CLIQUE NO PLAY E ASSISTA O VIDEO,

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

Walfredo Gurgel anuncia medidas para reduzir tempo de internação dos pacientes

Um levantamento realizado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) mostrou que, nos últimos cinco meses, a alta permanência de pacientes (15 dias ou mais de internação) admitidos nos cinco pavimentos de enfermarias, caiu de 22 para 14 dias. Os dados foram coletados de abril a junho desse ano pela equipe multidisciplinar que realiza, diariamente, o trabalho de desospitalização responsável.
Essa atividade consiste no acompanhamento da evolução do quadro de saúde dos pacientes, através de visitas diárias aos leitos. Os dados também mostraram que de maio a junho deste ano foram desospitalizados 58 pacientes com alta permanência. Atualmente a equipe é formada por oito integrantes: direção médica, enfermeira, médico hospitalista, assistente social, representante do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e do Serviço de Apoio ao Tratamento e Diagnóstico (SADT).
A redução também representa mais uma meta alcançada pelas ações do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) do Walfredo Gurgel. Antes da adesão do hospital ao Programa SOS Emergência, a média da alta permanência estava em 49 dias. Após a integração, ficou estabelecido que a meta seria dar a alta do paciente em até 15 dias. 
O assessor da direção, Antônio Tomaz de Aquino, explica que agora o próximo objetivo é traçar as metas de alta permanência de acordo com a linha de cuidado do doente. “Digamos que uma pessoa deu entrada com quadro de pneumonia. O caso dela deveria ser resolvido, em até sete dias. Se passar disso, já estará entrando em uma alta permanência”.
Para quantificar os dados, a equipe monitorou as cinco enfermarias durante os 90 dias e registrou tudo em livro de ocorrência. Neste, eram anotadas todas as ações realizadas com metas a serem cumpridas e propostas para dar resolutividade ao problema do paciente. “Dessa forma conseguimos traçar um perfil de cada andar, quais os maiores entraves e as causas principais que levaram aquele paciente a ficar internado no Walfredo Gurgel”, explica a gerente de enfermagem Melka Torquato.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria estadual de Saúde.

Pesquisar este blog

Arcebispo da Paraíba convoca para Greve Geral

A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na P...

MAIS VISTAS

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

INSTAGRAM @namidiadorn