INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Morre um dos Maiores Repentistas do Brasil, João Paraibano


 Morreu na madrugada de hoje, no Hospital Alpha, no Recife, o poeta João Pereira da Luz, o João Paraibano, um dos mais talentosos da atual safra de repentistas do Sertão do Pajeú. Ele estava internado há mais de 20 dias em função de um acidente em Afogados da Ingazeira, onde morava.
Na pancada, provocada por uma moto, teve um coágulo na cabeça e pegou uma infecção causada por uma bactéria. Paraibano de Princesa Isabel, mas radicado em Pernambuco, João tinha 62 anos.
O poeta foi atropelado na Rua Diomedes Gomes, em Afogados da Ingazeira. Segundo a polícia, a moto, conduzida pelo mototaxista Daniel Silva, atingiu o poeta quando atravessava a rua.
João Paraibano foi socorrido ao Hospital Regional Emília Câmara e no dia seguinte fez exames na Casa de Saúde Dr José Evóide de Moura. Os resultados apontaram a necessidade de transferência para Recife. João foi levado para o Hospital da Restauração para mais exames, onde foi identificado um coágulo.
( Do Blog do Nill Júnior )

João Paraibano gostava muito de cantar o sertão

João Paraibano e Severino Feitosa no XI Festival de Repentistas de Patu em 2009, dupla campeã daquele festival

NOTA do BLOG: No ano de 2009 a Dupla João Paraibano e Severino Feitosa foi a dupla campeã do XI Festival de Repentistas de Patu. Naquela ocasião o poeta Chico Pedra, pai da prefeita Evilásia, foi o homenageado do  festival. Vá em paz poeta você soube cantar o Nordeste, os costumes do sertão. 

Especial

Mestre Paulino



Mestre Paulino – criador da marujada de senador Georgino Avelino


                      Sebastião paulino da silva, o mestre paulino, nasceu no dia 20 de janeiro de 1920, em Surubajá, hoje senador Georgino Avelino, localizado no litoral sul potiguar e faleceu em julho de 2008, em Senador Georgino Avelino, onde se encontra sepultado no cemitério público. Mestre Paulino foi o criador de um grupo folclórico do fandango nordestino, conhecido como a marujada de Senador Georgino Avelino, que ficou imortalizada pela lavra intelectual dos folcloristas potiguares Luiz da Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel. O filho Antônio Paulino da Silva, 63 anos, conhecido como ‘’algodão’’ preserva em sua residência na sede do município documentos pessoais, como as certidões de nascimento e de óbito, fotografias, adereços e parte da indumentária usada nas apresentações da marujada, como forma de preservar a memória do capitão da cultura popular. 
Certidão de nascimento do mestre Paulino


Cemitério publico de Georgino


António Paulino, filho do mestre Paulino
Mestre Paulino com uma neta
                      O professor aposentado Everaldo Santana, ex-diretor da principal escola de ensino fundamental do município, de cujo acervo faz parte um pôster emoldurado do mestre Paulino. Não sabe precisar a data de início da marujada, mas afirma que o mestre paulino herdou o dote cultural de seu pai João paulino da silva.
Epitácio Andrade e professor Everaldo Santana
                      O branco da indumentária entrecortada por fitas azuis que veste cerca de 20 marujos animados por músicas autorais interpretadas pela cantora dramática Dona Marilu contagia o público nas festas populares.
Marujada
                      Para o escritor Dudé Viana, que orienta e incentiva a realização do trabalho: ¨Da Praia de Malembá à Laguna de Guaraíras – Remando com a marujada do mestre Paulino. do pesquisador social Epitácio Andrade, a marujada de senador Georgino Avelino é um ícone da cultura popular potiguar. 
Escritor Dudé Viana na estátua de Santa Luzia (arte popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário