INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CONVITE: PR TARQUINO JOSÉ CONVIDA TODOS OS MEMBROS DO MINISTÉRIO. COMPARTILHE OU CURTA E GARANTA SUA PRESENÇA NESTA FESTA.

DILMA INSINUA QUE AÉCIO CORTARIA O "MINHA CASA".

 

Dilma Rousseff participou na noite desta quarta-feira (21) da solenidade de abertura do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Goiânia. Ao discursar, falou de uma das principais peças de sua propaganda reeleitoral: o programa Minha Casa, Minha Vida. A certa altura, insinuou que o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, trama cortar os subsídios que permitem ao governo construir casas populares em grande escala.
Sem citar o nome do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, Dilma afirmou que, “no Brasil de antes”, os subsídios eram encarados “como uma distorção indefensável para o mercado”. Em seguida, realçou que o Minha Casa, Minha Vida não seria possível sem a aplicação maciça de dinheiro do Tesouro, usado para compensar a diferença entre o valor das casas e a renda da clientela pobre. Foi nesse ponto que a presidente alvejou seu antagonista com a insinuação capciosa.
“Esse é o programa em que o governo gasta os maiores valores de subsídios”, disse Dilma, antes de espetar: “Todos aqueles que pretenderem fazer arranjos ou tomar decisões impopulares, vocês podem ter certeza que algumas delas era [sic] cortar uma parte dos subsídios do Minha Casa, Minha Vida. Eu tenho compromisso com esse subsídio, porque eu acredito que foi isso que permite [sic] que esse programa rode tão bem.”
O uso da expressão “decisões impopulares” não deixa dúvidas quanto ao alvo de Dilma. Nos últimos meses, Aécio vem declarando que, eleito, adotará as medidas que julga necessárias para repor a economia do país nos trilhos. Diz que fará isso sem olhar para os índices de popularidade. Numa entrevista que concedeu ao blog, no início do mês passado, Aécio evocou o exemplo do avô, o ex-presidente Tancredo Neves. Ele morreu antes da posse. Mas deixou pronto o discurso inaugural. Lido pelo substituto José Sarney, o texto proclamava: “É proibido gastar.” O problema é que, diferentemente do que apregoa Dilma, Aécio não fala em podar despesas sociais.

PARA LER A MATÉRIA COMPLETA E ASSISTIR O VÍDEO,
Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Prazo de inscrição no Enem termina amanhã

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até  amanhã (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pelaAgência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher. Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal a qualquer momento, a fim de gerar o boleto para o pagamento da taxa, alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Jorginho Bezerra não admite aliança política entre Alcimar e o PMDB

Depois de ter tomado o PMDB da oposição nas eleições 2012, o ex-prefeito de Tangará, Jorge Eduardo, o Jorginho, já mostrou sua insatisfação e incômodo em dividir o palanque com o Prefeito Alcimar Germano (PROS), em Tangará.

Jorginho tomou o PMDB para a candidatura de Lilico Bezerra, mas após divergência o partido foi “brutalmente anulado” da eleição, não tendo nem direito a indicar o vice-prefeito, como também não elegeu nenhum vereador. Um vexame eleitoral para os Alves, que sempre foram aliados dos Bezerras.

Passadas as eleições 2012, o PMDB se aproximou do Prefeito Alcimar Germano, quando o pai do prefeito e ex-prefeito do município, Gija, anunciou sua filiação ao partido bacurau, selando assim a aliança do partido com o grupo da situação.

Com o acordão PMDB e PSB, Alcimar e Jorginho podem apoiar o mesmo candidato a Governador, no caso, Henrique Alves, mas o ex-prefeito Jorginho não admite a aliança política que terá oposição e situação no mesmo palanque. Em entrevista ao Blog do Robson Freitas, Jorginho atacou o grupo governista dizendo que Gija e Alcimar são eleitores de Rosalba.

Em conversas pelos bastidores, Gija afirmou que não terá problemas de dividir o palanque com Jorginho, pois segundo o mesmo a eleição tem outra realidade, que é a escolha dos representantes estaduais e nacionais. “O mais importante é eleger representantes que possam trabalhar por Tangará”, disse o ex-prefeito.

E agora José? Aliás, e agora Jorge?

Fonte: Wsantacruz

Fifa registra uso da marca Pagode e gera polêmica


Até o momento, mais de 180 registros foram concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) à Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa do Mundo. Um deles, o da marca Pagode, causou polêmica. Em função da Lei Geral da Copa, a marca passou a ser de uso exclusivo da Fifa. Assim, durante o Mundial, fica proibido o uso dela para atividade associada ao evento.

O registro realizado no instituto trata de Pagode como a fonte tipográfica, mas a legislação referente ao campeonato ampliou a restrição. “O que gerou a grande polêmica é que a Lei Geral da Copa tem uma disposição que diz que a Fifa vai enviar ao Inpi listas de registros que a entidade quer que sejam reconhecidos como marcas de alto renome, que têm proteção para tudo”, disse hoje (21) à Agência Brasil a diretora substituta de Marcas do instituto, Silvia Rodrigues de Freitas.

Isso faz com que a marca Pagode, por exemplo, tenha proteção automática. Como a palavra tem muitos sentidos no Brasil, a diretora acredita que não haverá proibição da Fifa para que o nome seja usado por grupos de pagode. “Não faz sentido”, opinou.

Em geral, existe um procedimento complexo para reconhecimento de uma marca de alto renome no Inpi.  Mas a lei isentou a Fifa dos procedimentos. “A Fifa nos diz quais são as marcas de alto renome e a gente simplesmente publica”, explica.

Pela Lei Geral da Copa, o reconhecimento das marcas de alto renome da Fifa tem um prazo de validade. “O alto renome só vale até o fim deste ano. Isso da marca Pagode poder proteger tudo só vale até o dia 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2015, as marcas que a Fifa quis que fossem de alto renome voltam a ser marcas normais”, disse a diretora do Inpi.

No momento, a Fifa tem 100 marcas de alto renome reconhecidas no Brasil.Há marcas para vestuário, equipamentos, competições esportivas, publicações, por exemplo. “Elas voltam a proteger apenas aquele escopo inicial”, salientou. A lei também dá prioridade aos pedidos da Fifa nos trabalhos do Inpi. Apesar do privilégio, Silvia aponta que todas as disposições da lei sobre marcas continuam sendo aplicadas aos pedidos da entidade internacional esportiva. “Não é pediu, levou, não. Ele [pedido] só é examinado mais rápido”.

Cerca de 1.406 pedidos da Fifa entraram no Inpi desde os anos de 1970. Desses, 236 foram após a vigência da Lei Geral da Copa, em 5 de junho de 2012. A iniciativa da Fifa não é novidade para o Inpi. Silvia recordou que o Brasil já sediou uma Copa do Mundo, em 1950, quando perdeu para o Uruguai. E toda vez que o Brasil se candidatava para abrigar uma nova Copa do Mundo ou Copa das Confederações, a Fifa depositava pedidos de registro de marcas no país.
Fonte: Site No Minuto

Veja como Henrique Eduardo quer ganhar a eleição para governar nosso Estado, imagine ele governando o pobre RN

Como conquistar um apoio para sua eleição de governador

c0acbfc9fb2e9c9e8e4839040114e089
Vereador de Natal a secretário parlamentar na Câmara dos Deputados. Pois é isso que o ex-vereador e pastor evangélico Adenúbio Melo, presidente do PSC no Rio Grande do Norte é desde o ano passado, conforme atesta a página da Câmara na Internet (CâmaraNet). Adenúbio Melo, aliás, deve ser candidato a deputado federal ou estadual.
A informação chegou ao blog através de um leitor pelo Watsapp. Como se observa no mundo político nada pode ser escondido, tudo se revela.
A propósito, dias atrás, o Pastor Everardo, presidente nacional do PSC, e que é pré-candidato à Presidência da República, reuniu o seu rebanho em Natal para anunciar o apoio de seu partido a pré-candidatura do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), ao governo do Rio Grande do Norte, O ato se deu solenemente na Assembleia Geral da Igreja Deus Madureira.
Fonte: Blog do Barbosa

Cantor comete suicídio em Jardim de Piranhas

cantor
Cantor  conhecido por Jucelino seresteiro da cidade de Jardim de Piranhas comete o suicídio usando uma corda. Jucelino P. da Silva,38 anos, era interprete da música, caixa de inveja bastante tocada nas emissoras de rádio. O corpo já se encontra no ITEP de Caicó. O fato se deu na própria casa do artista em Jardim de Piranhas.

Fonte: Cardoso Silva

Após mansão e iate, Neymar rasga com aliança de 45 diamantes para Marquezine

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Neymar aproveitou a única semana de férias para comprar um mimo para lá de especial para Bruna Marquezine. O craque do Barcelona mostrou que não é de economizar e comprou um par de alianças no valor de R$ 5.224,40 para a atriz. A joia tem 45 diamantes e significará um pedido de noivado.
O craque Neymar está curtindo muito bem a sua vida morando em Barcelona. O camisa 11 do time catalão conta com uma bela mansão, além de outros mimos.
O jogador ex-Santos desembolsa cerca de R$ 55 mil por mês para viver confortavelmente em uma casa de com 1000 metros quadrados e que ainda conta com piscina, jardim com esculturas luxuosas e tudo que sua família e amigos têm direito
O camisa 10 da seleção brasileira tem um faturamento líquido de R$ 22,9 milhões por ano e é o dono do 13ª colocação na lista de salários publicada pela revista inglesa ‘World Soccer’.
Fonte: R7«http://emilioalves.com.br/?p=6639

Justiça manda solta Tenente da PM suspeito de matar lutador de MMA em Natal/RN


O tenente da Polícia Militar Iranildo Félix de Sousa, principal suspeito de matar a tiros o professor de musculação e lutador de MMA Luiz de França Trindade, de 25 anos - crime ocorrido em fevereiro deste ano na zona Sul de Natal – foi solto no início da madrugada desta quinta-feira (22). Ele passou 60 dias detido no quartel do Comando Geral da PM, no bairro do Tirol, zona Leste da cidade. De acordo com o advogado dele, Marcus Alânio Martins Vaz, “o prazo da prisão temporária expirou e o juiz mandou soltá-lo. Agora ele está em casa”, afirmou. Iranildo foi preso no dia 24 de março.

A soltura do tenente foi confirmada pelo comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva. “Ele foi preso por 30 dias. Depois o mandado de prisão foi prorrogado por mais 30 dias. Então, na madrugada de hoje, o prazo acabou e nós cumprimos a decisão do juiz. Neste momento ele deve estar em casa”, disse o comandante.

No dia 6 de maio, um soldado da PM também foi presos suspeito de participação na morte do lutador. Segundo a polícia, Moisés Gonçalo do Nascimento, de 41 anos, é o homem que ajudou o tenente pilotando a motocicleta que foi usada na fuga. O soldado é lotado na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e também nega envolvimento no crime.

O inquérito criminal contra o tenente e o soldado foi concluído. No site do Tribunal de Justiça, consta que a denúncia foi puncia  e enviado

O caso

Luiz de França era professor de musculação e lutador de MMA
Luiz de França Sousa Trindade, de 25 anos, foi assassinado a tiros por volta das 9h da manhã do dia 10 de fevereiro na calçada da academia Alta Performance, que fica na rua Serra da Jurema, no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. Segundo a polícia, ele foi atingido por vários disparos de pistola. Na ocasião, o professor e atleta de jiu-jitsu e luta olímpica Ademir Júnior, conhecido como Júnior Sustagen, também foi atingido pelos disparos.

Logo após o crime, o delegado Sílvio Fernando, titular da 11ª DP, revelou que o tenente Iranildo era apontado como o principal suspeito de ter efetuado os disparos em companhia de um outro homem, que teria ajudado o tenente a fugir em uma motocicleta.

Mais dois homicídios

Ex-mulher do tenente, Izânia Bezerra foi morta em Macaíba
No dia em que foi preso, a Polícia Civil concedeu entrevista coletiva e revelou que Iranildo Félix, além de ser suspeito de ter matado o lutador de MMA, também seria praticado outros dois crimes de homicídio. Segundo a delegada adjunta da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), Daniele Filgueira, o tenente é responsável pela morte da ex-mulher dele, a estudante de Direito Izânia Maria Bezerra Alves, de 31 anos, morta no dia 16 de fevereiro em uma estrada carroçável no município de Macaíba, cidade da Grande Natal.

Na ocasião, o tenente estava em um veículo com a ex-mulher e alega terem sido abordados por dois homens em uma motocicleta numa tentativa de assalto. Iranildo foi baleado no abdômen, mas como estava usando colete a prova de balas o ferimento foi superficial. Já a mulher, levou um tiro no pescoço, um no rosto e dois na cabeça.
O outro assassinato atribuído ao tenente não foi revelado pela polícia.

George Soares apresentará emenda para a “estrada da castanha”

Foto: Eduardo Maia/Assessoria da ALRN
Um defensor do vale!

O deputado estadual George Soares vai apresentar em plenário uma emenda para a obra da Estrada da Castanha que ligará o município de Serra do Mel à Costa Branca e Vale do Açu. 

A informação foi dada pelo parlamentar durante reunião hoje (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para aprovação de projeto de lei que busca a readequação do plano de aplicação de recursos do governo do estado aprovado em 2012 pela Assembleia Legislativa.

Apesar de terem concordado com a admissibilidade do projeto, os deputados da comissão cobraram do Executivo maior detalhamento de como os recursos serão aplicados para que o projeto possa ser votado em plenário.

Obra importante para a região do Açu, a Estrada da Castanha está com seu projeto pronto, mas ainda não foi licitado, segundo informação passada pelo diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, juntamente com o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior. 
via Toni Martins

Vereador Marcos do PSOL recebe camiseta personalizada dos bombeiros civis em reconhecimento ao seu trabalho pela categoria


O vereador Marcos Antônio (PSOL) está orgulhoso e muito emocionado por ter recebido e vestido com satisfação e alegria uma camisa personalizada dos bombeiros civis. "Foi um belo presente, uma camisa personalizada, da categoria dos Bombeiros Civis e Salva vidas de Natal. Grato pelo reconhecimento e valorização da luta que estamos travando pela categoria", disse o parlamentar, que é autor do projeto de lei que regulariza a profissão e que será votado nos próximos dias, na Câmara Municipal de Natal. 
Por Marco do Psol

Trabalhadores rodoviários de SP contestam posição pelega da diretoria de seu Sindicato

Mais uma vez, assim como ocorreu com o Sindicato dos Garis do Rio de Janeiro, a direção do Sindicato dos Motoristas de São Paulo foi surpreendida na manhã de ontem, dia 20 de maio, com as manifestações realizadas na cidade pelo conjunto da categoria, numa demonstração de que as direções de alguns sindicatos têm estabelecido negociações com os patrões sem considerar a vontade da base. Isso reflete uma posição pelega de algumas diretorias vinculadas às posições dos partidos ligados aos governos federal e estaduais.Há um sentimento no PT de sufocar qualquer mobilização dos movimentos sociais e em particular do movimento sindical, no sentido de questionamento e contestação da política implementada pelo governo federal, no que diz respeito às demandas salariais. Isso decorre do fato de uma ação estratégica do PT e da CUT, no sentido de evitar desgaste do governo Dilma em pleno processo eleitoral.

A diretoria, contrariando o desejo e as reivindicações da categoria, deliberou no sentido de um acordo que foi contestado pelo conjunto dos trabalhadores, que de imediato decidiu pela paralisação dos transportes de passageiros. A proposta acordada com os patrões, dia 20, foi de: 10% no salário; ticket mensal de R$ 445,50; PLR de R$ 850,00; melhoria dos produtos da cesta básica; 180 dias de licença maternidade; fim do Genérico e o reconhecimento da insalubridade, dando o direito a Aposentadoria Especial aos 25 anos de trabalho.

Além disso, ficou determinado a criação de uma Comissão para discutir outras questões como convênio médico, situação do setor de manutenção, ou seja, dar continuidade na revolução de problemas enfrentados pela categoria.

O Sindicato é presidido por Valdevan Noventa. Ele, querendo desviar a posição pelega da entidade e justificar a qualquer custo os acontecimentos, irá verificar de onde partiu essas manifestações e o motivo real que levou os trabalhadores a tomarem essa atitude, principalmente porque foi logo após terem supostamente aceitado e aprovado a proposta em Assembleia. Ou seja, os acontecimentos mostram uma total falta de sintonia da direção do Sindicato e o conjunto da categoria.

Taça da Copa: roféu mais cobiçado do mundo hoje em Natal

taca
Natal é a 23ª cidade a receber a exposição que proporciona ao público a oportunidade única de ver de perto o troféu mais cobiçado do mundo. O Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola abre suas portas hoje no Norte Shopping Natal das 9h às 21h. O evento proporciona a todos a oportunidade de ver de perto o mais cobiçado prêmio do futebol mundial e a chance única de tirar uma foto ao lado deste troféu de ouro maciço de 18 quilates.
Durante a cerimônia de abertura, com a participação do pentacampeão Rivaldo, a Coca-Cola faz uma homenagem aos campeões consagrados do Brasil e também a todos os campeões anônimos deste país.

Olho vivo! Leonardo Rego, poderá ser o nome novo para governador do RN

Postado Por Walter Baptista

Hum...! Uma nova aposta ganhando força...! O que antes era apenas uma mera suposição, em Natal/RN tá virando coisa séria, é o que tá dando pra falar na rodas vivas de conversa politica, inclussive pessoas com trânsito livre na governadoria,  afirmam que o primeiro-damo, Carlos Augusto Rosado está trabalhando o nome do ex-prefeito de Pau dos Ferros/RN, Leonardo Rêgo, de 38 anos, para ser o candidato do Democratas ao governo do Estado. Leonardo Rego, foi um bom prefeito de Pau dos Ferros, tem grande prestígio na região oeste potiguar e, na opinião de Carlos Augusto, este seria o nome novo que o eleitor está tanto querendo votar. Será? Como agente já tem dito por aqui, nos interesses do jogo politico, tudo pode acontecer inclusive nada , né?".

'Tudo esclarecido', diz Dudu Nobre sobre foto com arma em jornal

Advogado do cantor foi à 16ª DP (Barra da Tijuca) a pedido da polícia.
Segundo Dudu, arma era registrada e documentação foi apresentada.

Dudu Nobre (Foto: Divulgação) 
Dudu Nobre (Foto: Divulgação)
O cantor Dudu Nobre afirmou na noite desta quarta-feira (21) que seu advogado já esclareceu na delegacia a foto em que aparece ao lado de duas pessoas não identificadas segurando uma arma. Dudu explicou que o objeto era registrado e toda a documentação foi apresentada na 16ª DP (Barra da Tijuca).

"Eu era atirador e colecionador. Apresentamos toda documentação, a arma era registrada e tudo foi esclarecido”, disse o cantor ao G1, por telefone.

A foto foi divulgada em coluna do Jornal O Dia no dia 15 deste mês. Segundo a coluna, a arma é de um dos modelos utilizados pelo exército brasileiro.

Além de colecionador, Dudu Nobre disse que tinha uma empresa de efeitos especiais que alugava armas para produções cinematográficas. A companhia prestou serviço inclusive para o filme "Tropa de Elite 2".
Fonte«http://g1.globo.com

Coisa de gente grande! A apresentadora Xuxa Meneghel deu show de civilidade ao ser provocada por deputado PSB pernambucano em Brasília.

Postado Por Walter Baptista
Em Brasília, Xuxa é provocada e responde com ‘coraçãozinho’ - AgNews

Hum...! Coisa de gente grande..!  A apresentadora Xuxa Meneghel, que é uma defensora constante da causa da criança e do adolescente viajou a Brasília/DF,   nesta quarta-feira, dia  (21/05),  para participar da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), da Câmara Federal. O motivo do encontro foram detalhes sobre a votação do projeto conhecido como a Lei da Palmada, bandeira que a global tem levantado. O projeto propõe que crianças e adolescentes sejam educados sem violência e sem o uso de castigos físicos. O deputado pernambucano ( PSB ), considerou que Xuxa Meneghel não seria a pessoa adequada para discutir tal tema: “A conhecida rainha dos baixinhos, em 1982, provocou a maior violência contra as crianças em um filme adulto”, disse aos gritos ao se referir ao filme Amor Estranho Amor. Diante de vaias ao deputado, Xuxa olhou firme nos olhos de Pastor Eurico e respondeu fazendo um coraçãozinho com as mãos. Logo depois, o líder do partido, Beto Albuquerque, veio a público pedir desculpas e afastou o parlamentar da comissão. “Manifestamos nosso apreço e respeito pelo empenho da referida artista, que deseja aprovar a lei que propõe a cultura da não agressão (...) a história profissional da apresentadora muito contribui para a instituição das políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes”, comunicou. Só pra registrar, apesar da confusão, a Lei da Palmada foi votada e seguirá diretamente para o Senado. Xuxa comemorou através das redes sociais: “Minha galera, meu povo, a nossa lei já está quase lá. Obrigada pela grande força, pela torcida. Adoro vocês. Agora vamos ao senado”, publicou a loira.

Senado aprova porte de arma para agentes penitenciários fora de serviço

Autorização para portuários desagradou ao governo; texto vai a sanção.
Para obter licença, profissionais deverão trabalhar em dedicação exclusiva.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifU6z0b6_1NPtIvNoKq1DF5ieX1Tn3TFYbv7UGbeALGIlUzfLI79Rx-8RE0hebm0bpUD_gxu7_aL6sFeMJsemGsilChiB8TaufNYhj8SiDqXm9Nb55ZNwLh_QSawocV3p2Mf1CPAmMM85K/s640/porte+de+arma.jpg

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) projeto de lei que autoriza porte de arma de fogo por agentes penitenciários, guardas prisionais e guardas portuários fora do serviço. O texto, que foi originalmente elaborado pelo governo federal, seguirá para sanção presidencial.

O projeto teve amplo apoio dos senadores e foi aprovado de forma simbólica, sem

necessidade de contar os votos. O texto determina que, fora do serviço, as três categorias serão autorizadas a portar arma de fogo particular ou fornecida pelo órgão a que estão vinculados desde que trabalhem em regime de dedicação exclusiva. 

Esses profissionais devem ainda ser subordinados a mecanismos de fiscalização e controle interno e terem "formação funcional adequada", segundo determina a matéria.

As três condições para o porte de arma fora do serviço foi uma exigência do Palácio do Planalto, que já havia vetado outras propostas semelhantes. Em outubro de 2013, a presidente Dilma Rousseff barrou um projeto sobre o assunto sob a justificativa de que o porte deve ser acompanhado das "devidas precauções legais".

O texto original enviado pelo Ministério da Justiça, porém, não contemplava os agentes portuários. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que era ministra da Casa Civil até janeiro deste ano, disse que o governo é contrário ao porte de arma fora do serviço para essa categoria e sinalizou a possibilidade de veto presidencial a esse artigo.

A petista votou favoravelmente ao texto, mas disse que o artigo sobre os agentes portuários – acrescentado na Câmara dos Deputados – "pegou carona" no projeto. "Quero lamentar que a Câmara tenha incluído o porte para guarda portuário. Não há justificativa", afirmou. "A presidenta vai analisar a possibilidade de manter isso ou não", alertou Gleisi.

Na justificativa do projeto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explicou que a concessão do porte de arma é uma "demanda desta categoria profissional pela autorização legal para portar arma de fogo, mesmo fora do serviço, seguindo regras específicas e diferenciadas daquelas a que estão sujeitos os demais cidadãos".

O relator do texto no Senado, Gim Argello (PTB-DF), disse que os agentes e guardas prisionais e os guardas portuários "estão sujeitos a risco constante". "Para eles, a situação de perigo estende-se às suas moradias e, até mesmo, aos trajetos que fazem habitualmente fora do serviço", declarou.

Em 2013, centenas de agentes penitenciários acamparam por semanas em frente ao Congresso em defesa do pedido. Parte deles estava no plenário do Senado durante a sessão desta tarde e aplaudiu a aprovação do projeto de lei.

"Hoje esse grupo que está hoje comemorando uma luta de mais de um ano. É uma reivindicação justa que foi atendida pela presidente Dilma Rousseff", disse Gim.
G1

Senado aprova piso de R$ 1.014 para Agentes de Saúde

 

O plenário do Senado aprovou, ontem (21), projeto de lei que cria o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Esses profissionais deverão receber, no mínimo, R$ 1.014 para uma jornada semanal de 44 horas de trabalho.
Visando a evitar a defasagem no poder aquisitivo do piso, os senadores mantiveram no texto a previsão de aumento do piso por meio de decreto do Poder Executivo, que deverá ser editado anualmente.
O projeto determina ainda que estados, municípios e o Distrito Federal terão o prazo de 12 meses, a partir da publicação da futura lei, para elaborar ou ajustar os planos de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, com definição de remuneração, critérios de progressão e promoção.
O texto veda também a contratação temporária desses agentes, que só poderá ocorrer no caso de combate a surtos epidêmicos.

NATAL: SOLDADOS DA PM NÃO SE RECONHECEM E ATIRAM UM NO OUTRO

Por Sd PM J. Júnior
Fonte: G1/RN
Dois policiais militares trocaram tiros na noite desta quarta-feira (21) no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, um dos PMs estava à paisana e teria disparado quando foi abordado pelo colega que estava fardado. Os dois foram baleados durante a ação e levados para o hospital.
O caso aconteceu por volta das 21h. De acordo com informações publicadas pela Inter TV Cabugi, um soldado que estava fardado voltava para casa após atuar em uma blitz na avenida Bernardo Vieira quando viu um carro modelo Golf e decidiu fazer uma abordagem. No outro veículo, estava o PM sem farda, que não reconheceu o colega de farda e começou a atirar. Foi nesse momento que começou a troca de tiros.
Foram vários tiros de pistola ponto 40. O parabrisa do carro do policial que estava sem farda ficou completamente destruído. O policial que estava fardado foi atingido no abdômen, mas usava o colete a prova de balas e não foi ferido. Já o outro PM foi atingido com dois tiros no braço esquerdo. Ambos foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passam bem.
Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da Polícia Militar no estado, uma investigação interna será instaurada para averiguar o que aconteceu. "Vamos conversar com os comandantes das unidades onde os policiais estavam lotados para definir como esse caso será guiado. Vai haver a investigação da Polícia Civil, mas também teremos uma investigação interna", disse ele.