CLIQUE NO PLAY E ASSISTA O VIDEO,

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

Gilberto Gil faz palestra e show no Festival Literário de Natal. Entrada franca

Gilberto Gil já era uma personalidade cultural globalizada muito antes da palavra ter um significado real. É difícil encontrar alguém que não o conhece, ou traga na memória ao menos um verso desse artista consagrado e premiado no mundo todo, um dos alicerces da Tropicália, autor de canções que atravessam gerações e fronteiras como “Aquele Abraço” e “Expresso 2222”, e que foi ainda ministro da Cultura. 
Nessa sexta-feira, 6 de novembro, dentro da programação do Natal em Natal promovido pela Prefeitura do Natal, o público potiguar terá a oportunidade de conhecer este Gilberto Gil bem de perto.

DIVERSIDADE CULTURAL
Convidado para participar de um dos debates do Festival Literário de Natal – FLIN – Gil falará na sexta-feira (6), às 19h30, sobre diversidade cultural e o mundo globalizado, abrindo espaço para sua vida e trajetória. 
O artista terá como companhia uma das grandes entrevistadoras da imprensa brasileira, a escritora Regina Zappa, com quem compartilhou recentemente o desafio de escrever sua biografia a quatro mãos (“Gilberto Bem Perto”). 
Também participa do bate-papo com mediador, o diretor do FLIN, secretário municipal de cultura e poeta Dácio Galvão. 
O debate está marcado para o segundo dia do FLIN (sexta-feira, às 19h30). 
Após o encontro na Tenda Literária, Gil fará um show na praça Augusto Severo, às 22h, com entrada franca.

OUTRAS ATRAÇÕES
Além da participação de Gilberto Gil, a sexta-feira reserva outros grandes debates. O dia começa com as histórias infantis contadas por Paula Medeiros. Segue com o projeto Elefante Literário e o debate com a escritora carioca Patrícia Barboza, autora de séries de sucesso infanto-juvenis. Lançamento do livro “Cordel Ecológico” de José Acaci e José Correia Torres Neto, no Nalva Café Salão.
Os poetas Pedro Balduíno e Regina Azevedo estarão em uma roda de conversa na Tenda principal. Mais debates seguem pela tarde com Aureliano Medeiros e César Ferrario; Roberto Furtado, Willignton Germano e Antenor Laurentino chegam para falar sobre o legado de educação e cultura de Djalma Maranhão. À noite, a Tenda Principal ainda terá debate com os biógrafos Daniel Aarão (“Luís Carlos Prestes, Um revolucionário entre dois mundos”) e Eduardo Jardim (“Eu Sou Trezentos – Vida e obra de Mário de Andrade”), mediados pelo jornalista  Vicente Serejo.

PROPOSTA DO FESTIVAL
O Festival Literário de Natal (FLIN) aberto na noite dessa quarta, dia 4, vai até sábado, 7 de novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira e é uma realização da Prefeitura de Natal.  
Escritores, pensadores, poetas, educadores, estudantes e público, ávidos por livros e ideias, poderão curtir a literatura em múltiplas frequências — falada, escrita, interpretada e cantada, em prosa, verso, cordel; em quadrinhos e na web. 
Todos os dias, das 8h30 da manhã até 0h, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. 
Debates de alto nível com autores de alcance internacional, encontros onde a literatura potiguar estará presente em várias frentes, espaços do professor, atividades para crianças, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais, numa grande celebração em torno da literatura.
O FLIN contará com a Tenda Principal, espaço climatizado com capacidade para receber 700 pessoas; a tenda Moacy Cirne, também climatizada, com plateia para 100 pessoas sentadas. O museu Djalma Maranhão, com atividades contínuas no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas; Cooperativa Cultural da UFRN e Livraria Nobel. Na área de convivência, food trucks, espaço lúdico, biblioteca móvel da Bibliosesc.
Entre as atividades pela manhã e tarde estão o Espaço do Professor Leitor (IDE), Ação SESC de Incentivo à Leitura, Ação Jovens Escribas da literatura potiguar e Festival de Violeiros do FLIN. Também vai estar integrado ao evento, o espaço Nalva Melo Café Salão, que será ocupado nas três noites com ações da Caravela Selo Cultural.
Este ano, quase 100 autores estarão debatendo nas mesas literárias.

O QUE TEM HOJE 
Na quinta-feira, a historiadora Mary del Priore, o escritor Alex Nascimento participa pela primeira vez do evento, com Mário Ivo Cavalcanti e Woden Madruga, falando sobre seu novo romance; os poetas Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz fazem um baita recital multimídia, na Tenda principal. 
Também estão no primeiro dia Clarice Freire, Cassiano Arruda Câmara, Marcelo Tavares (Paneloviski), Candice Bezerra, Thiago Gonzaga, Tarcísio Gurgel, Abimael Silva, Antônio Francisco, Hailton Mangabeira, José Acaci, Caroline Cantídio e José Correia Torres Neto. A primeira noite encerra em grande estilo com o concerto da Banda Sinfônica recebendo a ilustre cantora Cida Moreira.

Pesquisar este blog

Arcebispo da Paraíba convoca para Greve Geral

A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na P...

MAIS VISTAS

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

INSTAGRAM @namidiadorn