INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 22 de abril de 2016

ACADEMIA BELA FORMA, 100% FEMININA - ONDE VOCÊ SEMPRE GANHA.



Zika é detectado em macacos no Ceará


Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) encontraram, pela primeira vez fora do continente africano, macacos infectados pelo vírus zika. A descoberta no Brasil indica que, por ser capaz de contaminar outros hospedeiros além dos humanos, a doença se espalha com mais facilidade e pode ser mais difícil de ser contida do que os especialistas imaginavam.

“Esse é um achado que nos deixou muito preocupados porque mostra que o zika veio para ficar. Assim como no caso da febre amarela, o vírus tem um ciclo não só em humanos, mas também em animais silvestres, que podem tornar-se um reservatório. É por isso que, no caso da febre amarela, mesmo com a vacina, a gente nunca conseguiu erradicar o vírus, porque ele fica circulando entre os primatas. Isso não acontece com a dengue, por exemplo”, explica Edison Luiz Durigon, professor titular do departamento de microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e um dos coordenadores do estudo, cujos resultados preliminares foram publicados no periódico bioRxiv.

Os macacos infectados pelo zika foram encontrados em diferentes regiões do Ceará entre os meses de julho e novembro do ano passado. Cientistas do ICB-USP e do Instituto Pasteur estavam no local capturando saguis e macacos-prego para um estudo sobre a raiva.

“Resolvemos testá-los também para o zika e, para nossa surpresa, 29% das amostras deram positivas, todas elas de macacos capturados em áreas onde há notificação de zika e ocorrência de microcefalia”, diz o pesquisador, um dos integrantes da Rede Zika, força-tarefa de cientistas paulistas criada no ano passado com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para estudar o vírus.

Método

Para testar os macacos, Durigon e os colegas utilizaram a técnica PCR em tempo real, que detecta a presença do vírus no organismo do animal. Após passarem pelo exame, os macacos tiveram um microchip implantado e foram devolvidos ao hábitat natural.

Na pesquisa, foram capturados 15 saguis e 9 macacos-prego, todos eles com hábitos domésticos ou que viviam próximos aos humanos. Dos 24 animais que passaram pelo exame, sete estavam com zika: quatro saguis e três macacos-prego. Foram encontrados animais infectados tanto na região costeira do Ceará quanto nas áreas de caatinga e de floresta.

“Estes não são macacos completamente silvestres, eles costumam ir às casas das pessoas para buscar comida e ali podem ser contaminados, voltando para o ambiente selvagem levando o vírus e, inclusive, infectando outros tipos de Aedes. Por enquanto, é o humano que está provocando a infecção do macaco, mas daqui a pouco pode ser o contrário”, afirma o professor do ICB-USP.

Dengue x zika

O resultado encontrado pelos pesquisadores brasileiros pode apontar para um dos motivos de o zika ter se disseminado tão rápido pelas Américas. Em menos de dois anos, a doença já foi identificada em 35 países do continente, enquanto a dengue levou décadas para se espalhar na mesma amplitude.

A dengue, no entanto, é incapaz de infectar macacos e, portanto, não tem o chamado reservatório em animais silvestres.

“O que acontece com os vírus é que, para eles se multiplicarem em um organismo, precisam que as células de um indivíduo tenham um receptor. Eles só conseguem infectar as células que são permissivas a eles. Mesmo se um mosquito positivo para a dengue picar o macaco, não consegue infectá-lo porque não há esse receptor nas células. Já no caso da zika, descobrimos que sim”, diz Durigon.

Embora a infecção por zika já tivesse sido detectada em macacos da África, os cientistas se surpreenderam porque os primatas do novo e velho mundo, como são classificados, têm estruturas genéticas e suscetibilidade a doenças diferentes. Não havia, portanto, a obrigatoriedade de um primata do continente americano ser suscetível à infecção por zika.

Com o achado, os pesquisadores pretendem retornar ao Ceará em meados de maio para fazer exames em mais macacos e tentar recapturar alguns dos animais já testados para que eles sejam estudados de forma mais aprofundada.

 

LAGOA NOVA: PM PRENDE ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NESSA MADRUGADA, A VÍTIMA ESTÁ INTERNADA EM ESTADO GRAVE

Policiais Militares da cidade de Lagoa Nova prenderam na manhã dessa sexta-feira (22/04/16) FRANCISCO SALES BEZERRA DOS SANTOS VULGO BIBA acusado de esfaquear a pessoa de MANOEL BERNADINO FILHO VULGO NINO fato ocorrido por volta das 02h30min da madrugada dessa mesma sexta (22) na cidade de Lagoa Nova.
A vítima, que estava embriagada, levou várias cutiladas de faca e chegou andando a unidade de saúde de Lagoa Nova, porém o quadro de saúde se agravou e ele foi encaminhado para Currais Novos e em seguida para Natal.
Informações chegadas ao blog dão conta que durante a viagem para Natal a vítima teve complicações e está internado em estado grave.
O acusado disse a nossa reportagem que estavam bebendo juntos e após uma discussão, a vítima teria partido para cima dele e que apenas se defendeu. O mesmo foi conduzido para Caicó onde deverá ser autuado por tentativa de homicídio.

Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

Vacinação contra H1N1 começa na próxima segunda-feira(25) feira em Caicó‏



A vacinação contra a gripe H1N1 na cidade de Caicó foi antecipada para o dia 25 de abril. Devem ser imunizados idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos).

O objetivo é imunizar pelo menos 80% dos grupos de risco. A vacinação acontecerá até o dia 20 de maio e todos os postos de saúde de Caicó participarão da aplicação, nos diversos bairros do município. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó fará a abertura simbólica da Campanha na Unidade Básica de Saúde do Bairro Paraíba em ação que contará com a presença do gestor municipal e equipe da saúde.


Preso armado dentro de penitenciaria do RN tenta matar outro a tiros e foge em seguida


Erik Rodrigues de Araújo (esquerda) fugiu após tentar matar a tiros Carlos Eduardo

Um preso tentou matar, a tiros, um rival dentro da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. A tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta sexta-feira (20). Segundo a direção da unidade - que ainda não sabe informar como a arma entrou no presídio - os tiros não atingiram o alvo. O preso que fez os disparos fugiu. Com isso, chega a 178 o número de detentos que conseguiram fugir de unidades prisionais do estado somente este ano. A média, é de 11 fugitivos por semana.

A diretora afirmou que vai instaurar uma sindicância para tentar descobrir como a arma entrou na unidade. "Já a tentativa de homicídio, será investigada pela Polícia Civil", ressaltou.Diretora da penitenciária, Aurivaneide Lourenço disse ao G1 que o preso que fez os disparos e fugiu foi identificado como Erik Rodrigues de Araújo, que responde pelo crime de roubo à mão armada. "Ele saiu do regime fechado e passou para o semiaberto na terça-feira (19)", acrescentou a diretora. Já a vítima, que também responde por roubo, chama-se Carlos Eduardo. 'Índio', como é mais conhecido, estava trabalhando em um projeto de reciclagem que está sendo implantado na unidade. "O Erik se aproximou da vítima e fez os disparos. Os tiros não o atingiram. Depois, o Erik fugiu. Os agentes ainda fizeram buscas, mas o preso conseguiu fugir. O local onde aconteceu a tentativa de homicídio tem pouca vigilância porque é setor do semiaberto", explicou Aurivaneide.

G1

Operação da polícia apreende mais de 900 quilos de drogas e munições em Mossoró

Fotos: O Câmera
Agentes da Delegacia Regional e do Plantão apreenderam 914 quilos de drogas no Loteamento Parque Universitário, as margens da BR 110, saída para Areia Branca, no final da tarde desta quinta-feira, 21, sendo maconha, pasta base para cocaína e vários sacos com pó branco, que pode ser cocaína e várias caixas com munições de calibre 12.


A polícia recebeu uma denúncia de um veículo em atitude suspeita na localidade. Uma equipe da Rocam foi verificar a procedência da informação do veículo, que se encontrava estacionado na garagem de uma residência na Rua José Eliton Rodrigues da Silva.
Após localizarem o carro, os policiais a casa e perceberam a grande quantidade de sacos e pacotes na sala do imóvel.

Todo material foi conduzido para ser pesado no Itep e deverá ficar guardado em local seguro até o dia amanhecer. 

Distribuição da droga:

774,5 quilos de um pó branco, que será analisado no laboratório do Itep em Mossoró. 
21 tabletes pesando 24,5 quilos de pasta base de Cocaína. 
101 tabletes pesando 110,8 quilos de Maconha. 
05 caixas com munições de escopeta calibre 12.

Do Jornal de Fato