INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

NOVA PARCERIA... ACADEMIA BELA FORMA 100% FEMINA


Fiocruz detecta vírus zika com potencial de infecção em saliva e urina

Posted  blogdoborges 
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, disse nesta sexta-feira (5), no Rio, que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva. A descoberta foi feita a partir da análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika.
Segundo Gadelha, isso  “muda o patamar e a forma que estamos tendo que desdobrar as pesquisas”. No entanto,”o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido”.
Os cientistas observaram que o material coletado nas amostras dos pacientes – além de conter a presença do vírus zika, confirmada pelos chamados testes PCR – também foi capaz de provocar danos em células em testes de laboratório.
Isso comprova a atividade viral, segundo os cientistas. Ainda assim, pesquisas aprofundadas serão necessárias para comprovar se necessariamente haverá infecção através de fluidos.
“O fato de haver um vírus ativo com capacidade de infecção na urina e na saliva não é uma comprovação ainda, nem significa que necessariamente o será, que há possibilidade de infecção de outas pessoas de maneira sistemica através desses fluidos”, disse Gadelha.
 “Antes, só foram encontradas partículas não infecciosas. Mas ainda é preciso pesquisar para saber se é possível que se infecte outra pessoa”, reforçou.
Recomendações Ainda assim, a Fiocruz fez uma série de recomendações. O cuidado com gestantes é uma preocupação da pesquisa, segundo Gadelha.
“Recomendamos às gestantes que evitem grandes aglomerações, que evitem que compartilhem copos e materiais levados à boca. Pessoas que convivam com gestantes e tenham sintomas de zika devem ter uma responsabilidade adicional”, afirmou.
“A evidência de hoje não faz com que nos digamos às pessoas que elas não podem ir para o carnaval”, acrescentou Gadelha.
O fato de haver a possibilidade de contaminação por urina e saliva, segundo a Fiocruz, não diminui a necessidade de se combater o mosquito Aedes aegypti.
A pesquisa foi liderada pela pesquisadora Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

TJRN anula absolvição e reabre julgamento da operação Batalhão Mall


A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu nesta quinta-feira (4) a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) sobre a operação Batalhão Mall. Assim, a absolvição dos acusados foi anulada e o julgamento terá continuidade. A operação prendeu em 2011 policiais militares e empresários envolvidos em um suposto esquema de corrupção na cidade de Assú, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A apelação criminal, movida pelo MPRN, pedia a anulação da sentença de primeiro grau, que inocentava os envolvidos no caso. Como o órgão julgador do TJ potiguar recebeu a denúncia, a sentença inicial foi anulada.
A operação foi deflagrada em junho de 2011 quando 15 pessoas foram presas, entre empresários, comerciantes e policiais militares em Assu. A acusação do MPRN é que alguns oficiais e praças lotados na cidade prestavam serviços típicos da segurança particular a empresas da região, dentre instituições financeiras de alto porte e postos de combustível.
Os crimes praticados envolveram corrupção ativa, passiva e peculato contra a administração pública militar. Os atos delituosos ocorriam através de acordos com pontos bases de viaturas e vendas do serviço policial (como escolta de transporte de valores e de vigilância 24 horas) fazendo uso de viaturas, da estrutura da PM e de policiais em serviço. Além disso, também havia a apropriação de combustível extraído ilicitamente para os veículos oficiais e particulares, sob o conhecimento dos comandantes dos batalhões. A argumentação do MPRN foi validada com base nos artigos 77 do Código Penal Militar e 41 do Código de Processo Penal.
G1

Grupo defende direito ao aborto em casos de microcefalia; CNBB é contra

 A intensa circulação do vírus Zika no Brasil e a possível associação da infecção em gestantes com casos de microcefalia em bebês reacende no país o debate sobre o aborto. Um grupo composto por advogados, acadêmicos e ativistas prepara uma ação, a ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), que cobra o direito de interromper a gravidez em casos em que a síndrome for diagnosticada nos bebês.
Em entrevista à Agência Brasil, a antropóloga e pesquisadora Debora Diniz, que está à frente do trabalho, explicou que a ação deve ser encaminhada à Suprema Corte em, no máximo, dois meses. O mesmo grupo impetrou ação similar, em 2004, para pedir ao STF o direito ao aborto em casos de bebês com anencefalia. O pedido foi acatado pelos ministros em 2012.
“A atual epidemia do vírus Zika exige do Estado brasileiro a implementação de um conjunto amplo de políticas para a proteção de direitos que não se restringem ao direito à interrupção da gravidez”, disse Debora, ao defender políticas amplas de planejamento reprodutivo, incluindo o acesso à testagem de infecção pelo vírus a todas as gestantes.
Em situações onde há resultado positivo para microcefalia, é preciso que haja, segundo ela, o encaminhamento para um pré-natal de alto risco, caso a mulher queira prosseguir com a gravidez, ou o direito ao aborto legal, caso a mulher prefira interromper a gestação.
Para Debora, a autorização para o aborto, nessa situação, precisa ser garantida a partir da confirmação da infecção, como um direito da mulher face a uma grave epidemia não controlada pelo Estado brasileiro.
A professora da Universidade de Brasília (UnB) destacou ainda que políticas voltadas para crianças afetadas por síndromes neurológicas decorrentes da infecção por Zika, como a própria microcefalia, não podem ficar em segundo plano. A ação que está sendo elaborada, segundo ela, também pedirá a implementação de políticas sociais com foco na limitação desses bebês e que garantam assistência integral às mães e famílias.
De acordo com a pesquisadora, o aumento de casos de suspeita de síndrome fetal ligados ao vírus Zika e a recente classificação de emergência global em saúde pública, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a necessidade de articulação imediata de políticas de cuidado e atenção à saúde de mulheres e crianças afetadas pelo problema.
“Para uma mulher hoje no Brasil, saber-se grávida e infectada pelo vírus é uma situação de grande sofrimento e desproteção. Independentemente da consequência efetiva que a infecção possa ter no feto, ser obrigada a enfrentar uma gravidez de riscos graves e não totalmente conhecidos, causados pela negligência estatal em controlar uma epidemia, já é uma violação aos direitos das mulheres.”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) considera que a extrema gravidade da situação vivida por gestantes em todo o país não justifica uma defesa do aborto para casos de microcefalia. Para a entidade, a defesa da interrupção da gestação representa total desrespeito ao dom da vida e às pessoas com algum tipo de limitação.
“Lamentamos muito que alguns julguem que a solução para esses casos seja o aborto de bebês com microcefalia”, disse o presidente da entidade, dom Sérgio da Rocha.
O religioso destacou que quadros de microcefalia já existiam antes da epidemia de Zika no Brasil, mas só agora passaram a receber mais atenção por parte das autoridades sanitárias e da comunidade como um todo.
“A microcefalia não pode ser reduzida apenas à questão do vírus Zika. Essa ligação nem está ainda tão clara”, enfatizou.
Para o representante da Igreja Católica, é preciso reforçar no país a assistência a pessoas acometidas pelo vírus, sobretudo gestantes, e também a bebês diagnosticados com malformações congênitas, como a microcefalia.
Dom Sérgio defendeu a implementação de políticas que apontem para um sistema de saúde pública universal e de qualidade. “Essa deveria ser a nossa resposta. E não a resposta que alguns têm buscado”, disse em referência aos grupos que pedem a interrupção da gravidez em casos de microcefalia.
“Dizer que uma criança que está sendo gestada com microcefalia deve ser abortada é o mesmo que dizer que uma criança com algum tipo de limitação não tem direito à vida”, destacou.

Fonte:  Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte funcionará normalmente neste carnaval

Foto: Brasilvipnet
 Um espaço para exercitar o corpo e a mente, perto da natureza e longe do barulho da folia carnavalesca. Assim é o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que funcionará normalmente neste carnaval. Com estacionamento próprio, segurança particular 24 horas, uma biblioteca que funciona todos os dias, sala de exposição de animais empalhados, 2,5 km de trilhas pavimentadas que ligam as regiões administrativas Sul e Oeste e uma torre que permite a visão panorâmica da cidade de Natal, o Parque da Cidade tem atraído muitos visitantes turistas e potiguares. Foram mais de 24 mil visitantes somente no mês de janeiro deste ano.
Durante os dias de folia, o Parque da Cidade abrirá os seus portões normalmente para exercícios e lazer das 5h às 18h. O Centro de Visitantes, onde funcionam a biblioteca e a sala de exposição dos animais, fica aberto das 8h às 17h30. Já a torre, onde fica o Memorial Natal, vai funcionar até o sábado de carnaval e só reabre na quarta-feira de Cinzas, das 14h às 17h30h.

Prefeitura do Natal

Governo Robinson atrasa pagamento do Programa do Leite

z

Os produtores rurais que fornecem leite para o Programa do Leite do Governo do Estado gritam por socorro. Além dos problemas em decorrência da seca e do preço defasado, o Governo não paga aos fornecedores há cinco quinzenas. Ou seja, os produtores e laticínios passaram as festas de fim de ano, verão, e provavelmente passarão o Carnaval sem dinheiro.
Um novo formato do Programa do Leite no Rio Grande do Norte foi lançado pelo Governo de Robinson Faria em 29 de agosto de 2015, recebendo um investimento anual de R$ 47 milhões.
O programa é coordenado pela EMATER em parceria com a Secretaria de Estado, do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Kelps Lima convida Hermano Morais para disputar a Prefeitura de Natal pelo SDD


O deputado estadual Kelps Lima, presidente estadual do Solidariedade (SDD), convidou o colega-deputado Hermano Morais para trocar o PMDB pelo SDD.
Se trocar de legenda, Hermano será o candidato à Prefeitura de Natal do SDD.
Em 2012, Hermano disputou a Prefeitura de Natal contra o atual prefeito Carlos Eduardo, que agora está aliado ao PMDB, e deverá contar com o apoio do partido na Eleição de 2016.
Resta saber se Hermano deixará o PMDB, presidido pelo Ministro Henrique Alves, seu amigo de uma vida inteira.

Governo Robinson deixa Servidores da Educação sem 1/3 de férias e quebra cultura de 30 anos

Os servidores da educação estadual estão revoltados com o governador Robinson Faria (PSD), que pela primeira vez, desde o Governo de Lavoisier Maia, deixa a categoria sem receber o 1/3 de férias.
Se já não bastasse receber o salário do mês de janeiro atrasado o servidor da educação não recebe as férias dentro do pagamento do mês.
De acordo com Janeayre Souto, presidenta do SINSP, essa ação do governo Robinson Faria, só demonstra o descaso e a falta de respeito e compromisso desse Governo com os servidores da educação: “Nós iremos durante a manhã de hoje buscar explicações do Governo para uma ação tão maléfica aos servidores da educação. Com essa ação o Governador Robinson Faria entrará na história sendo o governador que pagou atrasado o salário de janeiro aos servidores da educação sem 1/3 das férias dos servidores”

Homem que pegou zika, dengue e chikungunya também comprou ações da Petrobras


Autoridades colombianas investigam o estranho caso do homem que pegou zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo, um caso raro de tripla infecção aos três vírus. Os médicos querem saber se o homem pode mesmo ser considerado o mais azarado da história. “Estamos chegando bem perto de dar o título a ele porque soubemos que ele também comprou ações da Petrobras no ano passado”, disse um médico.
De acordo com as investigações preliminares, para comprar as ações ele vendeu dólares. “Se isso se confirmar, ele será mesmo o campeão”, afirmou um dos investigadores. A equipe que estuda o caso enviou um membro ao Brasil porque existem relatos de que o paciente também é vascaíno.

Presidente da Fecomércio visita obras do Sesc Ler Zona Norte

A intervenção, que tem sua conclusão prevista para junho deste ano, está orçada em R$ 6,5 milhões


Por Redação
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, visitou as obras de reforma e ampliação do Sesc Ler Zona Norte na tarde desta quinta-feira, 04. A reforma foi iniciada em junho de 2015. Acompanharam o presidente a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral; o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgílio; além dos engenheiros responsáveis pela obra e dos proprietários da construtora Plana, que toca os serviços.
A intervenção, que tem sua conclusão prevista para junho deste ano, está orçada em R$ 6,5 milhões, e além da melhoria e modernização da atual estrutura, com ampliação da cozinha e da biblioteca, por exemplo, contempla ainda a criação de um campo de futebol society com arquibancadas; a construção de um ginásio poliesportivo; a construção de piscinas (adulto e infantil); a construção de um novo bloco onde irão funcionar os vestiários e a lanchonete; a construção de um anexo que abrigará o setor administrativo e a Central de Atendimento; como também a criação de novas vagas de estacionamento.
Em 2015, o Sesc Ler Zona Norte teve 199 alunos matriculados (Foto: Divulgação)
Em 2015, o Sesc Ler Zona Norte teve 199 alunos matriculados (Foto: Divulgação)
“É um investimento alto que o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, está fazendo, para que a zona norte tenha à disposição uma estrutura toda nova, moderna e dotada de novas opções de lazer para os comerciários e usuários de nossa unidade, que também passará a estar alinhada com os conceitos de sustentabilidade, por meio do reuso de parte da água servida e aproveitamento da água das chuvas, por exemplo”, afirmou Queiroz.
Em 2015, o Sesc Ler Zona Norte teve 199 alunos matriculados, sendo 125 na Educação Fundamental; 50 na Educação de Jovens e Adultos; e 24 no acompanhamento pedagógico. Além disso, manteve 406 alunos inscritos nas atividades esportivas e culturais, como karatê, balé e dança. Ao todo, em 2015, foram realizados, no Sesc Ler Zona Norte, 13.550 atendimentos e confeccionadas 366 carteirinhas do Sesc.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

INFORMATIVO DO MANDATO DO VER. MARCOS DO PSOL





Walfredo Gurgel continuará sem atender demandas espontâneas para casos clínicos

Medida faz parte da política de reorganização dos serviços atualmente oferecidos pelo hospital


Por Redação
Medida objetiva amenizar a alta demanda de pacientes problemas de superlotação (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Medida objetiva amenizar a alta demanda de pacientes (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
O Corpo Diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) informa a toda a população do Rio Grande do Norte (RN) que, mesmo após o pagamento da Cooperativa Coopmed e o retorno dos profissionais das especialidades de ortopedia, clínica médica, cirurgia geral e cirurgia vascular, as suas rotinas de trabalho no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), a porta de entrada para atendimentos de baixa e média complexidade continuará fechada para demandas espontâneas.
A decisão foi tomada na tarde dessa quarta-feira (3) e faz parte da política de reorganização dos serviços atualmente oferecidos pela maior unidade de saúde pública para atendimentos do trauma e para definição do perfil assistencial do Walfredo Gurgel.
Segundo a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, “esta foi uma decisão difícil para tomarmos, mas que não tínhamos mais como protelar. Há anos sobrevivemos atendendo uma demanda que não nos compete e isso sempre nos colocou em situações graves como desabastecimento, sobrecarga de trabalho e comprometimento dos serviços de competência de nossas equipes assistenciais. Não dava mais para adiar”, afirmou.
A gravidade da situação vivida pelo HMWG em atender casos de menor complexidade ficou ainda mais evidenciada no último trimestre do ano passado, quando um levantamento feito pela gerência de enfermagem mostrou que, em um único mês (outubro), 962 pacientes com baixa gravidade vieram em ambulâncias do interior e foram classificados como azul ou verde – de acordo com o protocolo de Manchester, superando os 829 pacientes regulados por ambos os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samus Natal e Metropolitano), no mesmo período.
O alto número de pacientes clínicos atendidos no PSCS também influencia diretamente na quantidade de refeições, medicações, curativos e na utilização de macas, mesmo que o paciente não permaneça internado no hospital. “Todo paciente que chega ao Walfredo Gurgel, e que é atendido pelo clínico, por exemplo, precisa fazer exames, tomar alguma medicação e por mais que a permanência dele seja mínima, requer a atenção de nossos profissionais e, sim, acaba elevando nossos custos. E o pior: este mesmo paciente que atendemos, poderia ter sua queixa resolvida em uma unidade de saúde de menor complexidade”, explica Fátima.
portalnoar.com

Dilma diz que não tem informação a prestar sobre suposta venda de MP


A presidente Dilma Rousseff, em documento por escrito entregue á Justiça Federal, afirmou que não tem nenhuma informação para prestar sobre suposta venda de medidas provisórias investigada pela Operação Zelotes.
Dilma foi ouvida como testemunha arrolada pela defesa de um dos réus, o empresário  e advogado Eduardo Valadão. O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira, havia autorizado o depoimento da presidente sob o argumento de que é direito do réu escolher suas testemunhas.
Duas medidas provisórias editadas no governo Lula e uma editada no governo Dilma fazem parte das investigações da Zelotes, que apontam que havia colaboradores dentro do Palácio do Planalto para que MPs fossem elaboradas com o texto favorável aos interesses de companhias montadoras de veículos.
“Considerando os termos do ofício destacado à epígrafe e com o propósito de colaborar com celeridade na prestação jurisdicional, esclareço à Vossa Excelência que não detenho qualquer informação ou declaração para prestar acerca dos fatos narrados na denúncia ofertada aos autos da ação penal em curso neste juízo, ou sobre as pessoas indicadas na referida denúncia”, escreveu a presidente Dilma para o juiz Vallisney.
Com Agência Brasil

Presidente do Conselho pede mais policiamento no Bairro Nordeste

O Presidente do Conselho Comunitário do Bairro Nordeste (CCBN), Manoel Eduardo esteve nesta quarta-feira (3), na sede do 9° Batalhão de Polícia Militar do RN (9°BPM) na Av. Capitão-Mor Gouveia, na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.


Na pauta da reunião Manoel solicitou ao Tenente Coronel PM Fábio André, mais policiamento na comunidade que vem sofrendo com constantes ondas, de assalto. Depois do carnaval será realizada uma nova reunião com o comandante na comunidade.
Ofício:

Sisu: candidatos em lista de espera começam a ser convocados

Para o primeiro semestre de 2016, o Sisu ofereceu 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior -Agencia Brasil

As instituições de ensino superior iniciam hoje (4) a convocação de candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os estudantes acompanhem as convocações na instituição em que tenham manifestado interesse.

Nesta edição, o programa ofereceu 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas.

Puderam manifestar interesse na lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções de curso na chamada regular e aqueles selecionados apenas para a segunda opção de curso. A adesão à lista de espera é permitida apenas para a primeira opção de vaga do candidato.

Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para concorrer às 228.071 vagas do Sisu do primeiro semestre de 2016. Engenharias, pedagogia e administração foram os cursos que lideraram a oferta de vagas. O curso de medicina, mais uma vez, teve a maior concorrência, 52 candidatos por vaga, seguido por psicologia, com 49,4, e por educação física, com 42,4. As mulheres formam a maior parte dos inscritos, 57,1%. Os candidatos de até 22 anos de idade totalizaram 71,8% dos concorrentes às vagas.


Fonte: Agência Brasil

Sesap divulga boletim da dengue no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nessa quarta-feira (3), a situação epidemiológica da dengue, zika e febre chikungunya no Rio Grande do Norte. Os números são referentes à semana epidemiológica 4, com dados coletados até 30 de janeiro.

Até o momento foram notificados 1.820 casos suspeitos de dengue, o que revela um aumento de 37,57% de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Do total de casos suspeitos, até agora foram confirmados 111 casos.

O número de óbitos confirmados para a dengue em 2016 chegou a 10, número menor que o ano passado, que no mesmo período já registrava 28 óbitos.

Em relação aos casos suspeitos de zika, já foram notificados um total de 221 até o dia 30 de janeiro. Ainda sem casos confirmados.


Já os noves casos confirmados para a chikungunya, divulgados recentemente pela Secretaria de Saúde do município de Natal, se referem a casos notificados ainda em 2015. Em 2016 o Rio Grande do Norte ainda não notificou, nem confirmou casos da doença.

Polos do carnaval recebe mais luz e limpeza em Natal

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está atuando em melhorias na iluminação dos polos do Carnaval Multicultural de Natal 2016, além de um reforço na estrutura de praças e canteiros localizados no entorno.
Em instantes, mais informações.
Confira algumas fotos e veja se identifica cada um:






Homens abandonam mães de bebês com microcefalia em Pernambuco

Médicos ouvidos pela reportagem relatam que os casos são cada vez mais frequentes e afetam principalmente jovens em relações instáveis


Por Estadão Conteúdo


Intensão também é capacitar profissionais no cuidado a crianças com microcefalia ( Foto: Gazeta News)
Mães são abandonadas pelos companheiros após descobrir que o filho do casal é portador da microcefalia ( Foto: Gazeta News)
Em Pernambuco, Estado com maior número de notificações de microcefalia, muitas mães têm sido abandonadas pelos companheiros após descobrir que o filho do casal é portador da má-formação. Médicos ouvidos pela reportagem relatam que os casos são cada vez mais frequentes e afetam principalmente jovens em relações instáveis.
Médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia contam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho. “Eu me surpreendi com a quantidade de mães que estão cuidando do filho sozinhas, porque o pai simplesmente resolveu largar a família”, conta uma pediatra que não quis se identificar. O rompimento também atinge relações mais duradouras.
Após dois anos de namoro e nove de casamento, a promotora de eventos Carla Silva, de 32 anos, foi abandonada pelo pai dos seus três filhos quando ainda estava internada na maternidade. O motivo, conta, era a condição da caçula, Nivea Heloise, que nasceu com menos de 28 centímetros de perímetro encefálico. “Ele me culpou por ela nascer assim. Disse que a menina era doente porque eu era uma pessoa ruim.”
O casal se conheceu após ele começar a frequentar a mesma igreja evangélica que ela, em uma periferia do Recife. Carla havia acabado de sair de um relacionamento longo e até resistiu às investidas dele por quatro meses.
Depois, começaram a namorar, se casaram e tiveram dois meninos, hoje com 3 e 5 anos. Durante a gravidez da caçula, porém, a relação já estava abalada.
Zika
A promotora de eventos contraiu o zika vírus no segundo mês de gestação. Pela TV, via os casos que associavam a doença à microcefalia e pensou que a filha, ainda no útero, poderia se tornar uma vítima. “Os exames não apontavam nada, mas eu fui me preparando”, diz. Descobriu que a criança era portadora da má-formação logo depois do parto. “Não foi um choque. Eu vi e me tranquilizei.” Mas o pai dela, não.
Nivea completa dois meses hoje, mas só foi registrada pelo pai 30 dias após o nascimento. “Pensei em fazer a certidão de nascimento como mãe solteira, mas minha sogra fez pressão até ele assumir”, diz Carla. Desde dezembro, no entanto, o ex-marido não mora mais com a família. Também não responde a mensagens no celular e a bloqueou de um aplicativo de bate-papo, conta.
Com rotina de exames em hospitais, a filha tem demandado atenção integral de Carla durante o dia. Já as convulsões provocadas pela microcefalia não a deixam dormir de madrugada. “Ela chora muito, se treme inteira e contrai as mãos”, afirma a mãe.
A contar do nascimento de Nivea, ela ainda não conseguiu trabalhar. “Quando eu voltar, vai ser ainda mais difícil.”
Indesejada
Para a infectologista pediátrica Angela Rocha, coordenadora do setor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que recebe a maior parte dos pacientes com microcefalia em Pernambuco, o problema de abandono dos pais afeta principalmente mulheres jovens, com relacionamentos instáveis e que tiveram uma gravidez indesejada.
“Normalmente, o homem tem essa dificuldade de assumir”, afirma Angela. Segundo a infectologista, alguns rompimentos acontecem ainda antes de o casal descobrir que o filho tem microcefalia. “Em muitos casos, o parceiro já tinha se afastado na hora que engravidou. Em outros, quando a criança nasce.”
Foi assim para a pequena Layla Sophia, de dois meses, que ainda não conhece o pai. “Foi uma gravidez inesperada, logo no começo do namoro da minha filha. Quando estava com seis meses de barriga, ele deixou ela”, conta Iranilda Silva, de 45 anos, avó da criança.
A filha de Iranilda também contraiu o zika vírus durante a gestação. Para a família, natural de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, a microcefalia era totalmente desconhecida. Mas nem a má-formação da criança a reaproximou do pai. “Ele sabe de tudo até porque mora do nosso lado, mas nunca foi lá (ver a criança)”, contou a avó de Layla Sophia.

Campanha de prevenção do câncer enfatiza hábitos de vida saudáveis

habitosAlimentação saudável e prática de atividades físicas são o binômio-chave para a prevenção de vários tipos de câncer – especialmente os de próstata, mama e cólon e reto (conhecido como câncer de intestino). Esta será a mais importante mensagem do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para a campanha “Nós podemos. Eu posso”, lançada nesta quinta (04), no Rio de Janeiro (RJ), para marcar o Dia Mundial do Câncer.
A campanha é promovida mundialmente pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que congrega mais de 800 organizações em 155 países, os quais também adotarão o lema “We can. I can”. O objetivo é estimular a população de todo o planeta a adotar, individualmente ou em grupo, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de bebida alcóolica e evitar exposição aos raios ultra-violetas, além de comer de modo saudável e se exercitar.
Segundo estimativas do INCA/MS, cerca de 15 mil novos casos de câncer no Brasil em 2016 deverão ser atribuídos ao excesso de peso e à obesidade, que aumentaram de forma alarmante nas últimas décadas. De acordo com o órgão, os três tipos de câncer responsáveis pela maior parte dos novos casos da doença em 2016 (excluindo o de pele não melanoma) são fortemente relacionados ao excesso de peso e à obesidade: próstata, mama e cólon e reto.
Mudanças no padrão de alimentação tradicional do brasileiro e o elevado índice de sedentarismo, entre outros fatores, criaram condições para a deflagração de uma verdadeira epidemia de obesidade no país, seguindo tendência verificada em países desenvolvidos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOVO PARCEIRO, VEM MAIS ESTA SEMANA, AGUARDEM!


TEMER PERMANECERÁ PRESIDENTE

Temer se reúne com Renan e fecha acordo para se manter presidente do PMDB
 
Após protagonizarem uma série de acusações públicas, o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, reuniu-se na terça-feira, 2, pela manhã com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para fechar um acordo que garante a sua permanência à frente do comando do partido. 

Ficou acertado que na convenção partidária, marcada para março, haverá o lançamento de uma chapa única e o grupo peemedebista ligado a Renan dividirá com aliados de Temer os principais cargos da Executiva da legenda.

Governo envia para AL proposta para criar Sistema de Inteligência de Segurança do RN


ciosp natalO Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, por meio da Secretaria de Gabinete Civil, a proposta de criação de o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SEISP/RN). A mensagem do Governo data do dia 26 de janeiro, mas só foi publicada pelo Gabinete Civil nesta segunda-feira (01). O sistema consiste principalmente em criar o Centro de Inteligência, que será diretamente subordinado ao gabinete da secretária Segurança Pública (SESED), Kalina Leite, e que funcionará como Agência Central do Sistema tendo a finalidade de planejar, coordenar e integrar as atividades de inteligência de Segurança Pública no Estado.
O trabalho é resultado de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP) e já é realidade em outros Estados da Federação há algum tempo. Conforme a mensagem encaminhada pelo Governo para a apreciação da Assembleia, a ausência de normatização específica sobre a matéria, no âmbito do Rio Grande do Norte, “representa importante obstáculo a uma atuação mais eficiente por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), notadamente no que diz respeito à coordenação e à integração das atividades de inteligência entre os diversos órgãos atuantes em segurança pública”.
joaoandreneto.blogspot.com.br/

Passagem de ônibus também aumenta em Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba

Não foi só a passagem de ônibus em Natal que aumentou desde o dia31 de janeiro, quando passou de R$ 2,65 para R$ 2.90.
De acordo com o diretor-geral do DER/RN, general Jorge Fraxe, o reajuste é automático e proporcional percentualmente para as linhas que trafegam no chamado “Anel 1”, que envolve a região metropolitana de Natal.
Em Parnamirim, aumentaram as passagens das linhas D ((Parque Industrial-Parnamirim/Alecrim/Natal), C1 – Parnamirim (Santa Teresa)/Natal (Via Direta),
C2 – Parnamirim (Vale do Sol)/Natal (Via Direta), E – Parnamirim (Emaús)/Natal (Alecrim), L – Parnamirim (Cajupiranga)/Natal (Via Direta) e V – Parnamirim (Bosque das Colinas)/Natal (Via Direta).
O preço da passagem em linhas que circulam por Macaíba (linha I – Macaíba/São Gonçalo do Amarante/Natal (Santa Catarina) e São Gonçalo do Amarante (R – São Gonçalo do Amarante (Aeroporto)/Natal-Tirol), (S – São Gonçalo do Amarante/Natal-Ribeira), (T – São Gonçalo do Amarante-Centro/Guanduba), (U – São Gonçalodo Amarante-Poço de Pedras/Natal-Igapó) e Circular Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O valor passou de R$ 2,80 para R$ 3,10, um reajuste de 10,71%.