INSTAGRAM @namidiadorn

ULTIMAS NOTICIAS

ULTIMAS NOTICIAS

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vereador Marcos do PSOL quer regulamentar os camelôs


O vereador Marcos Antônio (PSOL) entregou ao secretário Raniere Barbosa, da SEMSUR (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), uma minuta do projeto de lei, de sua autoria, que visa regulamentar a atividade de vendedor ambulante no município de Natal. Foi durante reunião na manhã desta quinta-feira, dia 30 de outubro.
A intenção do parlamentar é discutir o projeto com setores envolvidos na questão dos vendedores ambulantes (ou camelôs), para depois apresentar uma versão mais completa, para aprovação, na Câmara Municipal.
Reunião na SEMSUR, com Marcos e Raniere

Segundo o parlamentar do PSOL, na capital não existe legislação específica que regulamente o comércio ambulante, apesar da existência deste tipo de atividade na cidade. Através de algumas pesquisas, Marcos constatou que a atividade dos ambulantes é regulamentada por lei na maioria dos municípios de médio e grande porte do Brasil e, em todas as cidades que possuem esta atividade, ela se realiza em áreas públicas.
“O comércio ambulante atende às necessidades de uma grande parcela da população, que consome os produtos comercializados neste tipo de atividade. Além disso, com o desemprego crescente em nosso país devido aos novos paradigmas impostos pelo processo de globalização e pela constante informatização e mecanização das atividades produtivas, milhares de trabalhadores acabam tendo como única opção de trabalho a economia informal. Portanto, mais do que uma questão de cunho comercial, a discussão sobre o comércio ambulante deve ser analisada como sob o ponto de vista social”, disse o vereador.
Ele entende que cabe ao poder público regulamentar a atividade para que haja regras que garantam a preservação estética, arquitetônica e urbanística das áreas onde se realiza este comércio. Além disso deve-se garantir condições adequadas de higiene e segurança para que não se prejudique a população em geral. Dessa forma uma legislação municipal que regulamente a atividade do comércio ambulante se faz necessária para delimitar direitos e principalmente deveres aos vendedores ambulantes. Essa legislação deve garantir também chances igualitárias e socialmente justas às pessoas que desejam exercer a atividade ambulante, bem como garantir o direito adquirido daqueles que já trabalham na atividade. “A lei deve ainda impedir privilégios e abusos”, complementou.

Fiscais e guarda municipal perseguem ambulantes na Cidade Alta
Ainda na SEMSUR, Marcos Antônio tratou de questões relativas a atuação de forma truculenta por parte dos fiscais da pasta. No último dia 27 de outubro, por volta das 16h, houve um confronto envolvendo a equipe de fiscalização e membros da guarda municipal contra o casal de ambulantes Jorge Carlos da Costa Lima e Aleide Santos de Lima, na Rua João Pessoa.
Jorge Carlos e Aleide Santos: ambulantes agredidos

A ambulante estava no seu veículo, juntamente com sua filha, quando apenas forneceu um copo de água para um popular, o que imediatamente foi interpretado pelos fiscais como sendo um gesto ilegal, devido as normas da SEMSUR não permitir a venda de alguns produtos na Rua João Pessoa após às 16h.
Segundo depoimento do casal, os guardas foram truculentos, abusaram da sua autoridade e geraram constrangimento para os ambulantes. O caso foi parar na delegacia.
Na ocasião, o secretário pediu desculpas e disse que iria tomar providências acerca do caso. O vereador Marcos, no entanto, frisou que aquele não fora o único caso, pois vários comerciantes informais têm lhe procurado para reclamar que os fiscais “estão proibindo o pessoal de transitar” nas vias. Citou, como exemplo, os vendedores de cartelas do Natal Cap e de sorvetes.
Inclusive, a situação foi corroborada por uma das funcionárias da SEMSUR: “Ninguém pode vender correndo. Tem que parar, realmente!”.
www.blogzonanorte.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário