INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 31 de março de 2016

Lava Jato monta diagramas da família Lula

O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo juiz federal Sérgio Moro


Por Estadão Conteúdo
Ao investigar o envolvimento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no esquema descoberto na Petrobras, a Operação Lava Jato montou um diagrama de sua família, de dois irmãos, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, e Genival Ignácio da Silva, o Vavá, e do sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos.
O Relatório de Análise 769, da Polícia Federal, reúne, além dos diagramas com os elos familiares de Lula, “os vínculos societários dos mesmos e seus familiares, bem como, outras informações relevantes”. Uma delas sobre viagens internacionais dos alvos, com base em dados extraídos do Sistema Nacional de Tráfego Internacional.
Lula e família são investigados (Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil)
Lula e família são investigados (Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil)
O documento é de 11 de novembro e está anexado ao inquérito em que Lula é investigado por supostos crimes, em especial corrupção e lavagem de dinheiro, no recebimento de propina, oculta em forma de pagamentos de palestras via empresa LILS Palestras e Eventos. A instituição passou a ser usada pelo petista a partir de 2011, após deixar a Presidência, para dar consultorias e palestras para empresas, principalmente em países da América Latina e África.
O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo juiz federal Sérgio Moro – dos processos da Lava Jato, em primeira instância, em Curitiba – há duas semanas.
O “gráfico de ascendência e descendência” montado pela PF, com Lula ao centro, abre o relatório. “Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Garanhuns (PE), em 27 de outubro de 1945, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), torneiro mecânico formado pelo Senai, Lula tornou-se em 2002 o 35º presidente da República do Brasil, cumprindo dois mandatos sucessivos, encerrados em 2010”, informa.
“Atualmente encontra-se casado com Marisa Letícia, o ex-presidente é pai de cinco filhos, sendo que Lurian Cordeiro é fruto da relação de Lula com a enfermeira Mirian Cordeiro.”
Espécie de árvore genealógica resumida a quatro gerações da família Lula da Silva, o documento lista os cinco filhos do ex-presidente: Sandro Luis Lula da Silva, Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, Luis Claudio Lula da Silva, alvo da Operação Zelotes, Marcos Cláudio Lula da Silva e Lurian Cordeiro Lula da Silva. A eles, estão associados ainda ex e atuais cônjuges e os netos.
“Utilizando-se do gráfico acima, foram realizadas pesquisas para todos os CPFs constante nele, com vistas a verificar as suas participações societárias, vínculos empregatícios e por fim, a relação de pessoas que mais os acompanharam em viagens internacionais”, relatam o agente Wiligton Pereira e o delegado Márcio Anselmo, da equipe da Lava Jato.
No caso de Lula, foi “verificado somente sua participação em quadros societários e suas viagens internacionais a partir do ano de 2010, quando deixou a Presidência da República”.
A Lava Jato reuniu elementos para apontar que Lula pode ter usado a família para ocultar patrimônio e recebimentos ilícitos. São investigados, por exemplo, pagamentos feitos para empresas dos filhos pela LILS e pelo Instituto Lula – ambos recebedores de valores milionários de empresas do cartel acusado de corrupção na Petrobras.
Irmãos
A Lava Jato criou diagramas também para as famílias de dois irmãos do ex-presidente: Frei Chico e Vavá. Nas duas imagens foram associados filhos e pessoas ligadas a eles, bem como empresas com quem eles têm vínculos e registros de saída do Brasil nos últimos dez anos.
No caso de Vavá, a PF copiou reportagem publicada em 2007, quando o irmão mais novo de Lula foi alvo de investigação na Operação Xeque Mate. Ele era suspeito de tentar traficar influência no governo federal em nome de empresários ligados a bingos eletrônicos ilegais, em Mato Grosso.
Vavá foi também monitorado em conversa com Lula, após a deflagração da Operação Aletheia – 24ª fase da Lava Jato -, no dia 4, quando o ex-presidente foi levado coercitivamente para depor e sua casa alvo de buscas. No diálogo, os dois falam que não poderiam se encontrar por causa da presença de “um monte de peão na porta de casa pra bater nos coxinhas”.
Sobrinho
A PF destacou em seu relatório sobre a família Lula os vínculos familiares e de empresas de um sobrinho, Taiguara Rodrigues dos Santos. Ele é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, irmão da primeira mulher de Lula, Maria de Lourdes da Silva – já falecida.
Seu nome é conhecido em Brasília, como o “sobrinho de Lula”. A PF anexou uma reportagem da revista Veja, no relatório, sobre a ascensão de negócios a partir de 2009, com citação a contratos em Angola e com a Odebrecht – alvo da Lava Jato.
Ele é dono da Exergia Brasil Projetos de Engenharia, ligada a uma empresa portuguesa. Taiguara chegou a ser convocado para depor na CPI do BNDES, no ano passado, pelos recebimentos da empreiteira em obras na África.
A PF destaca que Taiguara viajou três vezes em 2014 para o Panamá, uma delas no mesmo voo em que estavam Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, e Fernando Bittar, sócio do filho de Lula e dono na escritura do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).
O ex-presidente é alvo de outro inquérito aberto pela Lava Jato para apurar a compra da propriedade, em 2010, supostamente em nome de laranjas, e reformas realizadas, em 2011, por duas empreiteiras acusadas de corrupção na Petrobras – Odebrecht e OAS – e pelo amigo José Carlos Bumlai.
Defesa
“Esse relatório, e seu vazamento para a imprensa, é só mais uma amostra do grau de obsessão da Operação Lava Jato em perseguir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem haver nenhum indício de qualquer crime cometido pelo ex-presidente ou de qualquer relação destas pretensas investigações sobre sua família com os desvios da Petrobras que são a razão de ser da Operação”, afirmou o Instituto Lula por meio de nota.
“Não faz nenhum sentido a perda de tempo de funcionários do Estado e de recursos públicos listando viagens ao exterior de familiares do ex-presidente que não exercem cargos públicos nem estão sendo acusados de qualquer crime”, diz a nota.
“Após divulgar conversas telefônicas privadas, a privacidade de familiares do ex-presidente é de novo desrespeitada pelo mero fato de serem parentes de Lula”, afirma a assessoria do instituto.

Após novo empate nas Eliminatórias, PMDB deixa oficialmente a CBF


O PMDB acaba de anunciar o fim do apoio ao técnico Dunga e a saída oficial da CBF. Após o empate com o Uruguai e Paraguai por 2 a 2 nas Eliminatórias da Copa, o PMDB decidiu sair da CBF antes que Dunga sofra um impeachment. Acostumado a sempre estar associado à situação, o PMDB deixa a Seleção após anos de maus resultados e o fim do reinado do futebol brasileiro.
Os deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores e simpatizantes do partido estão proibidos de usar camisas da Seleção em manifestações.

Cientistas descobrem possível entrada do zika em célula-tronco neural

http://www.robsonpiresxerife.com/

aptopix_brazil_zika_virus_felipe_dana_ap-2

Um grupo de cientistas americanos descobriu que a aparente atração do vírus zika por neurônios em formação é resultado de sua capacidade para sequestrar uma proteína encontrada na superfície das células-tronco neurais, usando-a como porta de entrada para a infecção. Segundo os autores, danos nesse tipo de
células são coerentes com vários dos sintomas associados à zika nos fetos em desenvolvimento – incluindo a microcefalia.
O estudo, cujos resultados foram publicado nesta quarta-feira, 30, na revista Cell Stem Cell, foi liderado por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (Estados Unidos). Os pesquisadores, no entanto, afirmam que a descoberta é um passo importante, mas ainda não fornece uma explicação conclusiva sobre como a zika seria capaz de causar a microcefalia. “Ainda que não seja de maneira alguma uma explicação completa, acreditamos que a expressão de AXL por esse tipo de célula é uma importante pista para descobrirmos como o vírus zika é capaz de produzir casos tão devastadores de microcefalia.

PM suspeita que três homens presos armados no velório foram matar o pai da criança morta a tiro em Natal

armas apreendidas
Foto PM
Nessa quarta-feira (30), ocorreu o velório da criança Luiz Davi, de apenas três anos, morta após ser atingida por um tiro na cabeça em Natal. Mesmo inconformados com a situação, a família ainda teve que passar por momentos preocupantes.
Segundo informações da polícia, três homens foram detidos por estarem armados durante o velório. Os policiais acreditam que o trio foi até o local para ‘terminar o serviço’ e matar o pai da criança, que seria o alvo do disparo que acabou matando o pequeno Luiz Davi.
Os detidos seriam integrantes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte.
AGORA/RN


Blog do BG

Conselho Tutelar disponibiliza plantões nos fins de semana

O Município de Parnamirim conta com um novo serviço relacionado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco. Os Conselhos Tutelares I e II estão disponibilizando um plantão nos fins de semana para atender denúncias de violação de direitos, entre a sexta feira a partir das 17h até às 08h da manhã da segunda-feira. 
Os conselheiros trabalham em sistema de revezamento e sobreaviso, tendo disponível um carro com motorista, atendendo denúncias de maus tratos físicos e psicológicos, negligência, violência, abandono, discriminação e opressão da criança e do adolescente.
Recebendo as denúncias, dois conselheiros sendo um do I e um do II, irão averiguar o caso para que seja tomada das providências necessárias.
Durante a semana, o expediente é normal com atendimento nos devidos Conselhos localizados nos seguintes endereços:

- Conselho Tutelar I - rua Tenente Osório, 216, bairro de Santos Reis, Parnamirim. Tel. 3644 - 8326.

- Conselho Tutelar II - rua Santa Luzia, 19, Nova Parnamirim. Tel. 3208-3785.

Dnit corrige erros no projeto de duplicação da BR-101

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está corrigindo erros do projeto de duplicação das marginais da BR-101, no trecho entre Parnamirim e Natal.
Nas proximidades do atacado Superfácil, em Emaús, os técnicos mediram novamente a largura das marginais, das calçadas e observaram eventuais obstáculos, como postes de energia.

Malafaia convoca mega-ato com “profecias sobre fim da corrupção após era PT”

O pastor Silas Malafaia participou dos protestos contra Dilma no dia 13 de marçoRicardo Senra
E
m Brasília
Presidente do Conselho de Pastores do Brasil, que reúne 10 mil líderes evangélicos, e seguido por mais de 2,5 milhões de perfis em diferentes redes sociais, o pastor Silas Malafaia prepara um “ato profético”, em Brasília, que deve reunir líderes
de 85% da população evangélica brasileira e milhares de fiéis.
Previsto para coincidir com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso, o ato deve mobilizar caravanas de ônibus e promete revelar profecias, segundo o pastor, sobre o “fim da corrupção e da crise econômica” no Brasil.
“O ato profético é para declarar que a corrupção vai acabar, que toda a bandalheira vai ser exposta”, diz. Sobre a complexidade da promessa, Malafaia argumenta: “Quando Israel vivia períodos de crise, levantava um profeta que dizia que viriam tempos de paz e prosperidade. E aquilo tudo mudava. Então nós conhecemos esta prática.”
Apesar de prometer, pessoalmente, “descer a marreta” no governo, ele afirma que o ato é sobretudo religioso.
“O problema do malandro é pensar que todo mundo é burro e só ele é esperto”, diz. “Seria uma afronta usar a minha religião para escorar minha ideologia política. Acho isso uma covardia.”

quarta-feira, 30 de março de 2016

Detran/RN adia pagamento do licenciamento dos veículos com placas finais 5 e 6

O cliente dispõe da opção de emitir a segunda via do boleto de pagamento diretamente na página eletrônica da Detran (www.detran.rn.gov.br)


Por Redação
Foi publicada nessa terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria 309/2016 que determina a prorrogação para os dias 11 e 12 de abril os vencimentos da taxa de licenciamento dos veículos com placas de finais 5 e 6, respectivamente. De acordo com o Detran, o motivo da mudança foi à dificuldade do envio dos carnês para as residências dos proprietários em tempo hábil.
O valor do licenciamento não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte. O cliente dispõe da opção de emitir a segunda via do boleto de pagamento diretamente na página eletrônica da Detran (www.detran.rn.gov.br), digitando a placa do veículo e o número do Renavam. No local, também estão disponíveis as informações sobre as datas e guias de liquidação do IPVA e do Seguro Obrigatório.
(Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
O Rio Grande do Norte conta atualmente com 221.297 veículos cadastrados com placas finais 5 e 6. (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Um ponto positivo trabalhado pelo Detran para conceder maior comunidade ao usuário e diminuir as filas no âmbito de suas unidades foi o funcionamento de um novo sistema para pagamento da Taxa de Licenciamento e IPVA. O programa possibilita ao condutor a opção de quitação das taxas tanto pelo Banco do Brasil, como já era feito, como também por outras instituições bancárias. O processo é simples, basta o usuário acessar o site do Detran, clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação.
Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo. Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. Nesse sentido, o Detran também vem trabalhando para que nos próximos meses o sistema de escolha de boletos bancários online seja aplicado no processo de quitação de infrações de trânsito. No caso do proprietário ser correntista do Banco do Brasil, o pagamento poderá ser realizado diretamente no caixa eletrônico, sem necessidade do boleto bancário.
De acordo com o setor de Estatística do Detran, o Rio Grande do Norte conta atualmente com 221.297 veículos cadastrados com placas finais 5 e 6. O número é referente a 19,65% de toda a frota relacionada no Estado. Somente após a comprovação da quitação da taxa de licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório é que o proprietário recebe o CRLV em sua residência, desde que não exista ainda nenhum outro débito referente a infração de trânsito ou outros.

Pesquisa CNI-Ibope aponta que 82% da população reprova governo Dilma

Na avaliação de 69% da população, o atual governo é ruim ou péssimo, número similar aos 70% registrados em dezembro de 2015




Por Portal da Indústria
A popularidade do governo Dilma Rousseff continua baixa. Na avaliação de 69% da população, o atual governo é ruim ou péssimo, número similar aos 70% registrados em dezembro de 2015. Esse é o quarto trimestre consecutivo que o governo de Dilma Rousseff alcança o maior percentual de desaprovação registrado desde o fim do governo José Sarney, informa a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira (30), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Conforme o levantamento, apenas 10% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom. A popularidade é um pouco melhor na região Nordeste, onde 18% avaliam o governo como ótimo ou bom. Na região Sudeste, o percentual cai para 7%.
Quase 70% reprovam presidente (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Quase 70% reprovam presidente (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Entre os entrevistados, 80% não confiam na presidente e 82% desaprovam sua maneira de governar. Quanto maior o grau de instrução do entrevistado, menor é a aprovação da maneira de governar da presidente. Entre as pessoas que têm até a quarta série do ensino fundamental, 70% desaprovam e 24% aprovam a maneira de governar da presidente. Entre os que têm educação superior, 87% desaprovam e 9% aprovam a maneira de governar da presidente.
Além disso, 80% dos brasileiros dizem que o segundo governo Dilma está sendo pior que o primeiro e 68% acham que o restante do mandato da presidente deverá ser ruim ou péssimo.  “A popularidade da presidente é baixa inclusive entre seus eleitores”, observa a pesquisa. Quase metade (48%) das pessoas que declararam ter votado em Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais consideram seu governo ruim ou péssimo e 65% desaprovam a maneira de governar da presidente.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
–  Os brasileiros estão especialmente insatisfeitos com as políticas para impostos e juros. De acordo com a pesquisa, 91% desaprovam a atuação do governo na área de tributos e 90% reprovam a taxa de juros. Em seguida, no ranking de insatisfação da população aparecem as ações na área de saúde, em que o governo tem 87% de desaprovação, e de combate ao desemprego e controle da inflação, ambas com 86% de reprovação.

As áreas em que há menor insatisfação das pessoas é a de combate à fome  e à pobreza (69% de desaprovação) e meio ambiente (68% de desaprovação). Em seguida, vem a educação, com 74% de reprovação.
Essa é a primeira pesquisa CNI-Ibope deste ano. O levantamento ouviu 2002 pessoas em 142 municípios entre os dias 17 e 20 de março. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
SAIBA MAIS
– Acesse a página da Pesquisa CNI-Ibope para conhecer todos os detalhes da publicação.

Instituições estão sendo testadas, diz Cunha em sessão de homenagem ao PMDB

Cunha lembrou que o PMDB é o partido com maior número de ocupantes de todos os cargos eleitos no País


Por Estadão Conteúdo

No dia seguinte ao rompimento do PMDB com o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliou nesta quarta-feira, 30, durante sessão solene em homenagem aos 50 anos do partido, que o País passa por uma situação de “extrema delicadeza na qual as instituições são constantemente testadas”.
Cunha lembrou que o PMDB é o partido com maior número de ocupantes de todos os cargos eleitos no País e disse que embora o partido seja uma “grande frente ainda herdada” – se referindo ao surgimento do partido durante o regime militar – “essa frente soube se juntar, a exemplo do que aconteceu ontem, por consenso, e acaba trilhando seu destino”.
Para o presidente da Câmara, “diante da tempestade” política no País o “PMDB se mostra, como sempre se mostrou, um porto seguro”. Cunha citou ainda o documento “Ponte para o Futuro”, apresentando pelo partido como um programa econômico alternativo ao país, como uma base capaz de viabilizar o entendimento entre os partidos e desses com a sociedade.
“O PMDB sempre soube se pautar em defesa do interesse público, não faltou e não vai faltar com o País e com a população”, concluiu Cunha durante pronunciamento de abertura da sessão solene em homenagem ao partido. O presidente da Câmara deixou por volta das 10h o plenário e voltou ao gabinete da Presidência da Câmara sem dar declarações.

Carlos paga funcionalismo amanhã (quinta-feira, 31)

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, anunciou na manhã desta quarta-feira (30) que o pagamento dos servidores municipais das administrações direta e indireta, incluindo aposentados e pensionistas, começa a ser efetuado nesta quinta-feira (31). No primeiro dia, recebem os funcionários com matrículas de final 1, 2 e 3. Já na sexta-feira (01), os servidores com matrículas de final 4, 5 e 6 terão os salários creditados em suas contas bancárias. Na segunda-feira (04), o pagamento será finalizado com os funcionários de matrículas com final 7, 8, 9 e 0 recebendo os seus vencimentos. O detalhe é que, na composição da folha de março, os funcionários da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) terão os salários creditados já no primeiro dia de pagamento. Antes, eles recebiam no último dia.
A folha de pagamento do Município tem um custo de R$ 53 milhões de reais e beneficia cerca de 20 mil servidores. Desde janeiro, o pagamento dos salários do funcionalismo tem que ser efetuado até o quinto dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado, de acordo com o calendário anunciado ainda no ano passado e com o modelo já adotado pelo governo federal para seus servidores.

Câmara aprova projeto da obrigatoriedade de guarda-volumes em agências bancárias de Parnamirim

Os vereadores de Parnamirim aprovaram por unanimidade o projeto de lei número 001/2016, de autoria do vereador Giovani Rodrigues Junior (PSD),  que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias de Parnamirim, instalarem guarda-volumes em seus estabelecimentos.
De acordo com o vereador Giovani Júnior, o guarda-volumes deverá está situado em local visível, próximo a porta giratória de segurança da agência bancária situada no Município, para o atendimento de consumidores e usuários de serviços bancários.
Também, devem possuir chaves para fechamento, que permitam o usuário passar para o interior da agência, sem que seja acionado o alarme de entrada em função da presença de metal.
No projeto de lei, consta que será vedada às instituições financeiras a cobrança de qualquer valor relativo à utilização do guarda-volumes por consumidor ou usuários dos serviços bancários da agência.

Audiências criminais em Alcaçuz serão por videoconferência

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte vai implantar, a partir de 5 de abril, um projeto piloto de videoconferências para a realização de audiências criminais. Inicialmente, serão realizadas 20 audiências interligando o fórum da Comarca de Nísia Floresta à Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do estado.
Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJ, Seráphico Nóbrega, a medida “implica em menos despesas e riscos no transporte de presos”.
O projeto também objetiva melhorar a prestação jurisdicional, considerando que em 2014, por exemplo, diversas audiências criminais deixaram de ser realizadas porque os réus não compareceram aos fóruns, prejudicando a instrução dos processos penais.
De acordo com o TJ, depois de Alcaçuz, o sistema de videoconferência deverá ser implantado também na Cadeia Pública de Natal e no Complexo Penal João Chaves, ambos na Zona Norte da capital potiguar, e ainda na Penitenciária de Parnamirim.
A área penal é a primeira a receber o projeto de videoconferências. Futuramente, o sistema também deve ser utilizado para orientar situações relacionadas à Infância e Juventude e servindo também para atender à Presidência e à Corregedoria Geral de Justiça.

FEMURN reunirá prefeitos para discutir ação judicial da verba do Fundeb

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, convoca a todas as prefeitas e prefeitos filiados para participar da reunião na próxima sexta-feira, 1º de abril, às 10 horas, na sede da Federação, que discutirá a ação judicial contra a devolução de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A ação tem por objetivo a suspensão da cobrança das complementações recebidas pelos municípios, tendo em vista que as prefeituras repassaram os dados corretos ao Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o valor recebido foi devidamente aplicado. Mesmo assim, a União cobra a devolução das verbas repassadas.

Uma comissão da FEMURN também esteve em Brasília com o propósito de sensibilizar o Governo Federal sobre a suspensão da cobrança da lista de unidades federativas que recebem aporte do Fundeb para complementação. Além da visita ao Governo Federal, a FEMURN optou por ajuizar a ação, para que os municípios não sejam penalizados com o erro do cálculo da União.

Presidente da Assembleia propõe sessão solene no Dia do Jornalista

Uma sessão solene marcará as comemorações do Dia do Jornalista, no dia 7 de abril, às 9h, na Assembleia Legislativa. Neste dia, o Poder Legislativo irá homenagear dez profissionais que atuam nas mais diversas áreas da comunicação, incluindo uma honraria in memoriam.

A proposição da sessão solene é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que ressaltou o trabalho da classe jornalística no dia-a-dia da Casa Legislativa. "Representamos a Casa do Povo e o trabalho dos jornalistas leva a informação para a sociedade, como por exemplo, reportar o que se passa nas atividades legislativas. São profissionais valorosos e, em seu dia, teremos uma justa homenagem”, justificou.

Para dar reconhecimento ao trabalho dos profissionais que atuam como interlocutores da sociedade, a sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista concederá distinção a 10 jornalistas com atuação na televisão, rádio, jornal, internet, fotografia, ou cuidando da imagem de seus clientes ou instituições trabalhando como assessores de imprensa, incluindo homenagem póstuma ao jornalista Jota Oliveira.

Serão homenageados os seguintes profissionais, em nome da categoria: Aldemar de Almeida, Aldemar Freire, Cacilda Medeiros, Cláudia Angélica, Fred Carvalho, Ismael Medeiros, Jota Oliveira (in memoriam), Miriam Moema, Murilo Meireles e Ney Lopes de Souza.

terça-feira, 29 de março de 2016

EU INDICO E SIGO NO TWITTER: @pgmliberageral

EU INDICO E SIGO NO TWITTER: 

APRORN institucional denuncia a falta de atenção e respeito com os Policiais Militares do Interior do RN

APRORN visita policiais na área do 7º BPM, e uma das reivindicações é o vale refeição para nossos Policiais da Região do Alto Oeste.
A APRORN tem essa sensibilidade, e sabe dessa necessidade que os nossos policiais tem há décadas, e agora obedecendo ao princípio da isonomia, exigimos das autoridades competentes que nossa região seja contemplada com esse beneficio, já que todas as outras estão recebendo o referido vale refeição.
  Adm. da APRORN Sgt Monteiro

IMPRESSIONANTE: Petrobras já demitiu 170 mil funcionários após a Lava Jato, no RN número pode passar de 10 mil demissões


Reportagem acachapante da Folha de São Paulo sobre a Petrobras.
Desde que foram alvejadas pela Operação Lava Jato, há pouco mais de dois anos, a Petrobras e suas subsidiárias demitiram 169,7 mil
pessoas.
O corte já representa o equivalente a 61% da equipe atual, que estava em 276,6 mil em fevereiro de 2016.
Em dezembro de 2013, eram 446,3 mil pessoas –de cada 10 trabalhadores empregados antes da Lava Jato, 4 foram dispensados (veja quadro com a evolução do número de vagas na pág. A20).
Os dados foram compilados pela Folha, a partir de dados apresentados aoconselho de administração da estatal e da pesquisa nos relatórios publicados pela empresa nos últimos 12 anos.
Os números mostram que, em meio à euforia das enormes reservas do pré-sal, a estatal saiu de 198,9 mil funcionários em 2004 para o recorde de 446,3 mil em 2013.
RESSACA
Os cortes começaram ainda em 2014, último ano da gestão Graça Foster, quando 74,3 mil perderam o emprego, e se intensificaram sob comando de Aldemir Bendine, que cortou 95,4 mil até fevereiro deste ano.
Após as demissões, a Petrobras está hoje com um efetivo semelhante ao de 2007.
A Petrobras disse por meio de nota que “está reduzindo seu nível de investimento e gasto operacional, o que acaba refletindo na contratação de serviços e em ajuste nos empregados próprios”.
Uma análise dos cortes mostram que 85% das demissões ocorreram entre prestadores de serviço que realizavam obras para a companhia. Esse contingente caiu de 175,8 mil pessoas em dezembro de 2013 para apenas 30,8 mil em fevereiro de 2016.
A Petrobras foi obrigada a cortar drasticamente os investimentos para preservar seu caixa e tentar reduzir suas dívidas, que giram hoje ao redor de US$ 100 bilhões.
Além disso, grandes obras foram paralisadas ou reduzidas com as denúncias de pagamento de propina pelas empreiteiras a ex-funcionários da empresa e a políticos.
REESTRUTURAÇÃO
Os cortes de funcionários não devem parar por aqui. Segundo a Folhaapurou, a Petrobras finaliza uma reestruturação que deve ser analisada pelo conselho de administração nesta quarta (30).
Os cargos executivos podem ser reduzidos em 40%, o que vai provocar demissões e redução de despesas, como viagens ou aluguéis. A estatal está devolvendo uma de suas sedes no Rio e prédios em outros Estados.
O corte vai atingir empregados próprios e terceirizados administrativos e de operação, áreas em que até agora as demissões foram tímidas.
O contingente de pessoal próprio caiu 8,7%, para 78,6 mil pessoas, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2016. No mesmo período, a redução nos terceirizados das áreas administrativas e de operação foi de 9,3%.
A área administrativa, segundo funcionários que trabalham na empresa, ouvidos pela Folha, sofre de inchaço por causa da pressão de partidos políticos pela contratação de apadrinhados.
No ano passado, a Petrobras demitiu 6.000 funcionários administrativos.
A Lava Jato também sustenta que o ex-ministro José Dirceu e ex-funcionários cobravam propinas de recrutadoras de recursos humanos, como Hope e Personal.
Segundo a investigação, quanto mais recepcionistas, seguranças, jornalistas e outros profissionais eram empregados, maior era o valor dos contratos, e maior a propina mensal dos corruptos.
Dirceu nega a acusação.
RIO GRANDE DO NORTE
Segundo informações repassadas ao BG por um funcionário da empresa, nós últimos dois anos os cortes já atingem mais de 6000 pessoas no estado só nas terceirizadas e com a suspensões de perfurações de poços poderemos ter mais 5000, o que totalizaria 11000 demissões em 30 meses no RN, uma verdadeira PANCADA.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz44HocOwIn