INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Umarizal será palco de grande cantoria ao som da viola


Imagem: Divulgação

A arte do repente ao som do viola, herdada, segundo historiadores, da cultura portuguesa, é uma das tradições mais antigas do sertão do Nordeste do Brasil.

Na voz de cantores famosos como Zé Ramalho e Elba Ramalho, vários trabalhos feitos para o universo do cancioneiro popular foram musicados e se tornaram sucessos nacionais. "Nordeste Independente", escrito por Ivanildo Vila Nova e Bráulio Tavares, imortalizado na voz de Elba, é um desses exemplos.

A dupla de violeiros Os Nonatos, buscando manter viva a arte popular nordestina, deram aos seus trabalhos uma conotação mais musical, com muita regionalização nos acordes, e com isso mantêm viva a essência desse importante viés da cultura popular nordestina.

Esquecida pela mídia e atropelada pelo "som do paredão" e pela apresentação de bandas e "artistas" que transformam os palcos em locais de danças pornográficas ao som de "letras musicais" sem qualquer conteúdo, a cantoria de viola continua mantendo um público fiel, bastante diminuto, mas muito fiel.

E é apostando na existência desse público fiel de apologistas que promotores de cantorias de viola continuam promovendo noitadas de repente ao som da viola.

É o que acontecerá na cidade de Umarizal neste dia 31 de outubro de 2015 (sábado), a partir das 20 horas, na sede da Escola Estadual 11 de Agosto, onde estarão se apresentando os poetas repentistas Raimundo Caetano e Hipólito Moura, considerados dois entre os melhores cantadores de viola do Brasil.

O evento é uma promoção de Disales Tour e Galego da Sernol, que esperam receber a presença de um público cativo que continua valorizando a arte secular do repente ao som da viola.

O CORPO DE UMA MULHER É ENCONTRADO COM SINAIS DE VIOLÊNCIA NA ZONA RURAL DE GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO/RN

O corpo de uma mulher aparentemente jovem foi encontrado no final da manhã de hoje, 25 de outubro, em uma estrada carroçável que liga a RN 117 a fazenda do senhor Leodecio na zona rural de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
O corpo foi encontrado por “Adailson” morador do Sitio, que campeava animais. Ele disse que no final da noite de sexta feira, 23, acordou com alguém pedindo ajuda, mas ele não teve coragem de sair sozinho e quando procurou ajudar, o patrão já estava dormindo.
Adailson disse ainda, que durante todo o dia de ontem, procurou ver o que tinha acontecido, mas não encontrou nada. Hoje, na no final da manhã, quando campeava os animais do sitio, percebeu a presença de urubus sobrevoado a região.
O corpo da jovem, que estava utilizando pouca roupa e sem qualquer documento de identificação, estava dentro de uma vegetação de caatinga a cerca de 100 metros da estrada de acesso ao Sitio.
O Perito Criminal, Joaquim Guimarães, acredita que ela tenha sido morta no local. Segundo Joaquim, existem marcas de perfurações na cabeça, mas pelo estado de decomposição do corpo, não foi possível identificar o que teria provocado as perfurações.
Segundo O Sgt Humberto do Destacamento de Polícia de Governador Dix Sept Rosado, não existe registro de pessoas desaparecidas na Região.

O corpo da Jovem foi removido pela equipe de Plantão e já se encontra no necrotério do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PARADA GAY 2015


Momento solidariedade

Este é o CB Alisson do GATE de Uberlândia-MG, ele é sobrinho de Genilda, esposa de Gildenor, o Blog Lagoa de Velhos em Foco, a pedido de sua prima Hábia, está divulgando e fazendo parte desta campanha, pois o mesmo foi acometido com um Câncer avassalador na mandíbula e o Plano de saúde de MG não cobre todos os gastos. Ele irá fazer uma cirurgia em SP e precisa reunir R$: 190.000,00 para cobrir os gastos. Qualquer ajuda será bem vinda, peço que orem e colaborem com qualquer quantia.
Alisson Ferreira de Souza
Agência 1001-4
Conta 33191-0 
Banco do Brasil
CPF: 065.797.786-10

Rosalba e Cláudia Regina são absolvidas pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de absolver, por unanimidade, a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) e a prefeita cassada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), no processo que envolvia a perfuração de um poço tubular em uma comunidade rural de Mossoró.
Rosalba era acusada de favorecer a prefeita cassada, sua então candidata, pela perfuração do poço.
Os ministros entenderam a necessidade da ação governamental, sem viés político.
Ponto a favor de Rosalba.
Ponto a favor de Cláudia Regina.
No processo em que Rosalba é acusada de utilizar o avião do Governo do Estado para ir a Mossoró realizar ações de Governo favorecendo Cláudia Regina, a ministra-relatora Maria Thereza emitiu seu parecer, mas a Ministra Luciana Lóssio pediu vistas do processo.

Rafael Motta pede à presidente que venha ver o drama de quem não tem água pra beber

Na manhã desta quinta-feira (29), o deputado federal Rafael Motta (PROS) solicitou à Presidência da República a realização de visita oficial da presidente Dilma Rousseff às áreas afetadas pela crise hídrica, no Estado do Rio Grande do Norte.
Os municípios do RN atravessam um momento igualmente delicado, uma vez que a população do Estado vive hoje a pior crise hídrica dos últimos anos. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária estadual (Emparn), o atual período de seca é o mais delicado no Estado desde o ano de 1911, isto é: em mais de 100 anos.
“O nosso Estado passa por uma das piores secas dos últimos tempos e temos que agir. Por isso, solicitei a visita da presidente Dilma ao RN, pois é necessário a ajuda do Governo Federal para as famílias que sofrem com a seca, pois assim ela fez com as famílias que foram atingidas pela enchente do Sul”, destacou o deputado.
No último dia 24 de outubro, a Presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas afetadas pelas chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde garantiu apoio à população atingida pela enchente com o acesso a recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

Enem 2015: Confira o gabarito oficial divulgado pelo MEC


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC.

Confira abaixo:


GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)
- PROVA AMARELA (sábado)
- PROVA ROSA (sábado)
- PROVA AZUL (sábado)
- PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)
- PROVA AMARELA (domingo)
- PROVA ROSA (domingo)
- PROVA AZUL (domingo)
- PROVA CINZA (domingo)


Agentes apreendem celulares em pavilhão feminino de presídio de Natal


Celulares, carregadores, chips e maconha foram apreendidos por agentes penitenciários durante uma revista realizada no pavilhão feminino do Complexo Penal Doutor João Chaves, localizado no bairro do Potengi, na Zona Norte de Natal. Ao todo, 19 celulares, 15 carregadores, 10 chips e cerca de 500 gramas de maconha foram apreendidos durante a operação.

De acordo com a diretora da unidade, Pascoaliana Alves, a revista realizada nesta terça faz parte de uma fiscalização realizada de três em três meses. "Fazemos as revistas periódicas e uma revista geral em todas as celas simultaneamente de três em três meses", explicou a diretora. Para a revista, a unidade recebeu o reforço de agentes dos pavilhões masculinos da João Chaves e da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.


O pavilhão feminino da unidade possui 17 celas, sendo três de triagem, com capacidade para custodiar 70 internas sentenciadas. No entanto, a unidade custodia atualmente 115 apenadas, entre sentenciadas, provisórias e com medida de segurança. "Em virtude da interdição judicial do Centro de Detenção Provisória de Parnamirim tivemos que receber presas provisórias. Mas isto é uma situação atípica", explicou a diretora.

Segundo a diretora, as recentes reformas pelas quais a unidade passou podem ter facilitado a entrada de objetos no pavilhão. "Recentemente passamos por reformas quando houve um fluxo de pessoas muito grande. Devido ao baixo efetivo, existe a possibilidade de algo ter passado pela fiscalização", disse Alves. Ainda de acordo com a diretora, sindicâncias internas devem ser iniciadas para apurar a entrada dos aparelhos celulares na unidade. "Algumas internas foram identificadas em posse dos aparelhos, de forma que há indícios suficiente para que uma sindicância seja aberta para apurar a entrada dos celulares na unidade", concluiu.

Fonte: G1-RN

QUATRO PRESOS FICAM FERIDOS APÓS UMA BRIGA NA PENITENCIARIA MARIO NEGÓCIO EM MOSSORÓ



Quatro presos ficam feridos na manhã de quarta-feira 28 de Outubro de 2015, durante uma briga dentro da Penitencia Agrícola Mario Negócio em Mossoró Rio Grande do Norte.
Segundo informações, os presos do pavilhão 03 de regime fechado aproveitaram o momento que faziam a limpeza para receber as visitas e começaram uma briga envolvendo cerca de quinze apenados, quatro presos saíram feridos e foram socorridos pelos agentes para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
Foram identificados, Itanan Porfilio e Francisco Roberto de Freitas, 48 anos de idade, os outros dois presos ainda não foram identificados.(ocamera).

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Inep divulga hoje gabaritos do Enem


Brasília - Estudantes se deslocam para local de prova no fim de semana, no primeiro dia do Enem 2015Antônio Cruz/Agência Brasil


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje (28), na internet, os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro de 2016.

Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame, aplicado no último fim de semana. As provas em formato digital também estarão disponíveis no site do Inep na próxima sexta-feira (30).

A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Fonte: Agência Brasil

Audiência Pública irá debater licenciamento de obras


Uma audiência pública proposta pelo vereador Felipe Alves (PMDB) no próximo dia 5 de novembro, a partir das 9h na Câmara Municipal de Natal, irá debater a “Agilização do licenciamento Público de Obras e Empresas como Vetor de Desenvolvimento Econômico de Natal”.
Atendendo pedido do vereador propositor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio RN), ratifica a importância do tema e reforça que os empresários que tenham interesse no mesmo considerem a possibilidade de sua participação e contribuição no debate.

Discussão entre comerciante e prefeito de Angicos termina em tapas

Prefeito Junior de Chimbinha
Prefeito Junior de Chimbinha
Uma discussão entre o comerciante conhecido como Mauricio Viana e o prefeito de Angicos, Junior de Chimbinha, acabou em pancadaria e agressão física na noite desta terça-feira (27). Segundo informou o blogue do Carlos Costa, o prefeito foi procurado por Mauricio, que foi até ele pedir a permanência da sua esposa no contrato junto à prefeitura.
De acordo com populares, o clima esquentou quando Junior não atendeu ao comerciante, dizendo que teria que demitir ainda outras pessoas por falta de dinheiro nos cofres públicos. Mauricio teria lembrado a Junior que este deve dinheiro no seu comércio e, na sequência, começou o bate-boca, que terminou em tapas entre os dois.
O prefeito procurou a companhia de Polícia Militar da cidade pra prestar queixa, pois a delegacia de Polícia Civil está fechada por falta de material para o trabalho dos agentes. O comerciante deu entrada no hospital regional de Angicos muito nervoso e dizendo estar com problemas de saúde.

Bancários da Caixa e BB voltam ao trabalho no RN...Acabou!

Os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no RN, em assembleia nesta terça-feira (27) decidiram encerrar a greve. Os bancos abrem normalmente a partir desta quarta-feira (28). A greve continua no Banco do Nordeste que será avaliada em assembleia amanhã (28), às 17h, no auditório do sindicato da categoria.
Contudo, as bases dizem não estar satisfeitas com os encaminhamentos que estão sendo dados pelo comando. Repor a inflação é obrigação dos patrões e por isso mesmo não deveria ser a última proposta, segundo representantes dos grevistas. A pauta pelas reivindicações específicas continua pelo fim do assédio moral, das metas absurdas, das terceirizações, pela contratação de mais bancários e pelo fim das demissões.

Governo designa equipe técnica da Caern para avaliar perfuração de poços em Macau...Agora vai?

poco_macau

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta terça-feira (27) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, vereadores, CDL, e o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, além de secretários e diretores da Semarh, Idema e Caern, para discutir a regularização do abastecimento de água no município. O encontro, realizado na Governadoria, também teve a participação do deputado estadual Álvaro Dias. O chefe do executivo estadual recebeu, na ocasião, um documento detalhando a situação hídrica do município.
Dentre os pontos discutidos estiveram a possibilidade de suspensão da cobrança da taxa de água da Caern até que o abastecimento seja regularizado, bem como a possibilidade de utilização de poços perfurados pela Petrobras. Diante da situação, o governador Robinson Faria determinou que já nesta quarta-feira (28) uma equipe técnica de engenheiros da Companhia de Águas e Esgotos do RN esteja no município para fazer um levantamento das áreas dos possíveis locais de perfuração de poços, que darão resposta emergencial aos moradores de Macau.
“Estivemos com o prefeito de Macau, vereadores e a representação da Assembleia Legislativa preocupados com a situação da cidade, externando o drama do colapso da falta de água. Por isso mesmo, fomos rápidos para realizar essa reunião, solicitada ontem pelo presidente da AL deputado Ezequiel Ferreira, e determinando que amanhã uma equipe da Caern já esteja no local para definir quais as soluções em curto prazo que temos a oferecer a Macau”, garantiu o governador.

Queijeiras do Seridó participam do encontro do setor de leite

queijo TNProdutores de queijos da região do Seridó se preparam para participar do maior evento regional voltado para o segmento da pecuária leiteira. As queijeiras das marcas Dona Gertrudes, Chicão, Sertão Jucurutu, Deuscimar e Jardel estarão presentes na edição 2015 do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Garanhuns (PE). Algumas dessas queijeiras potiguares vão disputar o concurso de queijos regionais. Tradicionalmente, os queijos seridoenses são classificados e vencem as principais categorias do concurso.
Este ano o tema do Enel será ‘Queijos artesanais do Nordeste, importância e estratégia para o setor leiteiro’. O encontro irá ocorrer no Hotel Tavares Correia, onde serão realizadas palestras e capacitações voltadas para os produtores de leite da região, que é considerada uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco. A expectativa dos organizadores é de receber 2.500 visitantes e capacitar cerca de 1600.
A abertura será realizada na quarta-feira (04) no auditório central, a partir das 19h. Em seguida, será realizada uma palestra sobre a importância dos queijos artesanais para o setor leiteiro. A programação segue na quinta (05) e na sexta-feira (06), das 9h às 18h, com cursos sobre Bovinocultura, Clínica Tecnológica, Leite e Derivados, e Caprinocultura, além de temas como Associativismo, Representatividade junto ao Poder Público e Acesso a Novos Mercados

Briga entre presos deixa feridos na Penitenciária de Mossoró

Foto: Marcelino Neto (O Câmera)
Uma briga entre detentos da Penitenciária Agricola Mário Negócio, em Mossoró, deixou alguns presos feridos, na manhã desta quarta-feira (28). De acordo com os agentes, pelo menos quatro detentos tiveram ferimentos, alguns esfaqueados.
A briga entre os presos aconteceu no Pavilhão 3 do presídio. Além dos presos esfaqueados, outros tiveram escoriações. Os agentes penitenciários da unidade agiram rápido e conseguiram impedir que a briga se generalizasse no pavilhão.
Os presos foram separados e os feridos socorridos. Neste momento, os agentes fazem isolamento e recontagem dos detentos.

Fonte: Portal BO

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PROGRAMA "A HORA DO FORRÓ", HOJE AS 16:00Hs.


Carlos Eduardo viaja e Wilma assume a Prefeitura de Natal

Com a viagem do prefeito Carlos Eduardo para a Europa nesse domingo (25), a vice-prefeita Wilma de Faria assumiu interinamente a chefia do executivo municipal de Natal.
A solenidade de posse aconteceu às 11h30 desta segunda-feira (26), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
Carlos Eduardo foi para Portugal em comitiva da Arquidiocese para solicitar ao Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, autorização para a construção de réplica da capelinha de Fátima no Santuário Nossa Senhora de Fátima (terreno doado pela Prefeitura), que fica no Parque das Dunas, zona Norte.
A comitiva, que conta com o Arcebispo Dom Jaime Vieira e o pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre João Maria, segue depois para Roma, na Itália, onde deverá ter audiência com o Papa Francisco.
Levará uma imagem de Fátima para ser abençoada e trazida para o santuário, para compor o altar da capelinha. No Brasil, só existe uma réplica, que fica no Rio de Janeiro.
Wilma ficará prefeita em exercício da capital potiguar até o retorno de Carlos Eduardo do exterior, previsto para o dia primeiro de novembro. 

Apodi/RN


Por volta das 23:40 da noite desta Segunda feira dia 26/10, a central de operações da Policia Militar recebeu a informação de um homicídio na Rua Marechal Floriano, mas precisamente na praça dos skates, localizada por trás do Banco do Brasil. 

De imediato uma viatura da Rádio Patrulha foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. A vítima identificada como Manoel Fernandes de França, mais conhecido por "Manoel de Zé Guiné" de 41 anos de idade, teria sofrido uma facada na altura do pescoço desferida por um indivíduo até o momento desconhecido, e vindo a óbito no local. 

Diligências foram realizadas, mas infelizmente nenhum suspeito foi preso. A policia fez o isolamento da área, até a chegada do ITEP, que após os trabalhos de perícia, removeu o corpo para a sede do órgão em Mossoró.


Fonte: Sentinelas do Apodi

ESTADO - Indicada por Rafael Motta, portadora da síndrome de Down recebe importante prêmio

Por indicação do deputado federal Rafael Motta (PROS), a professora potiguar Débora Seabra receberá nesta terça-feira (27), em Brasília,  o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2015. Débora Seabra é a primeira portadora de síndrome de Down a receber a menção honrosa que leva o nome do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, e torna-se mais uma vez uma figura de destaque na educação nacional do Brasil.

"Débora é um orgulho para todos os potiguares, e essa é uma justa homenagem por sua competente atuação no setor educacional do Rio Grande do Norte", frisou Rafael Motta.

O Prêmio Darcy Ribeiro é promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que elege todos os anos três pessoas físicas ou jurídicas que são exemplos nas ações educativas do país. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.

Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação leva em consideração critérios de originalidade, ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas pelos indicados ao prêmio. Todos os deputados federais e senadores podem fazer suas indicações para o Prêmio Darcy Ribeiro, e os três agraciados são escolhidos por meio de votação pelos membros da Comissão de Educação.

Perfil do antropólogo Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro já foi ministro da Educação no Governo de João Goulart, e lutou em defesa da escola pública. Além disso, ele fundou no ano de 1962 a Universidade de Brasília (UnB). Em 1992, Darcy Ribeiro passou a integrar a Academia Brasileira de Letras, e além de obras ligadas à Antropologia, o escritor publicou os romances "Maíra", "O Mulo", "Utopia Selvagem" e "Migo".

SAÚDE - Uma taça de vinho diária pode ajudar a controlar o Diabetes Tipo 2

De acordo com a pesquisa publicada na revista Annals of Internal Medicine, uma taça de vinho tinto diária, pode realmente melhorar a saúde do coração e ajudar a controlar o Diabetes tipo2. 

Segundo o estudo, após dois anos, indivíduos com diabetes tipo 2 que beberam uma taça de vinho branco cada noite melhoraram seus triglicerídeos, em comparação com os que beberam água ou vinho tinto. No entanto, de acordo com a publicação, os benefícios do vinho tinto foram  mais numerosos e pronunciados do que os que beberam vinho branco. 

Os participantes do estudo que beberam vinho tinto, aumentaram significativamente o colesterol HDL, (que protege contra a doença cardíaca) em quase 10%, da mesma forma que melhorou os perfis de colesterol. As pessoas também tiveram melhoras nos níveis de apolipoproteína A1, um marcador do metabolismo lipídico.

Depois de dois anos do estudo, os indivíduos que beberam vinho tinto, em comparação com aqueles que beberam vinho branco ou água mineral, a cada noite tinham menos sintomas de síndrome metabólica, hipertensão e excesso de gordura abdominal, níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol anormal.Segundo a pesquisa do  Annals of Internal Medicine, os benefícios do vinho tinto em relação aos brancos em pacientes com diabetes tipo 2 têm a ver com o fato de que o vinho tinto contém sete vezes mais compostos fenólicos, do que os observados no vinho branco. 

No entanto, os autores do estudo sugerem que as pesquisas futuras devem ser centradas sobre se as concentrações de polifenóis  de uma taça de vinho e o que ela pode oferecer de  benefícios a saúde.

PRF e Secretaria de Tributação apreendem 57 kg de maconha na BR 101

PORTAL BO
A Polícia Rodoviária Federal, em uma operação conjunta com a Secretaria de Tributação do RN, aprendeu na tarde de segunda-feira (26), no km 174 da BR 101, no posto de fiscalização da divisa RN/PB, em Canguaretama, cerca de 57 kg de maconha prensada.
A droga foi encontrada em caixas de papelão, no porta malas de um ônibus que fazia a linha de São Paulo para Natal. O que chamou a atenção dos policiais foi o forte cheiro de naftalina exalado do compartimento de bagagens do ônibus.
O entorpecente estava na posse de um adolescente de 17 anos, natural de Barueri/SP.
Segundo o jovem, a droga seria entregue a um desconhecido na estação rodoviária de Natal e que receberia a quantia de três mil reais pelo transporte. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Plantão zona sul de Natal.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROGRAMA "A HORA DO FORRÓ" DE SEG. A SEX. AS 16:00Hs. NA FM LITORAL NORTE 87,9


Bancários devem aceitar reajuste de 10% e encerrar greve

O Comando Nacional dos Bancários vai recomendar que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode marcar o fim da greve da categoria que completa 21 dias nesta segunda-feira (26), informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, neste sábado (24).
Após várias negociações, os bancos ofereceram reajuste de 10% nos salários e benefícios, com ganho real de 0,11%, e de 14% no vales refeição e alimentação.
Em nota à imprensa, a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, disse que a proposta "foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação”.
A direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Rio Grande do Norte se reuniu no sábado à tarde para avaliar a nova proposta, mas uma definição sobre a volta ao trabalho só será tomada na assembleia geral marcada para a noite de hoje, na sede da avenida Deodoro da Fonseca, nº 419, Cidade Alta.
Os trabalhadores dos bancos particulares já retornaram ao trabalho hoje.

Taxa de abstenção do Enem é a menor desde 2009

As medidas adotadas pelo Ministério da Educação para restringir a inscrição indiscriminada ao Exame Nacional do Ensino Médio parecem ter surtido efeito. Em coletiva após o encerramento do segundo dia de provas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que a taxa de abstenções ficou em 25,5% dos 7,7 milhões de inscritos, a menor desde a reforma do concurso, em 2009. No período, o menor índice até então aconteceu em 2011, com 26,4% e 5,3 milhões de participantes.

Para reduzir os custos da realização do exame, o Ministério da Educação (MEC) aumentou o valor da taxa de inscrição pela primeira vez em dez anos, de R$ 35 para R$ 63, além de cortar a isenção de alunos faltosos na edição do ano que vem.

— Aqueles que tinham isenção e não justificaram ausência na prova do Enem só o farão ano que vem pagando as inscrições — ressaltou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva após o encerramento das provas deste domingo.

O número de eliminados também caiu. Ao todo, foram 740, mais que a metade dos 1.519 excluídos na edição passada. Destaque para a redução drástica no número de casos de candidatos que postam fotos em redes sociais de dentro dos locais de prova. Em 2014 foram 236, contra apenas três neste ano, sendo uma no sábado e dois no domingo.

— A cultura de respeito às regras, as providências de segurança, detectores de metal, o treinamento dos fiscais, estão surtindo efeito — disse o ministro.

O ministro também citou os eventos que prejudicaram a realização dos exames em algumas praças. Ao todo, foram nove emergências médicas — cinco no sábado, incluindo o óbito de uma fiscal de provas, e quatro no domingo — e 23 interrupções temporárias no fornecimento de energia. Em um colégio em Marituba, no Pará, a falta de luz foi prolongada e os 661 candidatos terão que refazer as provas nos dias 1 e 2 de dezembro, junto com os estudantes de Rio do Sul e Taió, que tiveram o concurso suspenso por causa das chuvas.

— A prova está feita, agora o que vale é a nota de cada um. Quem estudou seguramente terá um bom resultado, quem não teve um bom resultado terá a chance de fazer de novo — concluiu Mercadante.

Fonte: O Globo

Governo do RS ainda não sabe como pagar a folha de outubro

Depois de pagar em dia o salário de setembro, graças ao saque de 1 bilhão de reais na conta de depósitos judiciais que ficou quase zerada, o governo do Rio Grande do Sul ainda não sabe o que fazer para completar a folha de outubro.
Tudo indica que terá de voltar a apelar para o parcelamento, principalmente no vaso dos salários maiores - indica reportagem no portal do jornal Zero Hora.
Com o objetivo de evitar que os problemas atuais se repitam no futuro, ou seja, que em fins de mandato, os governantes assumam compromissos para serem cumpridos pelos seus sucessores, o governo do RS está esperando que a Assembléia aprove uma Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, onde se destacam os seguintes pontos, segundo reportagem no portal do jornal Zero Hora:

- Para conceder reajuste de salário, o Estado terá de ter crescimento real da receita corrente líquida. 

- Da fatia de crescimento real da receita corrente líquida, 25% serão destinados para a concessão de reajustes salariais ao funcionalismo. Os outros 75% serão para investimento e custeio. É por isso que se convencionou dizer que, para cada R$ 100 em receita extra em comparação com o ano anterior, R$ 75 serão para custeio e investimento e R$ 25 para aumento real de salários.

- Fica proibido aumentar salário ou fazer reposição inflacionária nos últimos 180 dias de mandato do governador. Ele também não poderá conceder reajustes para serem pagos na gestão do sucessor.

- Será vedada a concessão ou ampliação de incentivos fiscais de natureza tributária nos últimos oito meses de um mandato. 

- O governador, ao gerar novas despesas, terá de assinar termo apontando a existência de receitas para cobrir os gastos.

- Será considerada irregular, não autorizada, lesiva e nula qualquer despesa criada sem obediência aos freios da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. 

- A lei vale para todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público.