INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Samu Natal capacita novos servidores para atuarem na Regulação Médica


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município (Samu Natal) realiza, nesta sexta-feira (6), treinamento para os novos servidores que atuarão nas funções de rádio operador e técnico auxiliar em regulação médica. O objetivo é capacitá-los para atuarem na regulação dos casos recebidos diariamente pela Unidade, com a identificação, localização e correto atendimento aos chamados da população.

Segundo o coordenador da Regulação Médica do Samu Natal, Jailson Vale, durante o treinamento, os novos servidores receberão informações sobre o funcionamento e os serviços prestados pelo órgão, suas atribuições dentro da Rede de Urgência do município, noções de Psicologia e atendimento humanizado e técnicas relacionadas ao desenvolvimento das atividades.

Ele explicou que os profissionais são capacitados também para atuarem de forma a desenvolver potencialidades exigidas para as atividades e atender as chamadas de forma rápida e eficaz, levando em consideração o tempo-resposta, que deve ser o menor possível para um resultado final positivo.

 “O técnico auxiliar, ou TARM, é o primeiro contato entre a pessoa e o Samu. Ele identifica e localiza o chamado, lançando mão de ferramentas de comportamento humano, noções de Psicologia e humanização do serviço de saúde. Já o rádio operador atua no fluxo do atendimento, priorizando as ocorrências e decidindo, com base nos trabalhos desenvolvidos pelo TARM e médicos, quais recursos precisará para atender de forma rápida e eficiente ao chamado”.

Para isso, Jailson Vale explicou que o rádio operador deve conhecer bem a geografia, a malha viária e a rede de saúde do município, diminuindo assim o tempo-resposta. “Eles precisam desempenhar suas funções em um minuto, no máximo, para o sucesso do atendimento. Quanto menor esse tempo-resposta, melhor. Por isso, os profissionais precisam ainda terem controle emocional, saber trabalhar sob pressão e conhecer o fluxo de atendimento, a frota de viaturas disponível e quais recursos são ideais para cada tipo de ocorrência. É isso que eles verão durante o treinamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário