INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Natal em Natal 2014 apresenta suas atrações na música Gospel

Foto: Divulgação
A tradição da música Gospel também faz parte do calendário do Natal em Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura/Funcarte.
E a primeira atração será o Festival Halleluya, de 5 a 7 de dezembro, no Anfiteatro da UFRN. Estão confirmadas atrações nacionais como Rosa de Saron, Missionário Shalom, Adriana, Ana Gabriela e Cosme, além de novos talentos da música e da dança, através do Festival de Artes Integradas.
Em sua segunda edição no Halleluya Natal, o Festival incentiva a participação de cantores e bandas além de dançarinos solo e em grupos, dando a oportunidade de brilharem no palco do Halleluya.
No ano passado, a banda gospel “Um Segundo”, vencedora do Festival de Artes Integradas na categoria música, se apresentou no palco principal, abrindo o segundo dia de evento.
Atração Gospel na Zona Norte
Ainda em dezembro, na sexta-feira dia 19, tem  show Gospel na área do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, também dentro do Natal em Natal 2014. As atrações serão confirmadas nos próximos dias.
E fechando o calendário de atrações do gênero, tem o tradicional Jesus In Concert, na Árvore de Mirassol, dias 26 e 27 de dezembro.
Sobre o Natal em Natal 2014
Dança, literatura, música, teatro, artes plásticas, escultura, gastronomia, cinema e artesanato. Todos os gêneros da arte estão no Natal em Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura/Funcarte com vasta programação contemplando todas as regiões administrativas da cidade brindando à população cultura e entretenimento de alta qualidade durante mais de 60 dias.
Começou no início de novembro com o Festival de Violeiros – que reuniu o melhor da viola nordestina em duelos empolgantes – passando pelo 16º Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal e seguindo com o Festival de Literatura de Natal, o “Curtindo na Praça” na Árvore de Mirassol, as ativações culturais do Espaço Cultural Ruy Pereira, o Festival Cine Natal, as apresentações do Balé da Prefeitura do Natal no espetáculo “Lago do Cisne”; os shows do Festival de Música de Natal, com Monobloco, Zeca Baleiro, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso e Raimundo Fagner além das apresentações teatrais do Natal em Cena e show de música Gospel.
Secretarias envolvidas no Natal em Natal 2014
O Natal em Natal 2014 envolve todas as secretarias do Município. Trânsito (Semob), Limpeza Pública (Urbana), Comunicação Social (Secom); Serviços Urbanos (Semsur);  Secretaria de Tributação, Procuradoria do Município (PGM); Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Secretaria Municipal de Educação (SME); Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e Secretaria Municipal de Saúde.
O Natal em Natal 2014 é uma realização da Prefeitura do Natal, com patrocínios da Cosern, Midway Mall, MDias Branco, Santa Clara, Oi, Arena das Dunas e apoios do Sistema Fecomércio e Fiern.
Fonte; JH

Consumo de energia elétrica cresce 4,8% no Rio Grande do Norte

reducao-da-conta-de-luz-sera-menor-que-a-prevista-diz-ministerio-368d5033e0e278a7034ced02b97db3fa-g-300x246O consumo de energia elétrica no estado aumentou 4,8% entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O acréscimo foi impactado, principalmente, em decorrência das poucas chuvas e das elevadas temperaturas verificadas no período e da melhoria do poder aquisitivo das famílias, o que gerou aumento na oferta e aquisição de equipamentos de refrigeração.
No Rio Grande do Norte, a classe residencial foi a que apresentou o maior percentual de crescimento no período verificado, com aumento de 7,0% em comparação ao mesmo período de 2013. Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento do consumo de energia elétrica nesta classe foi o aumento da renda da população, que favoreceu maior uso e aquisição de aparelhos de refrigeração nas residências, provocado pelas elevadas temperaturas registradas, o que elevou o consumo.
Outros setores que também tiveram parcela significativa de contribuição para o aumento do índice acumulado, comparado ao mesmo período do ano passado, foram o comercial e o industrial. Na classe comercial, o crescimento de 6,9% é atribuído, principalmente, em razão da oferta de equipamentos de refrigeração, como aparelhos de ar condicionado e refrigeradores, além de outros eletroeletrônicos. No setor industrial potiguar houve um aumento da demanda de energia elétrica em 3,5%.
Robson Pires
 WWW.BLOGZONANORTE.NET

Programa ‘Mais RN’ quer dobrar capacidade de investimento

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte pode crescer entre 4% e 5% nos próximos 20 anos.  A previsão é de um estudo contratado pela Federação da Indústria do RN (Fiern) para o programa Mais RN, pactuado em conjunto com o Governo do Estado em julho deste ano. Para que a expectativa se concretize, porém, é preciso ampliar os investimentos em infraestrutura, garantir a capacitação da mão de obra e melhorar o equilíbrio das contas públicas, garantindo uma poupança de investimentos.
Apesar da atual conjuntura econômica do país e do estado, o economista a coordenador do Mais RN, Marcos César Formiga, acredita que a concretização do desenvolvimento não é utopia: “Sim, é possível cumprir. O que está se propondo com o Mais é que o estado tenha uma capacidade de investimento dobrada. Ele terá que gerar alguma poupança (diferença entre receita e despesa) e direcionar para investimento. O Mais propõe que pelo menos a cada ano você mantenha esse percentual (de investimento) em 20%”, garante Formiga.


Tribuna do Norte WWW.BLOGZONANORTE.NET

Polícia apreende menor que participou do espancamento de mulher exibido na internet

policia-apreende-menor-que-participou-do-espancamento-de-mulher-exibido-na-internet489x346_39341aicitono_1974e9v7v5jlft417r72658gnc
Cenas fortes de uma mulher sendo cruelmente espancada com um pedaço de madeira, possivelmente por traficantes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estão circulando nas redes sociais. O vídeo compartilhado e assistido por milhares de internautas tem apenas 36 segundos, mas a delegada Mônica Areal, da 74ª DP (Alcântara), que investiga o caso, diz que o original dura dois minutos. O material foi encontrado no telefone celular de um menor apreendido por policiais do 7º BPM (São Gonçalo), no último dia 11, na Favela da Linha, no Rio do Ouro. O adolescente, de 15 anos, estava com uma pequena quantidade de maconha. Ele confessou ter participado da sessão de espancamento.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA O VIDEO DO ESPANCAMENTO:
— Fiquei chocada com o vídeo. Sou delegada, mas também sou humana. Quase não consegui dormir no dia. É horrível — lembra Mônica Areal.
De acordo com a delegada, nos primeiros momentos do vídeo original, o garoto raspa a cabeça da mulher, que aparece sentada num banco. Enquanto isso, ela tenta se defender, dizendo não ser culpada de nada. Em seguida, um segundo rapaz chega com um pedaço de madeira e começa a espancá-la. Na sequência, é possível notar uma arma na cintura do agressor. A vítima cai do banco, mas o rapaz só para de bater quando a madeira quebra. A delegada disse que as cenas foram gravadas há pouco mais de dez dias.
— O adolescente confessou calmamente o que fez com a mulher. Ele disse que não matou e que a tortura aconteceu por ela ter feito uma fofoca num presídio sobre um outro menor. Ele não deu detalhes sobre quem era o outro agressor. Por isso, por enquanto, a investigação está suspensa — explica Mônica Areal.
O menor vai responder por atos infracionais análogos aos crimes de tortura e tráfico.
No Morro Faz Quem Quer, tortura resultou em morte
Em setembro, Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, de 18 anos, morreu após ser torturada por traficantes no Morro Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio
Na época, os bandidos também fizeram um vídeo, de cerca de três minutos, raspando o cabelo da jovem. Rayssa foi liberada com vida, mas acabou morrendo seis dias depois de ter alta do Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.
Fonte: Extra.

Com base desarticulada, governo não vota projeto que derruba meta fiscal

Felipe Maia na CMO
Pela falta de articulação da base governista no Congresso Nacional o projeto que derruba a meta fiscal não foi votado nesta quarta-feira (19), na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A base aliada não conquistou os 18 votos necessários para permitir a inclusão do PLN 36/2014, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na pauta de votações.
De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), membro da CMO, o governo está desarticulado e a oposição vai continuar se posicionando contra a matéria por representar a incompetência da atual política econômica.
“O governo é incompetente e desorganizado. Não consegue mobilizar a base para livrar a presidente da República de um crime. A presidente está cometendo o crime de responsabilidade fiscal tipificado na Constituição Federal. É como se alguém tivesse cometido um crime de assassinato e os seus aliados viessem mudar a regra do jogo, dizer que assassinato não é mais crime. A presidente está cometendo assassinato contra as finanças públicas”, disse o parlamentar.
Essa foi a segunda tentativa do governo de votar a proposta. A primeira votação, ocorrida na noite de terça-feira (18), foi cancelada após a oposição recorrer ao presidente do Congresso com provas de que várias regras do regimento interno foram desrespeitadas para tonar viável uma apreciação rápida.
A matéria deve ser analisada na próxima terça-feira (25) pela Comissão de Orçamento e segue para ser votada em sessão do Congresso Nacional, que tem a pauta trancada por 38 vetos presidenciais. “A oposição é contra o mérito da proposta por significar o descompromisso do governo com as contas públicas. E esse descaso acarreta em inflação, desemprego e baixo crescimento econômico”, comentou.
WWW.BLOGZONANORTE.NET

Avião da TAM é esvaziado após comissária encontra rojão

Um avião da TAM que fazia o voo JJ 3304 com destino a Brasília e escala em Salvador foi esvaziado quando se preparava para decolar do Aeroporto Internacional do Recife, na manhã desta terça-feira (18).
De acordo com a Polícia Federal, tudo aconteceu após uma comissária de bordo achar um rojão no piso da aeronave, próximo a uma das portas.
"É um fogo de artifício que cabe na palma da mão, era pequeno, um buscapé. Entretanto, por precaução, todos os passageiros foram retirados da aeronave e tiveram que passar pelo raio-X e inspeção novamente", informou o chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.
O voo estava programado para decolar às 6h10 (horário do Recife), mas sofreu um atraso de quase três horas para que uma nova varredura também fosse feita no avião. A aeronave só decolou às 9h, aterrissando cerca de uma hora depois em Salvador.
Em nota, a TAM afirmou que obedece "os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais". A aeronave chegou ao destino final, na capital federal, às 13h39.

WWW.BLOGZONANORTE.NET

Parnamirim empossa o Conselho de Assistência Social

A Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (19), no auditório da Câmara Municipal, a solenidade de posse dos conselheiros representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Assistência Social.
Foram empossadas Leonor Laureliano da Silva, do segmento de usuários da Assistência Social; Adriely Cristina Batista e Francisca Lúcia dos Santos, da Associação Crianças do Brasil (ACB) de Parnamirim.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete, Henrique Eduardo Costa, secretária de Assistência Social Ana Michele, secretárias adjuntas Karla Simone Montenegro e Josiane Tibúrcio, vereador Antônio Batista entre outras autoridades.
A secretária Ana Michele ressaltou a atuação do Centro de Controle Social que reúne nove conselhos e possibilita assim a participação da sociedade civil garantindo-lhe a cidadania.
WWW.BLOGZONANORTE.NET

Feijoada para Rodrigo Loureiro

Para comemorar sua mudança de idade, o blogueiro Rodrigo Loureiro promoverá no dia 29 deste mês mais uma edição da sua “ Feijoada.com”. A ocasião também será de celebração aos 11 anos de colunismo e aniversário do seu site. O evento acontecerá no hotel Pirâmide, tendo como acesso pulseiras, que estarão à venda na banca Cidade do Sol, do amigo Tota.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ANUNCIE AQUI...


WWW.BLOGZONANORTE.NET

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 80 milhões nesta quarta

mega_senaA Caixa Econômica Federal sorteia, nesta quarta-feira (19), o concurso 1.654 da Mega-Sena. O prêmio previsto é de R$ 80 milhões. O sorteio será realizado às 20h30 (horário de Brasília).
Se apenas um apostador ganhar e o prêmio for depositado na poupança, o rendimento seria de mais de R$ 348 mil no primeiro mês. O valor do prêmio também é suficiente para comprar 160 imóveis, de R$ 500 mil cada, ou uma frota de 600 carros de luxo. A aposta mínima é de R$ 2,50.

WWW.BLOGZONANORTE.NET

Dupla presa com 60 cartões de crédito clonados em Parnamirim

Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira (18) em Parnamirim com 60 cartões de crédito clonados.
Identificados como Alexandro de Lima, 36 anos, e Demetryus Dantas de Sales Clementino, 35 anos, eles são suspeitos de estelionato, receptação e adulteração de veículo e porte ilegal de arma.
A dupla, que já tinha passagem pela polícia por crime de estelionato, foi presa na rua Cruzeiro do Sul, no bairro de Santos Reis.
Junto com eles, a polícia apreendeu, além dos cartões, dois carros, um deles com chassi adulterado, máquina “chupa-cabra”, três televisões, três microondas, freezer, mini system e notebook.

WWW.BLOGZONANORTE.NET

Prefeito de Ceará-Mirim é alvo de operação do Ministério Público

Foram 12 os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte e cumpridos pelo Ministério Público e Polícia Militar, no dia de ontem em Ceará-Mirim.
A casa do prefeito Antônio Peixoto, que é delegado da Polícia Civil, e as secretarias de Educação, de Finanças e de Tributação foram alvo da Operação Baco, que estaria desviando dinheiro público através de licitações fraudulentas.
A casa de um vereador, uma casa lotérica e uma distribuidora de bebidas também foram alvo da operação.
A Prefeitura de Ceará-Mirim ainda não se pronunciou sobre a operação.
WWW.BLOGZONANORTE.NET

Vereadores protestam contra novo presídio em Parnamirim

Uma notícia ainda não confirmada de que a Secretaria Estadual de Interior, Justiça e Cidadania, teria firmado um acordo com a Vara de Execuções Penais de Parnamirim para transformar o atual Presídio Feminino que funciona no Parque Industrial em mais uma unidade prisional para abrigar presos perigosos, foi amplamente debatida na sessão desta segunda-feira (17) na Câmara Municipal.
O assunto foi levado á tribuna pelo vereador Giovani Júnior (PSD), que recebeu apartes dos colegas Gildásio Figueiredo (PSD), Carlos Augusto Maia (PTdoB), Kátia Carvalho (DEM), Antônio Batista Barros (PMDB), Gustavo Negócio (PSDC), todos protestando contra essa possível decisão do Governo do Estado.
O Presídio Feminino do Parque Industrial funciona em um galpão improvisado desde o início deste governo. “A unidade não tem a menor estrutura para abrigar presos perigosos. Isso é inconcebível”, afirmou Giovani Júnior, acrescentando que “Parnamirim já tem um presídio regional em Pitimbu e agora querem criar mais um outro”.
Os vereadores se mostraram solidários com a população do Parque Industrial, que sempre protestou contra o presídio naquela localidade.

WWW.BLOGZONANORTE.NET

Um terço dos jovens do mundo vive em situação de vulnerabilidade social

Da Agência Brasil
 
Cerca de um terço dos jovens entre 10 e 24 anos de todo o mundo vive em situação de vulnerabilidade social. A conclusão do Fundo de População das Nações Unidas (ONU) consta do relatório Situação da População Mundial em 2014, que a agência da ONU apresenta hoje (18).

De acordo com o fundo, cerca de 1,8 bilhão dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta tem entre 10 e 24 anos. Desses, mais de 500 milhões vivem abaixo da linha de pobreza, com menos de US$ 2 por dia. “Em um mundo de questões de adultos, os jovens são muitas vezes negligenciados. Tendência que requer correção urgente, uma vez que põe em risco não só a juventude, mas as economias e sociedades em geral”.

O Fundo de População indica que os países, especialmente aqueles em desenvolvimento, podem alcançar avanços econômicos e sociais expressivos se investirem no potencial produtivo de seus jovens, enxergando-os não como um escoadouro de recursos públicos já escassos, mas como “potenciais líderes e arquitetos de uma transformação histórica no bem-estar humano”.

“Os países que não cuidarem das necessidades de seus jovens provavelmente terão, a partir da segunda metade deste século, taxas de fecundidade mais elevadas e uma grande parcela de pessoas jovens e dependentes. Uma força de trabalho pouco qualificada manterá as economias presas em atividades de baixo valor agregado e com baixas taxas de crescimento”, diz o relatório.

Os pesquisadores recomendam que, em um primeiro momento, os países com altas taxas de mortalidade infantil e de fecundidade se empenhem para reduzir o número de mortes, investindo em saneamento básico, tratamento d´água, campanhas de vacinação infantil e na saúde primária. Com as taxas de mortalidade em queda, será possível passar a priorizar outras ações, já que a mudança na estrutura etária, com um maior percentual de pessoas em idade ativa que em fase dependente, pode vir a surtir efeitos como a redução da pobreza e a elevação dos padrões de vida.

O fundo reconhece que “cada vez mais governos estão dedicando maior atenção aos jovens”, mas aponta que milhões deles ainda enfrentam muitos obstáculos, como acesso à instrução formal ou a baixa qualidade do ensino e falta de empregos apropriados. O fundo calcula que, em regiões em desenvolvimento, cerca de 60% dos jovens não estudam nem trabalham no mercado formal. Há ainda uma grande lacuna digital a separar a juventude de diversos países. Além disso, a ausência de informação e serviços adequados para garantir o acesso dos adolescentes à orientação e aos cuidados sobre a saúde sexual.

Uma boa pedida...! O escritor Gutemberg Costa ,lança seu livro em Mossoró no proximo dia 22. de novembro.

Postado Por Walter Baptista



Hum...! Registrar é preciso...! No próximo dia 22 de novembro, mais uma vez a Livraria Independência,em Mossoró,   abre as  suas portas, apartir das 21:00 hs para a sessão de autografos, do  escritor potiguar Gutenberg Costa, que traz para a terra de Santa Luzia, o   seu novo livro: "Cultura Popular - Vivências e anotações de um pesquisador folclorista". A produção, contem 230 páginas ilustradas  com xilogravuras assinadas pelos mais renomados artistas do Nordeste. O livro reúne diversas crônicas publicadas em jornais, além de outras tantas inéditas, numa experiência de vivência pra lá de interessante.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PARCERIA: RÁDIO INTERATIVA PE


EM PARCERIA COM O WWW.BLOGZONANORTE.NET E COM O SITE: WWW.EDWARDROCHA.COM

REDE PÚBLICA VAI IMUNIZAR GESTANTES CONTRA A COQUELUCHE

A rede pública de saúde disponibilizará para gestantes a vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra tétano, difteria e coqueluche, conforme anunciou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O foco do ministério é a imunização contra coqueluche, de modo que as mães passem a imunidade para os bebês.

Segundo o ministro, os casos da doença têm aumentado em todo o mundo. Salientou que 87% dos registros são de bebês com menos de seis meses. Em 2013, foram 5.668 casos de coqueluche no Brasil e 110 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será oferecida a gestantes entre 27 e 36 semanas de gravidez. Chioro informou que as doses já foram distribuídas em todo o país. Também serão imunizados profissionais que atuam em UTI neonatal e maternidades.

Concurso do INSS pode ser autorizado ainda este ano


Vem aí o concurso do INSS, que pode ser autorizado ainda este ano. Se o pedido que está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) for acatado, devem ser ofertadas 4.730 vagas, duas mil delas para o cargo de técnico de seguro social.
O posto exige apenas nível médio de escolaridade e oferece remuneração de R$ 4.643,87, aí incluídos o auxílio-alimentação, de R$ 373,00, e a gratificação de atividade executiva e de desempenho de atividades do seguro social.

Governo eleito tem 45 dias para garantir a renovação de convênios no valor de R$ 120 milhões‏

A equipe de transição apurou que o Governo eleito do Rio Grande do Norte tem até o dia 31 de dezembro para garantir a renovação de convênios nas mais diversas áreas da administração.

A continuidade deles já foi solicitada ao à atual administração. Segundo levantamentos preliminares, esses convênios somam cerca de R$ 120 milhões e inclui programas como o Brasil Mais Seguro, na área de Segurança Pública, que se destina à redução da criminalidade por meio do acordo de cooperação da União com os estados e municípios.

Reunida ontem (17), na Escola de Governo, a equipe de transição também iniciou a avaliação das informações recebidas das secretarias de Administração e de Tributação e ficaram acertadas as áreas a serem de responsabilidade de cada integrante.


Operação Lava-Jato garantiu, até agora, devolução de R$ 447 mi desviados

dinheiro CNMA ação da Polícia Federal e do Ministério Público conseguiu garantir, até agora, a devolução de quase meio bilhão de reais desviados da Petrobras no megaesquema de propinas revelado pela Operação Lava-Jato, atualmente em sua sétima fase. A devolução de R$ 447 milhões está prevista nos acordos de delação premiada de cinco envolvidos no esquema.
O valor supera os R$ 367 milhões em reajustes irregulares em quatro contratos com empreiteiras que atuam na construção da Refinaria Abreu e Lima, apontados em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), em setembro. A maior devolução será feita pelo ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco, no valor de R$ 253 milhões. O ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, peça-chave do esquema, comprometeu-se a devolver R$ 70 milhões.
Robson Pires

Governo Robinson tem 1 mês e meio para tentar renovação de convênios

A equipe de transição do Governo Robinson Faria se reuniu nesta segunda-feira e apurou que o Governo eleito tem até 31 de dezembro para garantir a renovação de convênios nas mais diversas áreas da administração.
A continuidade dos contratos já foi solicitada à atual administração.
Segundo levantamentos preliminares, esses convênios somam cerca de R$ 120 milhões e inclui programas como o Brasil Mais Seguro, na área de Segurança Pública, que se destina à redução da criminalidade por meio do acordo de cooperação da União com os estados e municípios.
http://www.blogzonanorte.net/

Aumenta índice de reprovação em testes teóricos para a obtenção da CNH

As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) apontam um crescimento de 123,5% nos índices de reprovação dos exames teóricos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O percentual que era de 17,29% no ano passado, chegou a 38,64% no primeiro semestre de 2014. Os índices de reprovação começaram a mudar, pra mais, a partir de abril deste ano, quando o Detran passou a aplicar um novo modelo de provas teóricas, que deixou de ser mais simples e de perguntas diretas, para exigir mais do raciocínio dos candidatos. Em janeiro, o percentual de candidatos ao exame teórico considerados inaptos foi de 17,47%, passou a 19,98% em fevereiro e no mês seguinte chegou a 19,57%. No entanto, depois que alterou-se o formato  do exame teórico, o índice de candidatos inaptos pulou para 36,88% já em abril e em maio e junho foi a 64,85% e 64,11% respectivamente. Ou seja, um salto de 271% entre o começo e fim do primeiro semestre de 2014.

Tribuna do Norte
 http://www.blogzonanorte.net/

Um terço dos jovens do mundo vive em situação de vulnerabilidade social

Da Agência Brasil
 
Cerca de um terço dos jovens entre 10 e 24 anos de todo o mundo vive em situação de vulnerabilidade social. A conclusão do Fundo de População das Nações Unidas (ONU) consta do relatório Situação da População Mundial em 2014, que a agência da ONU apresenta hoje (18).

De acordo com o fundo, cerca de 1,8 bilhão dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta tem entre 10 e 24 anos. Desses, mais de 500 milhões vivem abaixo da linha de pobreza, com menos de US$ 2 por dia. “Em um mundo de questões de adultos, os jovens são muitas vezes negligenciados. Tendência que requer correção urgente, uma vez que põe em risco não só a juventude, mas as economias e sociedades em geral”.

O Fundo de População indica que os países, especialmente aqueles em desenvolvimento, podem alcançar avanços econômicos e sociais expressivos se investirem no potencial produtivo de seus jovens, enxergando-os não como um escoadouro de recursos públicos já escassos, mas como “potenciais líderes e arquitetos de uma transformação histórica no bem-estar humano”.

“Os países que não cuidarem das necessidades de seus jovens provavelmente terão, a partir da segunda metade deste século, taxas de fecundidade mais elevadas e uma grande parcela de pessoas jovens e dependentes. Uma força de trabalho pouco qualificada manterá as economias presas em atividades de baixo valor agregado e com baixas taxas de crescimento”, diz o relatório.

Os pesquisadores recomendam que, em um primeiro momento, os países com altas taxas de mortalidade infantil e de fecundidade se empenhem para reduzir o número de mortes, investindo em saneamento básico, tratamento d´água, campanhas de vacinação infantil e na saúde primária. Com as taxas de mortalidade em queda, será possível passar a priorizar outras ações, já que a mudança na estrutura etária, com um maior percentual de pessoas em idade ativa que em fase dependente, pode vir a surtir efeitos como a redução da pobreza e a elevação dos padrões de vida.

O fundo reconhece que “cada vez mais governos estão dedicando maior atenção aos jovens”, mas aponta que milhões deles ainda enfrentam muitos obstáculos, como acesso à instrução formal ou a baixa qualidade do ensino e falta de empregos apropriados. O fundo calcula que, em regiões em desenvolvimento, cerca de 60% dos jovens não estudam nem trabalham no mercado formal. Há ainda uma grande lacuna digital a separar a juventude de diversos países. Além disso, a ausência de informação e serviços adequados para garantir o acesso dos adolescentes à orientação e aos cuidados sobre a saúde sexual.