INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A HORA DA COMUNIDADE - NA FM LITORAL NORTE 87,9


4º BPM mantém operações de saturação na zona Norte de Natal

Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) intensificaram na noite desta quinta-feira (20) o patrulhamento tático com abordagens a suspeitos nas principais vias de acesso e a circulação da zona Norte de Natal. A ação tem o objetivo de apreender matérias ilícitos e capturar foragidos da Justiça na área garantindo mais segurança para a população, reduzindo os índices de criminalidade.


Na ação foram abordados 178 pessoas e 90 motociclistas, entre motos e carros, em atitude suspeita, nas avenidas Senhor do Bonfim, Itapetinga, Pompéia, João Medeiros filho, além dos acessos a Ponte Newton Navarro. Durante toda ação não houve registro de prisões e nenhuma ocorrência foi registrada no Centro Integrado de Operações da Segurança Publica (CIOSP) naquela região.

Estado terá que cumprir com progressão remuneratória de PM

O Estado terá que efetivar a implantação do Subsídio, de acordo com o novo modelo remuneratório estabelecido pela LCE n° 463/2012, e implantar a remuneração no valor correspondente à graduação de Cabo PM, Nível VI, para um servidor da Polícia Militar, que moveu o Mandado de Segurança com o objetivo de garantir esses direitos. A decisão foi tomada pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho, o qual determinou que o reajuste fosse implantado em caráter imediato.

No MS, o autor alegou ser Cabo da Polícia Militar da ativa e que, em observância ao artigo 10 da LCE 463/2012, a Diretoria de Pessoal da PM/RN publicou no Boletim Geral do Comando n.° 143, de 03 de agosto de 2016 a concessão de progressão funcional, movimentando-o para do Nível Remuneratório V para o VI de Cabo da PM/RN, contudo não vem percebendo os valores remuneratórios de acordo com a tabela de subsídio atual.


“Note-se que, a despeito da concessão administrativa das progressões, não houve a implantação de tais benefícios nos contracheques do servidor, conforme demonstrado nos autos”, pontua o desembargador, ao destacar que a implantação buscada não representa afronta à vedação contida na Lei n.° 9.494/1997, já que a pretensão consiste em recebimento de subsídio compatível com o nível remuneratório que o impetrante se encontra, nos termos do enquadramento já deferido na via administrativa.

Filho de LULA vai trabalhar e morar no Uruguai


Investigadores da Operação Zelotes suspeitam que a mudança para o Uruguai do filho caçula do ex-presidente Lula, Luis Cláudio, seria o início da debandada de familiares do petista para escapar da ação da Justiça brasileira. Luis Cláudio é um ds principais investigados da Operação Zelotes. Governado por simpatizantes de Lula, o Uruguai foi escolhido a dedo.
O filho investigado de Lula foi contratado pelo Juventud de las Piedras, clube da primeira divisão do Uruguai, para trabalhar nas categorias de base da equipe. O presidente do clube, Yamandú Costa, afirmou à imprensa local, que Luis Cláudio trabalhará em “projetos desportivos e sociais” do time sob “um conceito progressista da formação dos atletas”, seja lá o que isso for.
Ainda de acordo com Costa, a contratação do caçula do ex-presidente foi possível graças ao vínculo entre o clube e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), da ONU. “O Juventud vem desenvolvendo um programa inovador no futebol uruguaio, com forte investimento na infraestrutura e trabalho em valores”, vangloria-se o cartola, segundo quem, graças à parceria, os jogadores das categorias de base do clube têm “zero porcento de evasão escolar”.

Pessoas ligadas a Henrique Alves comemoram o processo que envolve a OAS ter sido enviado para julgamento no RN


Resultado de imagem para eduardo cunha cobra de leo pinheiro dinheiro para henrique alves
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte o inquérito contra o ex-deputado e ministro Henrique Alves, o ex-deputado, agora preso Eduardo Cunha e o empresário Léo Pinheiro, um dos donos da OAS, por doação oficial e registrada da empresa à campanha de Henrique em 2014.
O procurador-geral, Rodrigo Janot chegou a afirmar que que Henrique Alves recebeu propina disfarçada de doação oficial para sua campanha ao governo em 2014.
“Havia, inclusive, doações rotineiras – a demonstrar a estabilidade da relação espúria – e doações extraordinárias. Da mesma forma, verificou-se não apenas a participação de Henrique Alves nesses favores, como também o recebimento de parcela das vantagens indevidas, também disfarçada de ‘doações oficiais'”, afirmou o procurador.
Esse processo foi encaminhado para a justiça federal potiguar porque Henrique Alves perdeu o foro que tinha quando era Ministro.
O que estranha desde esta quinta-feira quando o STF determinou o envio para JF/RN, é o comportamento de pessoas ligadas ao ex-deputado em grupos de whattsapp, nas redes sociais e até de pessoas da imprensa ligada a esposa de Henrique.
Essas pessoas em conversas informais e até públicas, não escondem uma alegria e o alivio porque o processo veio para o RN, como se aqui a espada da justiça federal fosse diferente da de Sérgio Moro ou de algum outro estado, inclusive um desses personagens chegou a dizer que agora “será feita JUSTIÇA”, e “aqui as possibilidades são maiores”.
Para o nosso leitor não se confundir, esse processo remetido para julgamento no estado não é ligado a operação Lava Jato e nem é o da denuncia da ex-esposa de Henrique, a socialite Monica Azambuja, que ele tinha dinheiro fora do Brasil.

Depois de parar na delegacia, “de menor” no Brasil promete parar de assustar moradores vestido de palhaço


CvO_CouUsAAONBKUma brincadeira de um adolescente, de 13 anos, causou pânico e assustou os moradores de Castelo, interior do Espírito Santo, na noite da última quarta-feira (19). Ele vestiu uma fantasia de palhaço e saiu pelas ruas do centro da cidade. A Polícia Militar precisou ser acionada para tranquilizar os moradores.
De acordo com informações da PM, um grupo de adolescentes estava em uma praça no Centro da cidade, quando o palhaço apareceu. Elas contaram aos policiais que ele estava com um pedaço de madeira na mão e correndo pela rua. Assustadas, as adolescentes correram e uma acabou caindo e ficou ferida.
Vários moradores encontraram o palhaço nas ruas e, rapidamente, as fotos se espalharam pelas redes sociais, causando ainda mais confusão. A Polícia Militar realizou buscas pela cidade, mas o palhaço não foi encontrado.
O adolescente, fantasiado de palhaço, foi visto em várias ruas no centro de Castelo na noite da última quarta-feira (19)
caso-palhaco-1
Na manhã desta quinta-feira (20), o adolescente foi até a Delegacia do município prestar esclarecimentos sobre a confusão. Segundo a Polícia Civil, ele contou que estava brincando e se arrependeu da brincadeira. O adolescente contou ainda não que não atacou ninguém, e que as adolescentes se assustaram com a fantasia e correram atrás dele com um pedaço de madeira. Uma delas, estava de salto alto e caiu, e que ele não provocou ninguém na rua.
Após prestar os esclarecimentos, ele foi liberado. Antes de sair da delegacia, o adolescente divulgou uma foto nas redes sociais em que se desculpa pela confusão causada.
Em várias cidades do Brasil moradores relatam o aparecimento de “palhaços assustadores”. Em Minas Gerais, um estudante de direito, que atua como voluntário, chegou a ser agredido por causa da fantasia.

Construção do campus Natal da UERN está em fase de acabamento


IMG000000000130880O Governo do Estado está trabalhando para finalizar a construção da sede própria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, localizada Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, e entregar em dezembro deste ano.
Em fase de acabamento, os serviços que estão em execução: revestimento externo do prédio, conclusão dos pisos do primeiro e segundo andar, aplicação da impermeabilização da manta de cobertura, finalização dos revestimentos dos banheiros, entre outros serviços.
A obra é da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN com fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN. Os recursos já estão assegurados no valor de R$ 6.500.296,00 (investimento do Governo do Estado, por meio do PROINVESTE).
Novo Campus
Contará com salas de aulas, laboratórios, setor administrativo, banheiros, espaço para convivência e mini-auditório.

TCE: Cabe ao conselheiro Poti Júnior decidir se STTU pode multar Uber


O procurador de Contas, Thiago Martins Guterres, protocolou nesta quinta-feira (20) representação com pedido cautelar para que a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal se abstenha de efetuar qualquer medida restritiva ao serviço de transporte privado Uber, incluindo a aplicação de multas. 
O pedido será julgado pelo conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior (Poti Júnior).
De acordo com os termos da representação, os serviços privados de transporte individual oferecidos por aplicativos virtuais, como o Uber, “não são incompatíveis com a nossa ordem jurídico-constitucional, mas, pelo contrário, expressam uma peculiar concretização dos seus objetivos mais basilares”, principalmente no que diz respeito à liberdade de iniciativa e de concorrência. O procurador aponta que essas atividades são “expressamente autorizadas pela legislação federal”.
Uma regulamentação municipal, portanto, não poderá proibir ou inviabilizar os serviços ofertados por aplicativos virtuais. Além disso, para o procurador Thiago Guterres, a argumentação utilizada pela STTU, de que a prestação de serviços pelo Uber infringiria a Lei Municipal 5.022/1998, não se sustenta, pois “atualmente inexiste qualquer lei municipal regulamentando o funcionamento dos serviços privados de transporte individual de passageiros gerenciados por aplicativos virtuais como o Uber, não podendo a Lei Municipal nº 5.022/1998 suprir este vacuum legislativo”.
“A inviabilização dessas tecnologias por gestores municipais, em atenção a setores específicos ou grupos de pressão, jamais poderá ser admitida pelos órgãos de controle externo, sob pena de estarmos chancelando a absurda ideia de que as únicas soluções de mobilidade admissíveis são aquelas custeadas pelo erário municipal e determinadas pelo governo local”, afirma o procurador.

www.edwardrocha.net.br

CUIDADO COM A SÍFILIS

Epidemia na saúde


Zanone Fraissat/Folhapress
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Barros anunciou um pacote de medidas para tentar conter o avanço da doença. Entre elas está a ampliação de testes rápidos para diagnóstico e o tratamento da doença em grávidas.

Pelo menos metade dos casos de sífilis em gestantes são diagnosticados no terceiro trimestre de gestação, quando as chances de se proteger o bebê já são bem menores do que quando a terapia começa na primeira fase da gravidez.

www.edwardrocha.net.br

MEGA-SENA ACUMULADA NOVAMENTE


Como anda a sua sorte?


Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena. Os números sorteados na noite de ontem foram 01, 05, 23, 25, 28 e 31. O sorteio é o segundo da série de três sorteios da chamada Mega Semana da Sorte.

Para o próximo concurso, amanhã, a Caixa estima o valor do prêmio principal em R$ 42 milhões. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país até o horário das 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. 




  

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Hora da Comunidade - direto do Ginásio Nélio Dias

Hoje, o Programa Hora da Comunidade com Jeferson Andrade e Edward Rocha , diretamente do Estacionamento do Ginásio Nélio Dias a partir das 18h. Falando sobre a Situação de abandono do Espaço Publico
Não percam! Participe ao Vivo pelo Fala Comunidade 3614-3332 aqui você tem vez e voz...
vá ao local e participe! 

Anvisa proíbe fabricação de medicamento para pacientes com glaucoma



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em resolução publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso em todo o território nacional do medicamento Glucosamina Condroitina cápsulas. O medicamento é indicado por pacientes com glaucoma.


De acordo com a resolução, a medida é de interesse sanitário, pois a sua fabricação é por empresa desconhecida que não consta do cadastro da Anvisa.

Fonte: Agência Brasil

Eduardo Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.
A Polícia Federal (PF) informou que o ex-presidente da Câmara foi preso na garagem de um edifício. Já o advogado dele disse que a prisão aconteceu no apartamento funcional de Cunha.
O deputado cassado embarcou às 15h em um avião da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília com destino a Curitiba, onde ficará preso.  O avião chegou ao aeroporto, na Região Metropolitana de Curitiba, às 16h45. De lá, Cunha seguiu para a superintendência da PF.  
No despacho que determinou a prisão, Moro diz que o poder de Cunha para obstruir a Lava Jato "não se esvaziou". O juiz havia autorizado a PF a entrar na casa de Cunha no Rio de Janeiro para prendê-lo.
Moro é responsável pelas ações da operação Lava Jato na 1ª instância. Após Cunha perder o foro privilegiado com a cassação do mandato, ocorrida em setembro, o juiz retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta segunda (17), Moro havia intimado Cunha e dado 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.
Em nota divulgada por seus advogados, Cunha afirmou que a decisão de Moro que resultou na prisão é "absurda" e "sem nenhuma motivação". 
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), em liberdade, Cunha representa risco à instrução do processo e à ordem pública. Além disso, os procuradores argumentaram que "há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior" e da dupla cidadania. Cunha tem passaporte italiano e teria, segundo o MPF, patrimônio oculto de cerca de US$ 13 milhões que podem estar em contas no exterior.
Para embasar o pedido de prisão do ex-presidente da Câmarax, a força-tarefa da Operação Lava Jato listou atitudes, que conforme os procuradores, foram adotadas por Cunha para atrapalhar as investigações.
Entre elas, a convocação pela CPI da Petrobras da advogada Beatriz Catta Preta, que atuou como defensora do lobista e colaborador da Lava Jato Julio Camargo, responsável pelo depoimento que acusou Cunha de ter recebido propina da Petrobras.
Atitudes de Cunha para atrapalhar a Lava Jato, segundo o MPF:
– Requerimentos no TCU e à Câmara sobre a empresa Mitsui para forçar o lobista Julio Camargo a pagar propina;
– Requerimentos contra o grupo Schahin, cujos acionistas se tratavam de inimigos pessoais do ex-deputado e do seu operador, Lucio Bolonha Funaro;
– Convocação pela CPI da Petrobras da advogada Beatriz Catta Preta, que atuou como defensora do lobista Julio Camargo, responsável pelo depoimento que acusou Cunha de ter recebido propina da Petrobras;
– Contratação da KROLL pela CPI da Petrobras para tentar tirar a credibilidade de colaboradores da Operação Lava Jato;
– Pedido de quebra de sigilo de parentes de Alberto Youssef, o primeiro colaborador a delatar Eduardo Cunha;
– Apresentação de projeto de lei que prevê que colaboradores não podem corrigir seus depoimentos, como fez o lobista Julio Camargo, ao delatar Eduardo Cunha (refere-se ao projeto de lei de autoria do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), um dos membros da tropa de choque que o ex-deputado federal Eduardo Cunha liderava);
– Demissão do servidor de informática da Câmara que forneceu provas que evidenciaram que os requerimentos para pressionar a empresa Mitsui foram elaborados por Cunha, e não pela então deputada “laranja” Solange Almeida;
– Suspeita do recebimento de vantagem indevida por emendas para bancos e empreiteiras;
– Manobras junto a aliados no Conselho de Ética para enterrar o processo que pede a cassação do deputado;
– Ameaças relatadas pelo ex-relator do Conselho de Ética, Fausto Pinato (PRB-SP);
– Relato de oferta de propina a Pinatto, ex-relator do processo de Cunha no Conselho de Ética.

Fonte: G1 Paraná

Motorista e despachante ficam feridos após assalto em terminal

Foto: Cedida
Um motorista e um despachante da empresa Guanabara ficaram feridos após um assalto ocorrido na manhã desta quarta-feira (19), no terminal da linha 20, no bairro Cidade da Esperança. Um dos suspeitos usou a coronha de uma arma para atingir as vítimas.
De acordo com outras vítimas que estavam no terminal a ação foi protagonizada por dois assaltantes, mas um só usou de violência para cometer o roubo. O motorista e o despachante foram atingidos na cabeça e socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro.
O terminal do 20, como é mais conhecido já foi palco de outros assaltos e até mesmo de atentados. Os autores do arrastão conseguiram fugir sem deixar pistas, mas serão alvos de investigação.

Fonte: Portal BO

Mulher de 19 anos é esfaqueada pelo ex-companheiro na zona Sul

Um lá mulher de 19 anos identificada como Eritânia dos Santos Nascimento foi vítima de um atentado na noite desta quarta-feira (19), no conjunto dos Professores, em Capim Macio, zona Sul de Natal. O suspeito do crime, ex-companheiro da vítima usou uma faca para peixeira para ferí-la; Genival Manoel está preso.
O fato aconteceu as 18h, Eritânia tinha acabado de sair do trabalho quando foi surpreendida por Genival armado. De acordo com os policiais do 5° Batalhão, que atenderam a ocorrência, o suspeito esfaqueou a ex-mulher e fugiu, mas foi pego pela população.
Na delegacia depois de preso, Genival disse a reportagem do Portal BO que tentou matar Eritânia por que não aceita a separação. "Eu não me arrependo de nada do que eu fiz, me armei para matá-la", relatou.

Fonte: Portal BO

Flávio Azevedo: “Antes a venda de um imóvel não-funcional do que deixar os servidores sem dinheiro”



Secretário do Desenvolvimento Econômico discorda da opinião do deputado Kelps Lima sobre a venda de imóveis para aumentar as receitas do estado

Flávio Azevedo: "melhor a venda de um imóvel que não é mais funcional, do que deixar os servidores sem receber dinheiro"Foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na última terça-feira (18), um projeto de lei que institui o Fundo de Investimentos em Infraestrutura. O projeto, de autoria do governador Robinson Faria, visa alienar propriedades do patrimônio público, que não estão sendo utilizados, para gerar recursos para o estado.
O empresário Flávio Azevedo, atual secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico se posicionou a favor da medida e conta que qualquer organização, pública ou privada, que se encontre em situação de desequilíbrio entre receitas e despesas, deve buscar maneiras que auxiliem a diminuição das despesas e, ou também, o aumento das receitas.
“Eu tenho a convicção de que o estado já fez tudo o que podia fazer para diminuir as despesas, e o que estão tentando agora é uma segunda etapa”, explica Flávio Azevedo. Segundo o empresário a proposta de vendas de ativos que não estão contribuindo para o desenvolvimento econômico, ou para o social, seria boa, pois acrescentaria receitas ao orçamento do estado.
Quando questionado sobre a opinião do deputado Kelps Lima, que afirmou, na sessão da Assembleia Legislativa que tratava sobre o Projeto de Lei, que tal medida era ruim, pois iria “dilapidar” o patrimônio público do estado, o Flávio Azevedo afirmou que seria “melhor a venda de um imóvel que não é mais funcional, do que deixar os servidores sem receber dinheiro”.

“Não vi o comentário do deputado, que merece o meu respeito, mas eu não entendo como destruição do patrimônio a venda de imóveis que, como eu disse, não servem para suporte de desenvolvimento”, concluiu o empresário.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Programa "A Hora da Comunidade"

Programa Hora da Comunidade com Jeferson Andrade e Edward Rocha da 87,9 FM Litoral Norte.A parti das 18h
Conversara hoje 19/10 Com a Vereadora de Natal Eudiane Macedo Participe pelo WhatsApp 98716-3094 Mande sua Pergunta...

ATENÇÃO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO!


Informamos que os valores dos precatório Ação de danos morais da Caixa Econômica desconto sobr eos empréstimos DIVULGADA LISTA COM SERVIDORES QUE RECEBERÃO PRECATÓRIOS REFERENTE À AÇÃO DE DANOS MORAIS

Informamos que os valores dos precatório referente à ação de danos morais já estão disponíveis na Caixa Econômica. Caso haja algum problema na hora da liberação dos valores, os servidores devem procurar o gerente da agência.

Entretanto, os seguintes servidores devem entrar em contato com o advogado da ação:
Vera Lúcia da Silva
Sebastiana Muniz da Silva
Rosa Geriza Lopes
Risenelde da Silva
Maria Lúcia Siqueira
Os demais que não estiverem nessa lista já estão liberados para realizar o saque em qualquer agência da Caixa Econômica.

IBGE: diesel foi o produto que gerou maior renda na indústria brasileira em 2014

Combustível -Imagem de arquivo/Agência Brasil

O Brasil tinha em 2014 41,2 mil empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas. Em suas 51,4 mil unidades produtivas, essas empresas comercializaram 3.441 diferentes tipos de produtos, que geraram receita de R$ 2,2 trilhões naquele ano.
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA Produto 2014), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando nesta quarta-feira (19). Os dados mostram ainda o ranqueamento da totalidade dos produtos, o valor das vendas de cada um, assim como sua posição de liderança no mercado.

O levantamento do IBGE indica que, pelo valor de venda, o óleo diesel manteve em 2014 a liderança do ranking industrial, respondendo por 3,5% dos R$ 2,2 trilhões gerados de receita pelo setor industrial – o equivalente a R$ 75,1 bilhões.

Os demais, em valor de receita e participação na renda total do setor, foram minério de ferro bruto ou beneficiados, com receita total de R$ 49,2 bilhões e participação de 2,3% do total do mercado; automóveis de cilindrada maior que 1500 cm3 e menor que 3000 cm3, com receita de R$ 43,1 bilhões e participação de 2% do total da receita do setor; e gasolina automotiva, (R$ 41,5 bilhões e 1,9%).

As informações da Pia Produtos 2014 indicam que, juntos, esses quatro produtos representaram 9,7% do total da receita do setor, o equivalente a quase um décimo do valor das vendas industriais em 2014.

Sobe e desce

O estudo constatou que, em 2014, os 100 produtos industriais com os maiores valores de venda tiveram, juntos, receita de R$ 1,11 trilhão, o equivalente a 51,6% da receita total das empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas.

Entre esses 100 produtos, os que mais ganharam posições no ranking, em relação a 2013, foram o álcool etílico, que passou da 164ª para a 80ª colocação; aparelhos de ar condicionado (da 118ª para a 75ª); latas de alumínio para embalagem (da 96ª para a 71ª); óxido de alumínio (da 66ª para a 42ª) e chapas e tiras de alumínio, de espessura superior a 0,2 mm (da 109ª para a 88ª).

Os cinco produtos que mais perderam posições desde 2013 foram: vergalhões de aço, que caíram da 60ª para a 90ª posição; máquinas para colheita (da 44ª para a 65ª); bobinas ou chapas de aços zincadas (da 72ª para a 91ª); pneus novos para ônibus e caminhões (da 68ª para a 84ª); e chassis com motor para ônibus (da 77ª para a 89ª).

Entre os 100 produtos industriais com as maiores receitas líquidas de vendas em 2014, os cinco que mais ganharam posições desde 2007 foram: chapas, bobinas e laminados metálicos (da 1416ª para a 77ª posição); adubos ou fertilizantes minerais ou químicos, fosfatados (da 718ª para a 56ª); álcool etílico (da 455ª para 80ª); biodiesel e suas misturas (da 381ª para 61ª) e cigarros (da 376ª para 59ª).

Os cinco produtos e serviços industriais que mais perderam posição nesse período, considerando as 100 maiores receitas líquidas de vendas, foram: ferro-gusa (da 31ª para a 79ª posição); vergalhões de aços ao carbono (da 44ª para a 90ª); alumínio não ligado em formas brutas (da 30ª para a 64ª); óleo de soja refinado (da 33ª para a 60ª) e sucos concentrados de laranja (da 48ª para a 74ª).

Quadro regional

Regionalmente, a PIA Produtos 2014 apontava naquele ano desempenho distinto entre os 3.441 diferentes tipos de produtos comercializados pelas 41,2 mil empresas industriais existentes no país, com 30 ou mais pessoas ocupadas.

Enquanto o óleo diesel, principal produto industrial do país, também liderava nas regiões Sudeste e Nordeste, além de ser vice-líder em comercialização no Sul, na região Norte, os líderes eram o minério de ferro e os televisores, enquanto no Centro-Oeste, as carnes bovinas, o bagaço de soja e o álcool eram os produtos predominantes.

No ano da pesquisa do IBGE, os três produtos com as maiores participações na receita de vendas industriais na Região Norte foram os minérios de ferro bruto, com 12,7%, televisores (8,2%) e refrigerantes (5,8%); no Nordeste, os três principais destaques ficaram com o óleo diesel (5%), os óleos combustíveis, exceto diesel (3,9%), e a gasolina (3%).

Enquanto no Sudeste os três produtos que lideravam as vendas eram o óleo diesel (3,7%), os óleos brutos de petróleo (3,2%) e o minério de ferro bruto (2,6%); na Região Sul estavam na liderança os automóveis (3,6%), o óleo diesel (3,5%), além das carnes e miudezas de aves congeladas (2,4%).

Os três produtos líderes de comercialização no Centro-Oeste eram carnes bovinas frescas ou refrigeradas (11,5%), bagaço de soja (9,5%) e álcool (6,7%).


Fonte: Agência Brasil