CLIQUE NO PLAY E ASSISTA O VIDEO,

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

Artesão e artesanato dominam Natal de 19 a 21 de outubro .

 
 A necessidade de regulamentação da profissão do artesão será o principal assunto no Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos agendado para acontecer em Natal na próxima semana

Regulamentação da profissão de artesão será tema do evento. Foto - Canindé Soares
Atuando individualmente ou organizados em cooperativas, associações ou grupos, os artesãos se constituem hoje no Brasil em poderosa força de trabalho e de geração de renda. Os números apontam que cerca de 10 milhões de brasileiros trabalham em torno do artesanato, movimentando juntos cerca de 60 bilhões por ano, segundo o IBGE.

Tanta gente e tanto dinheiro e apesar disso eles ainda não são considerados uma profissão. O assunto regulamentação da profissão, uma luta de 30 anos e as propostas para políticas públicas que favoreçam a categoria, serão os principais assuntos da sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil – VII CONTRARTE, agendado para o período de 19 a 21 deste mes no hotel Praiamar.
 Este ano tem como tema “Artesãos do Brasil avançando nas conquistas”. Na organização, está a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do RN – FECARN. O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e contará com a presença do ministro Henrique Alves na abertura oficial. Segundo a secretária da FECARN e membro da comissão organizadora do evento Márcia Oliveira, "o foco será a luta em prol da PL 77.55/2010 que teve diversas emendas e, diante de uma luta constante, hoje conseguimos que chegasse à  Comissão de Justiça da Câmara Federal e encontra-se na sua fase final”, explica Márcia.
“Além disso, estarão em pauta a criação da Secretaria Especial do Artesanato; a atual situação das ações do Programa do Artesanato Brasileiro; as Políticas de Tributação Fiscal,  Linhas de Crédito e Capacitação; o Fortalecimento das Entidades de Classe; e um programa de inclusão digital para o artesão”, completa a organizadora.
 O CONTRARTE é voltado para os artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto. Na edição em Natal,  810 serão delegados no total, além de convidados e ouvintes. Apresentações culturais também estão previstas para o evento, que tem como parceiros apoiadores: Sebrae, MTE/SENAES, MTRu- Ministério do Turismo, Governo do Estado do RN, Prefeitura do Natal e UFRN.
Mais informações:

fecarn2015@gmail.com

Pesquisar este blog

Arcebispo da Paraíba convoca para Greve Geral

A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na P...

MAIS VISTAS

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK