INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

terça-feira, 3 de maio de 2016

Campus Pau dos Ferros/RN recebe usina fotovoltaica

Usina do Campus Pau dos Feros é a 12ª instalada entre os campi do IFRN. Foto: Marcilio França

Esta semana, o Campus Pau dos Ferros do IFRN concluiu a instalação de sua usina fotovoltaica para geração de energia elétrica a partir da luz do sol. Formadas por placas (painéis) solares, a usina transformará a energia do sol em elétrica e, interligada diretamente à Cosern, irá possibilitar descontos proporcionais na conta de luz.

A usina está instalada sobre os prédios do refeitório e bloco dos laboratórios. Segundo o engenheiro civil do Campus, Éder Rêgo, a usina é formada por 4 conversores e 440 painéis fotovoltaicos, totalizando uma área de mais de 580m².

A análise dos estudos de previsão e dados meteorológicos da realidade do clima e condições locais ainda está sendo concluída para que se tenha uma noção mais precisa do consumo da usina. Contudo, a estimativa é de que a economia gerada seja em média 40% no valor da conta de energia elétrica. A energia não utilizada ficará à disposição da rede pública da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e poderá ser utilizada pela comunidade. "O valor dessa energia gerada será descontado na fatura de energia elétrica do Campus Pau dos Ferros do IFRN", detalha Éder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário