INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 22 de maio de 2015

PIONEIRO: RN será o primeiro estado a migrar as emissoras AM para FM

radio 1
Rio Grande do Norte será o primeiro estado a migrar as emissoras de rádio AM para FM. A informação foi confirmada durante o Encontro de Tecnologias para Radiodifusão, que acontece em Natal.
Segundo o diretor do Sistema Rural de Comunicação, padre Ivanoff da Costa Pereira, a Rádio Rural de Currais Novos será a primeira do Sistema Rural de Comunicação a migrar da faixa de transmissão AM para FM. Na sequência, será a vez da Rádio Rural de Parelhas. “Como temos a 95 FM em Caicó, a nossa rádio mãe [Rural de Caicó] será a última”, disse ele durante o aniversário da emissora.
 

Silvio Santos abocanha mais uma TV

Por Altamiro Borges

A acirrada disputa pelo mercado tem acelerado ainda mais o processo de concentração na mídia brasileira. No início de maio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a família Abravanel – do empresário e apresentador Silvio Santos – a possuir uma televisão por assinatura. A decisão fere a legislação em vigor, que proíbe que uma mesma empresa seja proprietária de emissoras abertas e a cabo. Mas o dono do SBT usou de um expediente bastante comum no setor. Silvio Santos transferiu 49% das ações da TV Alphaville para a filha. A Globo e as outras emissoras nem podem reclamar da jogada marota, já que também se utilizam deste e de outros expedientes para burlar a legislação.

Segundo reportagem da “insuspeita” Folha – parceira do Grupo Globo no jornal Valor –, “a Anatel autorizou a família do empresário Silvio Santos a driblar a lei que proíbe uma emissora de possuir TV por assinatura. A decisão abre brecha para a repetição da mesma prática em casos futuros. Lei de 2011 determinou que proprietários de empresas de radiodifusão e de conteúdo não possam ter mais de 50% das ações totais de uma companhia de TV paga, nem ter seu controle. Embora o texto não especifique casos em que o controle ou propriedade estejam numa mesma família, parecer da Procuradoria Federal Especializada, órgão que dá pareceres jurídicos na agência, recomenda a proibição nessas situações”.

A jogada de Silvio Santos foi simples. Ele transferiu para a sua filha, Patrícia Abravanel, 49% do capital total e votante da TV Alphaville, empresa de TV por assinatura que atende cerca de 20 mil domicílios em Barueri, Santana do Parnaíba e Granja Vianna, na região metropolitana de São Paulo. “Com essa posição da agência reguladora do setor de telecomunicações, Silvio Santos mantém em sua família o controle de duas empresas: o SBT fica em nome de Senor Abravanel (nome real de Silvio Santos), e a TV Alphaville, em nome da filha e apresentadora Patrícia Abravanel”, denuncia a indignada Folha, que inclusive procurou a direção da Anatel para questionar a sentença final.

“A decisão é de março do ano passado, analisando pedido feito em outubro de 2013 pelo empresário. A família Abravanel não comentou a decisão. Segundo a Folha apurou, a agência negou os pedidos do empresário para manter o controle sobre as duas empresas até aceitar a saída da transferência familiar. Conforme a Anatel, ainda assim o conselho entendeu que ‘uma limitação nesse sentido extrapolaria o espírito da lei’. Pesa contra a decisão o fato de Renata Abravanel, irmã de Patrícia e diretora do SBT, também possuir 6% das ações da TV Alphaville, aumentando a participação da família no negócio”. A reportagem “isenta” da Folha mostra que a guerra entre as redes de televisão está cada dia mais titânica!

Redes sociais >> 13 coisas que você nunca deve fazer em grupos de WhatsApp

whats_0
O que parecia ser a solução dos problemas para quem tem uma vida agitada, longe da família e com equipes de trabalho muito grandes, os grupos de WhatsApp têm, em sua maioria, se tornado verdadeiros karmas para os usuários do aplicativo. Mensagens que não acabam mais, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares e os áudios e vídeos mais desnecessários estão entre as principais reclamações.
Para evitar constrangimentos, brigas sérias e até mesmo aquela mágica do “silenciar grupo”, reunimos no Dia Internacional da Família 13 dicas de etiquetas indispensáveis para você ser agradável, inspirador e educado com seus conhecidos. Veja abaixo e não se esqueça da máxima de Confúcio: “não faça aos outros, o que você não quer que seja feito a você.”
1 – Você já viu anjos e cachorros fofos falando bom dia? Então, por que manda todos os dias um desses? Respeite o horário comercial, chega de mensagem motivacional às 5h da manhã.
2 – Refletir é sempre bom! Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico. E se mesmo assim, alguém o fizer, não seja inconveniente de se intrometer no assunto.
3 – Corrente? Só se for de ouro! Você conhece alguém que ficou rico, morreu ou encontrou o amor da sua vida em três dias só com aquelas mensagens que viralizam pelas redes sociais? Então pronto, não precisa mandar!
4 – Só mande gravações de voz em último caso. Você gostaria de apertar o play e uma brincadeira ecoasse do seu telefone no meio do seu trabalho? Então, por que você faz isso com os outros?
5 – As orações foram criadas para serem usadas. Se você é daqueles que mandam uma palavra por mensagem, saiba que a culpa do “silenciar grupo” é toda sua, além, claro, de acabar com a bateria do celular dos outros integrantes.
6 – Exagero de emoji, sério? Quantos anos você tem?
7 – Novos aplicativos, velhos costumes: Caps Lock só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém. Caso contrário, a caixa baixa se faz necessário e bem mais elegante.
8 – “Eu vi que você leu e não respondeu”. Esta é uma frase que não pode aparecer nunca em seu vocabulário. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.
9 – Nick estranho ou duvidoso são totalmente descartáveis. Ninguém é obrigado a descobrir quem está falando.
10 – Cada vez mais frequente nos ambientes profissionais, o Whatsapp pode ser uma arma se você não tomar cuidado com a sua foto. Aquela foto antes da balada, ou mesmo aquela depois, já na padaria às seis da manhã, podem ser ignoradas. Invista em fotos mais neutras, menos comprometedoras para a sua imagem.
11 – Todo bom grupo tem o engraçadinho dos “pornôs”. Nunca seja essa pessoa, isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.
12 – Fotos fortes, como de acidentes e pessoas decapitadas, são de extrema deselegância. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar.
13 – Nunca compartilhe mensagens religiosas, bênçãos do Papa, do preto velho e do pastor. Religião e política são temas que não devem ser discutidos e sempre serem respeitados.
Fonte: Terra



Fonte:  http://blogdobg.com.br/13-coisas-que-voce-nunca-deve-fazer-em-grupos-de-

Jornal destaca organização dos catadores de materiais recicláveis em Caicó

Moana Nunes, catadora de materiais recicláveis
Moana Nunes, catadora de materiais recicláveis

El País – Por 23 anos, a vida de Ednalva Belo da Silva, 47, resumiu-se a acordar cedo e trabalhar o quanto o corpo aguentasse no lixão de Parelhas, cidade de 20.000 habitantes no interior do Nordeste brasileiro. Das montanhas de sucata ela muitas vezes tirou alimentos e roupas para si mesma e para os seis filhos, dois dos quais adotivos.

Moana Nunes, aos 19, é bem mais nova que Ednalva. Mas também carrega nas costas longos anos de labuta em um aterro sanitário: depois que o pai abandonou a família, ela começou aos 6 para ajudar a mãe. Até a quinta série, ficava meio período no lixão de Caicó, a 60km de Parelhas. Depois disso passou a trabalhar em tempo integral.

Já faz mais de um ano que Ednalva e Moana saíram dos lixões e hoje se autodenominam “catadoras de materiais recicláveis”. E isso não se trata de uma definição politicamente correta. O trabalho de fato mudou quando as prefeituras locais proibiram o trabalho nos aterros e criaram programas de coleta seletiva, assumidos pelos grupos onde as duas atuam.

Cada uma em sua cidade, hoje elas trabalham em esquema cooperativo. Vestem uniforme. Lidam apenas com lixo seco, sem restos de comida ou outros resíduos orgânicos. Têm horário de trabalho definido. Passam parte do dia na rua – coletando o material – e outra à sombra, em galpões, separando-o para depois vendê-lo para indústrias. 

O novo ambiente de trabalho não tem o mau cheiro característico de um lixão, e nele a possibilidade de contrair uma doença é muito menor. No fim do mês, cada associação divide o lucro entre os participantes.

Novo túnel é encontrado em Presídio Regional de Pau dos Ferros


Mais um túnel foi encontrado entre as unidades prisionais do Estado. Nesta Quinta (21) a cratera foi localizada no Presídio Regional de Pau dos Ferros.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), a descoberta do túnel ocorreu após um policial militar que realizava a guarda do presídio percebeu que a água que saía do esgoto de uma das celas da unidade prisional estava com a coloração diferente.

Os agentes prisionais foram acionados e com a ajuda da Polícia Militar localizaram o túnel, que possuía aproximadamente 10 metros de cumprimento e tinha um metro de profundidade. Ainda segundo a assessoria, o clima ficou tenso na unidade, pois o túnel era oriundo da cela chamada de “seguro”, local onde ficam os apenados ameaçados de morte por outros presos.

Além disso, nesta mesma cela alguns apenados vieram de Natal após participação nas rebeliões na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Apesar do tumulto, a situação foi controlada e a direção determinou que o túnel fosse imediatamente fechado com concreto. Quinze presos que vieram de Natal estavam no presídio desde a época das rebeliões. A cela do túnel foi isolada e os 27 presos que estavam no local foram remanejados para a cela da triagem.

Assessoria/Sejuc

Projeto “Câmara Cultural” vai hoje ao Conjunto da Coophab

A segunda edição do projeto “Câmara Cultural”, da Câmara Municipal de Parnamirim (CMP), vai acontecer na próxima sexta-feira (22), a partir das 19h.
Desta vez, os moradores do bairro Parque das Nações (Coophab) terão a oportunidade de conferir, gratuitamente, três apresentações artísticas: a dupla de humoristas “Bisteca e Butuca”, banda “Forró Meirão” e “Júnior Forrozeiro e Amantes do Forró”.
O palco do projeto será montado nas imediações da rotatória no início do bairro, entre as avenidas Prefeito Milton Dantas de Medeiros e Eliza Branco Pereira dos Santos. O evento começa às 19h e o encerramento é às 23h.
O projeto “Câmara Cultural” tem a finalidade de valorizar a cultura local e sua diversidade de ritmos e estilos.
Além disso, há a intenção de abrir um espaço de divulgação dos artistas locais, possibilitar ao cidadão o acesso gratuito a espetáculos artísticos de qualidade e aproximar a Casa Legislativa Municipal da sociedade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: PREFEITURA DE ANTONIO MARTINS CANCELA UM EVENTO PROGRAMADO PARA A FESTA DE SANTO ANTONIO 2015

Por recomendação do MINISTÉRIO PÚBLICO e por dificuldades financeiras em virtude da crise a Prefeitura de Antônio Martins, cancela evento programado para o dia 10 de junho, na festa do padroeiro Santo Antônio.

Em virtude das dificuldades financeiras que vivenciamos, conseqüentes a crise recessiva que assola o país e os municípios brasileiros, inclusive com recomendação do MINISTÉRIO PÚBLICO, por estarmos em ESTADO DE EMERGÊNCIA, a Prefeitura de Antônio Martins comunica que está cancelado o evento com a BANDA ENCANTU'S e FORRÓ MAGOTE, alusivo às festividades socioculturais do padroeiro Santo Antônio, pré-agendado para 10 de junho vindouro.

Na oportunidade, cabe-nos informar que a Prefeitura manterá o SHOW RELIGIOSO com PADRE NUNES, marcado para o próximo dia 11 de junho, e o apoio cultural à tradicional NOITE DAS BARRACAS e Dia dos Namorados, com atrações musicais já anunciadas de João André e Banda, Cleyton Pinheiro e Eduardo Lennon, no dia 12 de junho, na Praça Boa Esperança.

Ademais, os EVENTOS de INICIATIVA PRIVADA e de responsabilidades de seus organizadores NÃO TERÃO ALTERAÇÕES, uma vez que não serão custeados com recursos públicos.


A Prefeitura de Antonio Martins agradece a compreensão de todos.

HOMEM É EXECUTADO NO BAIRRO ROSA DOS VENTOS EM PARNAMIRIM

 
Por volta das 11hs desta quinta-feira (21), a Polícia Militar registrou um homicídio por arma de fogo no bairro Rosa dos ventos em Parnamirim.
A vítima, que foi identificada apenas pelo apelido de Pezão foi abordado por um homem ainda não identificado, que desferiu vários disparos contra ele e fugiu do local do crime sem ser identificado.
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas já encontrou a vítima sem vida, sendo acionado o Instituto Técnico e Cientifico de Polícia.
No local ninguém comentou sobre o caso, com medo de represália, tendo em vista que na localidade impera a lei do silêncio. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídio
(DEHOM).


Fonte: 190/RN

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Daniela Mercury e esposa se beijam na boca no seminário LGBT na Câmara


daniela
                                                           
Aconteceu hoje o XII Seminário LGBT da Câmara dos Deputados. O evento foi aberto pela cantora baiana Daniela Mercury, que executou o Hino Nacional.

 Ela participa da mesa de abertura do seminário acompanhada pela esposa, a jornalista Malu Verçosa.


Organizado por parlamentares ligados ao tema dos Direitos Humanos, o seminário teria enfrentado resistência por parte do atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acordo com os organizadores.

Pelas redes sociais, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse que a Câmara se recusou a imprimir convites e distribuir e-mails com convites para o seminário, pelos canais institucionais.

 A colagem dos cartazes do seminário, que estampam um beijo entre Daniela e a companheira, também teria sido vetada dentro da Casa. Formalmente, o seminário é sediado pela Comissão de Legislação Participativa (CLP), ao contrário do que geralmente ocorre.

 “Vamos tentar aprovar hoje à tarde o requerimento na Comissão de Direitos Humanos. De dezoito deputados, uns treze são fundamentalistas”, disse a deputada Erika Kokay (PT-DF), que participa da organização do seminário.

Canos da adutora de engate rápido chegam a Currais Novos

A primeira de muitas carretas que trarão os canos da adutora de engate rápido que abastecerá Currais Novos e Acari chegou à terra da sheelita na manhã desta quarta-feira (20) com mais de cem canos, que no total de toda a obra somarão mais de 80 km, trazendo água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para os dois municípios seridoenses. A GAID Construções, empresa responsável pela execução da obra, já iniciou há pouco mais de dois meses a limpeza das vias que servirão de base para a obra de mais de R$ 33 milhões. O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, que está em Natal cumprindo agenda administrativa, comemorou a chegada da tubulação. “Esta é uma obra de extrema importância para Currais Novos e Acari, e temos esperança que esta adutora solucione o grave problema no nosso abastecimento”, disse Vilton.

SOBRE A ADUTORA

O trajeto do sistema adutor de engate rápido que captará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves seguirá para Currais Novos e Acari paralelo ao da adutora da Serra de Sant’Ana, iniciando na RN 118, passando pelo entroncamento com a BR 226 até a zona urbana da cidade de Florânia. A partir daí, a adutora prossegue margeando a mesma rodovia até um ponto de entroncamento com a BR 427, que se encontra a cerca de 2 Km de Currais Novos, indo até a estação de tratamento de água do Açude Dourado, permitindo desta maneira o consumo por parte da população. As informações são do Blog do Jean Souza!

Assembleia aprova projeto que proíbe uso de celulares nas escolas de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou em segunda votação um projeto que proíbe o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos nas salas de aula, bibliotecas e demais espaços de estudo das escolas públicas e particulares no Estado de Pernambuco.

Nas salas de aula, os celulares devem permanecer desligados e só poderão ser usados para aplicações pedagógicas. Nos demais espaços da escola, esses aparelhos devem ser mantidos no modo silencioso. A desobediência à Lei acarretará a adoção de medidas previstas no regimento escolar ou nas normas de convivência da escola. Por Robson Pires!

Zika, o novo vírus da dengue, é detectado em Pombal

Inicialmente identificado na Bahia, um novo vírus da dengue – o Zika – acaba de ser diagnosticado na cidade de Pombal. O vírus foi detectado em uma paciente adolescente do sexo feminino, cuja identificação está sendo preservada pela Secretaria Municipal de Saúde. A jovem está se submetendo a tratamento na cidade de Patos.
O Zika Vírus tem o mesmo mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, mas o contágio pode ser feito por outros, a exemplo do aedes albopictus. Febre, diarreia, dores e manchas no corpo são sintomas. O primeiro registro do vírus no país aconteceu na Bahia.
Uma das distinções é que não causa hemorragia e o paciente fica curado em um tempo mais rápido, cerca de quatro dias - já o tempo médio de recuperação dos sintomas da dengue é de 10 dias.
O Zika Vírus não tem potencial de causar mortes como acontece na dengue, já que não há registro de febre hemorrágica. O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas, analgésicos.

Pacientes reclamam de reação da vacina contra gripe

A Campanha de Vacinação contra Gripe termina nesta sexta-feira (22). Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros. O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.
É possível que a campanha seja prorrogada por mais uma semana pelo Ministério da Saúde em todo país.
Em Pombal, há muitas reclamações de pacientes, principalmente idosos, com relação à reação que vacina tem ocasionado.
Há casos em que as pessoas são imediatamente acometidas de gripe, febre, dor de cabeça, etc. Dezenas de pessoas têm procurado às unidades de saúde do município para reclamar. 

Dupla invade agencia bancária e assalta clientes na Prudente de Moraes

 
Dois homens ainda não identificados invadiram e assaltaram uma agencia bancária do Banco do Brasil, na noite desta quarta-feira (20), na Avenida Prudente de Moraes, no bairro Lagoa Seca, zona Leste de Natal. Cerca de sete pessoas foram alvo da ação da dupla que chegou armada de pistolas. Uma das vítimas ainda reagiu se negando a entregar a bolsa, mas desistiu depois que um dos assaltantes a ameaçou de morte.
O fato aconteceu por volta das 20h, um dos clientes que terá o nome preservado, relatou a reportagem do Portal BO que entrou na agencia para fazer uma transferência e rapidamente viu os dois suspeitos entrar e já empunhando pistolas. “Eles n ao agiram com violência, estavam calmos, mas se mostraram muito exigentes pedindo tudo que tínhamos. Eles levaram meu dinheiro, aliança de casamento e um cordão de outro”, disse.
Um casal que também estava na agencia também foi assaltado pela dupla, o homem se negou a entregar a bolsa da mulher e por pouco não foi baleado, segundo a polícia isso não aconteceu por que a vítima desistiu e entregou tudo.
Os clientes do banco foram até a delegacia de plantão da zona Sul, no bairro Candelária e prestaram queixa do roubo. A Polícia Militar realizou rondas de posse das características dos assaltantes, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.


Fonte: Portal BO

Justiça cancela festa de R$ 370 mil para que prefeitura pague salários atrasados

Tribunal de Justiça da Paraíba
A Festa da Padroeira de Santa Rita deste ano foi cancelada, conforme decisão judicial da 5ª Vara de Santa Rita, na Grande João Pessoa, divulgada nesta quarta-feira (20). A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público da Paraíba de que o Município deve regularizar o pagamento de servidores e serviços em vez de promover eventos.
Leia também: Prefeitura pode demitir comissionados para atender ao MPPB e contratar concursados
No dia 13 deste mês, o MPPB acionou a Prefeitura de Santa Rita na Justiça para que o Município fosse proibido de realizar a festa tradicional da cidade e os R$ 370 mil que seriam para o evento ficassem bloqueados. A Justiça do Estado aceitou a ação, que cabe recurso.
Segundo o processo, o Município estaria deixando de pagar servidores e custear serviços necessários para cobrir a festa.
A Prefeitura de Santa Rita informou que vai recorrer da decisão e acredita que a festa seja mantida porque, segundo a assessoria de comunicação, os problemas denunciados pelo Ministério Público já teriam sido resolvidos ou estariam sob negociação.
A assessoria de comunicação informou ainda que o departamento jurídico da prefeitura está analisando o caso para resolver o impasse.


Fone: Portal Correio

Bandidos invadem casa de policial militar, ameaçam filho dele e roubam arma e farda

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
 Bandidos renderam um policial militar, a mulher dele e um filho de três anos e realizaram um arrastão na casa deles, no bairro Vida Nova, em Parnamirim. De acordo com o PM, ele estava com o filho na varanda e quando a mulher dele chegou do trabalho e abriu o portão foi rendida pelo primeiro criminoso.
O suspeito estava em uma motocicleta e, logo depois, mais três bandidos se aproximaram em um veiculo Agile, de placas MNW-8479, roubado em Parnamirim, também na noite desta quarta-feira. Os criminosos, que estavam armados com revólveres e espingarda, renderam a família e entraram na residência.
Durante o assalto, os assaltantes encontraram a farda do policial militar e, então, passaram a exigir que ele entregasse a arma que tinha em casa. Caso o policial não entregasse, o filho de três anos seria morto. Com isso, o PM, que chegou a ser agredido no rosto, acabou entregando a arma.
Além de objetos da residência, os bandidos fugiram levando também a farda do policial. O tenente Carlos Farias, do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou ao Portal BO que a polícia está em diligências para tentar localizar os suspeitos.
O policial que foi vítima e terá identidade preservada se disse bastante revoltado com a situação e declarou: “se estivesse sozinho em casa, talvez tivesse reagido, pois não iria admitir uma ousadia dessa, de ver bandidos dentro da minha residência. Mas, por outro lado, felizmente estamos todos vivos. Agora, espero poder prender esses bandidos”.
Fonte: Portal BO

Homem é executado em bar no Pajuçara

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um homem identificado como Alexsandro Gomes de Moreira, de 20 anos foi executado na madrugada desta quinta-feira (21), na rua Mar do Norte, no conjunto Parque das Dunas, bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. Segundo a polícia, uma segunda vítima, que também estava no estabelecimento, acabou atingida por uma bala perdida, mas não corre risco de morte.
De acordo com as primeiras informações apuradas pela equipe da Dehom ( Delegacia Especializada de Homicídios), a vítima estava em um bar acompanhado de outras duas pessoas quando foi surpreendida por um desconhecido que chegou ao local armado e de capacete. Sem nada dizer o suspeito atirou diversas vezes em direção a Alexsandro que morreu no local antes da chegada do socorro.
Os investigadores colheram uma informação importante para a investigação, uma segunda pessoa também foi baleada durante o atentado, a vítima foi alvo de uma bala perdida, mas foi socorrida sem gravidade. Ângelo Felipe relatou no hospital a polícia que o assassino chegou certo de quem iria matar e não queria outra pessoa senão o Alexsandro. A razão para o crime ainda é desconhecida, mas será investigada pela Dehom.


Fonte: Portal BO

quarta-feira, 20 de maio de 2015

STTU manda recado pro povo: Tarifa de ônibus em Natal poderá chegar a R$ 3,81

Atualmente, o valor pago é de R$ 2,35

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Atenção usuários de transporte coletivo, sem os futuros vetos da Prefeitura de Natal ao projeto aprovado pela Câmara Municipal de Natal sobre a licitação dos transportes, a tarifa de ônibus na capital do Estado pode chegar a R$ 3,81. Pelo menos, foi o que apontou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Atualmente, o valor pago é de R$ 2,35.
A informação já serve para justificar os futuros vetos feitos pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) ao projeto da licitação dos transportes. A matéria foi aprovada com 93 emendas encartadas ao texto original, após um mês de discussões na Câmara.
Entre as exigências que a Prefeitura planeja derrubar estão a renovação de 20% da frota por ano; implantação de ar-condicionado nos ônibus; veículos com piso baixo e motor traseiro, e a proibição integral da dupla função para motoristas – embora esta já possua proibição em decreto municipal de 2012.
Fonte: www.tuliolemos.com.br

Vazamento de fotos íntimas aumenta 120% em apenas um ano

De acordo com especialista, as garotas são as que mais sofrem com esse tipo de violação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um levantamento da organização não governamental (ONG) Safernet, que há oito anos tem um serviço de denúncias online, aponta que, em 2014, foram registrados 224 casos de sexting – a divulgação de conteúdo erótico por meio de mensagens, fotos ou vídeos. O valor revela um aumento de 120% em relação a 2013, quando chegaram a ser registrados 101 casos.
No caso das denúncias, o conteúdo geralmente foi divulgado sem o consentimento da pessoa envolvida, gerando um enorme constrangimento. A Safernet tem realizado várias campanhas de alerta com depoimentos de jovens que foram vítimas de sexting. Os relatos, em geral, envolvem ameaças, sofrimento e o medo da reação de outras pessoas.
Garotas
Meninos e meninas produzem e compartilham imagens íntimas, mas as mulheres são as que mais sofrem, segundo a psicóloga e coordenadora do canal de ajuda da Safernet, Juliana Cunha. Em 2014, 81% das pessoas que pediram ajuda à ONG eram mulheres.
“Nos últimos anos, a gente percebeu um aumento significativo de denúncias de meninas que tiveram fotos íntimas expostas na internet, o que nos fez perceber que esse tema é muito importante e sensível, porque o sofrimento é muito grande. Há dois anos tivemos um caso, que foi amplamente noticiado, de duas meninas que não suportaram a pressão e cometeram suicídio”, lembra.
Na opinião de Juliana Cunha, os jovens estão mais expostos a esse problema, pois vivem suas primeiras experiências sexuais. Os adolescentes hoje namoram pela internet, usam a webcam e as novas tecnologias para trocar mensagens e fotos – algumas delas de conteúdo íntimo.
Ela explica que, ao receber uma denúncia, a Safernet envia os dados para o Ministério Público Estadual e Federal e para a Polícia Federal que fazem a investigação. “É bom lembrar que, no ano passado, foram feitas mais de oito operações no enfrentamento e combate à pornografia infantil na internet pela Polícia Federal. Foi um crescimento no número de pessoas identificadas e que estão respondendo na Justiça”, ressalta.
Subnotificação
Segundo a advogada especialista em direito digital e idealizadora do Movimento Família Mais Segura na Internet, Patricia Peck, apesar do aumento no número de denúncias, os casos de sexting ainda são subnotificados. “As denúncias representam menos de 20% dos episódios. Em 80% dos casos, as pessoas têm vergonha do que aconteceu”
Ela alerta que a pessoa “sofrerá” por muito tempo. “Antigamente, mudava de escola, de bairro. Hoje em dia faz o quê? Não adianta mudar de cidade, aquele conteúdo vai atrás da família aonde ela for”, diz. A advogada defende que o tema se torne disciplina obrigatória. “A gente está com uma lacuna de formação, de algo que pode ser ensinado nas escolas, nas associações de pais e mestres”, defende.
Helpline
Em 2012, a Safernet inaugurou um serviço de ajuda em tempo real. Por meio do Helpline, é possível conversar e explicar a sua situação por meio de um chat.
“Adolescentes não podem ficar abandonados na internet”
 Muitos pais ensinam os filhos a não conversarem com estranhos na rua e a não dizer o nome nem o endereço. No entanto, o mesmo cuidado não é tomado em relação ao mundo virtual. O promotor de Justiça Thiago Pierobon, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT), ressalta que é preciso acompanhamento. “É muito importante que pais, professores, pessoas que têm a guarda das crianças e dos adolescentes estejam mais envolvidas no sentido de não deixarem essas crianças abandonadas no mundo virtual, que elas estejam sob supervisão”. Segundo ele, as novas mídias sociais, como Facebook e Whatsapp, associadas ao aumento do número de aparelhos celulares com acesso à internet potencializam as relações sociais, exigindo uma maior atenção por parte dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes.
FONTE:JHRN

Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões nesta quarta-feira

 
O sorteio do concurso 1.706 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (20), poderá pagar o prêmio de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 189 mil por mês em rendimentos. 

Caso prefira, poderá adquirir 21 imóveis no valor de R$ 1,4 milhão cada ou uma frota de 50 carros esportivos de luxo.