INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Natal intensificará ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros de Mãe Luiza e Potengi

blogdoborges 
Após concluir o trabalho da força tarefa de combate ao Aedes aegypti no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, o Gabinete de Gerenciamento de Crise decidiu, durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (20), após análise da situação epidemiológica da cidade, intensificar as ações de combate ao vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya nos bairros de Mãe Luiza, na zona Leste, e Potengi, na zona Norte de Natal. As ações serão de tratamento focal, com visitas domiciliar nas áreas mais críticas, com a utilização do UBV Costal, além de mobilizações sociais, caminhadas e trabalho de educação em saúde. O trabalho começa a partir da próxima segunda-feira (25).
Em 2016, o boletim epidemiológico da dengue da Secretaria Municipal de Saúde apresenta 80 casos notificados de dengue na cidade, sendo 26 em Nossa Senhora da Apresentação, 12 no Potengi e 10 em Mãe Luiza. O chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, explica que o resultado das ações desenvolvidas em Nossa Senhora Apresentação, apesar de apresentar ligeira queda nos índices, só poderá ser sentido e avaliado daqui a duas semanas. Alessandre conta ainda que a chuva comprometeu o trabalho de visita domiciliar, e por isso deve ser estendido até a próxima sexta-feira, dia 22. “Com o Vigiadengue estamos monitorando semanalmente as áreas de maior risco, principalmente aquelas que apresentam maior risco de população vetorial (mosquito), para que possamos atuar de forma mais enérgica e bloquear a ação do vetor e impedir que ele se expanda para outras áreas Em Igapó, foram registrados apenas cinco casos de dengue, reflexo das ações que foram desenvolvidas há umas duas semanas na região, com tratamento focal, ciclo de UBV Costal e Pesado (fumacê), além das mobilizações sociais. Essa semana registrou-se uma queda de 50% se comparado com semanas anteriores, além disso, houve uma redução de 100% nos índices de positividade e densidade de ovos (IPO e IDO).
As unidades de saúde que compõem o Distrito Sanitário Leste e o Distrito Sanitário Norte II estão engajadas no combate ao mosquito e deve realizar, nos bairros de Mãe Luiza e Potengi, caminhadas de conscientização pelas ruas dos bairros. A representante da Urbana, Lidiane Mary, considerou exitosa a ação no bairro de Nossa Senhora da Apresentação e aguarda a lista dos pontos críticos de acúmulo de lixo no Igapó, Potengi e Mãe Luiza, para poder definir como será o trabalho da Limpeza Urbana nessas próximas áreas.
Cláudio Paiva, representando a Secretaria Municipal de Segurança e da Defesa Social (Semdes), ressaltou a importância da ação no sentido de integrar várias ações em um mesmo território. “Estamos levando a mensagem de conscientização à população das mais diversas formas e todos são importantes e devem, cada vez mais, se engajar nessas ações. O trabalho de combate ao mosquito é de responsabilidade de todos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário