INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

sexta-feira, 18 de julho de 2014

www.webradio87fm.com


Zico pode ser o novo técnico da Seleção Brasileira


Zico ao lado de Zagalo 1998 na França
Depois de 16 anos, Zico pode voltar a comandar a seleção Brasileira, agora como Técnico. Segundo as informações repassadas pela imprensa nacional, o nome do galinho “Zico” é favorito ao cargo de técnico da Seleção Brasileira. Só lembrando que Zico já foi coordenador da seleção brasileira na campanha de 98 quando o Brasil perdeu a final para França por 3 x 0 . O técnico na época era Zagalo.

Da redação do blog do R.Silva

Condenada mulher que cometeu estelionato previdenciário e recebia aposentadoria de tia falecida na Grande Natal


Durante sete meses Denize Cíntia Dantas Carvalho Fernandes, residente na cidade de Macaíba, região da Grande Natal, recebeu a aposentadoria da tia já falecida. O estelionato previdenciário foi constado pelo INSS e denunciado à Justiça Federal do Rio Grande do Norte e resultado na condenação da mulher.
Na sentença do Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, condenou a mulher a 1 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão. A pena foi convertida em prestação de serviço a comunidade por igual período. Além disso, a ré ainda pagará 130 dias multa, com cada dia equivalendo a 1/30 do salário mínimo.
“A fraude praticada compromete o equilíbrio financeiro do sistema de seguridade social, uma vez que, como se sabe, são vários e vários os episódios de estelionato, os quais, em conjunto, possuem significativo reflexo financeiro”, escreveu o magistrado na sentença, ponderando também que o prejuízo de pouca monta foi analisado na dosimetria da pena.
A tia de Denize Cíntia, real beneficiária da aposentadoria, faleceu em 30 de setembro de 2011. No período de outubro de 2011 a abril de 2012 a sobrinha ficou recebendo a pensão com o uso do cartão magnético da falecida. Na denúncia, o Ministério Público Federal relatou também que a acusada, além dos saques indevidos, falsificou procuração, após ter induzido a erro um funcionário do cartório de Macaíba/RN, apresentando-lhe sua mãe como se fosse sua tia, bem como atestado médico em favor daquela.
JFRN

Datafolha divulga pesquisa para presidente

Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.
O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%
- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 8%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Eymael (PSDC): 1%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%

Fonte: G1 por Jair Sampaio

EM CAICÓ, VIVALDO E WILMA CAMINHAM JUNTOS NA MARCHA DOS IDOSOS DO SERIDÓ


Dentro da programação da Festa de Sant’Ana de Caicó, o deputado Vivaldo Costa-PROS participou na manhã desta sexta-feira 18 da XV Marcha dos Idosos do Seridó. O Papa Jerimum estava acompanhando da ex-governadora, a senadorável Wilma de Faria-PSB.
 
Vivaldo e Wilma dividiram os afagos dos participantes. A Marcha dos Idosos reúne participantes de todas as cidades seridoenses e percorre as principais ruas de Caicó. O evento abre o segundo dia da festa de Sant’Ana.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

MARCOS ANTONIO DO PSOL - PROPOSTAS...


Comissão aprova fim de horário fixo para “A Voz do Brasil”

a voz do brasilA comissão mista do Congresso que analisa a Medida Provisória 648/2014 aprovou, nesta quarta-feira (16), texto que liberou as emissoras de rádio para transmitir o programa A Voz do Brasil em qualquer horário entre 19 e 22 horas. O texto original, enviado pelo Executivo, flexibilizou o horário do programa apenas durante a Copa do Mundo.
Já o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprovado pelos parlamentares, mantém a flexibilização após a Copa, exceto para as emissoras educativas, que continuariam a transmitir o programa às 19 horas. As emissoras legislativas também ficariam livres para mudar o horário de transmissão em dia de sessão de votação no Plenário. A MP ainda será analisada pelos Plenários da Câmara e do Senado.
Criado em 1935, no governo Getúlio Vargas, o programa mais antigo do mundo vai ao ar obrigatoriamente, de segunda a sexta, às 19 horas. Nele, são transmitidas informações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O mundo mudou, e a necessidade de informação aumentou, sobretudo nas grandes cidades”, afirma o relator.

Liga completa 65 anos de atuação

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento da doença no Estado e na região Nordeste, comemora 65 anos de existência hoje. Fundada como uma casa de recolhimento para cancerosos em 17 de julho de 1949, atualmente, é classificada pelo Ministério da Saúde como um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). E este renome se deve ao trabalho de qualidade executado por mais de 1.500 funcionários diretos e 300 contratados por produção, espalhados por todas as áreas de serviços médicos. 

Macaibense lança livro na abertura do II Seminário Paulo Freire


Durante a abertura do II Seminário Paulo Freire, em Macaíba/RN, que acontecerá no dia 29 de julho/2014, no Arco- Íris Recepções, a partir das 19 horas, será feito o lançamento oficial do livro “Paulo Freire em Cordel”, do macaibense Hailton Mangabeira.  Confirmada também a presença do músico Carlos Zens na programação cultural do seminário. Nos dias 30 e 31, o seminário prossegue no Centro de Convivência Pax Club.
 

REPÓRTER DO SBT É BALEADA DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM SP


vanessa-hadi2A repórter Vanessa Hadi, do programa Okay Pessoal, apresentado por Otávio Mesquita e que vai ao ar nas madrugadas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), foi baleada no pé ao sofrer uma tentativa de assalto quando chegava em casa, no Morumbi, bairro nobre de São Paulo.
A informação foi confirmada pelo próprio apresentador, que conversou com a colega de trabalho nesta quarta-feira, e pela assessoria de imprensa do SBT. Segundo Mesquita, Vanessa se preparava para entrar em casa no carro dela, um Toyota Corolla, quando foi abordada por quatro homens, que anunciaram o roubo.
Um policial à paisana passava pelo local e percebeu o que estava acontecendo. Ele deu voz de prisão aos assaltantes, que reagiram. Houve troca de tiros. Dois dos suspeitos foram baleados e um deles morreu no local. O outro conseguiu fugir no carro que utilizaram para o crime, um Honda Fit, junto dos outros dois suspeitos. Ele teria sido encaminhado, posteriormente, ao Pronto Socorro Campo Limpo. Os outros dois não foram localizados pela polícia.
Vanessa, por sua vez, foi encaminhada ao Hospital Albert Einstein, também no Morumbi, onde foi operada. “Conversei com ela hoje. Ela está um pouco abalada, mas está bem”, afirmou Otávio Mesquita. A assessoria do hospital, por sua vez, disse que não podia informar o estado de saúde da repórter porque a família não havia autorizado.
Mesquita lamentou o fato e manifestou sua preocupação com a violência no país. “Também moro no Morumbi e já sofri 13 assaltos nos últimos 15 anos. Minha mulher quer ir embora deste país por causa disso. Eu tenho condições de ter um carro blindado, mas e quem não tem?”, indagou

Guarda Municipal agora vai poder usar arma em serviço

O plenário do Senado aprovou ontem (16) o projeto de lei que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais. De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o texto aprovado permite aos guardas municipais o uso de arma de fogo, nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento.
O texto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o texto, as guardas municipais são incumbidas da função de proteção municipal preventiva e comunitária, ressalvadas, quando presentes, as competências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
A proposta estabelece ainda que qualquer município pode criar sua guarda municipal, que será subordinada ao chefe do Executivo local. De acordo com o projeto, a corporação não pode ter efetivo superior a 0,5% da população do município.

Casal foi preso após furtar roupas e objetos das lojas Riachuelo e Hiper Bom Preço em Mossoró

 
Um casal foi preso na tarde de quarta feira 16 de Julho de 2014, após furtarem varios objetos das lojas Riachuelo e Hiper Bom Preço em Mossoró Rio Grande do Norte.Jonatas Pessoa de Oliveira, 34 anos de idade, morador da cidade de João Pessoa e Juliana Batista, 31 anos de idade, natural da cidade de Bayeux Estado da Paraiba, foram presos com 48 peças de roupas da loja Riachuelo e 86 caixas de Pastilhas Tic Tac do supermercado Hiper Bom Preço.
Segundo informações, o casal ja vinha atuando na cidade de Mossoró a pelo menos seis mesês, Juliana em companhia de outras mulheres furtavam as peças de roupas e objetos das lojas e deixavam no veiculo que ficava nas proximidades dando apoio. No dia de hoje um funcionario da loja Riachuelo acionou a policia informando que as cameras teriam flagrado Juliana colocando algum objeto da loja na bolça.
Os policiais foram até a loja e na abordagem não encontraram nada com a mesma, cerca de duas horas depois os policiais encontraram Juliana saindo de um veiculo tipo Polo de placa MOI 1116 da cidade de Bayeux-PB, em uma revista no carro foi encontrado todo o material furtado das duas lojas.
Segundo os policiais, para retirar os produtos das lojas sem ser pega no dispositivo de alarme, Juliana utilizava uma caixa de papelão revestida com papel aluminio o que impedia o alarme sonoro do dispositivo na saida dos estabelecimentos.O casal foi conduzidos até a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos e apresentados ao Delegado Dr Luis Fernando.


Fonte: O Câmera

Suspeito de matar irmão de prefeito pode ter participado de chacina e mais duas mortes


 
Jair Sampaio - A periculosidade do homem suspeito de ter matado o irmão do prefeito Jackson Dantas, no último final de semana em Caicó, impressiona a delegada que está cuidando do caso.
O que não cabe na cabeça de ninguém é saber que um sujeito suspeito de ter participado da chacina da Barra da Espingarda, de um homicídio na área rural de São João do Sabugi e outro homicídio no município de Caicó (Laginhas), e está solto para praticar mais crimes.

Dias antes de Boni ser morto, o principal suspeito de executá-lo esteve na zona rural de Caicó (Sítio Buriti), com ele havia um cheque em mãos, o valor não foi revelado, mas Frank (Suspeito), comentou com pessoas que estavam ao seu redor, que viria a Caicó trocar o cheque, e para a polícia, a intenção do crime pode ter iniciado-se ali.

CERCO POLICIAL

A polícia chegou a interromper a viagem de um ônibus da Gontijo que passou em São do Sabugi com destino ao estado do Maranhão, mas não obteve êxito na captura do suspeito, minutos antes da sua partida da cidade, Frank / Francisquinho, soube que a polícia estava a sua procura, a informação vazou para ele por meio da imprensa.

"Empenho máximo... prioridade total", disse um dos Agentes que está na cola do indivíduo procurado. Essa prioridade que o Agente citou se deve a vários motivos, o primeiro deles é que a equipe de policiais que está cuidando desse caso é nova em Caicó, principalmente a delegada, e não sabia da existência desse criminoso, mas com a descoberta da sua ficha criminal, o trabalho deu-se início.
 

GINÁSIO NÉLIO DIAS RECEBE CADEIRAS NUMERADAS


Seguindo a tendência das grandes arenas esportivas do mundo, o Ginásio Nélio Dias entra em processo final de modernização de sua área de arquibancadas. Iniciado no início de julho, o serviço de instalação de cadeiras numeradas na praça esportiva está em ritmo acelerado e deve ser finalizado ainda neste mês.
 
A colocação dos assentos está sendo executada pela empresa Delta Produtos e Serviços, vencedora da licitação. Ao final da obra, o ginásio contará com 6.000 assentos devidamente numerados.

Mãe do filho de Neymar garante que o craque é um pai rigoroso

 
Estudante comenta relação de Neymar com o filho (Reprodução/Instagram)Carol Dantas, 20, mãe do pequeno Davi Lucca, 2, fruto de um rápido relacionamento com Neymar, 22, falou um pouco como é a relação do craque com o filho.

"O pai e eu somos mais rigorosos, damos limites. Enquanto isso, os avós estragam e mimam", afirmou ela à revista "Caras".
A estudante de Fisioterapia também comentou que o garotinho gosta muito de estar ao lado do jogador de futebol que namora há mais de 1 ano com Bruna Marquezine, 18. "Davi é muito apegado ao pai. Apesar de não entender o que é uma Copa do Mundo, ele assistiu aos jogos do Brasil, torceu e comemorou os gols. Quando viu o pai se lesionar ficou chateado e, na hora, disse: 'Meu pai machucou' ", declarou ela.
Sobre o assédio por conta do filho que teve com Neymar, Carol Dantas abriu o jogo: "No início, eu estranhava mas, hoje, acho normal. A única coisa que me incomoda é quando as pessoas insistem em fazer fotos com Davi, mesmo quando ele não quer. Ele é uma criança, quer brincar, correr e alguns não entendem isso".
Solteira, a loira ainda disse que não tem pressa para encontrar um grande amor. "Estou solteira! É difícil encontrar a pessoa certa. Às vezes, as pessoas se assustam com o fato de você ter um filho".
 
Neymar é só chamego com o filho Davi (Reprodução/Instagram)
Fonte«http://www.lucineidemedeiros.com/

quarta-feira, 16 de julho de 2014

TRANSMITA A O AUDIO DA WEB RÁDIO 87 FM E GANHE DINHEIRO, SAIBA COMO...




PODERIAMOS FAZER UMA PARCERIA? VOCÊ TRANSMITE O AUDIO DA webradio87fm.com NO SEU BLOG OU SITE, ENTROCA SERÁ GRAVADA UMA VINHETA DIVULGANDO O SEU SITE OU BLOG, E MAIS, SE VOCÊ CONSEGUIR COMÉRCIAL DA SUA CIDADE OU RGIÃO 30% DO VALOR SERÁ PRA VOCÊ, PODENDO SER COMÉRCIAL DE LOJA, SUERMERCADO, PADARIA, FARMACIA OU CHAMADA DE FESTAS DE PADROEIRA, FESTAS EM CLUB E ETC...  INF. 84 8805-321 (OI) OU 84 9921-4721 (TIM)

OBS: FAVOR COLOCAR O NOME DA RÁDIO: WEB RÁDIO 87 FM NO PLAY, PARA IDENTIFICAR A NOSSA WEB RÁDIO 87 FM.

TRANSMITA A NOSSA PROGRAMAÇÃO NO SEU SITE OU BLOG COPIE E COLE O CODIGO HTML A BAIXO DA WEB RÁDIO 87 FM INF. 84 8805-3217

<embed src="http://gw1.srvstm.com/player-aacplus.swf" width="280" height="20" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" flashvars="file=rtmp://rtmp1.srvstm.com/12758&id=12758.stream&autostart=true" type="application/x-shockwave-flash" /></embed>

Radialista R.Silva comemora 17 anos de comunicação

O blog ZONANORTE.NET  parabeniza o comunicador R.Silva pelos seus 17 anos de comunicação atuando no Rádio seridoense.

Wilma dispara conta Fátima Bezerra

A atuação da deputada federal Fátima Bezerra (PT) em prol da educação do Rio Grande do Norte acaba de ser posta à prova pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB).
Professora como Fátima, Wilma disse que a parlamentar do PT “não é nenhuma ministra da educação” para se arvorar como dona de todos os resultados do setor no Estado. Wilma afirmou que, como prefeita, deputada federal constituinte e governadora, sempre defendeu a área, citou exemplos, e disparou: “Se for comparar com minha adversária, o que ela fez, ela (Fátima) não executou nada do que está dizendo. Porque não é ministra da educação, da saúde, da agricultura”, declarou a socialista, durante entrevista ao “Jornal Verdade” (REDE TV RN) nesta terça.

AEROPORTO ALUIZIO ALVES "Operação vai combater “ilegais”


Da Tribuna do Norte- A partir desta quarta-feira (16), o Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (Demutram) dará início a “Operação Desembarque”, que tem a finalidade de coibir a ação de pessoas que realizam transporte clandestino de passageiros e estão atuando no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. De acordo Diretor Geral do Demutram, Paulo Roberto de Castro Macedo, a Prefeitura de São Gonçalo irá disponibilizar dois fiscais de trânsito para impedir o serviço de “lotação”, realizado principalmente por “arrastadores” - pessoas responsáveis por levar o passageiro até o carro clandestino. 

Saindo do armário! mais um atleta assume que é gay, dessa vez foi nadador australiano e campeão olímpico Ian Thorpe.




Hum...! Saindo do armário...! O campeão olímpico australiano,  um dos maiores nomes da história da natação mundial de todos os tempos, Ian Thorpe explicou porque demorou a assumir a sua homossexualidade. A revelação foi feita no programa de entrevistas do jornalista Michael Parkinson, exibido neste domingo na Austrália. O ex-nadador contou,  que havia se descoberto gay aos 16 anos. Aos 31, após anos negando rumores, ele decidiu há pouco mais de duas semanas revelar a sua condição. Seu maior temor era não ser aceito por seu país. "Eu não sou hétero. Eu queria fazer isso há algum tempo. Mas não sentia que podia. Parte de mim não sabia se a Austrália queria um campeão gay. Estou dizendo ao mundo que eu sou", disse o dono de oito medalhas olímpicas, sendo cinco de ouro.  O atleta também se abriu em relação à sua saúde mental e admitiu que pensou em suicídio durante uma de suas várias crises de depressão. Ele tomava anti-depressivos desde os 19 anos, lutou contra o alcoolismo e chegou a treinar de ressaca algumas vezes. "Eu não poderia fazer isso (se matar) pelos meus amigos e família. Foi a única coisa que me impediu. Eu sabia que era um pouco diferente, mas eram tempos em que eu não era feliz. Havia uma letargia que me seguia, algo que eu não entendia". Pelo visto, com a ineficiência dos remédios, o "Torpedo" passou a beber ainda mais. Se tornar um herói olímpico aos 17 anos, quando conquistou três medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos de Sydney 2000, não ajudou: "Eu tinha realizado o meu sonho aos 17 anos, eu poderia ter me afastado do esporte. Eu não entendia porque e não estava completo com estes resultados". A depressão foi o motivo principal que afastou Thorpe das piscinas aos 24 anos. Havia muita pressão da mídia e dos torcedores: "Eu não queria fazer isso. Mas eu senti que minha carreira não era minha - era de outras pessoas". Thorpe recebeu 400 mil dólares australianos (R$ 835 mil) para dar a entrevista, que faz parte de seu acordo para trabalhar como comentarista do Channel Ten da Austrália para os Jogos da Comunidade Britânica. 
Fonte: Globo

Mlhom impossivel...!Quando agosto chegar, Ana Maria Braga lança seu novo de culinária prometendo ser um sucesso.


Ana Maria Braga dará sua contribuição ao Criança Esperança (Foto: Divulgação)


Hum...! Melhor impossível...! Quando agosto chegar a apresentadora global, tudo de bom.com, Ana Maria Braga, vai  lançar aquele que ela considera um de seus mais completos livros de culinária. ‘101 Melhores Receitas Brasileiras’ (Editora Agir). A produção  traz os pratos mais cultuados do país. "Foi um processo demorado e muito criterioso eleger os pratos. Tenho uma biblioteca com milhares de receitas que fui guardando e testando pela vida e mergulhei nelas para definir as 101 melhores", diz a loira. No livro, há biscoitos de polvilho, pão de queijo e polenta, além de sobremesas como doce de leite, brigadeirão e bolo de fubá. “Sentia falta de um livro de arte com fotos impecáveis dos nossos pratos. Fica tudo sempre improvisado, folclórico, temático. Retratei nossa culinária com um respeito internacional”. Boa de garfo, só existe uma coisa que Ana Maria Braga,  não come de jeito nenhum: carneiro. "Não sou gulosa, como pouco e corretamente. Faço dieta raramente, depois das férias, quando exagero e ganho alguns poucos quilos”. Por falar em férias, que tal os rumores de que André Marques vai substituí-la durante suas férias no Mais Você? “Não temos nome nenhum definido. De qualquer forma, só tiro férias em janeiro, ainda tem muito tempo até lá. Estou pensando na comemoração dos 15 anos do programa, que vai ser inesquecível”.
Foto: Divulgação

Agnelo Alves alega estar quite com a Justiça Eleitoral

Candidato à reeleição, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) afirmou que respeita o posicionamento do Ministério Público Eleitoral ao solicitar a impugnação de sua candidatura. Contudo, confirmou estar quite com a Justiça Eleitoral.
“Ao encaminhar a documentação do registro de minha candidatura, juntei a certidão de quitação eleitoral emitida pelo cartório competente. Observa-se que o procurador Geral Eleitoral deve ter usado apenas a via do sistema informatizado judiciário eleitoral que não está interligado à Receita Federal, que é o órgão que controla os recebimentos de multas”, comentou o deputado.
O deputado parnamirinense disse que está “absolutamente tranquilo, aguardando o despacho e trâmites finais do processo”.
Agnelo Alves, inclusive, recebe cumprimentos de familiares, amigos, correligionários e admiradores nesta quarta-feira (16), data do seu aniversário.

Ricardo Gurgel diz que apoia Robinson Faria e Wilma

O vereador de Parnamirim Ricardo Hiraruhy Alencar Gurgel afirmou que embora seja do PSB tomou uma posição de apoiar o candidato Robinson Faria (Governo) e Wilma de Faria (Senado).
O vereador alegou que, com isso, não há nenhuma divergência com o presidente do diretório municipal do PSB, Naur Ferreira da Silva.
“O meu compromisso com Naur é que se ele for candidato a prefeito em 2016 terá o meu apoio. Agora, com relação a eleição desse ano eu tenho uma posição pessoal de apoio a Robinson Faria e Wilma de Faria”, disse o vereador do PSB.
Ricardo Gurgel fez questão de ressaltar a posição do prefeito Maurício Marques (PDT) que tem deixado seus correligionários livres para tomar posição política nessa eleição.
Porém, o vereador destacou que mesmo reconhecendo o trabalho da deputada federal Fátima Bezerra em defesa de Parnamirim, “a minha posição é de apoio à candidata ao Senado, Wilma de Faria, por vários motivos pessoais”.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prefeitura retoma projeto de mudanças no Alecrim


URBANISMO
Pedro Andrade
repórter

Pedestres, carros, caminhões e camelôs, todos disputam algum espaço entre as ruas e lojas do bairro do Alecrim, na zona Leste. O cenário caótico visto quase diariamente num dos principais centro comerciais da cidade tem planos de mudança com reestruturação e construção do shopping popular, abrigando todos os camelôs, no ano que vem. Mas, em abril passado, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) começaria a fazer reordenamento e catalogação dos ambulantes. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa, o censo sobre o bairro ficou para o segundo semestre deste ano e deve ser concluído até dezembro.
Emanuel Amaral
Enquanto o censo não é iniciado, Semsur fará reformas nas instalações elétricas do camelódromo 
Enquanto o censo não é iniciado, Semsur fará reformas nas instalações elétricas do camelódromo

Segundo a secretaria, estava na programação fazer o censo do Alecrim no segundo trimestre de 2014, mas uma recomendação do Ministério Público Estadual indicou que fosse feito primeiro o reordenamento dos ambulantes da orla natalense, que estaria em situação crítica e aproveitando as obras em andamento. Já feito em Ponta Negra, agora o trabalho se concentra nas praias do Meio e do Forte, para seguir até a Redinha, onde terminará. Na sequência, o levantamento dos ambulantes – também já feito nas proximidades do Midway e na Cidade Alta – segue para o Alecrim.

Porém, para este mês, o órgão promete reformar as instalações elétricas dos camelódromos do Alecrim e do Centro da Cidade, seguindo recomendação do Corpo de Bombeiros. A adaptação é necessária devido à alta demanda de energia, além do que foi projetado. A expectativa é começar ainda esta semana.

De acordo com a Semsur, o projeto prevê a construção de um shopping popular de cinco andares, com estacionamento e capacidade para abrigar todos os camelôs do bairro, que de acordo com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), são em torno de 1,5 mil. O prédio seria onde hoje funciona o chamado Mercado do Fogo, na esquina da avenida Coronel Estevam (av. 9) com a avenida Presidente Quaresma (av. 1).

Enquanto durarem as obras, o órgão municipal deve montar estrutura provisória (como foi feito com os comerciantes do Mercado das Rocas) ou nas proximidades do mercado, ou em terreno do Município por trás do Mercado da av. 4.

Também cabia à Semsur revisar e apresentar adaptações necessárias ao projeto desenvolvido pela AEBA junto ao Sebrae/RN e apresentado pela primeira vez ao Município em 2009. Entre as mudanças está a retirada do anfiteatro projetado para a Praça Gentil Ferreira (Praça do Relógio), devido a projeto semelhante da Prefeitura para outra área da cidade e ao Teatro Sandoval Wanderley, já existente, mas abandonado, no Alecrim. 

Com a relocação de todos os camelôs para o shopping popular, o local do atual camelódromo deve ser transformado em uma praça com bancos e paisagismo, além de alargar a avenida Presidente Bandeira (av. 2).

A mudança no bairro também teve participação da AEBA, cujo presidente Francisco Derneval de Sá avalia que irá promover o bairro comercial. “Acredito que dessa vez o projeto vai sair. O Alecrim deve receber um pouco do tanto que vem contribuindo para Natal e o RN. A reforma também deve aumentar o fluxo de clientes”, avaliou.

O projeto inicial, segundo Derneval de Sá, promoverá a “humanização do Alecrim, transformando alguns locais que estão em desuso pela população passando a oferecer conforto e circulação, como a Praça Gentil Ferreira e as calçadas”, conta. A acessibilidade, segundo ele, se volta para ampliação da área de passagem, hoje tomada por camelôs. 

Um dos bairros mais antigos de Natal e tradicionalmente voltado à atividade comercial recebe nos dias de hoje 150 mil clientes diariamente, alcançando a marca média de 200 mil nas sextas e sábados, esse último, dia de feira do bairro. A região tem aproximadamente 6 mil lojas, desde as pequenas até as grandes magazines. Um dos fatores que mostra, segundo Derneval de Sá, que o comércio ainda é intenso no local é a abertura de uma loja da Casas Bahia e outra da Magazine Luiza, as duas principais do país, além de uma nova unidade das Lojas Americanas, que deve ser inaugurada ainda este ano.