INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 7 de março de 2014

Será que vale a pena viver sem glúten?

 
Dietas radicais não são a melhor maneira de perder peso (Foto: iStock)
Perder os quilinhos indesejados nem sempre é a coisa mais fácil de se fazer, por isso são diversas as dietas que ganham destaque ao prometer um corpo bonito e saudável. Uma dieta que vem ganhando muito destaque é a que corta totalmente o glúten do cardápio. Muitas estão animada com a dica, entre elas famosas como Carol Castro, Miley Cyrus, Juliana Paes e Lady Gaga. Não há dúvidas de que a dieta chegou com força total, mas será que cortar completamente o glúten da sua vida traz apenas benefícios a sua saúde?

A dieta sem glúten não é a primeira do tipo, mas está sendo adotada mesmo por pessoas que não sofrem da doença celíaca, uma condição em que o consumo do glúten traz diversos problemas para a saúde, como falta de energia, dores abdominais e inchaço. Até pouco tempo atrás, só era indicado cortar o glúten da alimentação diária se a pessoa tivesse essa doença. "Essa proteína é encontrada em aveia, trigo, cevada, centeio, malte e em seus derivados: pães, massas, bolachas, cerveja, uísque, além de diversos produtos industrializados. Os portadores da doença celíaca encontram versões livres de glúten de praticamente todos os tipos de alimentos e devem se organizar e se adaptar a esse novo tipo e hábito alimentar", comenta a Dra. 

Tatiana Cunha, médica especializada em endocrinologia.
Mas e se você não é celíaco e gostaria de adotar a dieta, será que vale a pena? Diversas celebridades estão divulgando os benefícios de cortar o glúten. "Retirar o glúten dos não celíacos em alguns casos proporciona a perda de peso, melhora a função intestinal e melhora a qualidade de vida, mas com suplementação de fibras e vitaminas e com o comprometimento de que a mudança no estilo de vida continua sendo fundamental", afirma a médica. Ela lembra ainda que radicalismos, dietas extremas, não são a melhor maneira para se perder peso, sendo preferível sempre encontrar um caminho do meio.
Esse meio termo, esse equilíbrio, na maioria das vezes é esquecido porque a maioria tem pressa na hora de perder peso. "E essa 'mania fitness' traz coisas boas e ruins, pois muitas dietas loucas surgem e as pessoas acompanham, o que pode prejudicar e muito a saúde. Para emagrecer, devemos consultar um médico especializado que vai solicitar todos os exames necessários e, depois que tiver todos os resultados, conseguirá traçar um planejamento para o emagrecimento", afirma a especialista.
Quando o assunto são dietas da moda, não pode faltar moderação e consciência. O glúten está presente numa variedade muito grande de alimentos que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. "Então se deixarmos de consumir esses produtos, carboidratos considerados vilões, conseguiremos um peso ideal? Eis a questão. Conscientização, atitude, equilíbrio, moderação e continuidade são fatores relevantes quando o assunto é emagrecimento com saúde", completa a médica. O caminho mais rápido pode ser o menos benéfico a longo prazo. Na luta contra os quilinhos a mais, todo o esforço é válido, mas com consciência. Faça o acompanhamento com um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário