Juntos,
os três principais candidatos à Presidência da República, Dilma
Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), têm pouco mais
de 2,7 milhões de seguidores no Facebook. Pode parecer muito, mas o
número de fãs não chega nem perto, por exemplo, dos 19,5 milhões do
primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, considerado o mais recente
caso de sucesso de um político que conseguiu transformar “curtidas” em
vitória nas urnas.
Para tirar
proveito da maior rede social do mundo – são 1,32 bilhão de usuários –,
desde o ano passado as campanhas para presidente, governadores e
senadores recebem treinamento de especialistas do Facebook. Em
entrevista ao site de VEJA, o diretor de Relações Institucionais da
empresa, Bruno Magrani, conta o que o político deve e o que não deve
fazer na rede para atrair os 87 milhões de brasileiros que navegam na
rede de Mark Zuckerberg.
O que o candidato deve fazer no Facebook para conquistar seguidores?
O que o candidato deve fazer no Facebook para conquistar seguidores?
Recentemente,
nas eleições na Índia, foi eleito o primeiro-ministro Narendra Modi, que
fez um uso enorme do Facebook. Hoje ele é um dos políticos que tem mais
fãs na rede em todo o mundo. No Brasil, as equipes dos políticos nos
procuraram com a curiosidade de saber o que é mais eficaz no Facebook.
No Brasil, por exemplo, 87 milhões de usuários usam a ferramenta pelo
menos uma vez por mês. Desses usuários, 63 milhões acessam a partir do
celular. Por isso, quando o político pensa em colocar conteúdo na página
dele, tem que pensar em conteúdo sucinto, considerar que o eleitor está
vendo o conteúdo em uma tela pequena e, por isso, o ideal é dar enfoque
no uso de imagens. O uso de vídeo também gera um engajamento alto e
atrai o usuário-eleitor. Para os políticos recomendamos também
proporcionar um diálogo, ter uma via de comunicação efetiva com os
eleitores para permitir essa aproximação.
Robosn Pires
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