INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

BANDA CALYPSO - CHIMBINHA MORREU?...

Falsa notícia envolve o nome do musico Chimbinha da banda Calypso e causa repercussão

                                                                                  Folha Pimentense
Na ultima segunda-feira (03) foi veiculada uma noticia no site globbonews.forumeiros.com dando conta que o Cantor e Produtor musical Cledivan Almeida Farias,  popular “Chimbinha” da banda Companhia do Calipso haveria falecido após sofrer um grave acidente automobilístico ocorrido em uma rodovia paulista não especificada, onde um veiculo Toyota Corolla conduzido pelo musico teria colidido na traseira de um caminhão Mercedes modelo 1113, e que ainda o mesmo pode ser encontrado com vida estando alcoolizado de acordo com teste do bafômetro realizado pela Policia Rodoviária Federal, e só veio falecer no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.
Ao tomar conhecimento da devida a informação, assessoria de comunicação do cantor divulgou uma nota na imprensa negando a veracidade da informação postada. Pelo o que pode ser apurado o referido site trata-se de uma pagina fake (um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário).
Por causa da repercussão provocada pela falsa noticia, na tarde da ultima terça-feira (04) o Twitter oficial da banda Calypso foi usado para desmentir um boato sobre a morte do líder do grupo, o músico Chimbinha. “Está tudo bem, inclusive ele está no estúdio”, diz a postagem.
twitter calipso
De acordo com o que pode ser constatado, informações de "natureza mentirosa" surgem todos dias na rede mundial de computadores, envolvendo principalmente pessoas publicas e celebridades, assim como aconteceu com a cantora Kelly Key no ano de 2009, com o surgimento de uma falsa noticia sobre um acidente de transito fatal que teria vitimado a artista, acabou gerando uma grande repercussão em todo pais até ser desmentido pela imprensa.

Vereador Marcos visita vários locais em Igapó que estão sendo contemplados com emendas de sua autoria


Marcos vistoria obra da quadra de Igapó por iniciativa do mandato
O vereador Marcos Antônio (PSOL) visitou várias comunidades no bairro de Igapó que estão sendo contempladas com emendas parlamentares de sua autoria, na manhã desta quarta-feira, dia 12.

A primeira delas foi a Travessa Felipe dos Santos, que será pavimentada brevemente. Vizinho a esse logradouro, localiza-se a Travessa Marcílio Dias, que há um poste praticamente no meio da passagem de pedestres. O poste precisa ser relocado para outro local. O mais apropriado seria uma calçada na esquina da Travessa Felipe dos Santos, mas devido a normas técnicas, não se sabe ainda como a Cosern irá proceder para resolver o problema.

Esteve acompanhando o parlamentar na visita o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Semsur, Antônio Fernandes. Segundo ele, o serviço de remoção ficará sob a responsabilidade da Cosern e que o poste atende cerca de dez casas da Travessa Marcílio Dias.

Mas os moradores também reclamam da escuridão na área, que favorece a prática de assaltos e outros crimes. A dona de casa Neuza Jesus Barros, de 40 anos, contou que sua filha e o namorado foram assaltados por dois homens numa moto, por volta das 19h, quando retornava do colégio, recentemente.

Antônio Fernandes comentou que uma das alternativas seria redirecionar o poste para que possa iluminar melhor a área.

 
Neuza Barros
PAVIMENTAÇÃO

Com relação a pavimentação da Travessa Felipe dos Santos, Neuza Barros ficou bastante agradecida pela iniciativa do vereador Marcos Antônio. “Sem calçamento é triste. A minha televisão, o computador, tudo aqui é cheio de poeira”, lamentou.

QUADRA DE IGAPÓ

Em seguida, o parlamentar se dirigiu ao Conjunto Igapó, onde visitou uma área verde em que será instalada brevemente uma academia da terceira idade, bem como constatou a construção de um muro de arrimo no local. Na mesma localidade, se dirigiu para a quadra de esportes do bairro, que está sendo recuperada pela empresa Plana Edificações Ltda., por intermédio de uma emenda apresentada por Marcos Antônio. A obra está orçada em R$ 78 mil, 673 reais e 59 centavos.
Muro de arrimo pedido pelos moradores do conjunto Igapó

Diretor de iluminação publica da SEMSUR observa pontos de deficiência

Morte de lutador de MMA teria sido por vingança

O delegado Frank Albuquerque, que está investigando a morte do lutador Guilherme Matos Rodrigues, conhecido como “Guilherme Kioto”, de 30 anos, afirmou que o crime foi motivado por uma vingança.
No entanto, de acordo com ele, a polícia trabalha para descobrir o que teria provocado essa vingança e quem seria os autores.
Uma das linhas de investigação, ainda segundo o delegado, é uma briga envolvendo Guilherme, um amigo dele e o filho do dono de uma boate em Ponta Negra. “Eu tomei conhecimento que o Guilherme e um amigo que também seria lutador teriam agredido o filho desse empresário durante uma briga”, disse.
Guilherme Matos estava em uma lanchonete, na avenida Ayrton Senna, na noite de terça-feira (11), quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta e uma deles atirou várias vezes utilizando uma pistola. O jovem chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, porém, durante a madrugada, não resistiu e acabou morrendo.

Operação prende torcedores envolvidos em morte de adolescente

Dez integrantes da torcida do América-RN foram presos, na madrugada desta quinta-feira (13, em uma operação da Polícia Civil. Eles são suspeitos de terem participado da morte do adolescente Flávio Augusto da Costa Leandro, de 17 anos, em novembro do ano passado. A vítima voltava para casa depois do jogo ABC x ASA e foi morta tiros.
Após investigação da equipe do 10º Distrito Policial, a delegada Alzira Veiga conseguiu mandados de prisão e deflagrou a operação. A Polícia Civil ainda não apresentou detalhes da ação, nem divulgou nomes dos torcedores presos.
O que sabe é que foram apreendidas armas e várias munições com o grupo durante a operação. No final da manhã desta quinta-feira, será realizada uma coletiva de imprensa na Delegacia Geral da Polícia Civil.

Caminhoneiro é morto a tiros durante assalto em Parnamirim


Bandidos tomaram bolsa com cheques e dinheiro e atiraram na vítima.
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
O caminhoneiro Robério Viana da Costa, de 46 anos, foi assassinado dentro do caminhão que trabalhava, na rua Francisco Ferreira Menezes, no bairro de Monte Castelo, em Parnamirim. De acordo com informações repassadas pelo cabo Geisson, do 3º Batalhão da Polícia Militar, a vítima estacionou o veículo na frente de um depósito e foi surpreendida por dois homens que chegaram armados e anunciando um assalto.
Robério estava acompanhado de um

Twitter testa novo visual e fica parecido com Facebook


BÍBLIA COM MAIS DE 1500 ANOS É DESCOBERTA E PREOCUPA VATICANO

Uma Bíblia de mais de 1500 anos foi descoberta na Turquia e causa preocupação ao Vaticano. Isso porque a tal bíblia contém o evangelho de Barnabé, que teria sido um dos discípulos de Cristo que viajava com o apóstolo Paulo e descreve Jesus de maneira semelhante à pregada pela religião islâmica.
O livro teria sido descoberto no ano 2000, e foi mantido em segredo na cidade de Antara. O livro, feito em couro tratado e escrito em um dialeto do aramaico, língua falada por Jesus, tem as páginas negras, por causa da ação do tempo. De acordo com as notícias; peritos avaliaram o livro e garantiram que o artefato é original.
Autoridades religiosas de Teerã insistem que o texto prova que Jesus nunca foi crucificado, não era o Filho de Deus, mas um profeta, e chama Paulo de “Enganador.” O livro também diz que Jesus ascendeu vivo ao céu, sem ter sido crucificado, e que Judas Iscariotes teria sido crucificado em seu lugar. Falaria ainda sobre o anúncio feito por Jesus da vinda do profeta Maomé, que fundaria o Islamismo 700 anos depois de Cristo. O texto prevê ainda a vinda do último messias islâmico, que ainda não aconteceu.
O Vaticano teria demonstrado preocupação com a descoberta do livro, e pediu às autoridades turcas que permitissem aos especialistas da Igreja Católica avaliar o livro e seu conteúdo.

Acredita-se que a igreja Católica durante o Concílio da Nicéia tenha feito a seleção dos Evangelhos que fariam parte da Bíblia, suprimindo alguns, dentre deles possivelmente o Evangelho de Barnabé. Há ainda a crença de que existiram muitos outros evangelhos, conhecidos como Evangelhos do Mar Morto.

Água com estômago vazio!!! Leiam, super interessante!

    
Beba água com estômago vazio. 
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!

 

DEPUTADO DIZ QUE SUA TORCIDA É POR UMA ALIANÇA DE WILMA COM O PMDB.

O deputado Vivaldo Costa (PROS) considera que o grande sonho da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, é chegar ao Senado. Ele avalia que no cenário da república a ex-governadora terá condição de ajudar muito ao Seridó. Vivaldo reconhece que numa aliança com o PMDB o senado fica mais próximo de Wilma e que tem torcido por esta possibilidade.
“O PROS nasceu muito próximo dos Alves. Henrique teve uma interferência para Ricardo Motta assumisse o comando do partido. O natural era se pensar que o PROS apoiará um candidato do PMDB. Quanto a Vivaldo apoiar alguém do PMDB, eu digo: meu compromisso é com Vilma, se ela for candidata ao governo voto com ela, mas pessoalmente torço que Vilma faça esta composição com o PMDB e seja candidata ao senado. Vilma no cenário da república será importantíssima para o Seridó, ela poderá fazer muito por nosso estado e por nossa região. Acho que é legítima esta aliança. Eu já cansei de votar na contramão. Quero votar onde Ricardo Motta votar, com uma exceção: se Vilma for candidata ao governo, eu votarei nela e irei desobedecer [o PROS]. Se isso não acontecer seguirei o partido.”

Fátima Bezerra magoada com Henrique




z
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) tem externado a algumas pessoas uma profunda mágoa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que preside o PMDB no Rio Grande do Norte.
A mágoa é devido à condução das articulações para a formação da chapa majoritária em torno da eleição de outubro próximo.
Nos próximos dias…a mágoa aumenta, diminui ou passa.

Deputado Kélps Lima não nega candidatura ao governo

 
O deputado Kélps Lima, que vai assumir a presidência do Solidariedade no Rio GRande do Norte, não negou, em entrevista agora na 94FM, que pode sair candidato a governador.
O nome foi lançado pela vereadora do partido, Eudiane Macedo, há dois dias.
Kélps não descarta e faz uma comparação entre uma possível candidatura do Sdd (Solidariedade) e as que estão sendo postas.
Ele diz que as outras não discutem projetos.
Dizer que vai construir hospitais e escolas não é mais o que o povo quer ouvir.
O deputado-governadorável disse que o que tem que se discutir são casos do tipo: qual será o modelo viável para a saúde? E os servidores públicos…aprovar o plano de cargos e salários que está na Assembleia ou fazer modificações ja que o atual não é viável?
Candidatíssimo a governador, o deputado Kélps Lima.

Por Thaisa Galvão

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Reinauguração do Zíngaro Bar - INF. 8805-3217



Ta confirmado reinauguração do zíngaros bar dia 22/02/2014 as 23h informamos para vocês que só teremos duzentos ingressos a venda porisso se antecipem tel de contato 8812-5694 . end: av da chegança 3003 nova natal proximoa rotatória.
APOIO: www.liderfmnatal.com - BREVE CHAMADA DA FESTA NA NOSSA PROGRAMAÇÃO. INF. 8805-3217
Foto de Zingaro Gls Patriciasouza.
Foto de Zingaro Gls Patriciasouza.

Posto Raissa em Serra Caiada é eleito o melhor da rede ALE no país em Dez/2013


A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do país, premiou a melhor revenda da companhia no mês de dezembro de 2013.

O posto Raissa, localizado na cidade de Serra Caiada/RN, foi o eleito do mês por oferecer excelente atendimento aos clientes, produtos de qualidade, organização da revenda, além de ter conquistado as metas do programa de gestão “Clube ALE”.

A iniciativa faz parte do programa de fidelidade e gestão de resultados da companhia, “Clube ALE”, além disso, o projeto incentiva os profissionais a aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados aos clientes.

Localizado nas Margens da BR- 226, uma das rodovias mais movimentadas do Rio Grande do Norte, o posto recebe um intenso fluxo de clientes.

No dia 21 de Fevereiro, o posto Raissa, estará promovendo um evento promocional para todos os clientes e amigos.

Tangaraense

Mensagem de celular divulgada em Mossoró diz que "a Rosa não está morta"


O diretor de redação e colunista da Gazeta do Oeste, Gilberto de Sousa, publica na sua coluna de hoje, sob o título "A mensagem da rosa", a seguinte nota:

- Estão pensando que estamos mortos politicamente, mas vamos novamente mostrar que quem manda em Mossoró é a Rosa. Foi mais ou menos esta a mensagem enviada pela governadora Rosalba Ciarlini para o celular do vereador Flavinho Tácito (DEM). Ele mostrou a mensagem numa roda de amigos, inclusive destacando o horário: por volta das duas horas da manhã. Quer dizer, morta politicamente saberemos após as eleições, mas passando à noite acordada, isso sim.

Um pouco abaixo, com o título "Agradando", Gilberto acrescenta:

Pelo que se comenta nos bastidores do poder central, a governadora Rosalba Ciarlini estaria muito incomodada pelo fato de o prefeito interino Francisco José da Silveira Júnior estar agradando a população. "Ele está agradando e isso é ruim", frase ouvida nas rodas rosalbistas.

I Workshop em Mídias Educacionais e Tecnologias da Educação - I MIDTEC



Papa provoca clamor na Praça São Pedro com suas perguntas durante Ângelus

O papa Francisco provocou neste domingo um clamor unânime dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para escutar o tradicional Ângelus de cada domingo, fazendo algumas perguntas que provocaram reflexão mais principalmente muitos aplausos por parte dos presentes.
“Quereis viver como uma lâmpada acesa ou apagada?”, questionou o papa à metade de sua catequese. O pontífice disse não “escutar bem de cima” (em alusão à janela de onde preside a reza) e, por essa razão, decidiu voltar a perguntar ao finalizar sua alocução dominical até obter de volta um fervoroso “acesa” como resposta.
“Todos nós somos discípulos missionários e estamos convocados a conformar um Evangelho vivente no mundo. Com uma vida santa, daremos sabor aos diversos ambientes e lhes defenderemos da corrupção e levaremos a luz de Cristo com um testemunho de caridade genuína”, enfatizou.
“Por outro lado, se os cristãos perdem sabor e se apagam, sua presença perde eficácia. Será uma vida sem sentido”, contrapôs.
O papa aproveitou para expressar o desejo de que os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, sejam “uma festa do esporte e da amizade”. Depois, demonstrou preocupação com todas as pessoas que sofrem por causa dos desastres naturais.
“A natureza nos pede que sejamos solidários e cuidadosos com a salvaguarda da criação e a prevenir as consequências mais graves”, advertiu.
Além disso, Francisco lembrou que na próxima terça-feira será realizada a Jornada Mundial do Doente, “uma ocasião propicia para colocar as pessoas doentes no centro da comunidade e para rezar por e com eles”.
Nesse sentido, o líder religioso se dirigiu às famílias e pediu que elas não desanimem, mesmo sabendo que “cuidar de um doente pode ser um trabalho pesado”.

Mais um lutador de MMA é assassinado a tiros na zona Sul de Natal

Lutador foi assassinado a tiros (Foto: Reprodução/Internet)
Outro lutador de MMA identificado como Guilherme Matos Rodrigues, de 30 anos foi assassinado a tiros na noite dessa terça-feira (11), na Avenida Ayrton Sena, no bairro de Nova Parnamirim, zona Sul de Natal. De acordo com informações do sargento Reinaldo dos Santos, do 5º Batalhão da Polícia Militar, populares informaram que a vítima teria sido atingida por pelo menos dez tiros.
Segundo o oficial da PM, a vítima estava em um açaí, quando por volta das 22h, dois homens em uma moto se aproximaram e um deles desceu e efetuou os disparos. Após atirar, os criminosos fugiram com destino ignorado.
A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4h15, da madrugada desta quarta-feira (12). Familiares da vítima não saber dizer o que pode ter motivado o crime.
Fonte: Portal No Ar

Papa Francisco nomeia o novo bispo da Diocese de Caicó


dom_cruz

O novo bispo de Caicó é carioca  - o Rev. Pe. Antônio Carlos Cruz Santos, M.S.C., até então Superior Pró-Provincial da Sociedade dos “Missionários do Sagrado Coração”, com sede de Niterói.  Dom Cruz Santos nasceu em 25 de novembro de 1961 na cidade do Rio de Janeiro. Emitiu a profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1988 na Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração e foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1992.
Frequentou o Curso de Filosofia no Seminário “Paulo VI” de Nova Iguaçu (1984-1986) e o Curso de Teologia na Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (1989-1992). Além disso, obteve a Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
No decorrer do ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: Vigário paroquial da Paróquia “Pai Eterno e São José” no Rio de Janeiro (1993-1994); Formador dos Juniores em Contagem, Arquidiocese de Belo Horizonte (1995-1997); Formador dos Postulantes em Belford Roxo, Diocese de Nova Iguaçu (1998-2001); Mestre dos Noviços em Pirassununga, Diocese de Limeira (2003-2011). Atualmente, é Superior Pró-Provincial da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração. A Diocese de Caicó estava vacante desde agosto de 2012.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

REABERTURA DO ZINGARO BAR - NOVO ENEREÇO E NOVA ADMINISTRAÇÃO Patricia Souza

Ta confirmado reinauguração do zíngaros bar dia 22/02/2014 as 23h informamos para vocês que só teremos duzentos ingressos a venda porisso se antecipem tel de contato 8812-5694 . end: av da chegança 3003 nova natal proximoa rotatória.
APOIO: www.liderfmnatal.com - BREVE CHAMADA DA FESTA NA NOSSA PROGRAMAÇÃO. INF. 8805-3217
Foto de Zingaro Gls Patriciasouza.
Foto de Zingaro Gls Patriciasouza.

Aliados do PSD começam a vazar que PMDB sondou Robinson ou Fábio Faria para ser vice-governador...Garibaldi/Robinsom!

 


12724
A informação vem sendo vazada por aliados do vice-governador Robinson Faria... De acordo com a fonte, o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves teria feito um convite ao PSD, após o almoço do ultimo domingo na casa de veraneio de Robinson ..
O próprio Robinson ou até o deputado federal Fábio Faria seria o nome para vice-governador, na chapa que será encabeçada pelo PMDB. Segundo a fonte ligada a Robinson, ele descartou a possibilidade! Estamos de Olho, pois, pelo visto o PMDB quer se abrigar debaixo de uma boa sombra para chegar ao poder...Fala Aí, Henrique Alves!

Morre, aos 93 anos, a ex-vedete Virgínia Lane

Uma das mais importantes vedetes do cinema e do teatro do Brasil, Virgínia Lane morreu às 16h50m desta segunda-feira, no Hospital São Camilo, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Ela estava internada havia nove dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Segundo Marta Sampaio, única filha da ex-vedete, Virgínia teve falência múltipla dos órgãos após sofrer de uma forte infecção urinária.
“Há cinco anos, minha mãe separou a roupa com que ela desejava ser enterrada: coroa, maiô, meia, strass e muitas plumas, ou seja, caracterizada de vedete. Ela já tinha dito que não queria flores no seu caixão e ninguém chorando no seu velório”, disse Marta, que morava com a mãe na cidade de Piraí.
A família informou que o corpo de Virgínia Lane deverá ser velado na Câmara Municipal de Piraí e depois levado para o Teatro João Caetano, no Centro do Rio. O enterro será no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. O prefeito de Pirai, Luiz Antônio Neves (PSB), decretou luto de três dias na cidade.

Comitê de Combate à Seca faz balanço das ações de 2013 e planejamento para 2014


Durante reunião de avaliação do Comitê de Combate à Seca realizada na tarde desta segunda-feira (10) foi feito um balanço das ações realizadas pelo Governo do Estado durante o ano de 2013 para o enfrentamento aos efeitos da estiagem mais longa dos últimos cem anos, além de um planejamento do que será realizado neste ano de 2014. Durante o encontro realizado no auditório da Governadoria, o coordenador de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, também ressaltou que a perspectiva é de um inverno mais satisfatório, se comparado ao ano anterior.

Presidindo a reunião, a Governadora Rosalba Ciarlini garantiu que todas as ações emergenciais e de longo prazo que vêm sendo desenvolvidas terão continuidade para que as gerações futuras não sofram com o mesmo problema. “Pelas chuvas que estão surgindo já pelo Alto Oeste, nós temos uma expectativa positiva para o inverno deste ano. No entanto, todas as ações estruturantes de recursos hídricos, como cisternas, barragens subterrâneas, adutoras, sistemas simplificados e barragens como Umarizeira e Oiticica, irão continuar como se estivéssemos em período de seca. É importante que tudo que foi feito até agora seja continuado e até intensificado para que o Rio Grande do Norte possa, a partir de agora, conviver bem com a estiagem”, disse Rosalba Ciarlini, acrescentando que como já estão licitadas, a distribuição de sementes deve ser iniciada em até 15 dias.



O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra, destaca algumas das ações importantes que estão sendo realizadas de forma emergencial para amenizar o sofrimento da população. “Em primeiro lugar, devemos destacar o apoio que foi dado aos produtores rurais e ao agricultor familiar na manutenção dos seus rebanhos, o que por conseqüência, ajudou a manter o Programa do Leite funcionando. Nós já distribuímos mais de 70 mil sacos de ração de torta apenas no primeiro convênio e estamos distribuindo mais 177 mil sacos até o final de março. Outra ação”, lembra o titular da Sape, “diz respeito ao abastecimento de água para a população. Atualmente nós temos cerca de 1 mil comunidades sendo abastecidas com carros-pipa e 21 cidades em colapso. Este programa, apesar de não ser a solução, é importante porque mantém, pelo menos, o mínimo necessário para o consumo próprio”, completa Tarcísio Bezerra, acrescentando que a Sape junto com a Emater estão elaborando um projeto definitivo para cada uma das comunidades abastecidas por carro pipa.

Em relação à expectativa de chuvas para o Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot ressaltou que o comportamento dos oceanos tem se mostrado em melhor condição. “O Atlântico Norte está mais frio, o Atlântico Sul mais quente e o Pacífico numa situação de neutralidade. Essas condições indicam um comportamento de chuvas próximo à normalidade no Estado. Já observamos chuvas acontecendo no interior do Estado, no sul do Ceará e na Paraíba. No final de semana aqui no Rio Grande do Norte tivemos boas chuvas no Alto Oeste com acumulado entre 80mm a 90mm, o que já significa o início do período chuvoso para aquela região”, explica o meteorologista.

Questionado sobre a possibilidade de recuperação dos reservatórios do Estado, Gilmar Bristot se mostra otimista. “Tudo indica que podemos ter uma recuperação sim. Estamos esperando uma condição de normalidade, o que significa chuva de 700mm a 800mm em algumas regiões e, em outras, de 600mm a 700mm. Esses volumes já podem trazer uma recuperação mínima de 30% a 40% da situação de hoje”, conclui.