INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Após seca severa, chuvas matam animais e devastam rebanhos no PI

animaisPIA tão sonhada chuva que os sertanejos do município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, esperavam chegou causando devastação nos rebanhos de vários criadores da zona rural. Debilitados com a seca severa que vinha castigando a região, os animais não resistiram às fortes chuvas e à mudança repentina de temperatura.
Na semana passada, entre a quinta-feira (7) e a sexta-feira (8), choveu mais de 100 milímetros no município e as mortes de ovinos, caprinos e até bovinos começaram a ser contabilizadas pelos criadores. Alguns chegaram a perder centenas de animais e os relatos são de desolação e prejuízos. Dom Inocêncio possui um dos maiores rebanhos de caprinos do Piauí, segundo o IBGE.
O agricultor Benivaldo Pereira Costa, da comunidade Caititu, a 17 km de zona urbana, perdeu 50 ovelhas após as chuvas. Segundo ele, o prejuízo médio com as mortes no rebanho gira em torno de R$ 6 mil. Em entrevista ao G1, o criador descreveu os momentos de angústia ao ver os animais agonizando no dia seguinte às chuvas.
“Só no meu rebanho morreram 50, no do meu vizinho morreu mais de 100 e a gente só escuta a notícia de que na roça de fulano morreu 30, 40, 60. Os bichinhos estavam fracos e não aguentaram. Aqui em casa a gente quase se acaba de pegar os bichinhos e colocar dentro de casa para tentar salvar. Botamos o que coube, mas não deu”, relatou.

POLÍTICA - Pesquisa aponta TV como meio de comunicação que mais influencia eleitor

Da editora da Tribuna do Norte online, Cledivânia Pereira:
Pesquisa do Ibope realizada em dezembro passado e divulgada ontem (14) mostra que os meios digitais ganham força como fonte de informação para tomada de decisão de voto. E esse crescimento se dá em paralelo à queda da importância das conversas cara-a-cara com amigos e parentes. A pesquisa mostra que nas eleições municipais de 2008, 47% dos eleitores diziam que conversa com familiares e amigos era muito importante para a tomada de decisão sobre o seu voto. Em dezembro de 2015, esse número cai para menos da metade: 22%.

Internet
Em compensação, a quantidade de brasileiros que afirmam utilizar a internet como meio de informação para assuntos eleitorais passou de 3% para 14% — sobretudo entre jovens: 22% entre eleitores de 16 a 24 anos e 17% entre eleitores de 25 a 34.

Redes Sociais
Facebook, Twitter e WhatsApp, nem citadas em 2008, são mencionadas por 5% da população. Para quem tem idade de 16 a 24 anos, redes sociais representam 8% das fontes de informação para escolher um candidato e 9% para quem tem de 25 a 34 anos.

Propaganda/Jornais/Revista
Juntas essas duas fontes de informação somam 19% e ficam no mesmo patamar de rádio (18%), propaganda eleitoral oficial (19%) e, claro, da conversa com amigos e parentes (22%). Também permanecem acima dos jornais e revistas, que tinham 12% em 2008 e agora somam 10%, mas ainda abaixo da televisão, que de 48% em 2008 agora tem 51%.

TV
Porém, de acordo com o tamanho do município, o poder da televisão aumenta ou diminui. Nas cidades com até 50 mil habitantes, a TV é citada como fonte de informação por 41% dos eleitores, contra 60% nos municípios com mais de 500 mil. Nas cidades menores, o rádio tem mais importância (23%) do que nos grandes centros urbanos (16%) e a conversa com amigos/familiares é o segundo maior influenciador (28%). Resumo da pesquisa Ibope (dezembro 2015, divulgada ontem — 14/01)

O que influencia você na hora do voto?
51% TV (48% em 2008)
22% Conversa com parentes e amigo (47% em 2008)
19% Propaganda eleitoral
18% Rádio
14% Internet (notícias e informações) (3% em 2008)
10% Jornais e Revistas (12% em 2008)
5% Redes Sociais 5% (0% em 2008)


 Fonte: Heitor Gregório

Polícia encontra celulares, bebidas, facas e drogas em penitenciária de Parnamirim

Maconha, crack, cocaína, bebida destilada, facas artesanais, aparelhos celulares, chips, carregadores e fones de ouvido. Foi vasto o material encontrado ao longo da manhã desta quinta-feira (14) durante revista realizada nos dois pavilhões da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal.
O trabalho foi realizado por agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE), com apoio do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).
Também nesta quinta, policiais da Força Nacional encontraram na área externa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta - maior unidade prisional do Rio Grande do Norte - um revólver, 20 munições e um tablete de maconha. O material estava no pé do muro, entre duas guaritas. 

Parnamirim: Secretaria de Educação vai convocar professores aprovados em concurso

A prefeitura de Parnamirim fará a convocação de 318 profissionais através do Edital 01/2015 homologado em 9 de dezembro de 2015, para atuarem na área da educação do município. 
Os convocados assumem os cargos neste ano letivo e chegam para dá mais força ao setor como explica a secretária de educação, Vandilma Maria de Oliveira, "Os novos profissionais chegam passando força. Com este reforço fica a certeza de que teremos mais um excelente ano para a educação da Parnamirim", afirmou a secretária.
A convocação será publicada no diário oficial da próxima semana. Após a nomeação os profissionais possuem 30 dias para se apresentarem na SEMEC, localizada na rua Cícero Fernandes Pimenta, 1379, Santos Reis.
Relação da quantidade de profissionais convocados:
- Agente Administrativo - 25
- Bibliotecário - 01
- Instrutor de LIBRAS - 03
- Intérprete de LIBRAS - 12
- Professor de Artes Visuais - 02
- Professor de Ciências – 01
- Professor de Educação Física - 35
- Professor de Educação Infantil - 71
- Professor de Ensino Fundamental - 73
- Professor de Geografia - 03
- Professor de História - 06
- Professor de Laboratório de Informática - 34
- Professor de Língua Inglesa - 04
- Professor de Língua Portuguesa - 08
- Professor de Matemática - 07
- Professor de Religião - 06
- Professor de Dança - 13
- Professor de Música - 09
- Professor de Teatro - 05

Sobremesa Gelada Rápida

  •  INGREDIENTES
  • 3 potinhos de 170g de iogurte natural
  • 4 colheres bem cheias de açúcar
  • 5 colheres de cocô ralado (de saquinho sem adição de açúcar)
  • 2 maças
     MODO DE PREPARO
Os 3 potinhos de iogurte
As maças cortadas em pequenos pedaços sem casca sem sementes claro
O açúcar e 3 colheres de cocô ralado (compre aquele que vem sem adição se açúcar só o cocô) misture bem .
Coloque em taças de 250 ml e decore com as 2 colheres de cocô que sobraram
Esta pronta sua sobremesa rápida , pode substituir a maça pela fruta de sua preferencia fica uma delicia e ninguém vai dizer que foi feita de iogurte ;)
Bom apetite

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Samu Natal 192 realiza mais de 100 mil atendimentos em 2015


O SAMU Natal 192 divulgou o balanço das atividades feitas ao longo de 2015, contendo o relatório estatístico com a quantidade total de chamados. Além disso, é possível saber também, por meio do relatório, quantos atendimentos foram realizados de acordo com cada especialidade médica.

Segundo o balanço, o Samu Natal 192 realizou 29.133 atendimentos clínicos; 371 neonatos; 1.429 obstétricos; 3.368 pediátricos; 5.227 psiquiátricos; 13.037 atendimentos de trauma; e em 6.481 atendimentos não foi informada a especialidade médica. No total, de janeiro a dezembro de 2015, englobando todas as especialidades, foram realizados 104.046 atendimentos.

Além do relatório, também foi divulgado a quantidade de alunos capacitados nas atividades administradas pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU Natal 192. Ao todo, 3.342 alunos foram capacitados, totalizando 582 horas de aulas. Entre as ações do núcleo que ocorreram em 2015 estão o Suporte Básico de vida, Suporte Avançado de Vida, Projeto Samuzinho, Projeto Samu e Comunidade, Recertificação de Condutores, Admissão de Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, Capacitação para componentes da rede de atenção às Urgências, Aniversário dos 13 anos do SAMU 192 Natal e Capacitação para motolância, Empresas Públicas e Privadas.

Para Valéria Bezerra, coordenadora geral do Samu Natal 192, o ano de 2015 foi considerado positivo. “O ano passado foi satisfatório para o Samu Natal. Apesar das dificuldades, conseguimos realizar nossas atividades dentro do que estava planejado”.


Em relação a este ano, a coordenadora acredita que as expectativas para 2016 são as melhores possíveis e prevê a continuidade dos projetos já realizados no ano passado, como, por exemplo, as atividades administradas pelo NEP. “Em 2016, pretendemos continuar com as atividades do NEP, como os suportes Básico e Avançado de Vida e os projetos Samuzinho e Samu e Comunidade, e tentar, por meio de licitação, implantação das bases para qualificação e capacitação do serviço”, frisa.

Explosão de aparelho celular deu início ao fogo em loja de tintas em Parnamirim

Quatro equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar incêndio que ocorreu em uma loja de tintas, no centro de Parnamirim. Os Bombeiros foram acionados às 15h31 desta quarta-feira (13).
Metade do estabelecimento localizado na BR 101, próximo à Cohabinal, foi consumido pelas chamas. De acordo com os Bombeiros, o fogo pode ter sido iniciado após a explosão de um aparelho celular.
Segundo informações do proprietário da loja, um funcionário estava utilizando o aparelho, quando este explodiu. A reação do homem foi lançar o aparelho celular, que, ao entrar em contato com latas de tintas automotivas e solventes, deu início ao incêndio.
O rapaz que estava com o aparelho celular em mãos teve ferimentos leves e foi levado para o Hospital Deoclécio Marques. Ele não corre risco de morte. Os Bombeiros utilizaram 15 mil litros de água para controlar as chamas. 
Foto: Adriano Abreu/TN

Governo reajusta parcelas do seguro-desemprego em 11,28%

As parcelas do seguro-desemprego foram reajustadas em 11,28% e o teto mensal do beneficio passou a ser de R$ 1.542,24. Antes, o máximo mensal era 1.385,91. O valor da parcela que cada segurado recebe depende do salário que tinha antes da demissão.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, os novos valores estão em vigor desde o dia 11 deste mês. O reajuste foi calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses de 2015.
Têm direito ao seguro-desemprego todos os trabalhadores desempregados sem justa causa, pescadores artesanais em período do defeso, trabalhadores resgatados em condições análogas a de escravo e profissionais com contratos de trabalho suspenso.
O valor da parcela varia de acordo com a faixa salarial. Quem recebia até R$ 1.360,70 no último emprego deve multiplicar o salário médio por 0,8. Para salários entre R$ 1.360,71 e R$ 2.268,05, o segurado deve multiplicar por 0,5 a quantia que ultrapassar R$ 1.360,7 e, em seguida, somar R$ 1.088,56 ao cálculo.
Aqueles que tinham salário acima de R$ 2.268,05 receberão o novo teto do seguro-desemprego, de R$ 1.542,24, invariavelmente.

ALERTA >> É PRECISO CONTINUARMOS ATENTOS COM O CONSUMO DA ÁGUA

De acordo com balanço dos últimos aportes registado pela AESA-PB, de 01 até 11 de janeiro o açude de Coremas se encontra com 58. 635.958,8m3(9,91% da capacidade total) e mãe d'Água com78.712.443,6m3 (13,86% da capacidade total). 

No RN a barragem Armando Ribeiro encontra-se Co 480.0000.000m3(20% de sua capacidade total, Isso mostra que apesar das chuvas já caídas a crise hídrica continua forte. O sistema Coremas- mãe d'Água está em situação de colapso e a barragem Armando Ribeiro em situação extremamente preocupante. 

O momento requer gestão da crise hídricas pelo sistema de recursos hídricos, forte economia de água por toda população e priorização no uso da água.

Por Procopio Lucena - presidente da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu .

FIFA DEMITE VALCKE, ACUSADO DE VENDA ILEGAL DE INGRESSOS NO MUNDIAL NO BRASIL

É definitivo: o Comitê de Emergência da Fifa decidiu demitir o francês Jérôme Valcke. Além de tirá-lo do cargo de secretário-geral, a medida acaba com qualquer vínculo empregatício entre o dirigente e a entidade. Acusado de participação em um esquema ilegal de venda de ingressos no Mundial de 2014, ele já estava afastado da função desde setembro do ano passado.
 
A decisão tem efeito imediato e foi anunciada nesta quarta-feira através de comunicado oficial. Além disso, a Fifa informou que o alemão Markus Kattner continuará como interino no cargo de secretário-geral da entidade.
 
Valcke, que ainda havia sido suspenso ao lado de Joseph Blatter e Michel Platini, estava fora do dia a dia da federação há quatro meses, quando o Comitê de Ética da Fifa abriu um processo de investigação contra o dirigente. A entidade não deu maiores explicações sobre o motivo que a levou a demiti-lo, apenas citou as investigações que estão em curso.
 
Segundo as denúncias feitas pelo empresário americano-israelense Benny Alon e publicadas pelo "Estado de S. Paulo" em setembro, Valcke teria montado um esquema para ficar com 50%¨dos lucros da comercialização de 11 mil bilhetes da edição do Mundial de 2014 (os demais veículos falam em 8.750 bilhetes). Os tíquetes seriam negociados por um preço até quatro vezes maior em relação ao valor de face. O dirigente teria arrecadado € 2 milhões (R$ 8,83 milhões, na cotação desta quinta-feira) com a operação, acusou Alon.
 blogbarrapesada.com

Humorista Shaolin morre em Campina Grande

Mulher do humorista Shaolin posta informação sobre a morte do marido (Foto: Reprodução/Facebook)O ator e comediante Josenilton Veloso, o Shaolin, morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (14) após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente.

A informação foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.

"#‎LUTO‬ Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!", informou a viúva pela rede social.

Familiares do artista confirmaram ao G1 que o velório e o enterro vão acontecer no cemitério Campo Santo Parque da Paz, na avenida Assis Chateaubriand, número 5.460, no bairro Velame, em Campina Grande. O velório fica aberto ao público das 11h (horário local) até as 15h, quando a cerimônia será reservada à família. O enterro está marcado para às 17h.

Shaolin sofreu um acidente no dia 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses.

Em 2015, quatro anos após o acidente que o deixou em coma, Shaolin conseguia se comunicar e interagir com a família através de "expressões faciais e dos olhos", conforme relatou sua à esposa época, Laudiceia Veloso.

Fonte: G1PB

O ano da Lava Jato vai começar em 13 de março

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Reynaldo Rocha
Tão certo como o nascer do sol é que este será o ano da Lava Jato. O otimismo que tomou conta do governo nos últimos dias de 2015 não resistiu a sete dias de 2016. O protagonismo indesejado pelos ladrões voltou a ditar o ritmo deste ano de eterno carnaval temporão. O ministro que havia confirmado a morte do impeachment de Dilma convive com o fantasma dos processos e tem pesadelos com uma provável investigação.
Já ficou claro que a anunciada morte do impeachment foi alarme falso. Segunda constatação: ser ministro no atual governo é habeas corpus preventivo para escapar de Moro e ser processado pelo STF. Quem sabe Barroso, o Tenebroso, seja sorteado para inocentar o acusado? Seja qual for o crime, sejam quais forem as provas, sempre se poderá suprimir trechos de leis para justificar a subserviência explícita.
Insisto: 2016 será o ano da Lava Jato. Sem prazos estendidos, com provas e colaboração de acusados, associados a uma eleição municipal que irá colocar os últimos pregos no caixão do PT. As tentativas de desaparelhar a Polícia Federal e criar uma legislação para acordos de leniência em que a CGU define as regras, além da histeria de Barroso e Lewandowski em busca da saída do labirinto, estão sendo tiros n’água que confirmam o óbvio: a agenda política e o futuro do Brasil serão determinados pela Operação Lava Jato.
Mas isso não será suficiente para a mudança que queremos. É essencial que a Lava Jato seja o estopim da bomba H destinada a Dilma e ao PT. E essa bomba só pode ser confeccionada pelas ruas. O orgulho despertado por um Moro, a esperança depositada nos corajosos procuradores e policiais ─ nada disso bastará se nos restringirmos ao papel de torcedor de arquibancada. O jogo também é nosso. Fazemos parte do time e temos que entrar em campo de novo. Somos milhões. Os defensores de bandidos são poucos e estão acuados. Temos a Justiça ao nosso lado. Eles têm quadrilhas.
Moro tem inimigos e não pode ficar só. Abandoná-lo nessa luta é optar pelo suicídio coletivo. Estamos com Moro e com o que ele representa. O recado precisa ser dado em 13 de março.
Por um tempo, nestes tristes dias de insanidades, ouvimos o brado dos milicianos aparelhados: “Lula é meu amigo: mexeu com ele, mexeu comigo!” Cada um tem o “lula” que merece. Moro é meu amigo! Mexeu com ele, mexeu comigo!
O início de 2016 tem data marcada: 13 de março.

Reynaldo Rocha é Jornalista.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

NOVA DIREÇAO PROMETE... FIQUE LIGADO E AGUARDE!


10 LUGARES GRATUITOS OU BARATINHOS PRA VOCÊ CURTIR AS FÉRIAS COM AS CRIANÇAS EM NATAL E RN

No período de férias escolares a criançada quer o que? Diversão, é claro! E tem todo o direito! Para ajudar aos papais nessa missão de garantir a alegria da criançada sem ir a falência, o blog Compartilhe Viagens criou uma ótima lista com 10 lugares em Natal e arredores que são gratuitos ou baratinhos e que são bastante recomendáveis para crianças. Alguns deles são educativos também.

1. Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-bosque-dos-namorados
O Parque das Dunas é a segunda maior reserva de Mata Atlântica do país, ficando atrás apenas da Floresta da Tijuca, no RJ.
Ao todo são 1.172 hectares de floresta que não só embeleza, como é fundamental para a cidade, nos garantindo literalmente sombra e água fresca, com a regulação do clima, purificação do ar e recarga do aquífero subterrâneo.
A entrada do parque fica no Bosque dos Namorados, no bairro de Tirol.  Lá, além de brinquedos, espaço para andar de bicicleta, fazer caminhada e mesinhas de pique-nique. Também show gratuito nas tardes de domingos, com o projeto Som da Mata. E três trilhas: a Peroba, Perobinha e a Ubaia Doce.
A Perobinha é um percurso menos de 40 minutos e a Peroba leva em média 1h30 e tem também a Ubaia Doce de 2h30, recomendada para adultos.
Para participar das trilhas que saem 4 vezes por dia, duas pela manhã e duas a tarde, énecessário fazer o agendamento por email parquedasdunas@rn.gov.br.
A taxa é de apenas R$ 1 por pessoa. E as trilhas são feitas em companhia de um guia, normalmente estudante de biologia ou ecologia, e um guarda ambiental.
No Parque ainda é possível ver alguns bichos da fauna nativa, com destaque para o saguis, macaquinhos, que sempre dão o ar da graça.
O horário de funcionamento do parque é de terça a domingo, das 8h às 18h.
Endereço: Avenida Alexandrino de Alencar, Tirol. Telefone: (84) 3201-3985

2. Aquário Natal

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-aquario
Natal tem o maior aquário do Nordeste, o único com pinguins e também onde se podetocar em tubarões. O Aquário de Natal, que também é um centro de tratamento de animais, fica na praia da Redinha Nova, no caminho para a famosa praia de Genipabu.
Recentemente chegou por lá uma novidade: mergulhos acompanhados de um instrutor de mergulho com certificado em um grande aquário com mais de 260 mil litros de água salgada, onde é possível ter contato com animais marinhos como 5 tubarões lixa, tartaruga verde, peixes de recifes de corais, entre outros.
Os mergulhos ocorrem com hora marcada, com um valor diferenciado, e é necessário agendar diretamente com o aquário. Já a visita pode ser feita a qualquer dia da semana, entre às 8h e 17h. A entrada custa R$ 15 adulto e R$ 7 meia entrada.
Endereço: Av. Litorânea, 1091, Redinha, Extremoz.

4. Lagoa do Carcará

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-lagoa-carcara
A Lagoa de Carcará é chamada por alguns de “Caribe potiguar”. Com águas cristalinas de tonalidades azul e verde,  areia branca e coqueiros, a lagoa é um verdadeiro paraíso. E para as crianças ainda tem brinquedos com pedalinhos e caiaque.
A lagoa pertence ao município de Nísia Floresta, e fica a 43 km de Natal.  O acesso é um pouquinho difícil, mas dá para chegar. Indo pelo caminho das praias (Rota do Sol), deve-se seguir pela direita ao chegar à rotatória de Tabatinga. Mais a frente haverá uma entrada para uma estrada de areia, que infelizmente nem sempre estará sinalizada. A dica é: quando observar uma igrejinha no alto de uma propriedade, siga pela pela direita na bifurcação. E depois o jeito é perguntar!
A diversão é garantida e gratuita!

5. Pipa

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-praia-da-pipa
As crianças certamente irão adorar a praia de Pipa porque lá tem muitas opções de lazer. A maioria gratuita ou com preço bem acessível, por exemplo: nadar com golfinhos na Baía dos Golfinhos, fazer trilha no Santuário ecológico, andar de caiaque na Lagoa Guaraíras, ir até o Chapadão de Pipa, além de ter aulas de surf, arvorismo e tirolesa.

6. Árvore de Natal

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-arvore-mirassol
Durante o mês de Dezembro acontece o “Natal em Natal”, que tem uma extensa programação cultural na zona Norte e na zona Sul da cidade. Na árvore de Natal tem apresentação do espetáculo O Milagre da Fé e de aristas locais e nacionais. Tem também a casa do papai Noel, fadinhas, reis magos, trenzinho da alegria. Tudo gratuito.

7. Barreira do Inferno

barreira-inferno-foguete-01
Apesar do nome, a Barreira do Inferno pode ser sim um lugar interessantíssimo para as crianças. Trata-se de um Centro de Lançamento de Foguetes da Força Aérea Brasileira,o primeiro da América do Sul, em funcionamento desde 1965.
O centro, que fica na Rota do Sol, em direção ao litoral sul, está aberto a visitaçãogratuita, mas é necessário fazer agendamento.
A Barreira do Inferno funciona todos os dias, das 9h às 16h30. Faça o agendamento por telefone: (84) 3216-1455 ou pelo e-mail: visitaclbi@gmail.com.

8. Maior Cajueiro do Mundo

Cajueiro de Pirangi -maior do mundo (por: Megalume)
Cajueiro de Pirangi -maior do mundo (por: Megalume)
A árvore atualmente possui uma área em torno de 10.000 m², o que equivale a cerca de100 árvores de porte normal. E se não fossem os limites seu crescimento estima-se que ele já poderia ter alcançado uma área de 40.000 m², pois seu desenvolvimento está a pleno vapor.
O cajueiro, segundo os antigos, tem ente 110 e 120 anos. E o seu crescimento extraordinário deve-se a uma anomalia, chamada de fitoteratológica.  Diferente dos cajueiros convencionais, ele não tem apenas um tronco. Do tronco original saíram dezenas de galhos que, posteriormente, se transformaram em troncos, porém todos eles dependem do tronco principal.
O Maior Cajueiro do Mundo foi registrado como tal no Guiness Book em 1994. Sua produção anual gira entre 70 a 80 mil cajueiros, o que corresponde a 2,5 toneladas. Para quem deseja saborear o seu caju, o período de safra vai de novembro a janeiro. Aos visitantes é permitido colhê-los com as mãos.
Na área da árvore há lojas de artesanatos e um mirante de onde se tem uma visão panorâmica dela. Há também guias preparados para contar a história do famoso cajueiro.
A visitação pode ser feita diariamente das 7h30 às 17h30.

Entradas

Adulto inteira: R$ 5
Estudante c/ carteira: R$ 2.50
Idoso: R$ 2.50
Criança de 7 aos 12 anos pagam: R$ 2.50
Criança abaixo de 6 anos não paga.

 Telefone: (84) 3238.2975

9. Planetário

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-planetario-parnamirim
O Planetário de Parnamirim é o único do estado e o terceiro da região Nordeste. O lugar conta com 53 cadeiras, que pra quem não sabe, ficam ao redor de um aparelho semelhante a um semi-globo, que reproduz as imagens do céu geradas pelo computador na cúpula central da sala.
O Planetário está aberto a visitação de terça à sexta-feira, através de agendamento prévio para sessões escolares (escolas, universidades e grupos turísticos) e aossábados com sessões públicas nos das 15h30 e às 17h. Todas as sessões contam com a participação de um professor astrônomo.
Entrada: R$ 4 (inteira), e também aceita-se meia entrada.
Telefones: (084)3643-3931/3645-2023
Endereço:  Avenida Castor Vieira – Bairro Cohabinal, Parnamirim. A rua é paralela à BR 101 no sentido sul.

10. Cidade da Criança

post-10-dicas-lugares-barato-de-graca-ferias-crianca-cidade-parque
A Cidade da Criança reabriu após seis anos interditada, e como o próprio nome já diz é o local mais apropriado para levar seu filho nas férias. O espaço, que marcou a infância de muitos natalenses, tem lagoa com pedalinhoparque infantilbiblioteca igrejinha, e também conta com lanchonetes e ambulantes para quando bater a fome ou a sede. Lá também sempre tem programações especiais com shows, brincadeiras e etc. A entrada é gratuita.
O horário de funcionamento da Cidade da Criança é de terça a domingo, das 6h às 18h.
Informações: (84) 3201-8006