INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

GIRANDO COM A NOTÍCIA


MARCOS ANTONIO - UNIDO COM O POVO SEMPRE.


Após motim, visitas são suspensas no PEP

Os presos do Pavilhão 2 do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), que fizeram motim na noite de quarta-feira (3), serão punidos. As visitas estão suspensas por tempo indeterminado.
Na unidade, onde detentos queimaram colchões e tentaram destruir a torro com equipamento para bloqueio do sinal de celular, nenhuma visita será permitida.
Inicialmente, a suspensão vale para o fim de semana, quando estava previsto que os detentos daquele pavilhão receberiam parentes.
Além da suspensão das visitas, os detentos também não terão a reposição imediata dos colchões que foram queimados durante o motim. A medida também é tomada como castigo e não há data para que os itens sejam disponibilizados novamente aos detentos.

“Eles irão dormir no chão para aprender”, diz secretário Virgolino "Lampião"

O secretário do Interior, Justiça e Cidadania, Walber Virgolino (o Lampião), revelou que punições administrativas serão impostas aos detentos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) que colocaram fogo em colchões na noite desta quarta-feira (3) e tentaram destruir os bloqueadores de sinal telefônico instalados na unidade.
“Não vamos recolocar colchões dentro do presídio e eles irão dormir no chão para aprender”, disse o titular da Sejuc.
Ainda por causa dos ataques contra os bloqueadores, o secretário revelou que, como medida disciplinadora, a Sejuc também irá determinar a retirada de aparelhos como televisões, rádios e ventiladores.

JAIME CALADO ENGANA ALIADOS COM FALSAS PESQUISAS.

O prefeito Jaime Calado(PR), hoje conhecido como "dr. 
 
Mentirinha", tem transmitido aos seus vereadores que o seu 
 
candidato tem um percentual de votos maior do que o 
 
candidato Poti Neto, do PMDB.
 
 
 
"O prefeito diz, mas não mostra nenhuma pesquisa", disse, 
 
morrendo de ir, um vereador da base do prefeito. "Ele pensa 
 
que a gente é criança. Nós andamos o Município todo e 
 
sabemos da real situação", disse um vereador do grupo 
 
jaimista.
 
 
Resultado: o prefeito que está terminando o seu último 
mandato deixa a prefeitura com um título nada honroso: dr. 
Mentirinha. "O homem mente, viu Leidismar", disse um 
vereador da base.
TIREM SUAS CONCLUSÕES.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

JARITA 30 ANOS, TEATRO DA CULTUTA POPULAR.


POR MARCOS ANTONIO: PREFEITO!!! A POLÍCIA MERECE RESPEITO!



O vereador Marcos Antônio vem a público se solidarizar com todos os policiais militareO vereador Marcos Antônio vem a público se solidarizar com todos os policiais militates do estado e, repudir as declarações feitas pelo Prefeito da Cidade de Natal, Carlos Eduardo Alves, durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 03/08/2016, ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas.
Durante a entrevista, o Prefeito agride, desrespeita e desvaloriza todos os policiais militares do estado, que de maneira brilhante dedicam suas vidas em prol da segurança e tranquilidade da população. Enquanto isso o prefeito deu as costas para Natal em chamas, além de dar um verdadeiro golpe na guarda Municipal vetendo o projeto que ele mesmo encaminhou para a camara votar.
"Oprefeito não tem moral para cobrar nada de ninguém, nem muito menos desrespeitar uma categoria que é de extrema importância para o dia a dia de todos. A polícia militar mereçO vereador Marcos Antônio vem a público se solidarizar com todos os policiais militates do estado e, repudir as declarações feitas pelo Prefeito da Cidade de Natal, Carlos Eduardo Alves, durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 03/08/2016, ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas.
Durante a entrevista, o Prefeito agride, desrespeita e desvaloriza todos os policiais militares do estado, que de maneira brilhante dedicam suas vidas em prol da segurança e tranquilidade da população. Enquanto isso o prefeito deu as costas para Natal em chamas, além de dar um verdadeiro golpe na guarda Municipal vetendo o projeto que ele mesmo encaminhou para a camara votar.
"Oprefeito não tem moral para cobrar nada de ninguém, nem muito menos desrespeitar uma categoria que é de extrema importância para o dia a dia de todos. A polícia do estado merece o nosso respeito, nos solidarizamos com a polícia militar do Rio Grande do Norte, por essa falta de ética e de repeito com todos, a arrogância de Carlos Edurado, não tem limites"
o nosso respeito, nos solidarizamos com a polícia militar do Rio Grande do Norte, por essa falta de ética e de repeito com todos, a arrogância de Carlos Edurado, não tem limites"
s do estado e, repudiar as declarações feitas pelo Prefeito da Cidade de Natal, Carlos Eduardo Alves, durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 03/08/2016, ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas.
Durante a entrevista, o Prefeito agride, desrespeita e desvaloriza todos os policiais do estado, que de maneira brilhante dedicam suas vidas em prol da segurança e tranquilidade da população. Enquanto isso o prefeito deu as costas para Natal em chamas, além de dar um verdadeiro golpe na guarda Municipal vetando o projeto que ele mesmo encaminhou para a câmara votar.
"O prefeito não tem moral para cobrar nada de ninguém, nem muito menos desrespeitar uma categoria que é de extrema importância para o dia a dia de todos. A polícia merece nosso respeito, nos solidarizamos com os policiais civis e militates por essa falta de ética e de respeito com todos, a arrogância de Carlos Eduardo, não tem limites"
www.blogzonanorte.blogspot.com.br

Pastor passa 24 cheques sem fundos, é suspenso de igreja e pede danos morais na Justiça

Pastor não receberá indenização por danos morais Foto: Arquivo

Um pastor entrou na Justiça contra uma igreja evangélica após ser temporariamente impedido de pregar após ter emitido 24 cheques sem fundos. O religioso pedia uma indenização por danos morais para a Assembleia de Deus, mas a 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu que a instituição religiosa tem o direito de suspender as atividades dos representantes, em caso de desvio de conduta.

No processo, o religioso disse que sofria perseguição por ser afrodescendente e levantou a suspeita de inveja de superiores por sua ampla aceitação junto aos fiéis. Já a congregação explicou que a restrição foi imposta em virtude da conduta do pastor, que ia contra o Estatuto das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus.

De acordo com a igreja, assim que o pastor regularizou as pendências financeiras pôde regressar ao cargo e teve ainda expedida uma carta de recomendação que lhe permitia pregar em outras igrejas da região.

“Destarte, sendo a emissão de cheques sem fundos conduta reprovada pela instituição religiosa, não vejo como considerar inapropriada a limitação imposta ao demandante, até que sua situação fosse regularizada junto ao credor, como de fato ocorreu posteriormente”, concluiu o desembargador Jorge Luis Costa Beber. A decisão foi unânime.


Fonte: Extra Globo

Após rebelião, Secretário da Sejuc diz que presos vão dormir no chão pra aprender


Os presos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) colocaram fogo em colchões na noite desta quarta-feira (3) e tentaram destruir os bloqueadores de sinal telefônico instalados na unidade. Devido aos ataques promovido pelos apenados, o secretário da Justiça e Cidadania, Walber Virgolino, revelou que punições administrativas serão impostas aos detentos.
“Nós vamos puni-los severamente. Por exemplo, agora nós vamos suspender as visitas na unidade e não vamos recolocar colchões dentro do presídio, eles irão dormir no chão para aprender”, disse o titular da Sejuc.
Ainda por causa dos ataques contra os bloqueadores, o secretário revelou que, como medida disciplinadora, a Sejuc também irá determinar a retirada de aparelhos como televisões, rádios e ventiladores.
Entre as medidas, e diante da chegada do jogo Pokémon Go ao Brasil, o secretário brincou. “Eu faço questão de deixar os celulares para eles jogarem lá dentro”, pontuou. A fala do secretário pode ser entendida como um motivo de provocação, já que, sem o sinal de celular, os apenados não teriam como ter conexão com a internet.
Nominuto.com

UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia

O estímulo à inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganham novo impulso no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), entregue aos alunos e professores do Centro de Tecnologia (CT) em solenidade de inauguração na última segunda-feira, 1º de agosto, no campus central. O edifício de 8 mil m² atenderá de imediato 1.500 estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, que terão acesso a 50 novos laboratórios.
Estudante de Engenharia de Petróleo, Úrsula Jácome Barreto Brito acha fantástica a ideia de unir a estrutura laboratorial de várias engenharias em apenas um lugar, onde serão possíveis parcerias entre os cursos para a criação de pesquisas e novas tecnologias que resultam no surgimento de novas empresas e startups. “Acredito que, ao longo dos anos, podemos atingir um patamar elevado de desenvolvimento científico e tecnológico”, comemora.
Blog de Assis

Com ônibus escolares incendiados e motim, RN registra 6ª noite de ataques

Três ônibus escolares de Governador Dix-Sept Rosado, município da região Oeste potiguar,  foram incendiados na madrugada desta quinta-feira (4). Além desta ocorrência, outras seis marcaram a sexta noite seguida de atos criminosos no Rio Grande do Norte.
Com isso, chega a pelo menos 104 o número de ataques registrados desde a última sexta-feira (29).
Os ônibus escolares destruídos estavam estacionados no pátio da prefeitura da cidade quando foram incendiados. A polícia informou que ninguém foi preso até o momento.
Em Mossoró, também na região Oeste, um carro estacionado em frente à Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, no bairro de Abolição IV, foi queimado. Por volta de 1h, quatro homens foram presos tentando incendiar um posto da PM no Abolição III.
Já em Caicó, no Seridó potiguar, um carro-pipa foi incendiado por volta das 22h no bairro de Castelo Branco, próximo à Cidade Judiciária.
Em Santa Cruz, três jovens tentaram incendiar veículos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Policiais militares da cidade agiram rápido e apagaram as chamas. Apenas um carro ficou danificado.
Na Grande Natal, duas cidades registraram ataques. Em Macaíba, dois carros particulares foram queimados pouco depois das 22h próximo ao Campo das Mangueiras. Criminosos também incendiaram um carro que estava estacionado em frente a uma oficina em Extremoz.
Desde sexta-feira (29), o Rio Grande do Norte vivencia ataques criminosos. Já foram registrados pelo menos 103 atentados em 34 cidades. Até o momento, 100 pessoas já foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques.

PSB de Parnamirim realiza convenção nesta quinta-feira

O diretório municipal do PSB de Parnamirim realiza sua convenção partidária nesta quinta-feira (4), a partir das 18h. O evento ocorrerá no largo da Cohabinal, na Av.  Castor Vieira Régis, s/n - Cohabinal).
Na ocasião, serão escolhidos os candidatos a prefeito e vice-prefeito – Ricardo Gurgel (PSB) e Pastor Sandoval Gonçalves (PRP), respectivamente – além dos vereadores da coligação “Parnamirim Livre”.
Devem integrar a coligação os seguintes partidos: PSB, PRP, PR e PMN.

Homens colocam fogo em carros da Emater de Santa Cruz


carro_santaHomens atearam fogo em carros da Emater de Santa Cruz. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Segundo informações colhidas pela PM junto a populares, ao menos três jovens estão envolvidos na ação. Eles tocaram fogo em um dos veículos e fugiram com destino ignorado.

Um dos carros ficou praticamente destruído, mas o fogo não se espalhou para os demais, porque a Polícia Militar conseguiu controlar as chamas com o extintor de incêndio das viaturas. Os carros estavam no pátio do órgão estadual.

Édipo Natan

Bandidos querem pânico e clima de cidade sitiada, diz Robinson a Folha de São Paulo

Foto: Assessoria
Folha – Como o sr. explica os ataques dos últimos dias?
Robinson Faria – Tudo isso surgiu porque o Brasil sofre epidemia de violência muito grande. E isso tem várias causas. Tem a crise econômica, tem a questão da droga e a falta de proteção das nossas fronteiras. No caso específico dos ataques, eles começaram depois de uma decisão nossa de instalar bloqueadores de celular nos presídios.
Fui alertado que em outros Estados do Nordeste, como o Ceará, houve retaliações aos bloqueadores. Mesmo assim, mantivemos a nossa decisão.
Com os bloqueadores, desmontamos o escritório de trabalho de bandidos que atuavam dentro dos presídios comandando grupos e estabelecendo metas de assaltos a banco, de tráfico de drogas.
E a tática dos bandidos de atacar ônibus e prédios públicos?
A tática deles é intimidar o Estado, criar um clima de cidade sitiada. Querem deixar a população em pânico para o governo recuar. Mas eles não vão conseguir. O povo apoia as nossas medidas de enfrentamento. Os ataques têm sido comandados por uma facção chamada “Sindicato do RN”, que atua em parceria com o Comando Vermelho, do Rio. Localmente, eles são adversários do PCC. Mas nossas ações de enfrentamento têm mobilizado toda a polícia.
Já prendemos ou apreendemos mais de 85 pessoas, inclusive muitos menores que são usados nos ataques porque têm as regalias da lei.
Os bloqueadores de celular, que motivaram os ataques, já estão funcionando?
Estão sendo instalados. Um deles começou a funcionar hoje [quarta-feira, 3] no presídio de Parnamirim. Mas a nossa ideia é instalar os bloqueadores em todos os presídios do Estado. O próximo será o de Alcaçuz, que é um dos maiores e mais importantes. Não vamos recuar.
O governo anunciou a prisão de 3 supostos chefes dos ataques. As ações foram comandadas dentro dos presídios?
Alguns estavam fora e atuam na parte logística dos ataques. Outros estavam dentro dos presídios e inclusive gravaram áudios distribuídos nas redes sociais, desafiando o Estado e o governador.
Mas a Polícia Civil alega que todos estes áudios são falsos.
A maioria é boato mesmo. Mas alguns são verdadeiros e foram feitos dentro dos presídios. Por isso, estamos mandando esses líderes responsáveis pelos ataques para presídios federais.
Como será a atuação das Forças Armadas nos próximos dias?
Serão 1.000 homens do Exército e 200 da Marinha. A princípio, as Forças Armadas vão atuar em áreas estratégicas como na defesa do aeroporto, corredores de ônibus e áreas turísticas. Enquanto isso, a nossa polícia ficará mais livre para atuar na inteligência.
Qual o impacto desta onda de violência no turismo, um dos principais setores da economia do Rio Grande do Norte?
Os hotéis continuam lotados, nenhum turista foi assaltado. É claro que num primeiro momento existiu um certo esvaziamento de bares e restaurantes. Mas percorri algumas áreas e vi que alguns já estão cheios de turistas.
Como tem sido os últimos dias para o sr.?
Quase não durmo, parei minha agenda, deixei de ir para a abertura da Olimpíada, para encontro de governadores. Mas estou fazendo a coisa certa para trazer a segurança de volta. O Rio Grande do Norte sempre foi tranquilo, não tinha violência. Mas parece que nenhum lugar no Brasil atualmente é seguro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A NOTÍCIA EM PRIMEIRO LUGAR


PM realiza 'Operação Quartel Vazio' e reforça policiamento na Região Metropolitana de Natal

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realiza desde a tarde desta terça-feira (2) a “Operação Quartel Vazio” como forma de aumentar o efetivo policial e intensificar o policiamento ostensivo na Região Metropolitana de Natal. A medida foi tomada, de forma extraordinária, como forma de garantir a segurança e a paz social.

A missão foi determinada pelo Comandante Geral da PMRN, Coronel Dancleiton Pereira Leite, visando reforçar o policiamento ostensivo nas ruas, conforme Boletim Geral de nº 142, de 2 de agosto de 2016.


Todos os policiais que trabalham nos setores administrativos do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do RN, como Diretorias e Seções, estão trabalhando ostensivamente nas ruas, salvo os incapacitados por motivo de saúde.

Quase 60 médicos se inscrevem para concorrer à vaga temporária no ITEP

itep
Ao todo, 59 profissionais de saúde encaminharam documentação ao ITEP para concorrer a uma das vagas para o cargo, temporário, de médico legista.
A seleção dos candidatos está sendo feita através de Processo Seletivo Simplificado e o resultado provisório da análise daComissão de Execução e Avaliação de Títulos será publicada na edição da próxima terça-feira (9), do Diário Oficial do Estado.
A medida justifica-se pela necessidade temporária, de excepcional interesse público, e pelo fato de inexistir candidatos aprovados em concurso público para essa função.
Atualmente, o ITEP dispõe de 13 médicos legistas para atender toda a demanda do Estado, e aqueles que forem aprovado poderão ser lotados na Coordenadoria de Medicina Legal, em Natal, ou nas subcoordenadorias de Mossoró e Caicó, por um período máximo de até 2 anos. O edital prevê o início no exercício do cargo, já para o dia 1° de setembro.
O documento, contendo todo o detalhamento para os interessados, foi publicado no DOE. Para mais informações basta acessar o endereço eletrônico: http://goo.gl/awaBYV

ÔNIBUS VOLTAM A CIRCULAR NESTA QUARTA (03)


Ônibus voltam a circular com 100% da frota amanhã em Natal

Os ônibus voltam a circular com 100% da frota nesta quarta-feira (3) em Natal. As viagens começam a partir das 4h30. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn).
Desde a onda de violência, que se iniciou na última sexta-feira (29) em Natal e em outras cidades do estado, os usuários do transporte público vêm sofrendo com redução e recolhimento dos veículos.
De acordo com o Seturn, somente na captal potiguar, nove ônibus já foram atacados. Os prejuízos já passam dos R$ 2 milhões.
A frota de ônibus em Natal é composta por 712 veículos, que são utilizados diariamente por mais de 700 mil pessoas.
Segundo o inspetor-chefe da STTU, Carlos Eugênio, a chegada dos homens das Forças Armadas, que reforçarão o esquema de segurança nas ruas, vai contribuir para a sensação de que a cidade retoma a normalidade gradativamente.
joaoandreneto.blogspot.com.br

QUEIROZ GALVÃO E PREFEITURA DE NATAL TUDO HAVER

Empresa alvo na 33º fase da Lava Jato e envolvida em desvios é a que tem os maiores contratos na gestão Carlos Eduardo
 
A construtora Queiroz Galvão, alvo da 33º fase da operação Lava Jato, denominada de “Resta Um”, deflagrada nesta terça-feira foi a responsável em Natal por todas as obras do complexo viário da arena das dunas, obras que foram realizadas para a Copa do Mundo.
A construtora tem sido acusada de várias irregularidades, desde pagamentos vultuosos de propinas, sobrepreço altíssimos em obras e até de enviar diretores para o exterior para livrá-lo de mandato de prisão e possíveis interrogatórios.
A construtora é bastante conhecida aqui em Natal, principalmente da gestão do atual prefeito Carlos Eduardo, onde liderou um consorcio que recebeu da prefeitura só para as obras do complexo da copa, a quantia de R$ 222,4 milhões.
A Vital Engenharia Ambiental, empresa que foi contratada de urgência para assumir a coleta de lixo em Natal no início da gestão do atual prefeito, e depois vencedora do lote 2 da licitação da coleta no valor de R$ 166 milhões também pertence a Queiroz Galvão. O Lote 2 é a maior fatia do bolo da coleta de lixo da capital.

DOAÇÕES 2012 CAMPANHA CARLOS EDUARDO
Entre os principais doadores para a campanha do prefeito em 2012, está a ATP Engenharia de Recife, ela doou R$ 150 mil. O principal cliente da ATP é justamente a construtora Queiroz Galvão.
joaoandreneto.blogspot.com.br

Ataques, Interbairros reduzem horário de funcionamento em Parnamirim

Algumas linhas de interbairros de Parnamirim estão com seus horários de funcionamento reduzidos em função dos últimos ataques de vandalismo que vêm ocorrendo na cidade e em todo o rio Grande do norte,
As linhas 01, 02, 03 e 04 só funcionam até às 17h (contando da saído do Terminal. Já a linha 05 funciona até às 15h30 e a linha 06 somente até às 16h30.

Servidores da saúde estão em greve em Parnamirim

Os servidores da saúde de Parnamirim iniciaram uma greve no último0 dia 28 na Maternidade do Divino Amor, na Vigilância Sanitária e nas unidades de saúde do município.
A greve foi aprovada em assembleia geral dos servidores, após a falta de avanço nas negociações.
Os servidores cobram o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), prometido pelo prefeito Maurício Marques desde dezembro de 2012. Parnamirim é uma das poucas cidades do estado a não ter um PCCS da saúde.
Após as greves de 2013 e 2014 e da mediação do Ministério Público, a prefeitura preparou uma proposta de Plano de Cargos, mas que não foi implantada.
“Na primeira vez em que o prefeito prometeu o PCCS, as Olímpiadas eram em Londres. Quatro anos se passaram e nada”, compara Henrique Eduardo, do Núcleo Municipal do Sindsaúde-RN.
Além do PCCS, a greve cobra a realização de concurso público para a área da saúde, condições de trabalho e o pagamento em dia, principalmente aos temporários, que têm sofrido com salários atrasados.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Governo confirma que 1200 militares do Exército e Marinha ficarão no RN até dia 16

Militares das Forças Armadas darão apoio à segurança pública do Rio Grande do Norte no combate à onda de violência que assola a capital Natal e cidades vizinhas. Cerca de 1.200 homens do Exército e da Marinha atuarão na região metropolitana de Natal. A operação começou nesta segunda-feira (1º/08) e vai até o dia 16 de agosto.
A decisão, para aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), foi autorizada no domingo (31/07) pelo presidente em exercício, Michel Temer, atendendo a um pedido do governador do estado, Robinson Faria.
exercito


riachueloemacao.blogspot.com.br

Marcos Antônio destaca importância e benefícios de votação da LDO na CMN

Ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias permitirá, segundo o vereador, ‘definir todos os gastos do município em 2017’

marcos
Agora TV
Por: Redação
 
Recentemente, a Câmara Municipal de Natal ajustou a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, situação proposta pelo vereador Marcos Antônio (PSOL). O parlamentar, que vinha buscando os ajustes da lei desde 2013, comemorou a conquista do seu mandato, que segundo permitirá ‘definir todos os gastos de 2017’.
“Foi uma votaçao muito positiva, bem diferente. Essa LDO é a lei que vai praticamente definir o que nós vamos gastar em 2017. O que não estiver nela, não poderá ser inserida na Lei Anual. Desde 2013 que estávamos numa peleja para incluir itens importantes que são de carência na população de Natal, felizmente conseguimos”, disse o vereador em entrevista ao Agora TV.
Marcos Antônio deu dois exemplos de conquistas alcançados por ele através do reajuste da LDO que certamente beneficiará diretamente boa parte da população natalense. “A implantação dos crematórios públicos municipais era fundamental. Hoje vemos a superlotação dos cemitérios e a única saída para isso, atualmente, é um modo obsoleto ambientalmente, que é sepultar ausentes diretamente no solo, que acaba poluindo o lençol freado”, contou.
“A questão da construção do hospital de referência do idoso era outra situação que buscávamos há anos. A população está envelhecendo, mas não temos um lugar específico para receber essas pessoas. O único local que existia era o hospital dos pescadores, mas que atualmente está fechado. Estamos lutando para construir duas unidades em Natal, uma no Centro para atender as Zonas Leste, Oeste e Sul, e uma exclusiva na Zona Norte que é onde se concentra 50% da população da cidade”, completou.
agorarn.com.br

Sejuc acha túnel e manda tirar TVs e ventiladores do maior presídio do RN

Escavação foi descoberta nesta segunda-feira (1º) no pavilhão 1 de Alcaçuz.
Como castigo pela tentativa de fuga, secretário mandou cortar 'benesses'.

Anderson Barbosa Do G1 RN
Após a descoberta da escavação, presos ficaram sem TVs, ventiladores e aparelhos de som (Foto: Sejuc/Divulgação)Após a descoberta da escavação, presos ficaram sem TVs, ventiladores e aparelhos de som (Foto: Sejuc/Divulgação)
Detentos do pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, perderam o direito a TVs, ventiladores e equipamentos de som. A retirada de dezenas de aparelhos foi o castigo que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) aplicou nesta segunda-feira (1º) após a descoberta de um túnel. Ao G1, o secretário Wallber Virgolino revelou que a escavação estava distante do muro, mas era bastante profunda. “Tinha uns 10 metros”, revelou. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Dentro do túnel os agentes encontraram uma 'teresa', espécie de corda improvisada com lençóis armarrados.
Túnel foi descoberto no pavilhão 1 de Alcaçuz; dentro da escavação, agentes encontraram uma ‘teresa’, corda feita de lençóis (Foto: Sejuc/Divulgação)Túnel foi descoberto no pavilhão 1 de Alcaçuz; dentro da escavação, agentes encontraram uma ‘teresa’, corda feita de lençóis (Foto: Sejuc/Divulgação)
O castigo aplicado aos presos de Alcaçuz é o mesmo corretivo que foi dado aos detentos da Penitenciária Estadual de Parnamirim na semana passada. Após mais uma tentativa frustrada de fuga, os internos do pavilhão 2 da unidade também perderam as regalias. “Os objetos foram retirados como punição pelo mal comportamento e sucessivas tentativas de fugas dos presos. Toda semana encontramos escavações de túneis no local. Isso precisa acabar. Não aceitaremos insubordinações”, afirmou Virgolino na ocasião.
  •  
 Dezenas de ventiladores, rádios e TVs foram recolhidos nesta segunda (25) do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Sejuc/Divulgação) Dezenas de ventiladores, rádios e TVs foram recolhidos semana passada na Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Sejuc/Divulgação)
Ainda de acordo com o secretário, “benesses e regalias concedidas em outros tempos estão sengo substituídas por disciplina”.
Virgolino ainda esclareceu que os aparelhos que tiverem nota fiscal serão devolvidos aos familiares dos detentos. Já os que não tiverem comprovação de compra, em seis meses deverão ser doados a instituições de caridade, escolas ou creches do estado. “Será a nossa contribuição social”, ressaltou.
"Vamos fazer valer os direitos humanos e jamais agiremos fora da lei. Mas, se necessário, haverá cada vez mais rigor, e certas regalias deixarão de existir. Nas unidades prisionais onde os detentos se comportarem bem, faremos vista grossa. Caso ocorra desobediência, cortaremos as benesses. Os presos têm certos direitos, sim, mas também têm muitos deveres a cumprir”, finalizou o secretário.
G1 RN