INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Senado aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para todos os servidores públicos

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (1º) proposta que estabelece a aposentadoria compulsória dos servidores públicos aos 75 anos. Pela regra atual, essa aposentadoria se dá aos 70 anos.  A mudança atinge todos os servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

A matéria tramitava em regime de urgência – o que permite superar prazos e etapas – e recebeu 59 votos favoráveis e 5 contrários. Agora, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Com informações do Blog O Paralelo!

Equipe de socorristas do SAMU realiza parto de uma menina dentro de ambulância em Natal

                                 Foto: Via Certa Natal 
A equipe da USA 03 do SAMU Natal viveu um momento mágico na noite desta quinta-feira, (2).
O socorrista Fábio, a médica Angélica e a enfermeira Andressa realizaram um parto e ajudaram a trazer ao mundo uma linda menina.
Os ”Anjos do SAMU” realizaram o parto dentro da ambulância no bairro Leningrado, na região oeste da capital.
A criança ainda não tinha nome mas a equipe sugeriu para mãe que a batizasse como Maria Vitória.
Fonte: Via Certa Natal

JOVEM PARAIBANO COM QUASE 400 KG VIVE SENTADO E NÃO CONSEGUE TRATAR OBESIDADE MÓRBIDA

O drama de Carlos Antônio de Freitas, um jovem paraibano de 28 anos que está com quase 400 quilos e que precisa tratar a obesidade mórbida, vem comovendo e sensibilizando profissionais de todo país para a tentativa ajudá-lo.
Carlinhos, como é conhecido, não consegue andar nem deitar para dormir e vive o tempo todo sentado. Ele mora no município de Patos, no Sertão da Paraíba, a 320 quilômetros de João Pessoa, e há quase uma década tenta tratar a doença que já lhe causou outras enfermidades como problemas respiratórios e a diabetes.
O médico do Programa Saúde da Família (PSF) que trata Carlinhos há pelo menos cinco anos, Pedro Augusto, contou ao Portal Correio que o tratamento dele seria uma cirurgia bariátrica, mas os profissionais que tentam operá-lo esbarram na impossibilidade dele de se submeter às dietas adequadas, principalmente no pós-operatório, quando é preciso fazer uma dieta líquida.
"Venho acompanhando o caso de Carlinhos e o problema é que, além da obesidade mórbida, ele desenvolveu problemas mentais, é agressivo quando não lhe dão comida e por isso a família não consegue fazer com que siga as recomendações médicas", contou.
O médico disse, ainda, que profissionais de outros estados do país já se interessaram em fazer a cirurgia bariátrica de Carlinhos, mas quando Pedro Augusto repassa as informações necessárias e fala sobre a dificuldade que tem por conta do problema mental do paciente, os médicos acabam desistindo porque é muito arriscado.
"Se as recomendações da dieta líquida não forem cumpridas, o paciente poderá ter complicações que podem levar à morte", analisou.
Família carente
A família de Carlinhos é carente. Ele tem mais dois irmãos, mas mora só com os pais. De toda família, somente o jovem desenvolveu a obesidade que o segue desde criança. Os pais, por não terem formação para lidar com a enfermidade, sempre satisfizeram a vontade que ele tem de comer.
A mãe contou que sempre que ele queria comer alguma coisa, se não lhe dessem, o jovem acabava reagindo agressivamente. Por conta disso, todos terminavam atendendo ao desejo dele, sem pensar que estariam fazendo um grande mal.
Carlinhos desenvolveu comportamento agressivo e o utiliza sempre que quer comida. O caso do jovem complicou muito nos últimos anos e ele já não consegue fazer nenhum tipo de dieta.
O médico Pedro Augusto disse que, na mais recente tentativa feita em João Pessoa para ajudá-lo, o rapaz chegou a ficar internado por cerca de dois meses no Hospital Santa Isabel, mas não ele conseguiu fazer a dieta para obter a redução de peso necessária para o procedimento cirúrgico de redução do estômago e a família o levou de volta para casa.
Caminhão guincho
Para se ter uma ideia do drama enfrentado por Carlinhos e seus familiares, basta saber que para transportá-lo de um lugar para outro, tem que ser utilizado um caminhão guincho, pois não há ambulâncias ou outro veículo que comportem o peso dele.
"Há um tempo atrás, ele era transportado num carro do corpo de bombeiros, mas hoje em dia isso só é possível com um caminhão guincho, devido ao excesso de peso", contou o médico.
A última vez que Carlinhos foi pesado, cerca de quatro meses atrás, em uma máquina para pesar animais de grande porte, ele estava com 356 quilos, mas o médico Pedro Augusto disse que ele já teria ganho mais peso e estaria com cerca de 400 quilos.
O rapaz não se locomove mais e também não consegue deitar-se para dormir, por isso passa todo o tempo sentado.
O médico disse que no dia a dia Carlinhos é comunicativo, conversa com todos, é orientado, mas sempre que começa a fazer o tratamento, ele muda completamente e começa a desenvolver o comportamento agressivo.
"É muito difícil para gente que o acompanha, pois o caso é muito difícil. Ele faz tratamento e toma medicação para o problema psicológico, mas, mesmo assim, a gente não consegue avançar para o tratamento mais indicado ao caso, que é a cirurgia bariátrica", revelou.
Esperança
Na luta pela vida de Carlinhos, amigos e familiares criaram perfis nas redes sociais para divulgar e procurar ajuda. Um vídeo divulgado no grupo criado no WhatsApp 'Ajuda Carlinhos' foi compartilhado por diversas pessoas e fez com que o drama dele fosse visto por integrantes da Associação Paraibana de Bariátricos.
A entidade, criada há cerca de um mês e que ainda vem se estruturando na capital paraibana, conseguiu através de um de seus membro, o médico Eduardo Pachu, uma internação para tratamento do rapaz no Hospital das Clínicas, em Recife, capital pernambucana.
Aderlane Mônica da Silva, que é membro da Associação, informou que o cirurgião bariátrico Ricardo Pachu trabalha em Campina Grande e Recife. O profissional conseguiu tratamento na unidade da capital de Pernambuco e Carlinhos deve ser transferido para lá já nesta segunda-feira (06/07/2015).
Ela disse, ainda, que o rapaz deve permanecer internado por cerca de um ano para poder realizar a cirurgia. "Tomamos conhecimento do problema mental que tem e estamos preparados para lutar por ele, por isso a necessidade desse tempo para que chegue a um peso ideal para realizar o procedimento cirúrgico", disse.
Aderlane informou que Carlinhos precisa perder pelo menos cem quilos para fazer a cirurgia. A transferência está sendo programada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa e pela a unidade do Corpo de Bombeiros de Patos. Os dois órgãos, conforme Aderlane, estão traçando uma maneira de levar o jovem para Recife, com o acompanhamento de uma equipe médica.
"Somos uma entidade nova, que ainda estamos nos estruturando, mas o caso de Carlinhos nos sensibilizou bastante e sentimos a necessidade da urgência em ajudá-lo", reforçou.

* Portal Correio

OAB diz que redução da maioridade é inconstitucional

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou nesta quinta-feira (2) que a redução da maioridade penal é inconstitucional, assim como a votação do projeto menos de 24 horas após a Câmara ter rejeitado proposta sobre o mesmo tema.
"A redução da maioridade, que já possuía a inconstitucionalidade material, porque fere uma garantia pétrea fundamental, passa a contar com uma inconstitucionalidade formal, diante deste ferimento ao devido processo legislativo (...) Tanto pelo seu conteúdo, quanto pela forma de sua aprovação, a PEC [Projeto de Emenda Constitucional] não resiste a um exame de constitucionalidade", afirmou ele, em nota.
O projeto foi aprovado na madrugada desta quinta-feira por 323 votos a favor, 155 contrários e 2 abstenções. O texto ainda precisa ser votado em um segundo turno pela Casa e ser analisado pelo Senado.

Robinson diz que parte da mídia está pautada para fazer oposição ao seu governo

A afirmação do governador Robinson Faria foi dada ao jornal da 95 FM. “A mídia só dá notícia negativa. Porque não compara os índices de violência do RN com os da PB e PE? Porque lá está pior do que aqui”, disse.
“A sensação de insegurança é motivada pela mídia. Infelizmente, grande parte da mídia está motivada e sendo pautada para fazer oposição ao governo”, declarou o governador, lembrando que, felizmente, trata-se de uma minoria e facilmente identificável: a mídia pertencente aos adversários políticos.
“É uma minoria agressiva inconformada com a derrota que fica torcendo contra o Estado. E fica gerando sensação de pânico na população”, afirmou.
Segundo Robinson,  está claro que existe uma orquestração política. “Parece que comemoram quando ocorre uma tragédia, celebram em vez de ficarem solidários quando ocorre um homicídio”.

Walfredo Gurgel anuncia medidas para reduzir tempo de internação dos pacientes

Um levantamento realizado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) mostrou que, nos últimos cinco meses, a alta permanência de pacientes (15 dias ou mais de internação) admitidos nos cinco pavimentos de enfermarias, caiu de 22 para 14 dias. Os dados foram coletados de abril a junho desse ano pela equipe multidisciplinar que realiza, diariamente, o trabalho de desospitalização responsável.
Essa atividade consiste no acompanhamento da evolução do quadro de saúde dos pacientes, através de visitas diárias aos leitos. Os dados também mostraram que de maio a junho deste ano foram desospitalizados 58 pacientes com alta permanência. Atualmente a equipe é formada por oito integrantes: direção médica, enfermeira, médico hospitalista, assistente social, representante do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e do Serviço de Apoio ao Tratamento e Diagnóstico (SADT).
A redução também representa mais uma meta alcançada pelas ações do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) do Walfredo Gurgel. Antes da adesão do hospital ao Programa SOS Emergência, a média da alta permanência estava em 49 dias. Após a integração, ficou estabelecido que a meta seria dar a alta do paciente em até 15 dias. 
O assessor da direção, Antônio Tomaz de Aquino, explica que agora o próximo objetivo é traçar as metas de alta permanência de acordo com a linha de cuidado do doente. “Digamos que uma pessoa deu entrada com quadro de pneumonia. O caso dela deveria ser resolvido, em até sete dias. Se passar disso, já estará entrando em uma alta permanência”.
Para quantificar os dados, a equipe monitorou as cinco enfermarias durante os 90 dias e registrou tudo em livro de ocorrência. Neste, eram anotadas todas as ações realizadas com metas a serem cumpridas e propostas para dar resolutividade ao problema do paciente. “Dessa forma conseguimos traçar um perfil de cada andar, quais os maiores entraves e as causas principais que levaram aquele paciente a ficar internado no Walfredo Gurgel”, explica a gerente de enfermagem Melka Torquato.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria estadual de Saúde.

Municípios abaixo de 50 mil habitantes têm até o ano de 2021 para acabar com os lixões

Os municípios deverão ter mais tempo para acabarem com seus lixões. O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), o projeto (PLS 425/2014) que prorroga, de forma escalonada, o prazo para as cidades se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei12.305/2010). A matéria é a primeira de uma lista sugerida pela Comissão Especial do Pacto Federativo, com projetos de interesse dos municípios. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Os lixões já deveriam ter sido fechados e substituídos por aterros sanitários desde agosto do ano passado. Mas quase três mil municípios e o Distrito Federal ainda não conseguiram cumprir as determinações. A proposta de prorrogação do prazo é uma demanda de prefeitos e entidades representativas, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e foi apresentada pela subcomissão temporária que acompanhou a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2013 e 2014.

Prazos

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), membro da Comissão Especial do Pacto Federativo, apresentou uma emenda no Plenário, estabelecendo prazos diferenciados para o fim dos lixões, “de acordo com a realidade dos municípios”. As cidades com população inferior a 50 mil habitantes terão prazo maior, enquanto as capitais de estado terão prazo mais curto.
Assim, as capitais e municípios de região metropolitana terão até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões. Os municípios de fronteira e os que contam com mais de 100 mil habitantes, com base no Censo de 2010, terão um ano a mais para implementar os aterros sanitários. As cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes terão prazo até 31 de julho de 2020. Já o prazo para os municípios com menos de 50 mil habitantes será até 31 de julho de 2021. A emenda também prevê que a União vai editar normas complementares sobre o acesso a recursos federais relacionados ao tema.
Bezerra disse que a prorrogação do prazo é importante para os municípios conseguiram se adaptar à lei. O senador informou que, em 2013, havia 1.196 lixões contra apenas 652 aterros sanitários no país. Ele ponderou que o fechamento de um lixão depende da implementação de outras ações, como a criação de aterros sanitários e áreas de transbordo, tratamento de resíduos de construção civil, coleta seletiva e campanhas educativas. Caso essas ações não sejam implementadas, argumentou o senador, os aterros ficam prejudicados.
— Essa é a primeira medida concreta que esta Casa toma, dando uma resposta às demandas dos municípios e dos prefeitos — disse o senador.

Recursos

A relatora da subcomissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), manifestou apoio à prorrogação por entender que “a maior parte dos municípios, por falta de quadros técnicos e gerenciais qualificados e de insuficiência de recursos financeiros, não conseguiram cumprir a determinação legal”. Em seu relatório, a senadora aponta que a lei “não foi realista ao prever um prazo exíguo para que os municípios, especialmente os menores e mais carentes, assumissem a responsabilidade por essa tarefa complexa e dispendiosa”.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou o trabalho do senador Fernando Bezerra e da Comissão do Pacto Federativo. Segundo Renan, a apresentação desse primeiro projeto marca “um momento de exuberância do Senado”. Ele disse que vai conversar com as lideranças partidárias para que o Plenário do Senado priorize projetos que tratam do pacto federativo.
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) elogiou o trabalho de Fernando Bezerra. O senador Walter Pinheiro (PT-BA), presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo, informou que, na primeira semana de trabalho do colegiado, foi possível entregar 20 matérias de interesse dos municípios prontas para serem votadas no Plenário.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) também manifestaram apoio ao projeto. O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) disse que a matéria é uma vitória importante, mas manifestou preocupação com os recursos para a implantação dos aterros. Na mesma linha, os senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também destacaram a importância do projeto.
— A diferenciação de prazo é importante para os municípios. Precisaria apenas de uma linha de crédito específica para ajudar os municípios a cumprirem o prazo — sugeriu Flexa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Dupla tentativa de homicídio no bairro Paraíso em Santa Cruz

Fonte: Blog o paralelo
Uma dupla tentativa de homicídio por arma de fogo foi registrada na tarde desta quinta-feira (2) no bairro do Paraíso em Santa Cruz. Segundo informações as vitimas foram atingidas por uma terceira pessoa após uma discussão entre ambos. 
As vítimas foram identificadas como FRANCISCO CARLOS VITERBINO DA COSTA, 19 ANOS E JONATHAN DAVID COSTA, 17 ANOS, ambos foram socorridos por uma viatura do GTO até o hospital regional Aloízio Bezerra e devido à gravidade dos ferimentos nas duas vitimas, ambos foram transferidos para Natal.


quinta-feira, 2 de julho de 2015

PL de Hermano inclui a disciplina Educação para o Turismo nas escolas estaduais do RN

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) elaborou Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão da disciplina Educação para o Turismo nos componentes curriculares das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.
O referido Projeto de Lei objetiva instituir o ensino da disciplina de Educação para o Turismo no âmbito das escolas estaduais do Estado do Rio Grande do Norte, como maneira de difundir o conhecimento acerca das potencialidades locais e fomentar a capacitação de jovens para o setor.
Diante deste contexto, onde o turismo se destaca por sua importância econômica, social, cultural e ambiental, o Estado tem o papel de contribuir com a formação dos jovens através da realização de aulas periódicas, expositivas e contextualizadas.
A educação em turismo deve estar direcionada para uma reflexão multidisciplinar e para o trabalho em equipe, contemplando contextos multiculturais em que a criatividade combine o saber tradicional ou local e o conhecimento aplicado da ciência avançada e da tecnologia.

Vem aí novo reajuste da gasolina ainda em 2015

Em sua primeira entrevista após anunciar uma “dieta” drástica nos investimentos da Petrobras, o presidente da companhia, Aldemir Bendine não descartou um reajuste no preço da gasolina até o fim do ano. Não enxerga, contudo, necessidade de um aumento agora. “Não dá para garantir que não haverá”, disse ele à Folha de São Paulo.O aumento mais recente dos combustíveis foi em novembro de 2014 -3% na gasolina e 5% no diesel nas refinarias.Desde que assumiu o comando da petroleira, em fevereiro deste ano, Bendine já conseguiu aprovar o balanço da empresa com uma amarga conta de corrução, R$ 6 bilhões, e reviu o plano de negócios da petroleira dentro de parâmetros considerados mais realistas pelo mercado.

Câmara aprova em 1º turno redução da maioridade penal em crimes hediondos

camara_votacao
Após nova votação, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (2), a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
O texto aprovado é uma emenda dos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE) à proposta de emenda à Constituição da maioridade penal (PEC 171/93). Foram 323 votos a favor e 155 contra, em votação em primeiro turno. Os deputados precisam ainda analisar a matéria em segundo turno.
A emenda deixa de fora da redução da maioridade outros crimes previstos no texto rejeitado na quarta-feira, como roubo qualificado, tortura, tráfico de drogas e lesão corporal grave. O texto anterior era um substitutivo da comissão especial que analisou a PEC.

Na bancada potiguar, apenas Zenaide Maia votou contra a redução da maioridade...RN 7 x 1

deputadosfederais
Os deputados aprovaram redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes como estupro, sequestro e latrocínio. E como votou a bancada potiguar?
Votaram a favor da matéria Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Beto Rosado (PP) Walter Alves (PMDB), Rafael Motta (PROS), Rogério Marinho (PSDB) e Antônio Jácome (PMN).  Zenaide Maia (PR) foi a única contrária ao texto.

Popularidade de Dilma está menor do que inflação, ironiza Aécio...Aqui em Riachuelo-RN nossa gestora vai no mesmo caminho?

aecio dilma debate
O presidente do PSDB, Aécio Neves, ironizou nesta quarta-feira (1º) o resultado de pesquisa CNI-Ibope divulgada ontem (1º). De acordo com o levantamento, a presidente Dilma Rousseff atingiu o mais baixo índice de popularidade desde a redemocratização.
“Isso é o que temos no Brasil hoje: uma inflação que caminha para ser maior do que a popularidade da Presidente da República”, disse ele. A pesquisa indicou que 9% da população considera o atual governo bom ou ótimo -a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Polícia Civil designa delegado para liderar investigações sobre arrastões em bares

O delegado Ben-Hur Medeiros, titular da Delegacia de Capturas e Polinter (DECAP), foi designado, na tarde desta quarta-feira (1º), pelo delegado-geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel, para presidir as investigações sobre a ocorrência de arrastões em bares de Natal, que aconteceram nos últimos dias.
Ben-Hur vai comandar força-tarefa que terá apoio da Sesed, Defur e NIP

Ben-Hur vai comandar força-tarefa que terá apoio da Sesed, Defur e NIP

“Para esclarecer quem são os autores destes atos criminosos, criamos uma força-tarefa que terá o apoio do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (NIP)”, detalhou o delegado-geral.
 
Stenio Pimentel destacou que a importância da participação da sociedade para elucidar estes atos criminosos. “Precisamos que as vítimas e testemunhas compareçam as delegacias para registrarem os boletins de ocorrência. Com os dados repassados pela sociedade, teremos maiores condições de fazer levantamentos mais precisos sobre os objetos roubados e sobre os suspeitos”, frisou.

Ministério libera R$ 5 milhões para hospitais universitários de Natal

                           Mulher foi atendida na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O Ministério da Saúde liberou R$ 5.013.753,78 para três hospitais universitários de Natal, ligados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A liberação da verba, que faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1). 
De acordo com a publicação, os três hospitais do estado que receberam os recursos estão localizados em Natal. São eles: o Hospital Universitário Onofre Lopes, que recebeu R$ 2.119.128,27, a Maternidade Escola Januário Cicco (R$1.699.701,66), e o Hospital Universitário Ana Bezerra (R$ 1.194.923,85).
Ao todo, o Ministério da Saúde liberou R$ 100 milhões para 49 hospitais universitários federais em recursos do Rehuf. Os recursos do programa, que são geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), são destinados para a reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 
G1RN

quarta-feira, 1 de julho de 2015

PMs que atuaram na Copa do Mundo em Natal ainda não receberam diárias

As diárias operacionais de policiais militares que trabalharam na Copa do Mundo em 2014 em Natal ainda não foram pagas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O atraso chega a um ano e, de acordo com a Associação de Cabos e Soldados da PM, o governo não sinaliza com uma data para efetuar o pagamento. Além das diárias da Copa, estão em atraso também as diárias operacionais referentes aos festejos do Mossoró Cidade Junina do ano passado.

"O governo não paga e diz que quer priorizar daqui pra frente em uma tetativa de separar as ações dos governos. Mas nós não trabalhamos para Rosalba. Nós trabalhamos para o Estado, prestando serviço à comunidade. Abrimos mão das nossas folgas para trabalharmos em um evento e precisamos receber", disse Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados.  As informações são do Portal G1 RN!

Morre Hugo Tavares, um dos grandes personagens de Santa Cruz

Santa Cruz perde na manhã desta quarta-feira, dia 1º de Julho, Hugo Tavares Dutra, um dos grandes nomes de Santa Cruz, batalhador em diversas áreas para o desenvolvimento da cidade.

Funcionário do IBGE, Hugo sempre foi um militante ativo. Fundador da Associação Rádio Comunitária Santa Rita, Hugo Tavares destinou boa parte de sua vida a comunicação e a usá-la para contribuir com a sociedade.

O comunicador também foi voz ativa para as regiões Trairi e Potengi na luta pela Adutora Monsenhor Expedito. Ao lado do Monsenhor Expedito, cobrou dos políticos e a adutora hoje é uma realidade e contribui muito para os municípios nas terras secas em que vivemos.

Hugo tavares também foi importante para reativação do campus de Santa Cruz da UFRN e sua ampliação, sendo um interlocutor da sociedade com as autoridades para o projeto se tornar realidade.

Outra faceta importante de Hugo era a arte. Apaixonado, Hugo foi escritor, poeta e um amante da cena cultural santacruzense, defendendo a classe artística em importantes momentos de sua vida.


Na sua última batalha, Hugo lutou contra o câncer desde o ano passado, mas não resistiu a doença e faleceu nesta manhã no Hospital Policlínica, em Natal. As informações são do Blog de Édipo Natan!

Cantor Chico César diz que há corrupção até na música, mas não vê política como esgoto da sociedade


O cantor e compositor paraibano Chico César passou seis anos imerso na política antes de entrar no que chama de "Estado de Poesia", nome de seu primeiro disco em sete anos, lançado neste mês pelo projeto Natura Musical. Foi presidente da Fundação Cultural de João Pessoa em 2009 e Secretário de Cultura do estado da Paraíba em 2010, no governo de Ricardo Coutinho (PSB). Saiu enfraquecido, segundo os críticos, principalmente depois de disparar contra o que chamou de "bandas de forró de plástico". 

A política, no fim, não saiu de seu radar e norteou a conversa com o UOL em sua casa, em São Paulo. Para Chico, a corrupção é uma prática inerente ao sistema, inclusive no meio artístico. "Há uma associação entre empresários de bandas, secretários de cultura, mulheres de prefeito. É uma clientela", diz ele.

Em contrapartida, se diz otimista: "A política é uma atividade muito nobre. Não acho que seja o esgoto da sociedade". Ao relembrar da série "Sex and the City", que adorava assistir na TV, diz que a classe média vai precisar ser menos consumista no futuro, e sentencia: "Acho inevitável a volta de Lula".

Em sua volta à São Paulo, no início do ano, Chico se cercou de jovens músicos de sua terra natal e se abriu para o amor no retorno ao estúdio. Na primeira parte do disco, o sentimento tem nome: a paraibana Bárbara Santos, paixão à primeira vista. É para ela canções como "Caracajus", escrita quando Chico estava em Caracas, onde cantou no velório de Hugo Chávez, e Bárbara em Aracaju. Os versos são apaixonados -- e sensuais: "A fruta de seus lábios / a alma saindo pela boca / os lábios de sua fruta calma / derramando em calda a polpa".

No lado B, pulsa outro tipo de amor: social e político. Há canções sobre a negação do racismo em "Negão", opressão aos gays em "Alberto" e a história de dois mendigos que são expulsos de uma praça perto da sua casa em "No Sumaré", bairro paulistano onde mora desde que estourou com "Mama África", em 1996. 

O disco se encerra em tom épico, com a dylanesca "Reis do Agronegócio". Convidado por indígenas, que ocuparam o Congresso Nacional no Dia do Índio deste ano, subiu em plenário e, tal qual um trovador, cantou os versos sobre o "agrebiz feroz, desenvolvimentista", com dedos apontados ao "ruralista cujo clã é um grande clube, inclui até quem é racista e homofóbico".
 

"A política é uma atividade muito nobre. Não acho que seja o esgoto da sociedade". "Acho inevitável a volta de Lula", acredita Chico César