INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mancha amarela aparece nas águas da praia de Ponta Negra

O mar azul da praia de Ponta Negra tem apresentado manchas amareladas e marrons em suas águas. Quem visita essa orla não deixa de notar uma larga mancha escura em meio as ondas do mar.
A mancha denuncia a reprodução em larga escala de microalgas, potencializada pela oferta de matéria orgânica procedente de esgoto. Esse excesso  de matéria orgânica produz no mar nitrogênio e fósforo, que são alimento para as microalgas.
“Pela amostragem que temos, se apresenta um número de fitoplânctos maior do que o comum”, explica Guilherme Fugêncio, professor do departamento de oceanografia da UFRN. “Precisaríamos de uma amostragem mais concentrada e possivelmente uma visita ao local. Mas por esta análise e pelas condições locais, encontramos razão neste fenômeno”.
Ele acrescenta ainda que é uma ocorrência natural para esses tipos de microalgas, mas está em excesso. “Essas altas florações aparecem como uma resposta do ambiente como resultado da poluição”, afirmou.
Foram encontrados na análise dinoflagelados, cianobactérias e diatonáceas, que são tipos de fitoplânctos.  Os fitoplanctos, como também podem ser chamadas as microalgas, são micro-organismos  que vivem naturalmente “flutuando” na água. 
Em dezembro do ano passado, fenômeno semelhante ocorreu no Rio de Janeiro, na orla de Copacabana. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esclareceu que o fenômeno era decorrente do resultado da floração de algas da espécie tetraselmis sp., um processo que não libera toxinas e, por isso, não oferece riscos aos banhistas e devia ter relação com o forte calor e com a disponibilidade de nutrientes na costa do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário