INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Peso do cigarro no orçamento familiar é quase o mesmo do feijão com arroz

A fatia do orçamento destinada ao cigarro é três vezes maior do que a destinada à batata, por exemplo Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

O cigarro compromete, em média, 1,08% do orçamento mensal das famílias brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é quase o mesmo do destinado às compras de feijão carioca e arroz, que respondem por 1,12% do IPCA. Esses dados fazem parte da metodologia de cálculo da inflação oficial do país.

Pelos dados do IBGE, a fatia do orçamento destinada ao cigarro é três vezes maior do que a destinada à batata, por exemplo, e 13,5 vezes maior que aquela que vai para o cafezinho.

Em entrevista à Agência Estado, Eulina Nunes, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, lembrou, porém, que o peso do cigarro no orçamento do brasileiro já foi bem maior: há 20 anos, chegava a 1,4%. No entanto, de lá pra cá, o produto ficou 447,17% mais caro, o que explica — além das campanhas de conscientização sobre os malefícios que o fumo traz à saúde — o corte do item no orçamento. “Isso é principalmente aumento de imposto. Não só para aumentar a arrecadação, mas, por ser considerado um item supérfluo e prejudicial à saúde, aumentou muito a tributação como uma política mesmo. Mais de 70% do preço do cigarro são impostos”, disse Eulina.


Fonte: Extra Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário