INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Seca e previsão de poucas chuvas alertam o RN para economia d’água

Dicas simples como troca de torneiras e válvulas de descarga podem evitar desperdícios

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Com o sol escaldante que tem dominado os dias no Rio Grande do Norte, economizar água torna-se uma missão quase impossível, mas extremamente necessário. Para o sertão potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) já apontou para fortes possibilidades de mais um ano de chuvas abaixo da média. Ou seja, seca.  Os três maiores reservatórios já registravam a média preocupante de 35% da sua capacidade total segundo o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).
No litoral a situação também não se apresenta de forma menos crítica. No início deste ano, as chuvas de verão foram tímidas na região metropolitana de Natal, onde mais de um terço da população do Estado reside. Por esses e outros motivos se torna tão importante economizar um recurso tão precioso e ao mesmo tempo finito como a água.
Um dos produtos que tem se popularizado e conquistado os banheiros de quem se preocupa com o meio ambiente é são as válvulas de descarga com duplo acionamento. Os dois botões ajudam a dosar a quantidade de água de acordo com a necessidade fisiológica a ser despejada na bacia sanitária.
Um botão menor aciona um volume de três litros, geralmente usado logo depois de urinar. Para fezes, há a possibilidade de acionar o dobro do volume. O melhor é que esse produto não é tão caro. Pode ser encontrado no mercado a partir de R$ 57,95. Mas o melhor mesmo é a economia, que pode chegar a 30%.
Para as torneiras e chuveiros, existe o regulador de vazão. Esse equipamento reduz o fluxo exagerado de água e pode economizar até 70% da água nesses pontos. Os arejadores unem a água ao ar e diminuem o volume nos jatos de água das torneiras. Quanto maior a pressão, maior a economia. Esse artifício reduz até 80% o consumo do ponto de água.
Também já há cubas acopladas à caixa de descarga em que a água utilizada para lavar, as mãos ou escovar os dentes é filtrada e reutilizada no vaso sanitário. A economia de água pode chegar a 25%. As torneiras de fechamento automático também são soluções tradicionais, mas que são muito válidas, pois economizam até 50% do consumo de água.
Às vezes, basta substituir uma torneira velha por outra nova para evitar grande desperdício de água e ainda poupar. No período de um ano, uma torneira que pinga freneticamente mesmo “fechada” gasta cerca de 16 mil litros de água tratada. Sem esse desperdício, haveria uma economia de R$ 1.200 mil anualmente.
Uma encanação velha também pode custar muito ao meio ambiente e às finanças pessoas. Um buraquinho de 22 milímetros pode gerar um desperdício de água 96 mil litros por mês, o que equivale a dez carros pipa de água tratada. As dicas mais elementares de escovar os dentes com a torneira fechada, passar sabonete com chuveiro fechado, não lavar a calçada com água devem se manter mesmo que a família reforma toda a casa com equipamentos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário