitos estaduais é um dos temas que mais têm mobilizado o Senado neste ano. O presidente da Casa, Renan Calheiros, conduziu cinco reuniões com governadores para colher reivindicações e mediar os pleitos junto ao Executivo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário