INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

terça-feira, 26 de maio de 2015

Sesap nega surto de epidemia de Zika Vírus no Rio Grande do Norte

A Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou 18 casos de Zika Vírus no Rio Grande do Norte, sendo 16 deles em Natal e dois em São Gonçalo do Amarante. A secretaria está monitorando os casos no estado e apesar do aumento no número de notificação, ainda descarta a possibilidade de epidemia.
(Foto: Alberto Leandro) Zika Vírus é causada pelo mesmo mosquito da dengue (Foto: Alberto Leandro)

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Kristiane Fialho, explicou porque a Sesap não considera um surto da doença. “Não consideramos, pois a mesma se manifestou pela primeira vez neste ano. Para a gente considerar epidemia, tem que ter um histórico da doença na região”, afirmou.
Um estudo vem sendo feito pela equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS/MS), Coordenação Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR) e Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), com o objetivo de confirmar a existência de um surto de doença exantemática, identificando os agentes etiológicos através da análise de prontuários, triagem de casos, entrevistas, identificação de sinais e sintomas, além da coleta de amostras de pacientes atendidos nos Hospitais Giselda Trigueiro, Sandra Celeste e Hospital dos Pescadores para análise em laboratórios de referência.
As amostras serão testadas para dengue, sarampo, rubéola, parvovírus, arbovírus, zika, enterovírus e vírus respiratório, no Laboratório Central (Lacen-RN), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Fiocruz/RJ, com possibilidade de envio também para outros países. O Ministério da Saúde irá aguardar o resultado dos exames para produzir um relatório final e conclusão da investigação.
O Ministério da Saúde vem acompanhando de perto a ocorrência de casos de doenças com manchas na pele nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba. O órgão federal está aos poucos definindo as diretrizes e a Sesap vai realizar buscas para realizar o controle vetorial estamos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O zika é uma doença viral, benigna e que tem cura e é considerada a “prima” da dengue, por causa dos sintomas similares e ser causada pelo mesmo transmissor.
Os sintomas são febre baixa, coceira, além das manchas vermelhas, inchaço nas extremidades e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. O período de incubação de cerca de quatro dias. O tratamento é baseado no uso de medicamentos para o alívio da febre e dor.
Não há registros de óbitos causados pela doença. Sobre a dengue, Fialho afirmou que estão monitorando os casos e um boletim sobre os casos da doença no Rio Grande do Norte ainda serão divulgados nesta terça-feira (26).
“Com o resultado do boletim epidemiológico em mãos, vamos tomar medidas para realizar o combate contra a doença”, afirmou.
As medidas de prevenção são semelhantes às da Dengue e da Chicungunha, que são ingestão de líquido e repouso absoluto.
Por Lara Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário