INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Extintor em carros deixará de ser obrigatório no Brasil

(Foto: Reprodução) 
(Foto: Reprodução)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu após reunião nesta quinta-feira (17) que o uso de extintor de incêndio em carros no Brasil é agora opcional. Desta forma, a ausência do equipamento não será mais considerada uma infração de trânsito passível de multa.

O fim da obrigatoriedade começará a valer nos próximos dias, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Desde o ano de 1970, trafegar sem o extintor ou com ele vencido era considerado uma infração média, que rende 5 pontos na carteira de habilitação e mais R$ 127,69 de multa.

Nos Estados Unidos e em grande parte das nações da Europa, a obrigatoriedade do equipamento não existe. A presença do extintor, entretanto, segue sendo exigida em veículos como caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas, e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

No último dia 1º de outubro, foi anunciada a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC. O novo equipamento, segundo o Contran, é mais eficiente no combate ao fogo em mais tipos de materiais em relação ao antigo, do tipo BC.
A exigência da mudança iria começar a valer em 1º de janeiro deste ano, causando uma corrida às lojas especializadas em acessórios para carros em todo o país. O caos resultou na falta de produto e em crescentes denúncias contra os preços abusivos dos extintores.

Devido aos problemas, houve adiamentos na obrigatoriedade da troca, até que o Contran decidiu que seria preciso entre 3 a 4 anos para implantar a mudança total.

"A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos", diz uma nota do Contran. De acordo com o órgão, o uso do extintor vencido representa mais risco do que o incêndio no veículo. Além disso, com tecnologia cada vez mais avançada nos veículos, o número de incêndios vem diminuindo drasticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário