INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

RN está inadimplente junto ao Ministério da Previdência

O Ministério da Previdência não renovou o CRP – Certificado de Regularidade com a Previdência – do Estado do Rio Grande do Norte, cuja validade expirou dia 18 deste mês. Sem o certificado, o Governo do RN fica sem acesso a repasses de convênios entre o Estado e a União em todas as áreas. A Secretaria Estadual de Saúde deve ser uma das mais sacrificadas.
A suspensão foi determinada por uma série de distorções, destacando-se as seguintes: a) Os demonstrativos contábeis referentes ao último bimestre de 2014 não foram remetidos pelo IPERN ao Ministério da Previdência Social; b) Faltam informações sobre a regularidade dos investimentos; c) Não há registro dos devidos repasses das contribuições relativas à folha de dezembro de 2014 e quanto ao 13º salário; d) A unificação dos Fundos Previdenciário e Financeiro ainda não foi esclarecida.
Em razão dessas pendências, de acordo com o art. 7º da Lei Federal 9.717/98, o Estado do RN fica sujeito às seguintes penalidades:
I - suspensão das transferências voluntárias de recursos pela União;
II - impedimento para celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União;
III - suspensão de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.

IV - suspensão do pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social em razão da Lei no 9.796, de 5 de maio de 1999. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001).
Segundo apurei o Estado do RN apresentou, no dia 13, um pedido de ampliação do prazo para o atendimento de sua defesa quanto às distorções levantadas pelo Ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário