INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Carlos de Miranda Gomes toma posse na Academia

O escritor Carlos Roberto de Miranda Gomes tomará posse nessa sexta-feira, 12, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, assumindo a Cadeira nº 33, que tem como patrono o compositor potiguar Tonheca Dantas.
Carlos Miranda Gomes iniciou a sua vida como artista de rádio, tendo integrado as equipes da extinta Rádio Poti, dos Diários Associados, e da Sociedade Artística Estudantil.
Sua posse ocorre exatamente na semana em que se comemora os 144 anos do patrono de sua cadeira.
TONHECA DANTAS, na realidade, Antônio Pedro Dantas, nasceu no dia 13 de junho de 1871 no sítio Carnaúba de Baixo (Carnaúba dos Dantas-RN), cidade demarcada pelos Portugueses em 11 de abril de 1613.
Foi o 5º filho do segundo matrimônio do viúvo Tenente-Coronel da Guarda Nacional João José Dantas, com a escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo, celebrado em 1º de fevereiro de 1871, de um total de oito: Pedro Carlos de Maria, José Venâncio de Maria, João Pedro Dantas, Manoel Nicolau Dantas, Antônio Pedro Dantas, Francisca Urçulina da Conceição, Maria Clara do Monte-Falco e Luís Felipe Dantas. 
Pelos grandes feitos e pela notabilidade alcançada em sua vida, mereceu a eleição para Patrono da Cadeira nº 33 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, cujos primeiros ocupantes foram, respectivamente, Owaldo de Souza, também maestro e Hypérides Lamartine (Pery), aeronauta, escritor e poeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário