INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quarta-feira, 8 de março de 2017

JORNALISTA POLIANA SANTOS...

BLOG ZONA NORTE FELICITA A TODAS AS MULHERES DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, DO BRASIL E DE TODO MUNDO, ESCOLHENDO ELA A JORNALISTA, MULHER, E COMPANHEIRA DE DE COMUNICAÇÃO, ELA QUE AQUI REPRESENTA A TODAS VOÊS MULHERES QUE SÓ COM A FORÇA DO CORAÇÃO VENCE A LUTA DO DIA-DIA.
          FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!








UFRN lança livro que questiona a figura, o perfil e o que faz o intelectual

Será lançado no dia 10/03, às 17h, na Cooperativa Cultural Universitária da UFRN, em Natal, o livro “O intelectual e a cultura: múltiplas ressonâncias”, de Margarida Maria Knobbe e Maria da Conceição de Almeida. Trata-se de uma obra que, ao questionar sobre o que – ou quem – é o intelectual, revisita inúmeros autores os quais, ao longo da história, trataram do tema ou personificaram o fenômeno da intelligentsia.
Seria intelectual aquele sujeito que dedica grande parte de sua vida ao trabalho de investigação das questões fundamentais do seu tempo? Que busca respostas para fenômenos em gestação ou ainda inexplicados? Que olha o que todo mundo olhou, mas vê o que ninguém viu, porque consegue formular criativamente novas perguntas sobre velhos problemas? Aquele de quem a sociedade espera uma explicação plausível para compreender porque as coisas são como são?
Certamente, é muito maior o elenco das indagações que, ao longo da história da ciência, problematizou o perfil do intelectual e sua função histórica. Por vieses diferentes, a filosofia, a ficção científica, a sociologia, a literatura e a epistemologia se arriscaram na formulação do que deve ser o intelectual, esse leitor privilegiado do mundo que ocupa alguns lugares profissionais: jornalista, professor, cientista, escritor, artista, etc.
Tangenciando questões de fundo epistêmico, histórico-sociológico e comunicacional, este livro desenvolve vários eixos, ora analíticos, ora analógicos, tentando capturar as metamorfoses e o sentido do fenômeno da intelligentsia. Um desses eixos passa por uma sequência de personalidades ímpares e suas circunstâncias, como Voltaire, Comte, Durkheim, Max Weber e Zola, além de Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Mário de Andrade, Lima Barreto, o coreano Yi Sáng e Edgar Morin em uma composição que articula alguns movimentos de mútua contaminação e/ou ruptura entre os intelectuais e a cultura.
O conteúdo ultrapassa os argumentos institucionalizados, fazendo uso das analogias suscitadas pela fábula “A cigarra e a formiga”, a partir das interpretações permitidas por todo o corpo fabular atribuído a Esopo. Demonstra como a fábula “A cigarra e a formiga” pode ser entendida como um mito de fundação da civilização ocidental e da divisão do trabalho, além de, ao mesmo tempo, representar a escravidão do homem e do pensamento, “arbitrariamente afastados da polissemia e da polifonia”.
O fluxo deste trabalho, que faz repercutir diversos ‘idiomas’, embora seja embalado por metalinguagens (a música, o mito...), aposta na palavra como elemento intercessor entre a filosofia, a arte e a ciência, e culmina com a narrativa de uma nova fábula que propõe tecer a informação, a reação, a reflexão, a criação e a comunicação, de forma a catalisar as relações sociais pelo imaginário e pela razão aberta.



CBTU implanta viagens extras de trem na Linha Norte de Natal

A partir desta terça-feira (7), a população da Zona Norte de Natal contará com mais três opções de horário no sistema de trens urbanos da capital, entre os bairros da Ribeira e Nova Natal, de segunda à sexta.
A CBTU irá inserir viagens extras em sua grade horária, temporariamente, visando amenizar o problema de mobilidade enfrentado pela população da Zona Norte, disponibilizando viagens às 05h40 e 16h40, partindo da Estação Nova Natal, com destino a Ribeira, onde está situada a Estação Central de Natal; Ainda ocorrerá uma viagem extra às 16h05 partindo da Ribeira com destino a Nova Natal.
De acordo com Leonardo Diniz, superintendente da CBTU NATAL, a entrega de novas composições de VLT estão permitindo à Companhia melhorar os serviços prestados à população, a partir da inserção de novas viagens e do incremento dos índices de pontualidade e regularidade do sistema.
Com as viagens extras, os usuários do sistema de trens passarão a contar com a oferta de 15 viagens diárias na Linha Norte, ligando a Ribeira à Nova Natal.
http://www.trampolimdavitoria.net/

Mulheres terão dia especial no Parque Aluízio Alves

Neste Dia Internacional da Mulher - 8 de março - a Prefeitura de Parnamirim organizou um grande evento para presentear as parnamirinenses. A partir das 8h30, no planetário da cidade, serão realizadas palestras sobre a valorização da mulher. Após as palestras as participantes participarão de atividades físicas.
Durante a tarde, no Parque Aluizio Alves, o público poderá contar com aulas de zumba, orientação de educador físico, caminhada e muitas outras atividades para tornar o dia mais leve e alegre.
Francisca Dantas Ribeiro, responsável pelo Planetário,explicou que a ideia é não apenas homenagear as mulheres, mas oferecer um momento de lazer. "A atividade com educador físico e psicólogo é desenvolvida aqui no Planetário todas as quartas. E, para celebrarmos a data resolvemos ampliar essa ação", justificou.
Uma palestra abordando o tema mulher foi preparada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e tem como proposta discutir a história da mulher e a valorização do seu papel.  Um dos pontos altos será a aula de zumba, com pessoal qualificado para orientar as participantes de todas as idades. O evento é aberto a toda a comunidade. 
http://www.trampolimdavitoria.net/

Prefeitura se recusa a receber doação de remédio para animal doente no curral municipal de Natal

Por interino
 
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais realiza visitas periódicas ao Curral municipal, local onde ficam guardados os equinos que são apreendidos pela Prefeitura. Na última visita, dia 06/03, as representantes da Frente constataram a presença de um animal com enorme infestação de carrapatos. Os funcionários do curral informaram que no local não existe medicação para esse tipo de tratamento, e nem previsão de compra. O valor do medicamento custa, em média, R$ 30,00. O Curral é administrado pela SEMSUR.
Sensibilizados com a situação do animal, os representantes buscaram a SEMSUR para fazer a doação do medicamento, contudo a secretaria se recusou a receber o ofício informando a doação. Essa atitude acaba por prejudicar os animais sob guarda da Prefeitura. O carrapato é um parasita que transmite doenças para o animal e para o homem, caso da febre maculosa, quando não tratada a infestação pode atingir outros animais e causar a morte dos infectados.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, junto com o presidente da Frente Vereador Sandro Pimentel (PSOL), irá realizar nova visita ao curral nesta quinta, 09/03, as 9h, para tentar, mais uma vez, entregar a doação do remédio. “Entendemos que a Prefeitura não pode se omitir de preservar a vida de um animal quando existem condições objetivas e boa vontade dos protetores de animais para ajudar”, afirmou o vereador.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/prefeitura-se-recusa-a-receber-doacao-de-remedio-para-animal-doente-no-curral-municipal-de-natal/#ixzz4akQRiPKa

EM DOIS ANOS, POPULAÇÃO BRASILEIRA EMPOBRECE 9,1%.

Entre os anos de 2014 a 2016, o PIB per capita (o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país) caiu 9,1%.
A constatação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passa a ser significativa, considerando-se que no mesmo período a população aumentou 0,9% ao ano.
No ano passado, o PIB per capita caiu 4,4%, enquanto a retração do PIB foi de 3,6%.
Em 2015, o PIB per capita havia caído 4,6%, para uma queda do PIB de 3,8%.

Fonte: Rosalie Arruda