INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

segunda-feira, 13 de abril de 2015

(DENGUE) Inhame, repelente, vitamina B... Veja o que é mito e verdade sobre a dengue

Brasil está tendo uma das maiores epidemias da doença.

Este ano, o Brasil está tendo uma das maiores epidemias de dengue. Em São Paulo, a secretaria municipal de Saúde anunciou que a situação é emergencial e que a partir de maio os casos devem aumentar. E a história se repete em várias cidades do Brasil. O Bem Estar desta sexta-feira (10) desvendou os mitos e verdades sobre a doença. Participaram do programa o consultor e infectologista Caio Rosenthal e o infectologista Marcos Boulos.
  
E por que o Sudeste tem tanta dengue? De acordo com o doutor Marcos, é porque o Sudeste está tendo a dengue do sorotipo 1, enquanto no resto do país esse sorotipo prevaleceu no ano passado. “O Sudeste não tem imunidade/defesa contra ele. Por isso, as pessoas estão mais suscetíveis a adquirir a doença”, explica.
São vários os mitos sobre a dengue. Nos sites de buscas da internet, a dengue é um tema recorrente. A procura por assuntos relacionados a doença cresceu muito. Uma das dúvidas é sobre o inhame. Ele previne contra a dengue? Os especialistas dizem que não. Não há estudo que prove a eficiência do inhame na prevenção. Outra pergunta curiosa é sobre o espirro. Ele significa que você está com dengue? Os médicos alertam que não. O sistema respiratório dificilmente é afetado pela dengue e por isso não deve apresentar problemas.
A vitamina B pode até servir como um repelente, mas teria que ser ingerida em altas doses. Os médicos dizem que para fazer algum efeito, teria que consumir de 10 a 12 comprimidos do suplemento por dia.
Os médicos explicam que existem quatro tipos de dengue. Se você pegar uma, você acaba ficando imune. Mas ainda pode pegar os outros três tipos. E o repelente, funciona? Sim! Os repelentes a base de icaridina são capazes de repelir o mosquito por até 12 horas. Repelentes a base de DEET também repelem, mas por tempo menor.
 
E quais os sintomas? Dores musculares, dores nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas na pele. A febre aparece até os primeiros quatro dias. Aos sentir qualquer um desses sintomas, a recomendação é não esperar para procurar um posto de atendimento médico. Isso porque esses sinais podem aparecer de um dia para o outro. Além disso, o indivíduo deve tomar muita água, até quatro litros por dia. Em casos de muita febre, pode-se tomar paracetamol ou dipirona para baixar a temperatura.
Chikungunya
O mesmo mosquito que transmite a dengue também transmite a chikungunya. Entretanto, existe diferença entre as duas. Na chikungunya, o doente sente muitas dores nas articulações, febre e dor de cabeça. Esses sintomas podem durar até um ano. Além disso, só se contrai uma vez. Já na dengue, o doente também apresenta dores intensas nas articulações e músculos, dor de cabeça, atrás dos olhos, náuseas, febre e manchas na pele. A infecção pode ocorrer até quatro vezes.

Do G1, em São Paulo/Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário