INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MARCOS ANTONIO


Cine-Teatro de Parnamirim será inaugurado dia 25

O Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, o Cine Teatro de Parnamirim, será inaugurado no dia 25 de setembro com uma grande programação cultural que contará com mais de 150 profissionais, organizada para atender a diversidade de público e as diversas manifestações artísticas.
A festa de abertura da casa destaca o show da cantora potiguar Roberta Sá, além da participação de atrações de Parnamirim como a banda Trampolim da Vitória e uma programação repleta de apresentações culturais que se prolongarão até domingo (29).
O complexo multicultural construído através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Parnamirim e o Ministério da Cultura chega para ser o palco de grandes espetáculos, além de se constituir em uma importante usina de criação, formação e difusão artística e cultural.
Localizado no Parque Aluízio Alves, ao lado do Planetário e do Centro Administrativo do município, entra para a restrita  galeria dos maiores e mais bem equipados teatros públicos do estado como Teatro Alberto Maranhão e o Dix-Huit Rosado (Mossoró).

Para entender a decadência da Globo


Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não vou arriscar análises sobre imagem de apresentador A ou B. Como telespectador eventual do Jornal Nacional (nenhum desprezo, apenas o fato que meu eletroeletrônico diário é o computador) sempre admirei a imagem e a postura firme e sóbria de Fátima Bernardes e a discreta informalidade de Patrícia Poeta, especialmente na campanha da Copa. Quando não avança além das chinelas, o próprio William Bonner, é um senhor apresentador.

Presos abrem buraco em cela, mas agentes impedem fuga no CDP Zona Norte

Cinco presos do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal tentaram escapar da unidade, na madrugada desta sexta-feira (19). Eles abriram um buraco na parede da cela 2 da unidade e só não fugiram porque o agentes penitenciários perceberam e impediram ação. No total, 20 presos estão na cela 2, de acordo com a direção da unidade. A maioria dos presos do CDP da Zona Norte tem bom comportamento, de acordo com os agentes, por se tratar de autores de crimes como Lei Maria da Penha. Esses cinco que tentaram fugir chegaram à unidade recentemente, já transferidos do Centro de Detenção Provisória da Ribeira. Após a descoberta da tentativa de fuga, os agentes encontraram pedaços de ferros usados para abrir o buraco na parede.
Fonte: Portal BO

Alongamentos podem prevenir problemas de coluna

Exercícios como caminhar e fazer ginástica também são recomendadosProblemas na coluna, como dores na lombar, são reclamações constantes em consultórios médicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a estimativa de que aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida. De acordo com o ortopedista especializado em coluna vertebral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Luis Eduardo Carelli, lombalgia é toda dor que afeta a coluna vertebral na parte lombar baixa.
Quem permanece sentado por longos períodos, como pessoas que trabalham em escritórios, tem a necessidade de trabalhar em uma mesa de boa altura e uma cadeira ajustável e com encosto. Segundo o médico Carelli, é necessário identificar a melhor maneira de sentar, com a postura correta. “Também é recomendado que, ao longo do dia, sejam feitos exercícios leves, como andar, caminhar e ginástica laboral. Isso para todas as pessoas, mas preferencialmente pessoas com mais idade”, explica o ortopedista.
Gilv@n Vi@n@

Semana Nacional do Trânsito tem como foco a proteção ao pedestre


O cidadão é o foco da Semana Nacional do Trânsito deste ano, que terá como tema Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre. Os números divulgados pelo Mapa da Violência de 2014 mostram que, em 2012, último ano com dados consolidados, 11.406 pedestres morreram em acidentes de trânsito, além de 1.930 ciclistas.
As ações de 2014 buscam conscientizar a população sobre a imprudência no trânsito e os riscos de acidentes. A campanha será encerrada no dia 25 de setembro. Focado nos públicos infantil e jovens, o Detran preparou atividades lúdicas como oficinas de arte para crianças, jogos educativos, apresentação teatral e distribuição de material educativo. A expectativa do órgão é que, durante a semana, participem das atividades mais de 5 mil alunos de escolas públicas e particulares.
Gilv@n Vi@n@

NATAL EM NATAL 2014

Já estão confirmados para a programação do projeto Natal em Natal 2014, os renomados cantores e bandas, Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Fagner, Paralamas do Sucesso, Monobloco e Adriana Calcanhoto. O Forúm do evento esteve reunido pela primeira vez, na manhã de ontem, com a coordenação do Prefeito Carlos Eduardo, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. 

A programação do projeto conta com o Festival Literário de Natal (Flin), nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, no Parque da Cidade; a Festa da Padroeira de Natal Nossa Senhora da Apresentação, no dia 21, na Catedral Metropolitana; Cine Natal, Salão de Artes Visuais, Natal em Cena e a Festa de Santos Reis, de 1° a 6 de janeiro do próximo ano. Além do Festival de Gastronomia, que será realizado na praça Pedro Velho (Praça Cívica), e o Prêmio Hangar de Música.O Natal em Natal começará dia 05 de novembro com Encontro de Violeiros Repentistas, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

"O Natal é uma data universal e a nossa cidade tem a feliz coincidência de ter o mesmo nome da celebração. Temos todas as razões para celebrar o Natal. Este ano temos mais condições de um melhor planejamento. Queremos dar mais substância a esse projeto", declarou o prefeito do Natal. 

Campeonato de Judô

Neste final de semana, sábado (20) e domingo (21), a Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN), realizará o Campeonato de Judô Sub 23. O evento conta com 240 atletas de 25 Estados. 15 judocas do RN estarão representando o Estado, no Ginásio Nélio Dias. Serão 7 na categoria masculina e 8 na feminina.

MPF entra com ação para liberar compra de antibióticos sem receita médica

remedios para emagrecerO Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para que a população possa comprar antibióticos sem receita médica. O processo contesta a exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o acesso aos medicamentos e pede que antibióticos que estejam em uso há mais de cinco anos sejam vendidos sem a prescrição. Em caso de uma decisão judicial favorável à ação, o resultado será válido para todo o território nacional.
Para o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, autor da ação, a exigência fere o princípio constitucional da proporcionalidade. No texto, o procurador relata que a falta de médicos impede que os pacientes tenham acesso rápido e fácil aos receituários, “impedindo a promoção da pessoa humana e razão pela qual nos últimos anos viu-se aumentar o número de demandas judiciais sobre saúde em todo o país”, argumenta.
O órgão alega que a falta de médicos, medicamentos e equipamentos, estre outros aspectos, dificultam o acesso ao tratamento em tempo hábil, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Na ação, o MPF sustenta que a demora no início da medicação acaba gerando infecções mais severas, transformando um tratamento básico em um de média complexidade, gerando prejuízo também ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Patrícia Abravanel mostra o rosto do filho na hora de deixar a maternidade

Patrícia Abravanel mostra o rosto do filho na hora de deixar a maternidade - Reprodução

Apresentadora e o deputado Fábio Faria curtem a chegada de Pedro


Ele chegou há 4 dias e já enche a família de sorrisos e felicidade. Pedro, primeiro filho de Patrícia Abravanel com o deputado Fábio Faria, tem arrancado suspiros dos papais.
Na noite de quarta-feira, Patrícia publicou uma foto em sua página do Instagram mostrando o rosto do garotinho, um pouco desfocado na imagem, momentos antes de deixar o Hospital e Maternidade Albert Einstein, em São Paulo.
"Indo pra casa com os meu amores. Primeira super aventura do Pedro com o papai @fabiofaria55 e a mamãe! Bem-vindo a vida Pedro!! Seja forte e corajoso, Deus é com você meu filho muito amado", escreveu na legenda da imagem, onde ganha um beijo garinhoso de seu noivo.
Com a chegada do menino, Silvio Santos agora completa uma lista de 8 netos, incluindo o ator Thiago Abravanel. E tem também um bisneto chamado Miguel.
 Ará Rocha | Foto: Reprodução


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Senac/RN abre inscrições para bolsas em Parnamirim

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lança hoje, dia 17, processo seletivo para 1.136 bolsas de estudos gratuitas em 29 opções de cursos para os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assu.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.rn.senac.br/psg, até o dia 23 de setembro. Os selecionados já iniciam a capacitação em outubro. 
Entre as formações disponíveis, há opções nas áreas de informática, gestão e negócios, saúde, beleza, turismo e hospitalidade. Administrador de Redes, Cabeleireiro Assistente e Operador de Computador estão entre os cursos oferecidos.
Para participar, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal de até dois salários-mínimos federais, por pessoa, e atenda aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

Sentença define medidas para a construção de parques eólicos

Construção dependerá do estabelecimento de medidas protetivas
Sentença do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, titular da Comarca de Currais Novos, definiu que a continuidade das obras de construção de parques eólicos no município de Lagoa Nova, na região do Seridó, dependerá do estabelecimento de medidas protetivas. O caso envolve um conflito entre as empresas Gestamp Eólica Lagoa Nova S/A e Gestamp Eólica Serra de Santana S/A e três entidades rurais localizadas naquele município.
 
Segundo a Associação do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária de Santana, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), bem como argumenta o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova (STR), os caminhões de propriedade das partes autoras "levantam muita poeira" durante a passagem para os Parques Eólicos, o que tem ocasionado danos aos agricultores do Assentamento Santana, na medida em que a "poeira levantada" suja todas as plantações cultivadas nos lotes "colados" com a estrada, prejudicando, também, a saúde dos agricultores.
 
A sentença definiu, segundo conclusões da perícia judicial, que a única forma de cumprir a condição estabelecida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), é a de "implantar métodos que resultem na eliminação e/ou máxima redução da emissão de partículas de poeira na atmosfera, oriundas do trânsito de veículos e de maquinário, é a pavimentação”.
 
“Medida que evitaria danos à saúde e bem estar tanto dos funcionários envolvidos no trabalho quanto dos moradores das áreas de influência direta e indireta do empreendimento”, enfatiza o juiz Marcus Vinícius.
 
Segundo o magistrado, a condição para o acesso de caminhões para as obras dos Parques Eólicos Santana I e II é a apresentação de um projeto de terraplenagem e pavimentação da via, inclusive com a execução paga pelas empresas, consideradas poluidoras-pagadoras. A sentença também define que após a execução da obra o poder público providenciará a sinalização e colocação de redutores de velocidade, caso necessários, no último caso.
 
“Destaco, por fim, que o Poder Judiciário não busca, com a presente decisão, inibir o desenvolvimento dos Parques Eólicos no Estado do Rio Grande do Norte, muito pelo contrário, o Judiciário, representando a sociedade potiguar, incentiva a produção da "energia limpa", através da construção de Parques Eólicos, mas fixando como pressuposto a garantia do mínimo de danos ambientais causados, bem como de garantia dos direitos das populações das áreas envolvidas no processo, no caso, da comunidade do Assentamento Santana, localizada na cidade de Lagoa Nova”, conclui o magistrado.

LAGOA NOVA REALIZA SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO

 Equipe realizam os últimos preparativos para a abertura da semana mun. do idoso.


Quando aprendemos a viver, a própria vida é uma recompensa”, o Grupo de Idosos Renascer está realizando mais uma semana municipal do idoso, que será aberta nesta quarta feira dia 17 e se estenderá até a próxima terça feira, 23 de setembro, será uma semana voltada a valorização da 3ª idade, com amostras da cultura e costumes da melhor idade.
Confira a programação;
Dia 17/09 - 9 horas, exposição cultural com objetos antigos que fizeram e fazem aprte da vida dos idosos. O evento será realizado no centro de convivência dos idosos no bairro Jesus Menino.
Dia 18/09 – dia de lazer do grupo de idosos renascer
Dia 19/09 - gincana esportiva no Centro de Convivência dos Idosos.
Dia 20/09 - confraternização com grupos de idosos de cidades vizinhas. Apresentação do oratório de São Francisco.
Dia 21/09 – Missa em ação de graças na matriz de São Francisco as 07h30min.
Dia 22/09 – Palestra sobre educação financeira com Francisco Rodrigues da Silva – das 14h as 15h;  palestra sobre saúde e higiene com as enfermeiras Josefa e Andreza – das 15h as 16h, local, Centro de Convivência dos Idosos.
Dia 23/09 – caminhada Bem Viver, saindo ás 7h do posto Santo Antonio em direção ao Centro de Convivência dos Idosos no Bairro Jesus Menino. Em seguida será servido um café da manhã para as autoridades, idosos e representantes do conselho municipal do idoso.

Fonte:lagoanovadestaque

Natal sedia Campeonato Brasileiro de Judô Sub 23 neste fim de semana

Foto-Divulgação-FEJRNA Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) realiza nos dias 20 e 21 de setembro, sábado e domingo, respectivamente, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, o Campeonato Brasileiro de Judô Sub 23. O evento reunirá 240 atletas de 25 Estados. O RN contará com 15 representantes, sendo 7 da categoria masculino e 8 feminino. Entre as feras potiguares estão, os atletas Pablo Rennam, vice-campeão brasileiro em 2013, Maria Dayane, medalha de bronze em 2013, e Artur Silva, atleta da seleção brasileira de cegos, que conquistou o título de campeão mundial por equipes no início de setembro em Colorado, nos EUA. A arbitragem do evento ficará por conta dos profissionais convocados pela Confederação Brasileira de Judô através da Comissão Nacional de Arbitragem.
De acordo com o presidente da FJERN, Tibério Marimbondo, o campeão de cada categoria irá garantir uma vaga na seletiva nacional que dará acesso a seleção brasileira principal em 2015. “A expectativa para o torneio é grande. Aguardamos que o nível técnico do evento seja bastante elevado e que o RN consiga uma excelente classificação entre os melhores judocas do Brasil”, disse.
Durante o evento, uma banca formada por 5 árbitros da Federação Internacional de Judô (FIJ) estará avaliando os candidatos à árbitro nacional e aspirantes à internacional. A solenidade de abertura está prevista ocorrer no sábado, às 9:30h. Em seguida iniciam os combates com as categorias Super Ligeiro e Ligeiro, Meio Leve e Leve, Meio Médio e Médio. No domingo, as disputas ocorrerão somente no turno matutino e serão concentradas nas categorias Meio Pesado e Pesado. O evento reunirá atletas das categorias masculino e feminino.

Açude Gargalheiras só tem água para 60 dias

O abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, cidades na região do Seridó potiguar, poderá ser completamente interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nos próximos dois meses, restando como alternativa à população de 56 mil habitantes (Acari tem cerca de 11,3 mil habitantes; Currais Novos  em torno de 44,7 mil) o abastecimento via poços e carros-pipa.
O açude Gargalheiras, principal reservatório que atende aos dois centros urbanos, só tem água para mais 60 dias e, segundo a companhia estatal, o reservatório Dourados, que também abastece Currais Novos, estará completamente seco em 20 dias.
Na última segunda-feira (15), o rodízio de abastecimento das cidades se tornou ainda mais precário. Currais Novos foi dividida em sete setores e cada um deles só receberá água durante oito horas a cada sete dias. Esse fornecimento só acontecerá durante a noite.
A cidade possui uma demanda de abastecimento de 360 metros cúbicos por hora; Acari são 100 m³/hora. Já as comunidades de Acauã, Brejuí e Bulhões necessitam de 60 m³/hora.

Trio assalta ônibus e acaba preso pela PM em Parnamirim

Três jovens foram detidos, na noite desta segunda-feira (15), após realizarem um assalto a ônibus no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim. O trio, formado por uma mulher e dois rapazes, entrou no veículo da linha J da empresa Trampolim e anunciou o roubo.
A mulher foi identificada como Gerlane Fenicio Ferreira, de 21 anos. Já os dois homens são menores de idade. De acordo com a vítima, o trio foi bastante agressivo durante todo o assalto e, inclusive, Gerlane teria agredido algumas pessoas com chutes.
Após o assalto, as vítimas viram os suspeitos entrando em uma vila. Os policiais militares do 3º Batalhão foram até o local e conseguiu localizar o trio em uma casa. No momento da abordagem, os três jovens estavam contando o dinheiro levado do roubo no ônibus.
Além disso, dez celulares foram reconhecidos. Os três jovens negaram o crime, mas foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, onde acabaram sendo reconhecidos pelas vítimas.