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Pesquisa revela quais deputados e senadores do RN são bons de mídia social; confira o ranking



Dados retirados entre abril e agosto de 2016 mostram qual a influência que os parlamentares têm com os eleitores nas redes sociais

Pesquisa revela quais deputados e senadores do RN são bons de mídia social; confira o rankingFoi publicada neste mês a pesquisa da empresa de comunicação Medialogue Digital que apresenta dados sobre a influência digital de deputados e senadores de todos os estados brasileiros. A pesquisa analisa dados desde 2013, quando quase 48 milhões de pessoas passaram a acompanhar políticos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. No Rio Grande do Norte, o deputado federal Felipe Maia (DEM), foi considerado o parlamentar mais influente nas redes sociais, com nota 6.
Na sequência apareceram os deputados Fábio Faria (PSD), Rogério Marinho (PSDB) e Beto Rosado (PP), todos com cinco pontos; Rafael Motta (PSB) e Walter Alvez (PMDB), ambos com quatro pontos; e Antônio Jácome (PTN) e Zenaide Maia (PR), ambos com três pontos. Os senadores do Estado apareceram com pontuação melhor. Fátima Bezerra (PT) e José Agripino (DEM) apareceram com seis pontos de influência cada e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) com quatro pontos.
Deputados
  1. Felipe Maia (DEM) – 6
  2. Fábio Faria (PSD) – 5
  3. Rogério Marinho (PSDB) – 5 
  4. Beto Rosado (PP) – 5
  5. Rafael Motta (PSB) – 4
  6. Walter Alves (PMDB) – 4 
  7. Antônio Jácome (PTN) – 3
  8. Zenaide Maia (PR) – 3
Senadores
  1. Fátima Bezerra (PT) – 6
  2. José Agripino (DEM) – 6
  3. Garibaldi Alves Filho (PMDB) – 4
As notas foram dadas entre 0 e 10 e os mais influentes receberam notas entre 6 e 10. As avaliações são feitas de maneira que são considerados prestigiados os parlamentares que estão presentes na internet de maneira abrangente e que têm audiência relevante em relação aos seus eleitores. Os dados da pesquisa de 2016 foram coletados entre abril e agosto deste ano.
Segundo informações da Medialogue, apesar do desgaste político nacional, desde de 2013 o número de brasileiros que passaram a seguir políticos nas redes sociais passou de nove milhões para 58 milhões. Esses seguidores deixam cerca de sete milhões de curtidas e comentários por mês nas páginas desses políticos, mostrando que têm de fato interesse em manter ativo a comunicação online com seus candidatos.
Em declaração dada à imprensa, o deputado Felipe Maia, único a ser considerado influente nas redes sociais pela pesquisa, disse que o contato que ele procura manter com seus eleitores pelas redes sociais é bastante importante e uma grande ferramenta “para conhecermos melhor as demandas do estado e ter um respaldo da população sobre a nossa atuação política”.

Apesar de toda a movimentação que acontece entre eleitores e candidatos nas redes, nem todos os parlamentares notaram a importância dessas plataformas e 158 dos 513 deputados federais ainda se encontram ausentes nas redes sociais. Eles ou não possuem nenhuma ferramenta de comunicação online própria, ou não fazem uso das que possuem. A média de influência digital entre todos os deputados pesquisados foi de três pontos e a dos senadores de cinco pontos. Nenhum parlamentar chegou a nota dez e 28 deles receberam nota zero.

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