Em um
período de marasmo para o setor automobilístico, o Uber está, aos
poucos, tornando-se um novo nicho de negócio para as principais
locadoras de veículos do País. Diante do acelerado aumento de motoristas
autônomos cadastrados no serviço, que tem expansão de cerca de 30% ao
mês, duas das principais empresas do setor – a Localiza (RENT3) e a Movida (pertencente ao grupo JSL, JSLG3)
– são apontadas no site do Uber como parceiras do serviço, enquanto a
Unidas estendeu ao aplicativo de “caronas” vantagens que antes eram só
oferecidas a empresas.
No site direcionado a
motoristas cadastrados no serviço, o Uber detalha as condições
oferecidas pela Localiza e pela Movida: a partir de R$ 1,3 mil por mês –
ou pouco mais de R$ 43 por dia -, os prestadores de serviço do
aplicativo podem conseguir um carro para rodar pela cidade. Segundo
apurou o Estado, o movimento das locadoras responde tanto à necessidade
de “girar” o setor em um momento de crise quanto à concorrência
com investidores pessoa física que compraram vários veículos para
alugá-los para uso no Uber, de forma semelhante como ocorre com os
táxis.
Embora a Unidas não tenha ainda uma parceria formal
com o Uber, o presidente da empresa, Pedro de Almeida, disse que os
motoristas já têm vantagens ao alugar veículos. Os preços praticados são
semelhantes aos ofertados para pessoas jurídicas que fazem a
terceirização de suas frotas com a Unidas.
Sucesso entre os brasileiros,
Uber também começa a atrair empresas listadas na Bovespa que podem se
beneficiar do serviço (eskay / Shutterstock.com)
Almeida afirmou que um carro a
ser usado na modalidade Uber X – a mais econômica do serviço – pode ser
alugado por cerca de R$ 1,4 mil por mês. Ele ponderou, no entanto, que a
quantidade de clientes do Uber locando veículos com a Unidas ainda é
pequena. “É um negócio que, se ganhar volume, pode ficar interessante.
Seria melhor se eles escolhessem um parceiro apenas, para que o preço
pudesse ser reduzido.”
Apesar do site do Uber citar a
parceria com Movida, do grupo JSL, o presidente da empresa, Renato
Franklin, negou que exista uma parceria formal com aplicativo. No
entanto, oexecutivo admitiu que a demanda por aluguel de carros para pessoas físicas tem crescido e que há motoristas do Uber incluídos neste contingente. “Alugamos carro para quem tem crédito e
carteira de habilitação. Durante o procedimento, o cliente explica o
motivo. Não temos restrição para esse caso (do Uber)”, disse.
Segundo Franklin, se o Uber
for oficializado – o serviço ainda sofre uma série de contestações
judiciais pelo mundo -, a fatia do serviço nas locações poderá crescer
de forma significativa. Hoje, a Movida não tem estatísticas sobre o aluguelespecífico para o Uber. Em São Paulo, uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado garantiu que os carros do aplicativo não podem ser apreendidos, mas uma lei para regular o serviço ainda está em fase de elaboração.
Para o Uber, a parceria com
as locadoras ajuda a angariar motoristas que querem “testar” a
atividade. Segundo fontes ligadas ao Uber, quando um motorista se
cadastra, ele tem de informar se pretende locar um veículo, em vez de
usar um carro próprio. Caso selecione a opção de aluguel, é direcionado a
uma página em que pode consultar as condições de Movida e Localiza.
Após a checagem de antecedentes, o motorista apresenta à locadora o e-mail de ativação de sua conta e tem acesso às condições especiais.
Procurada, a Localiza não retornou; o Uber não comentou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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