CLIQUE NO PLAY E ASSISTA O VIDEO,

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

Campus Pau dos Ferros/RN recebe usina fotovoltaica

Usina do Campus Pau dos Feros é a 12ª instalada entre os campi do IFRN. Foto: Marcilio França

Esta semana, o Campus Pau dos Ferros do IFRN concluiu a instalação de sua usina fotovoltaica para geração de energia elétrica a partir da luz do sol. Formadas por placas (painéis) solares, a usina transformará a energia do sol em elétrica e, interligada diretamente à Cosern, irá possibilitar descontos proporcionais na conta de luz.

A usina está instalada sobre os prédios do refeitório e bloco dos laboratórios. Segundo o engenheiro civil do Campus, Éder Rêgo, a usina é formada por 4 conversores e 440 painéis fotovoltaicos, totalizando uma área de mais de 580m².

A análise dos estudos de previsão e dados meteorológicos da realidade do clima e condições locais ainda está sendo concluída para que se tenha uma noção mais precisa do consumo da usina. Contudo, a estimativa é de que a economia gerada seja em média 40% no valor da conta de energia elétrica. A energia não utilizada ficará à disposição da rede pública da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e poderá ser utilizada pela comunidade. "O valor dessa energia gerada será descontado na fatura de energia elétrica do Campus Pau dos Ferros do IFRN", detalha Éder.

Pesquisar este blog

Arcebispo da Paraíba convoca para Greve Geral

A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na P...

MAIS VISTAS

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK