INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Galo Branco de Dona Neném, símbolo da cultura de São Gonçalo, Foi inaugurado neste sábado.

106f21a4-a631-4a6e-a362-6d522834df94
Aconteceu na noite deste sábado (4) a inauguração do Monumento e Praça do Galo Branco de Dona Neném, símbolo do Folclore do RN, legitimado pela Comissão Norte-rio-grandense do Folclore, no ano de 1996, e símbolo da Cultura de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir do Decreto nº 453, de 14 de dezembro de 2012, assinado pelo prefeito municipal Jaime Calado Pereira dos Santos. A Fundação Cultural Dona Militana divulgou a programação de apresentações dos grupos culturais.
 

 
Sobre o Galo Branco de Dona Neném: O Galo Branco de Dona Neném tornou-se símbolo da cultura de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir do Decreto nº 453, de 14 de dezembro de 2012, assinado pelo prefeito municipal Jaime Calado Pereira dos Santos.
 
A peça artesanal foi criada pelo ceramista Antônio Soares, nascido em Santo Antônio do Potengi. Incialmente possuía a função utilitária para esfriar água potável, uma espécie de “bilha” ou “quartinha”, mas foi da artesã D. Maria das Neves Felipe (D. Neném) a contribuição de tornar o Galo Branco uma peça decorativa e em cores, no formato atual, dando continuidade ao trabalho do seu mestre.
 
A escolha do Galo Branco como Símbolo do Folclore do Rio Grande do Norte ocorreu no ano de 1996, pela Comissão Norte-rio-grandense do Folclore, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou, nos anos 60, como uma representação festiva e lúdica. Outra demonstração de reconhecimento aconteceu em 1975 quando o Galo Branco foi tema do cartaz do III Festival do Folclore Brasileiro por sugestão de Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel e outros folcloristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário