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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

AEROPORTO DEVE VOLTAR PARA PARNAMIRIM

O projeto inicial era audacioso: um grande aeroporto de cargas, um hub para vôos internacionais e, junto, uma zona industrial para exportação, uma ZPE. Milhares de empregos e um novo e importante pólo de desenvolvimento para o estado – composto por serviços e indústrias de ponta. Vias para chegar, seriam duas, três opções. Pela área norte e pela área sul. Pistas duplicadas, bem iluminadas, de trânsito rápido permitiriam que em poucos minutos se chegasse ao aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante.
Por muitos anos, um sonho. Até que um dia… tornou-se realidade. Mas veio como uma grande frustração. Executado pela metade, o projeto resultou apenas em uma pista de pouso e um terminal de passageiros, como outro qualquer, construído em uma área isolada, sem acessos adequados, com vários pontos de estrangulamento de trânsito, sem indústrias, sem serviços e até sem sinal de celular. Um transtorno geral para quem precisa viajar de avião no estado e, ainda mais, para o turismo, um dos principais pilares do nosso desenvolvimento – cujo fluxo já caiu 18% depois do início das operações.
Causou revolta. Não é possível isso ter acontecido… Disseram muitos. O aeroporto de Parnamirim fica a 10, 15 minutos do centro de Natal. Acessos e infra-estrutura de excelente qualidade. Era um dos fatores que mais contribuíam para a nossa atividade turística: não havia qualquer transtorno para chegar ou sair de Natal. Isso era um fato notório, reconhecido, consolidado. Um diferencial sobre outros destinos que têm problemas com localização do aeroporto.
Uma coisa seria ter o projeto completo executado: com o pólo industrial, com infra-estrutura, com as diversas opções de acesso. Valeria a pena percorrer uma distância maior pelo ganho dos empregos e do desenvolvimento para a economia do estado – tudo bem. Mas do jeito que está é inviável”, protesta Geraldo Dantas, comerciário. 
Diante dessa situação, começa a surgir um movimento pela volta do aeroporto de Parnamirim – com significativa repercussão nas redes sociais e em outras mídias.
Uma das discussões é se fazer a troca: A base militar que usa o terminal de Parnamirim iria para São Gonçalo, onde poderia ser melhor acomodada com o amplo espaço no entorno, ideal para treinamentos militares. E o aeroporto comercial voltaria a ser em Parnamirim e poderia ser otimizado utilizando-se o terminal que já operava antes e mais a área de uso militar que é conexa e seria liberada. A empresa que investiu no terminal de São Gonçalo continuaria operando em Parnamirim. Simples. E ficaria assim em definitivo – ou – até que a tal zona industrial e as obras de acesso e infra-estrutura de São Gonçalo ficassem totalmente prontas, coisa aí para uns 10 anos, no mínimo. Estudos de formatação jurídica, técnica e econômica e, sobretudo, a transparência de todo o processo, certamente, daria segurança e controle a essa medida.
O que você acha disso? É a favor ou contra o retorno do aeroporto para Parnamirim?
Fonte: repercussao.com

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