INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS...


Como RN já pagava valor acima do novo piso dos professores, não está obrigado a subir

O ano já começou mais apertado para as despesas educacionais dos estados. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, 16 estados terão de elevar seus vencimentos iniciais pagos a professores da rede pública por conta do reajuste do piso nacional do magistério anunciado anteontem pelo Ministério da Educação (MEC).
Com aumento de 13,01%, a base salarial do ano passado, que era de R$ 1.697, pulou para R$ 1.917,78. Apenas nove estados e o Distrito Federal já pagavam vencimentos acima do novo valor mínimo, entre eles o Rio Grande do Norte, e, por isso, não estão obrigados a conceder aumentos salariais neste ano.
Piso Nacional do Mgisterio 2015

Em Brasília, esposa de Robinson Faria discute ações para o RN

julianebrasilia
Em viagem a Brasília, a secretária estadual de Assistência Social, a primeira-dama Julianne Faria, teve audiências para tratar de assuntos relacionados aos programas de assistência social, além disso, aproveitou para resolver questões do artesanato e da inclusão de pessoas com deficiência.
Nesta quinta-feira (08), ela se reuniu com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e com a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro para tratar assuntos relacionados à Feira Internacional do Artesanato, que será realizada no próximo dia 26. O PAB é um programa cuja finalidade é coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro por meio de apoio a feiras e eventos de comercialização e cursos de capacitação.
De acordo com Julianne Faria, ela e a senadora eleita Fátima Bezerra discutiram com a secretária Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social, Denise Colin, as ações do CapacitaSUAS no Rio Grande do Norte. O programa garante a formação e qualificação dos profissionais atuantes nos municípios com os serviços assistenciais.

A unanimidade não é democrática

A unanimidade no democrtica
Publicado por Alexandre S. Da Rocha
Há mais de 50 anos, assisti a um filme cujo nome não me lembro. Não me lembro, também, de quais foram os atores. Tampouco me lembro do enredo. Deste, tenho, apenas, vaga recordação, se é que é mesmo memória e não invenção minha para dar sentido à única cena de que ficou fixada em minha mente. Esta, eu a tenho presente com plena clareza e revejo com exatidão, como se a estivesse assistindo agora mesmo.
Creio – apenas creio – que se tratava de especulação imobiliária em alguma cidadezinha dos Estados Unidos. Havia o homem rico e de chapéu preto que desejava utilizar ampla área local para um empreendimento milionário. Em parte persuadindo e em parte corrompendo, parece que conseguiria autorização do Conselho Municipal ou de uma assembleia de cidadãos – eu avisei que não me lembro – para efetuar a construção naquele lugar. O casal de protagonistas – a mocinha encantadora e seu namorado bonitão – opôs-se à empreitada e, ao fim de muitas peripécias, conseguiu expor os interesses inconfessáveis do magnata, impedindo que ele tivesse atendidos os interesses egoístas: o clássico triunfo do bem contra o mal, na época em que Hollywood era moralista.
Tenha sido este o enredo ou esteja eu a confundi-lo com o de outro filme, fato é que, aliado ao casal, estava um homem rústico e assertivo, aparentemente um agricultor, porque trajava o tipo de macacão de frente única que se chamava (e talvez ainda se chame) “jardineira”. Esse homem. Ao longo do filme, criava problemas e levantava objeções por tudo e por nada, mas estava do lado “do bem”.
A única cena de que me recordo com perfeita nitidez ocorre ao final da película. Resolvidos os problemas, o Conselho Municipal (ou assembleia dos cidadãos, não me lembro) reuniu-se para aprovar a destinação convencionalmente boa da tal área da cidade. Todos estavam a favor, mas, quando o presidente perguntou quem votava “sim”, todos o fizeram, mas o “criador de casos” gritou, das galerias, um sonoro “não”. Com ar de fadiga e desamparo, o presidente perguntou: “Mas por quê? Qual é o problema agora?” E o “discordante”, sorrindo, respondeu com a frase que jamais esqueci: “A unanimidade não é democrática!”
Lembrei-me da frase e da cena vendo a posse de D. Dilma Rousseff em seu segundo mandato presidencial. Após 40 minutos, aproximadamente, de fala da presidente empossada, fui impactado pelo inesperado. Este não veio do discurso principal, mas – pasme-se – da fala do senador Renan Calheiros.
O senador Calheiros está longe do que costuma ser apontado como reserva moral da nacionalidade, lugar comum com que, na época do filme a que me referi, eram saudadas as pessoas supostas acima de qualquer suspeita. Coincidentemente, sua vida pública revela uma adesão permanente e irrestrita aos governos – um governismo para ninguém botar defeito. Pois foi o senador Calheiros que fez um discurso falando dos princípios democráticos e das responsabilidades do Congresso Nacional. Em certo trecho, ele disse: ““Estou convencido de que a oposição, que é parte essencial do poder Legislativo, tem como contribuir dada sua responsabilidade e maturidade. O espaço da oposição é sagrado, sua voz critica insubstituível. Antes ser crivado pela crítica do que ser arruinado pela bajulação. Onde não há espaço para a antítese, os elogios devem ser vistos com reserva. A crítica, é a primeira manifestação de quem deseja ajudar e, em última instância, é o exercício pleno da liberdade de expressão, alicerce supremo da democracia."
A unanimidade no democrtica
Nesse momento, o rosto de D. Dilma não revelava entusiasmo. Minha primeira impressão foi a de que ela não havia gostado de ouvir palavras como “oposição’’ e “crítica” em uma festa cívica que, afinal de contas, era dela. Pensando melhor, talvez sua expressão revelasse apenas o cansaço do corre-corre eleitoral ainda não mitigado pela placidez da praia de Aratu, ou possíveis noites mal dormidas na tentativa de costurar a base aliada à custa do alentado ministério.
Por que terei pensado mal de D. Dilma, ainda que só por um momento, e por que me terá emocionado o discurso do senador Calheiros, se ele só diz o que é óbvio para qualquer democrata?
A razão, descobri no facebook, lendo o comentário de uma senhora, aparentemente afeiçoada à presidente, que criticava as pessoas que a “defendiam” da opinião de duas jornalistas que a chamaram de feia e deselegante. Os defensores presidenciais reagiram dizendo que feias e deselegantes eram elas, as jornalistas. A senhora cuja postagem li (e compartilhei), luminosamente coerente, dizia que não faz sentido objetar a que se critique uma pessoa por sua aparência criticando por sua aparência, em troca, os autores, ou, no caso, autoras, da crítica inicial.
Mas o que disse essa senhora que me despertou admiração a não ser o óbvio? Que tempos são esses em que o óbvio espanta e desperta elogios?
São tempos em que os debates reproduzem o nível do bate-boca dos moleques da minha infância: “Tua mãe é isso ou aquilo! – Não, é a tua!”
As opiniões disfarçam ofensas. Os argumentos são substituídos por esquemas visuais ou vocabulares cuja simplificação absurda distorce a realidade, de modo que se fica a cogitar se a composição decorreu de ignorância mesmo ou de má-fé de quem a fez. Não se dá ao Outro o benefício da dúvida. A expressão latina, usual outrora, ad argumentandum tantum, que já fora banida do vocabulário quando os estudos clássicos entraram em desuso, teve expulso, também, o conteúdo dos diálogos e dos raciocínios. A fórmula indicava que se iria acolher as alegações do adversário apenas para argumentar, isto é, sem admitir sua veracidade ou procedência, mas tão somente para ter a oportunidade de oferecer refutação racional.
A tolerância foi jogada fora junto com o latim. O “mas” atrai o ultraje e o “discordo” convida à agressão. Não sei se as pessoas, em grande número, tornaram-se completamente desprovidas da capacidade de argumentar ou se nossa “emotividade latina” exacerbou-se a ponto de não precisar sequer ouvir o argumento da outra parte para considerar o opositor inimigo do povo, da Pátria, da humanidade e do que mais seja. Isto revela uma fragilidade extrema que se traveste na tentativa de prevalecer pela redução do contraditório ao silêncio.
Estamos sob o domínio da verdade quantitativa. As pessoas imaginam que sua verdade decorre e depende da unanimidade. A mentalidade dominante parece ser a de uma versão (cuja veracidade histórica é questionada) da destruição da famosa biblioteca de Alexandria, em que o califa Omar ibn Al-Khattab teria dito: “se esses livros estiverem de acordo com o Alcorão, não precisamos deles; e se eles se opuserem ao Alcorão, devem ser destruídos. A diferença é que não se clama pela destruição das opiniões e suas expressões; clama-se, apenas, pela obrigatoriedade da repetição delas, pela reiteração das mesmas posições e pelo elogio permanente de alguma visão de mundo cuja contestação tornou-se crime capital – na Idade Média, seria arte do demônio, merecedora de um auto de fé.
Entretanto, eu conheço algumas dessas pessoas e sei que elas dizem ser democratas; mais, elas acreditam, em boa –fé, que são democratas! Senhores, (ou senhoras e senhores, como é politicamente correto) seja qual for a opinião que tiverem e independentemente do mérito que lhe atribuírem, deem-me (e, para esse efeito a toda gente), como coisa natural e digna, o direito de discordar. A unanimidade não é democrática!
*Alexandre S. Da Rocha - Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Antigo assessor do Inter-American Defense College, Washington, D. C.

Suspeito de ataque terrorista a jornal francês se entrega à polícia

Policiais fazem a segurança de um prédio na cidade francesa de Reims (Foto: Reutesr)
 
Policiais fazem a segurança de um prédio na cidade francesa de Reims (Foto: Reutesr)Um dos três homens suspeitos de participar do ataque terrorista à sede do jornal francês Charile Hebdo, que deixou 12 pessoas mortas na manhã de quarta-feira, se entregou à polícia, informou há pouco o escritório do Ministério Público da França. Hamyd Mourad, de apenas 18 anos, é o mais jovem dos três e, segundo a polícia francesa, é morador de rua e teria sido recrutado pelos demais para planejar e executar o atentado.

Os outros dois são os irmãos Said e Chérif Kouachi, de 32 e 34 anos, respectivamente. Eles ainda não foram encontrados. As autoridades têm divulgado imagens da dupla para que a população francesa colabore com as buscas.

Por volta das 11h no horário local (8h em Brasília) de quarta-feira, três homens armados com fuzis AK-47 invadiram a redação do jornal e mataram 12 pessoas, sendo 9 jornalistas. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Foi o pior atentado terrorista na França nos últimos 50 anos. O Charlie Hebdo é uma publicação conhecida por suas charges polêmicas, entre as quais muitas fazem críticas ao islamismo e a outras religiões. Fonte: Dow Jones Newswires.
 www.blogzonanorte.net

Mulher é presa suspeita de matar namorado nas Quintas

Uma mulher de 27 anos foi presa, na noite desta sexta-feira (8), na rua Rio Potengi, no bairro das Quintas, zona Oeste da capital. Rosa Maria da Silva é suspeita de ter matado o namorado acompanhada de mais duas pessoas ainda não identificadas. A vítima, conhecida apenas como Alisson, foi morta após ser espancada.
De acordo com a polícia, a mulher estava caminhando com a vítima e dois outros homens quando aconteceu uma discussão. Em determinado momento, ela sacou uma chave de fenda e desferiu golpes contra o namorado, que já caído foi espancado pelos outros suspeitos. Alisson ainda foi socorrido no local por uma equipe do SAMU, mas morreu antes de ser conduzido ao pronto socorro.
Rosa Maria conversou com a reportagem do Portal BO e relatou que não matou o namorado, apenas discutiu com ele e chegou a espancá-lo. A mulher que confessou ser viciada em drogas disse ainda que chegou a bater na vítima por que foi agredida primeiro. “Eu não matei ninguém, só me defendi das agressões dele, agora o que eu estou sabendo é que mais de dez pessoas espancaram ele, inclusive as pessoas da rua”, explicou.
Os policiais do 9º Batalhão conduziram a suspeita ao ITEP, onde ela foi submetida a exames e em seguida para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, no bairro Candelária, onde foi autuada. Os outros dois homens que podem ter participado do crime não foram localizados.

Fonte: Portal BO

EXEMPLO: Ex-catadora de latas passa em concurso do Tribunal de Justiça do DF

7OI87O5O
Uma catadora de latinhas do Distrito Federal conseguiu passar em um concurso de nível médio do Tribunal de Justiça estudando apenas 25 dias. Com isso, ela trocou uma renda mensal de R$ 50 por um salário de R$ 7 mil. “Foi muito difícil. Hoje, contar parece que foi fácil, mas eu venci”, afirma. Agora, ela diz que pensa em estudar direito.

Sem dinheiro nem para comprar gás e obrigada a cozinhar com gravetos, Marilene Lopes viu a vida dela e a da família mudar em 2001, depois de ler na capa de um jornal a abertura das inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Ela, que até então ganhava R$ 50 por mês catando latinhas em Brazlândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília, decidiu usar os 25 dias de repouso da cirurgia de correção do lábio leporino para estudar com as irmãs, que tinham a apostila da seleção. Apenas Marilene foi aprovada.

“Minha mãe disse que, se eu fosse operar, ela cuidava dos meninos, então fui para a casa dela. Minha mãe comprou uma apostila para as minhas irmãs, aí dei a ideia de formarmos um grupo de estudo. Íamos de 8h às 12h, 14h às 18h e de 19h às 23h30. Depois eu seguia sozinha até as 2h”, explica.

O esforço de quase 12 anos atrás ainda tem lugar especial na memória da família. Na época, eles moravam em uma invasão em Brazlândia.

Marilene já havia sido agente de saúde e doméstica, mas perdeu o emprego por causa das vezes em que faltou para cuidar das crianças. Como os meninos eram impedidos de entrar na creche se estivessem com os pés sujos, ela comprou um carrinho de mão para levá-los e aproveitou para unir o útil ao agradável: na volta, catava as latinhas de alumínio.

Segundo ela, a situação durou um ano e meio, e na época a família passava muita fome. “Nunca tinha nem fruta para comer. Eu me lembro que passei um ano com uma só calcinha. Tomava banho, lavava e dormia sem, até secar, para vestir no outro dia. Roupas, sapato, bicicleta [os filhos puderam ter depois da aprovação no concurso]. Nunca tive uma bicicleta”, conta.

Mesmo para se inscrever na prova Marilene, que é técnica em enfermagem e em administração, encontrou dificuldades. Ela lembra ter pedido R$ 5 a cada amigo e ter chegado à agência bancária dez minutos antes do fechamento, no último dia do pagamento. E o resultado foi informado por uma das irmãs, que leu o nome dela no jornal.

Ganhando atualmente R$ 7 mil, a técnica judiciária garante que não tem vergonha do passado e que depois de formar os cinco filhos pretende ingressar na faculdade de direito. “Mesmo quando minhas colegas passavam por mim com seus carros e riam ao me ver catando latinhas com o meu carrinho de mão eu não sentia vergonha. E meus filhos têm muito orgulho de mim, da nossa luta. Eles querem seguir meu exemplo.”“Tinha medo [de não passar] e ao mesmo tempo ficava confiante. Sabia que se me dedicasse bem eu passaria, só precisava de uma vaga”, diz. “Dei uma flutuada ao ver o resultado. Pedi até para minha irmã me beliscar.”

Marilene já passou pelo Juizado Especial de Competência Geral, 2ª Vara Cível, Órfãos e Sucessões de Sobradinho, 2ª Vara Criminal de Ceilândia, 12ª Vara Cível de Brasília e Contadoria. A trajetória dela inspira os colegas. Por e-mail, o primeiro chefe, o analista Josias D’Olival Junior, é só elogios. “A sua história de vida, a sua garra e o seu caráter nos tocavam e nos inspiravam profundamente.”

A técnica afirma ainda que não se arrepende de nada do que passou, nem mesmo de ter tido cinco filhos – como diz terem comentado amigos. “Ainda hoje choro quando me lembro de tudo. Eu não tinha gás e nem comida e não ia falar pra minha mãe. Se falasse, ela me ajudaria, mas achava um abuso. Além de ficar 25 dias na casa dela, comendo e bebendo sem ajudar nas despesas, ainda ia pedir compras ou o dinheiro para o gás? Ah, não. Então assim, quando passei, foi como se Deus me falasse ‘calma, o deserto acabou’.”

Da época de catar latinhas, Marilene diz que mantém ainda a qualidade de ser supereconômica. Ela afirma que não junta mais alumínio por não encontrá-los mais na rua. “As pessoas descobriram o valor, descobriram que dá para vender e juntar dinheiro”. Já as irmãs com quem estudou, uma se formou em jornalismo em 2011 e outra passou quatro anos depois no concurso do TJ de Minas Gerais, e foi lotada em Paracatu.
 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ANUNCIE AQUI...


Os jovens do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 precisam se apresentar na Junta de Serviço Militar (JSM) municipal para o alistamento militar obrigatório. O prazo para alistamento fica aberto até o dia 30 de junho. Para cumprir o dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.
Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas
Dever
Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público. O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM)
 

Pequenas empresas têm até o dia 30 para aderir ao Simples

As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até o próximo dia 30 para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto.
O Simples Nacional ou Supersimples é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Este ano, uma mudança nas regras estendeu o benefício para 142 categorias, como engenheiros, médicos, advogados, odontólogos, jornalistas, corretores, arquitetos, veterinários, psicólogos, profissionais de terapia ocupacional, acupuntura, podologia e fonoaudiologia.
A data de 30 de janeiro é destinada às empresas que já estão em atividade. Para as empresas em início de atividade, o prazo para solicitação de opção é 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigíveis), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A adesão deve ser feita no portal do Simples Nacional. Durante o período da opção, é possível fazer a regularização de eventuais pendências que impeçam o ingresso no Simples Nacional. Também é permitido o cancelamento da solicitação.

Diretor do DER é exonerado cinco dias após nomeação

Cinco dias após nomeação, o engenheiro Eduardo Pagnoncelli foi exonerado do cargo de diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Sequer chegou a tomar posse.
A saída foi oficializada na edição do Diário Oficial de hoje (8) e o Governo do Estado ainda não se posicionou sobre os motivos da exoneração.
Pós-graduado em orçamento e planejamento e ex-chefe do setor de engenharia da Câmara Municipal do Natal e do setor de engenharia da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Eduardo Pagnoncelli foi nomeado no dia 3 de janeiro, junto ao secretário de Esportes, George Câmara, e do delegado geral da Polícia Civil, Estênio Pimentel. 
 WWW.BLOGZONANORTE.NET

Suspeito de ataque terrorista a jornal francês se entrega à polícia

 
Policiais fazem a segurança de um prédio na cidade francesa de Reims (Foto: Reutesr)Um dos três homens suspeitos de participar do ataque terrorista à sede do jornal francês Charile Hebdo, que deixou 12 pessoas mortas na manhã de quarta-feira, se entregou à polícia, informou há pouco o escritório do Ministério Público da França. Hamyd Mourad, de apenas 18 anos, é o mais jovem dos três e, segundo a polícia francesa, é morador de rua e teria sido recrutado pelos demais para planejar e executar o atentado.

Os outros dois são os irmãos Said e Chérif Kouachi, de 32 e 34 anos, respectivamente. Eles ainda não foram encontrados. As autoridades têm divulgado imagens da dupla para que a população francesa colabore com as buscas.

Por volta das 11h no horário local (8h em Brasília) de quarta-feira, três homens armados com fuzis AK-47 invadiram a redação do jornal e mataram 12 pessoas, sendo 9 jornalistas. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Foi o pior atentado terrorista na França nos últimos 50 anos. O Charlie Hebdo é uma publicação conhecida por suas charges polêmicas, entre as quais muitas fazem críticas ao islamismo e a outras religiões. Fonte: Dow Jones Newswires.
 WWW.BLOGZONANORTE.NET

Globo quer esquecer “cara de pobre” do Zorra Total

zorra total fabiana karla nelson freitas foto alex carvalho Globo quer esquecer cara de pobre do Zorra Total
WWW.BLOGZONANORTE.NET
 
Fabiana Karla e Nelson Freitas no extinto Zorra Total: "cara de pobre" - Foto: Alex Carvalho
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
A ordem na Globo já foi dada. O humorístico que vai entrar no lugar do Zorra Total precisa ganhar pitadas de refinamento.
A direção da emissora não quer mais o tipo de humor popularesco, com personagens fixos e bordões, o que era tradição no horário.
Tudo para evitar que o programa tenha "cara de pobre", como falam por lá nos bastidores.
O pedido é para situações de humor mais cotidianas e menos forçadas.
Resta saber se vai dar certo...
*Editor de Cultura do R7, Miguel Arcanjo Prado assume o blog nas férias de Fabíola Reipert, até 26/1/2015. Jornalista formado pela UFMG e pós-graduado pela USP, ele também escreve os blogs Atores & Bastidores e R7 Cultura.
Fonte=http://entretenimento.r7.com/blogs/fabiola-reipert/ 

 WWW.BLOGZONANORTE.NET

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

WALACE BRITO, EM MAIS UM GRANDE SHOW. 31 DE JANEIRO.


Suspeito de matar mototaxista após descobrir traição é preso em Muriu

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira (6), um homem suspeito de ter assassinado a golpes de faca o mototaxista José Luiz do Nascimento, de 32 anos. O crime ocorreu na noite da segunda-feira (5), na comunidade Alto do Sítio, no município de Ceará-Mirim. Sérgio Silva Soares, mais conhecido como “Sérgio Macau”, estava escondido em uma casa na praia de Muriu. O homem de 40 anos confessou o crime.
De acordo com o soldado Sales, lotado na 1ª companhia do 1º Batalhão, o suspeito não reagiu à prisão e revelou detalhes do crime. “Ele colaborou com a polícia em não reagir. O paradeiro dele foi repassado por uma fonte e resolvi averiguar a veracidade e acabei encontrando o sujeito. Durante uma breve conversa, ele disse que matou porque tomou conhecimento que a companheira estava mantendo uma relação com a vítima”, informou.
Na Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal, o suspeito confirmou as informações repassadas para o policial e ainda relatou que a mulher participou do crime ligando para a vítima se encontrar com ela na casa onde ele já aguardava armado. Sérgio disse também que não tinha intenção de matar o mototaxista, mas isso só aconteceu devido a um luta corporal que aconteceu ante do crime. O delegado de plantão autuou o suspeito por homicídio.

Fonte: Portal BO
WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA

Robinson anuncia aumento de 300 policiais nas ruas de Natal

WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA
As primeiras ações do governador Robinson Faria no setor de segurança pública no Rio Grande do Norte já começaram. O novo governador priorizou o policiamento ostensivo nas ruas e colocou mais de 300 policiais para o trabalho nos bairros de Natal.
Sobre os indicadores da segurança pública, o governador falou ainda sobre a quantidade de homicídios no Rio Grande do Norte.
“A média nacional no Brasil é de 18 homicídios para cada 100 habitantes. No nosso Estado contabiliza 50 homicídios, mais do que o dobro da média brasileira. Esse número é absurdo e vamos combater com muita coragem para reverter esses números. O nosso governo já mostrou uma nova realidade no primeiro dia de gestão com mais de 300 policiais nas ruas e vai ser assim. Vamos dar prioridade e cortar gastos para investir em segurança pública”, justifica. 
WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA

Carregamento de munição é roubado em Parnamirim

O motorista de um caminhão com material de munições e que teve a carga roubada, na madrugada desta terça-feira (6), relatou em vídeo o assalto. O vídeo foi gravado por um policial e divulgado na internet.
O motorista conta que dois homens e uma mulher praticaram o roubo. Eles estavam armados com pistolas.
Policiais militares do 3º Batalhão, que atenderam a ocorrência, informaram que foram roubados 80 mil projéteis de munição calibre 38, sete mil projéteis de calibre 380, 80 mil espoletas, mais 16 quilos de pólvora e 1.570 cartuchos de calibre 12.
A carga estava sendo levada para uma empresa especializada em treinamento de vigilantes, em Natal. Após o roubo, os criminosos fugiram e, até o momento, nenhum suspeito foi preso.

WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA

Piso salarial de professores terá aumento de 13,01% e irá a R$ 1.917,78


O governo federal vai reajustar o piso nacional de professores em 13,01%, e o valor passará a ser de R$ 1.917,78 para docentes de escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. O valor anterior era de R$ 1.697,39. O novo piso entra em vigor nesta terça-feira (6). Os estados e municípios precisam se adequar para pagar o novo salário aos professores já em fevereiro.

Segundo nota do Ministério da Educação, o ministro Cid Gomes reuniu-se nos últimos dias com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para determinar o valor do novo piso.

Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451; em 2013, passou para R$ 1.567; e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697,39. O maior reajuste foi 22,22%, em 2012.

A Confederação Nacional de Municípios enviou ofício ao MEC solicitando audiência com o ministro Cid Gomes para mudar os critérios de reajuste do piso do magistério. Segundo a entidade, o aumento do piso nacional tem sido muito superior à inflação e ao crescimento das receitas municipais.

Fonte: G1
 WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA

MP do Governo Federal destina R$ 84,4 milhões para obras no Rio Grande do Norte

A Medida Provisória 667/15 enviada hoje ao Congresso Nacional prevê repasse de R$ 84,4 milhões para obras de infra-estrutura no Rio Grande do Norte.
Constam recursos para concluir a BR 226, duplicação da reta tabajara, mas recursos para continuidade das obras de Oiticica, manutenção do Baixo Açu.
A MP 667/15 está no Diário Oficial da União.
Eis a lista completa.
Construção de trecho rodoviário – Entroncamento RN 078 – Divisa RN/CE – na BR 226 – R$ 7.533.333,00
Construção de contorno rodoviário em Mossoró, na BR 304 – R$ 8.333.333,00
Adequação do trecho rodoviário Areia Branca – Divisa RN/PB, na BR 110 – R$ 1.666.667,00
Adequação do trecho rodoviário Natal – Divisa do RN/PB, na BR 101 – R$ 11.666.667,00
Adequação do trecho rodoviário BR-226 – Entroncamento BR-101 (Reta Tabajara) na BR 304 – R$ 13.800.000,00
Construção de Viaduto Rodoviário nas BRs 101/406, no município de Natal – R$ 10.000.000,00
Implantação do sistema adutor Umari – Campo Grande – R$ 1.811.504,00
Implantação do Perímetro de irrigação na Barragem de Santa Cruz, em Apodi, com 5.200 ha – R$ 9.162.885,00
Transferência de gestão do Perímetro de Irrigação Baixo Açu, com 5.168 ha- R$ 500.000,00
Construção da Barragem de Oiticica na região do Seridó – R$ 20.000.000,00
Com informações do BG
 WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA

Governo suspende obrigatoriedade do extintor tipo ‘ABC’ em carros do país

extintorabcO Ministério das Cidades decidiu nesta segunda­feira (5) suspender a obrigatoriedade do extintor de incêndio do tipo “ABC”. Esse tipo de extintor passou a ser obrigatório desde o dia 1º em todos os carros fabricados no Brasil. A suspensão vale por 90 dias. Neste período, nenhum motorista poderá ser multado por não ter o extintor “ABC”. A ausência do equipamento poderia render multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Nos últimos dias, a obrigatoriedade esgotou nas lojas o novo extintor. Precisam substituir o produto donos de carros fabricados até 2009. Os carros feitos a partir de 2010 já têm o novo modelo. O extintor do tipo “ABC” é capaz de debelar chamas em estofados, tapetes e painéis – os antigos da categoria “BC” são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.

Conta Verde estimula usuário a compensar emissões pelo consumo de energia

 WWW.BLOGZONANORTE.NET - EDWARD ROCHA
Projeto inédito no país, criado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), do Grupo Enel, incentiva os clientes a buscarem uma forma de compensar as emissões de gás carbônico (CO2) pelo consumo de energia elétrica. O Conta Verde, como está sendo chamado, faz parte do programa Ecoelce, que estimula a troca de material reciclável por descontos nas contas de energia.
O coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo, ressaltou nessa terça-feira (6), em entrevista à Agência Brasil, a importância de os consumidores saberem  que, ao consumir energia elétrica, estão também emitindo CO2, “neste momento em que as usinas térmicas estão operando a plena carga no Brasil”.  A ideia, acrescentou, é que haja “conscientização da importância do consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício, e ao mesmo tempo a consciência ambiental de fazer a reciclagem”.
Fonte: Robson Pires